Separadas ao longo da história por rivalidades fortíssimas, a França e a Inglaterra souberam esquecer suas divergências na moda masculina. O pivô desse “milagre” atende pelo nome de MAISON DORMEUIL, uma excelência que já dura quase 170 anos e atravessou seis gerações. Tradição inglesa com sotaque francês de um império de tecidos clássicos que se traduz em ternos que podem custar até €150 mil.
A história
Tudo começou no ano de 1842 quando um jovem francês de apenas 22 anos e radicado em Paris, chamado Jules Dormeuil, iniciou a importação de tecidos ingleses para abastecer os alfaiates do país. Poucos anos depois, passou à fabricar seus próprios tecidos. Em 1858 seus irmãos, Alfred e Auguste, se juntaram ao negócio. Em 1863, seus produtos com a marca DORMEUIL FÈRES já eram exportados para a Ásia e África. Depois de inaugurar escritórios de venda em Londres, no ano de 1864, a empresa abriu sua primeira loja na cidade em 1871. O negócio dos irmãos deu tão certo que nas décadas seguintes a DORMEUIL consolidou-se como um dos melhores e mais exclusivos fornecedores de tecido de roupas para homens no mundo. A tradição construiu a fama do nome DORMEUIL, que virou referência entre os homens abonados e de bom gosto. Depois que a maioria dos alfaiates aposentou as agulhas, a Maison passou a fornecer tecidos para as marcas de luxo, como a italiana Kiton e a Lanvin Paris.
Até mesmo as marcas femininas passaram a procurar a empresa, que teve que adaptar sua fábrica, em Yokshire, na Inglaterra, para satisfazer as exigências de grifes como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent e Prada. Na década de 1960 apresentou suas primeiras roupas prontas masculinas, que seriam relançadas com a chegada do novo milênio. Dominic Dormeuil, que nasceu na Inglaterra, assumiu o comando da empresa em 1999, e costuma brincar dizendo que onde se pode comprar uma Coca-Cola já é possível comprar um tecido DORMEUIL. Recentemente a empresa anunciou uma parceria exclusiva de venda com a Camargo Alfaiataria, de São Paulo.
Hoje em dia, para cada país é estudada uma estampa e uma trama que se enquadrem na cultura e se adaptem aos consumidores locais. Em função dessa estratégia, anualmente a empresa investe US$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em tecidos, sempre em busca da melhor matéria-prima disponível no mercado. A lã utilizada na maioria de seus tecidos, sejam eles cardados (mais grossos), sejam penteados (mais leves), é extraída de ovelhas australianas e neozelandesas e seus fornecedores são criteriosamente escolhidos para manter a qualidade do fio. Ao todo, são lançadas mais de quatro mil estampas diferentes a cada ano. Fazem parte do portfólio da marca, por exemplo, tecidos de nomes pomposos, como Ambassador, cujo terno pode custar R$ 6.500; Amadeus 365, uma homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e que promete manter a temperatura do corpo tanto no inverno quanto no verão; Royal Qiviuk, com 45% de linho fio 200 e a mesma medida de linho puro, acrescidos de 10% de pelo de Qiviuk, tipo de bisão que só existe no norte do Canadá e cuja pelagem cai na primavera; e Vanquish II, o mais caro da atual coleção e resultado da mistura da lã da vicunha e do guanaco, animais dos Andes. Lã da Nova Zelândia, seda da Índia e China, caxemira da Mongólia e vicunha do Andres. Não é estranho, que com tamanha tradição, cuidado e sofisticação os tecidos DORMEUIL foram e são escolhas preferidas da Rainha da Inglaterra e da Suécia, do cineasta Francis Ford Copola, da poderosa editora da revista Vogue Ann Wintour e de sua santidade o Dalai Lama.
A linha do tempo
1920
● Introdução da divisão feminina.
● Primeira marca a personalizar a ourela de cada peça.
1927
● Lançamento do SPORTEX®, um revolucionário tecido extremamente versátil para roupas esportivas e casuais.
1955
● Abertura de escritórios em Milão na Itália e Düsseldorf na Alemanha.
