19.10.10

TERRACYCLE

A TERRACYCLE, empurrada pela onda ambientalista que tomou conta da mídia, rapidamente virou a menina dos olhos de grandes investidores. Mas qual a razão para isso? A partir de um processo inovador, embalagens são transformadas em produtos eco-amigáveis e acessíveis, reduzindo o lixo e colaborando para a preservação do planeta. Imagine, que com sua ajuda, aquela embalagem que você recolheu e enviou para a reciclagem sem nenhum custo deixará de poluir um aterro, irá gerar renda para pessoas carentes e ainda poderá ser readquirida em grandes redes varejistas com uma nova função através de produtos descolados e modernos.
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A história
A história começou quando um calouro de apenas 19 anos da renomada Universidade de Princeton, Tom Szaky, foi passar férias na cidade de Montreal no Canadá. Lá, ele ficou hospedado na casa de amigos que alimentavam minhocas vermelhas com detritos de uma mesa e utilizavam o fertilizante resultante em algumas de suas plantas. O resultado era surpreendente: as plantas estavam verdes e frondosas graças a muito esterco de minhoca. Tom buscava uma idéia corporativa para entrar na Competição do Plano Empresarial de Princeton. Tinha encontrado então a idéia que tanto buscava: usar minhocas para produzir resíduo orgânico. Ele conseguiu então desenvolver um fertilizante orgânico de qualidade e levantar uma questão ambiental de grande importância ao mesmo tempo. Após ter obtido o 5º lugar na competição, ele decidiu seguir em frente com sua idéia. Com o sonho de encontrar um caminho mais responsável de se fazer negócio e que fosse, ao mesmo tempo, bom para o planeta e para as pessoas, ele fundou em 2001, juntamente com seus colegas Jon Beyer e Albe Zakes, a TERRACYCLE, um novo modelo de empreendimento sócio-ambientalmente responsável.
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Ele gastou toda sua poupança e aumentou o limite de seus cartões de crédito a fim de comprar uma armadilha para capturar minhocas no valor de US$ 20.000. A armadilha proporcionou-lhe um home office compacto e portátil para milhares de minhocas. A maior parte do tempo de Tom foi dedicada a coletar comida estragada das lanchonetes de Princeton para servir de alimentos para suas minhocas. Falido, exausto e preparado para desistir, ele conheceu Suman Sinha, uma capitalista que assumia riscos que deu ao jovem empreendedor um cheque e tornou-se o primeiro investidor da empresa. Com esse dinheiro, Tom conseguiu alugar seu primeiro escritório. Após passar mais tempo desenvolvendo a empresa do que freqüentando as salas de aula, ele decidiu trancar a faculdade para cuidar da empresa em tempo integral.
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Em abril de 2003, Tom ganhou o cobiçado prêmio do Desafio do Plano Empresarial Carrot Capital, que premiava com US$ 1 milhão em dinheiro para investimento. Infelizmente, os investidores queriam desviar a missão ecologicamente correta da empresa e focar inteiramente na fertilização da planta em si. Em 2004, a empresa crescia a todo vapor a partir de sua primeira grande venda para duas varejistas no mercado canadense, The Home Depot e Wal-Mart. Embora o primeiro pedido tenha sido modesto, ele permitiu a entrada da empresa nos grandes varejos. Logo, grande varejo representava grandes pedidos. A empresa precisava de equipe, armazém, maquinário e o mais importante: uma fábrica. Em pouco tempo, a TERRACYCLE se tornou a empregadora que oferecia uma segunda chance a ex-detentos, veteranos e indivíduos em liberdade condicional. Com a fábrica e equipe montada, a única coisa que faltava era efetuar algumas vendas. Apesar dos pedidos do mercado canadense, o espaço para crescimento no mercado americano precisava ser trabalhado.
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O Wal-Mart e a The Home Depot apostaram nos produtos da empresa também no mercado americano. Em pouco tempo, esses produtos estavam sendo testados em todo o país e a marca reconhecida nacionalmente. Nesta época, a linha de produtos cresceu para incluir mais fertilizantes e alimentos para plantas. Em 2006, seus produtos estavam amplamente disponíveis em boa parte do território americano pela primeira vez. Em julho, Tom e a TERRACYCLE e estavam na capa da revista Inc. Magazine, o Santo Graal dos jovens empreendedores. No final do ano, a empresa havia vendido mais de US$ 1 milhão em excrementos líquidos de minhoca embalados em garrafas de refrigerante usadas, muitas das quais recolhidas voluntariamente pelas famosas “Bottle Brigade” (“Brigadas de Garrafas”).
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Em 2007, a empresa já oferecia nove produtos diferentes. A TERRACYCLE estava agora vendendo versões concentradas de seu fertilizante de excremento de minhoca, bem como uma mistura para sementes e mix para plantas. A empresa oferecia três variedades distintas de seu fertilizante (pronto para usar, concentrado e sólido). A popularidade das Bottle Brigade resultou em uma nova parceria: em agosto desse ano, a empresa lançou a “Drink Pouch Brigade” (Brigada de Saquinhos de Sucos). O novo programa foi projetado com o objetivo de pagar escolas para coletar saquinhos de sucos. Foi então que a empresa decidiu expandir a oferta de produtos para outras categorias. Primeiro, com o Urban Art Pot, um balde feito a partir de resíduo eletrônico (conhecido como E-waste). Depois com outros dois itens: Rotary Composter (Recipiente Giratório) e Rain Barrel (Barril de Chuva), ambos criados a partir de velhos barris de vinho. Ao mesmo tempo, lançou dois novos programas de Brigada, a “Yogurt Brigade” (Brigada de Iogurte) e “The Energy Bar Wrapper Brigade” (A Brigada de Embalagens de Barras de Cereais), patrocinadas pelas empresas Stonyfield Farm e CLIF BAR, respectivamente.