1957
● Lançamento do TONIK®, célebre tecido que ainda hoje é um dos principais produtos da marca.
1960
● Apresentação em Paris da GUY DORMEUIL, primeira coleção de roupas masculina da marca.
1989
● Lançamento do tecido LASER, que incorporava avançada tecnologia.
1999
● Lançamento do PASHMINA®, uma das fibras mais finas e suaves, utilizado para fazer estolas.
2002
● Relançamento de sua coleção de roupas masculinas com a marca DORMEUIL.
● Inauguração de lojas próprias na França.
2003
● Inauguração de lojas na Rússia e Jordânia.
2005
● Lançamento do GUANASHINA®, uma mistura de três preciosas e raras fibras expressando a derradeira essência do luxo.
● Lançamento do VANQUISH®, um dos tecidos mais luxuosos e caros do mundo.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundação: 1842A história
Tudo começou no ano de 1842 quando um jovem francês de apenas 22 anos e radicado em Paris, chamado Jules Dormeuil, iniciou a importação de tecidos ingleses para abastecer os alfaiates do país. Poucos anos depois, passou à fabricar seus próprios tecidos. Em 1858 seus irmãos, Alfred e Auguste, se juntaram ao negócio. Em 1863, seus produtos com a marca DORMEUIL FÈRES já eram exportados para a Ásia e África. Depois de inaugurar escritórios de venda em Londres, no ano de 1864, a empresa abriu sua primeira loja na cidade em 1871. O negócio dos irmãos deu tão certo que nas décadas seguintes a DORMEUIL consolidou-se como um dos melhores e mais exclusivos fornecedores de tecido de roupas para homens no mundo. A tradição construiu a fama do nome DORMEUIL, que virou referência entre os homens abonados e de bom gosto. Depois que a maioria dos alfaiates aposentou as agulhas, a Maison passou a fornecer tecidos para as marcas de luxo, como a italiana Kiton e a Lanvin Paris.
Até mesmo as marcas femininas passaram a procurar a empresa, que teve que adaptar sua fábrica, em Yokshire, na Inglaterra, para satisfazer as exigências de grifes como Chanel, Dior, Yves Saint Laurent e Prada. Na década de 1960 apresentou suas primeiras roupas prontas masculinas, que seriam relançadas com a chegada do novo milênio. Dominic Dormeuil, que nasceu na Inglaterra, assumiu o comando da empresa em 1999, e costuma brincar dizendo que onde se pode comprar uma Coca-Cola já é possível comprar um tecido DORMEUIL. Recentemente a empresa anunciou uma parceria exclusiva de venda com a Camargo Alfaiataria, de São Paulo.
Hoje em dia, para cada país é estudada uma estampa e uma trama que se enquadrem na cultura e se adaptem aos consumidores locais. Em função dessa estratégia, anualmente a empresa investe US$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias em tecidos, sempre em busca da melhor matéria-prima disponível no mercado. A lã utilizada na maioria de seus tecidos, sejam eles cardados (mais grossos), sejam penteados (mais leves), é extraída de ovelhas australianas e neozelandesas e seus fornecedores são criteriosamente escolhidos para manter a qualidade do fio. Ao todo, são lançadas mais de quatro mil estampas diferentes a cada ano. Fazem parte do portfólio da marca, por exemplo, tecidos de nomes pomposos, como Ambassador, cujo terno pode custar R$ 6.500; Amadeus 365, uma homenagem ao compositor Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) e que promete manter a temperatura do corpo tanto no inverno quanto no verão; Royal Qiviuk, com 45% de linho fio 200 e a mesma medida de linho puro, acrescidos de 10% de pelo de Qiviuk, tipo de bisão que só existe no norte do Canadá e cuja pelagem cai na primavera; e Vanquish II, o mais caro da atual coleção e resultado da mistura da lã da vicunha e do guanaco, animais dos Andes. Lã da Nova Zelândia, seda da Índia e China, caxemira da Mongólia e vicunha do Andres. Não é estranho, que com tamanha tradição, cuidado e sofisticação os tecidos DORMEUIL foram e são escolhas preferidas da Rainha da Inglaterra e da Suécia, do cineasta Francis Ford Copola, da poderosa editora da revista Vogue Ann Wintour e de sua santidade o Dalai Lama.