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A partir de então começou a fabricar diversos produtos sustentáveis, como sacolas, bolsas, mochilas, cadernos, guarda-chuvas e até caixas de som, utilizando materiais que iriam para o lixo, como embalagens de alimentos e bebidas. Os programas de brigada cresceram em popularidade e, como conseqüência, nasceu a idéia do “Sponsored Waste” (Resíduo Patrocinado), onde a empresa juntamente com os fabricantes de produtos embalados administram programas livres que pagam os clientes para ajudar a coletar embalagens não recicláveis que são posteriormente transformadas em produtos ecologicamente corretos. A primeira empresa a aderir ao novo programa foi a Kraft Foods, fabricante de alimentos e bebidas número 1 da América do Norte. Depois viriam outras grandes empresas como a Pepsico, Mars, Kimberly-Clark, Procter & Gamble e mais recentemente a Nestlé, que são responsáveis por custear toda a logística de envio de embalagens, armazenagem e limpeza. Para transformar a TERRACYCLE em um fenômeno mundial, Tom não trabalhou sozinho. Seu modelo de negócio inclui todos os membros da sociedade em uma parceria que traz benefícios para todos.
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A TERRACYCLE iniciou sua expansão global, em 2009, abrindo sua primeira filial na América Latina com uma subsidiária no Brasil. No país, executa o seu programa de coleta de resíduos tanto por meio de brigadas como pela coleta via cooperativas de catadores. Dessa forma, além de se preocupar com o meio-ambiente, a empresa visa também o desenvolvimento sócio-econômico por meio da geração de renda e da construção social. Ainda neste ano, lançou duas novas linhas de produtos, quando a varejista Target começou a comercializar uma linha de relógios, descansos para copos e porta-retratos, feitos de discos de vinil ou placas eletrônicas. Hoje, países como Inglaterra, Canadá e México também participam do projeto que, apenas nos Estados Unidos, envolveu mais de 10 milhões de pessoas e ajudou a evitar o desperdício de cerca de um bilhão e meio de embalagens nos últimos três anos. Hoje em dia, a TERRACYCLE atua onde as empresas patrocinadoras querem implementar o programa de Brigadas.
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Como funciona a empresa
O ciclo funciona da seguinte forma: um time de coleta seletiva (formado por uma organização civil, empresa ou mesmo um grupo de vizinhos) se junta e inicia a arrecadação dos materiais indicados no site da TERRACYCLE. Quando atingirem o número mínimo de 100 unidades, basta colocar os materiais em uma caixa, fechar bem, colar a etiqueta pré-paga para envio e entregá-la em uma agência dos correios mais próxima. O envio é gratuito e todo o material entregue pelo time será contabilizado e somado. Duas vezes ao ano a empresa irá doar uma quantia em dinheiro referente à quantidade de materiais enviados para uma Organização Não Governamental escolhida pelo grupo. Já os materiais doados serão transformados em novos produtos e vendidos a preços acessíveis em lojas de grandes redes varejistas.
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Os slogans
Outsmart Waste.
Supere o Desperdício!
(Brasil)
Igánale a la Basura! (México)
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Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2001
● Fundador:
Tom Szaky, Jon Beyer e Albe Zakes
● Sede mundial: Trenton, New Jersey
● Proprietário da marca:
TerraCycle Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO:
Tom Szaky
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
6 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários: 100
● Segmento: Bens de consumo ecologicamente corretos
● Principais produtos:
Sacolas, mochilas, cadernos, guarda-chuvas e bolsas
● Ícones: As Brigadas
● Slogan: Outsmart Waste.
● Website:
www.terracycle.com.br
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A marca no mundo
Hoje em dia a empresa, presente em seis países do mundo (Brasil, Estados Unidos, Suécia, Canadá, México e Reino Unido), comercializa mais de 180 produtos através de grandes redes varejistas mundiais como Wal–Mart, Target, The Home Depot, OfficeMax, Petco e Whole Foods Market. A TERRACYCLE registrou seu primeiro lucro no último trimestre do ano passado e deverá fechar 2010 no azul. Atualmente no Brasil mais de 102.000 pessoas que participam do programa já coletaram 6.6 milhões de embalagens, com as quais são fabricados 37 produtos para venda ao consumidor final.
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Você sabia?
A empresa conquistou vários prêmios e reconhecimentos pelo seu modelo de negócios ambientalmente responsável concedidos por importantes publicações e organizações como a Red Herring Magazine, The Environmental Business Journal e The Social Venture Network.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 19/10/2010

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