A linha do tempo
1920
● Introdução da divisão feminina.
● Primeira marca a personalizar a ourela de cada peça.
1927
● Lançamento do SPORTEX®, um revolucionário tecido extremamente versátil para roupas esportivas e casuais.
1955
● Abertura de escritórios em Milão na Itália e Düsseldorf na Alemanha.
1957
● Lançamento do TONIK®, célebre tecido que ainda hoje é um dos principais produtos da marca.
1960
● Apresentação em Paris da GUY DORMEUIL, primeira coleção de roupas masculina da marca.
1989
● Lançamento do tecido LASER, que incorporava avançada tecnologia.
1999
● Lançamento do PASHMINA®, uma das fibras mais finas e suaves, utilizado para fazer estolas.
2002
● Relançamento de sua coleção de roupas masculinas com a marca DORMEUIL.
● Inauguração de lojas próprias na França.
2003
● Inauguração de lojas na Rússia e Jordânia.
2005
● Lançamento do GUANASHINA®, uma mistura de três preciosas e raras fibras expressando a derradeira essência do luxo.
● Lançamento do VANQUISH®, um dos tecidos mais luxuosos e caros do mundo.
Dados corporativos
● Origem: França
● Fundador: Jules Dormeuil
● Sede mundial: Palaiseau, França
● Proprietário da marca: Dormeuil Frères S.A.
● Capital aberto: Não
● Chairman & CEO: Dominic Dormeuil
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: + 15
● Presença global: 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Moda masculina de luxo
● Principais produtos: Tecidos, ternos e gravatas
● Principais concorrentes: Scabal e Ermenegildo Zegna
● Slogan: The World’s Best Cloths.
● Website: www.dormeuil.com
A marca no mundo
Hoje a marca, que além dos tecidos, vendidos para as mais sofisticadas alfaiatarias e marcas de luxo, também comercializa caríssimos ternos, camisas e gravatas (US$ 125), está presente em mais de 70 países ao redor do mundo. Além disso, a marca possui uma exclusiva e pequena rede composta por mais de uma dúzia de lojas próprias. A fábrica da empresa fica na Inglaterra, na região de Huddersfield. O maior mercado da marca no mundo é o Japão, cuja relação data de 1913.
Você sabia?
● O tradicional brasão da marca possui três cabeças de ovelhas que representam cada um dos irmãos que iniciaram a DORMEUIL.
● O metro de um tecido DORMEUIL custa, em média, US$ 600.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/4/2011
Hoje a marca, que além dos tecidos, vendidos para as mais sofisticadas alfaiatarias e marcas de luxo, também comercializa caríssimos ternos, camisas e gravatas (US$ 125), está presente em mais de 70 países ao redor do mundo. Além disso, a marca possui uma exclusiva e pequena rede composta por mais de uma dúzia de lojas próprias. A fábrica da empresa fica na Inglaterra, na região de Huddersfield. O maior mercado da marca no mundo é o Japão, cuja relação data de 1913.
Você sabia?
● O tradicional brasão da marca possui três cabeças de ovelhas que representam cada um dos irmãos que iniciaram a DORMEUIL.
● O metro de um tecido DORMEUIL custa, em média, US$ 600.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 21/4/2011
A DORMEUIL é mais "TOP" que a Italiana Ermenegildo Zegna?
ResponderExcluirBom dia, sempre passo pra dar uma olhadinha no seu blog, é bastante interessante...parabéns!
ResponderExcluirLeonor
Oie, pode dar uma passada nesse novo blog de Marketing?
ResponderExcluirhttp://briefmarketing.blogspot.com/
Obrigadooo
Sim, em geral os tecidos Dormeil são mais "top" do que zegna.
ResponderExcluirO controle de qualidade é um dor melhors do mundo.
Os tecidos Tonik e Guanashina são totalmente exclusivos e inegualaveis.
Gostei do artigo muito interessante, estou, mas seguro tenho um jaqueta de couro Dormeuil excelente.
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