30.5.11

SUPER BONDER


Encostou, colou mesmo. Assim é a SUPER BONDER, que em outros países é conhecida como SUPER GLUE, uma cola instantânea que construiu uma marca forte, resistente e inquebrável na memória de milhões de consumidores por ser ideal para colar os mais diversos materiais, desde aquele prato lascado, objetos de plásticos até mármore e granito. Seja uma chuteira, um brinquedo ou a marca na mente do consumidor, o certo é que SUPER BONDER cola tudo. 

A história 
Tudo começou em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o químico Harry Wesley Coover Jr., chefe do Laboratório Eastman-Kodak, ao tentar sintetizar plásticos transparentes para o reparo de armas de precisão descobriu acidentalmente que a substância que ele criou – o cianoacrilato – era uma falha épica. Afinal não era, para sua tristeza, uma revolução porque o treco grudava em tudo que tocava. Então, o projeto foi esquecido. Seis anos depois, enquanto supervisionava um novo design experimental de cobertura para aviões, ele se pegou preso na mesma bagunça melecada com um inimigo conhecido – o cianoacrilato - que se provou mais inútil ainda. Mas dessa vez, ele observou que a coisa se transformou em uma cola extremamente forte sem necessidade de aquecimento. Foi então que ele e sua equipe começaram a colar vários objetos no laboratório, e perceberam que finalmente haviam encontrado um uso para aquela gosma irritante. Ele conseguiu a patente de sua descoberta e, em 1958, 16 anos após ele ter ficado colado pela primeira vez, o cianoacrilato começou a ser vendido nos Estados Unidos como uma super cola com a marca Eastman 910.


No início dos anos de 1960, depois de adquirir os direitos da Eastman Kodak, os cianoacrilatos (também conhecidos como “Supercola”), adesivos industriais muito rápidos em temperatura ambiente, foram aperfeiçoados e desenvolvidos sob a marca LOCTITE e estrearam no mercado em 1964, inicialmente disponível apenas para indústrias, como o nome Loctite Quick Set 404. Finalmente, em 1971, a empresa ingressou no segmento de produtos ao consumidor com o lançamento no mercado da LOCTITE SUPER GLUE, uma super cola instantânea com alto poder de colagem e secagem rápida que inaugurou um novo segmento de consumo. Inicialmente, a cola que tornaria a marca LOCTITE famosa no mundo inteiro, era comercializada em pequenos tubos de 3 gramas. Não demorou muito para que a SUPER GLUE se tornasse presença indispensável em milhões de lares pelo mundo afora, ajudando aos consumidores solucionar problemas de forma rápida e eficiente, ideal para colar os mais diversos materiais.


O produto foi lançado no Brasil com o nome de SUPER BONDER em 1975, e rapidamente ficou conhecido como “cola tudo”. Desde então a marca foca a sua comunicação no conceito de “instantâneo”. Na prática, isto significa ajudar o consumidor em momentos cruciais. Algo como uma chuteira descolada antes do jogo começar ou um brinquedo novo que quebrou ao ser aberto pela criança. Com o passar do tempo, a SUPER BONDER passou a adotar a inovação como palavra de ordem em suas estratégias de marketing no mundo inteiro, aperfeiçoou constantemente sua fórmula e ampliou sua linha de produtos, incluindo as versões específicas para colar vidros e embalagens para usos específicos, como por exemplo, a SUPER BONDER PRECISÃO (1995), que possui um aplicador de longo alcance garantindo assim controle de dosagem, sendo ideal para colar objetos que requeiram total precisão; a SUPER BONDER S.O.S REPAIR, lançada em 2004 e ideal para ser carregado na bolsa sem o risco de colar os itens guardados nela, já que o produto possuía uma trava anti-entupimento e conta gotas; ou a SUPER BONDER PINCEL, que permite a aplicação de uma camada uniforme em superfície mais ampla e evita contato com os dedos.


O conceito de inovação é levado tão a sério que existe um centro de inovação localizado na Alemanha de onde saem todos os anos as novidades de produtos e de embalagens da marca. Como por exemplo, a SUPER BONDER POWER EASY (2010), uma cola instantânea em gel e com uma fórmula que inibe a colagem imediata, possibilitando assim reposicionar um objeto ou ter tempo para retirar o produto das mãos; a SUPER BONDER POWER FLEX GEL, uma cola que contém micropartículas de borracha e oferece resistência ao impacto e à água, além de ser ideal para aderir materiais flexíveis como couro e para aplicações verticais, pois não escorre devido a sua fórmula gel; e a versão SUPER BONDER POWER FLEX GEL CONTROL, que possui uma embalagem moderna que permite a aplicação da cola com maior precisão e controle.


A marca sempre centrou suas ações de marketing em desafios que demonstram a eficiência de suas colas instantâneas. Para comunicar a força de adesão superior do produto, há anos a marca apresentou com sucesso o personagem do “Hanging Man” (homem pendurado de ponta cabeça): ele fica colado ao teto com somente algumas gotas da SUPER BONDER em seus sapatos. Esse personagem foi criado para demonstrar a performance e a confiabilidade de SUPER BONDER, já que só ela pode colar um homem de ponta cabeça. Ficou tão famoso que passou a estampar as embalagens dos produtos. Em abril de 2009 a SUPER BONER foi mais longe e bateu o recorde mundial para o “veículo mais pesado levantado com cola”. Graças ao seu alto desempenho, a marca conseguiu levantar um carro com mais de cinco toneladas de peso com apenas nove gotas do produto. Foi assim que a SUPER BONDER uniu pedaço por pedaço de sua história de sucesso.


A identidade visual 
A partir do ano de 2000 a marca passou a utilizar uma mesma identidade visual em suas embalagens e logotipos em todos os países em que está presente independente do nome como é comercializada.


No Brasil, as embalagens de SUPER BONDER passaram por remodelações ao longo dos anos, ganhando uma imagem mais atrativa e impactante.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1971 
● Criador: Loctite 
● Sede mundial: Düsseldorf, Alemanha 
● Proprietário da marca: Henkel AG & Company KGaA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Robert Aller 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Químico 
● Principais produtos: Colas instantâneas 
● Concorrentes diretos: BIC Bond, Elmer’s, Pattex, Rhino Ultra Glue e Permabond 
● Ícones: Hanging Man 
● Slogan: Encostou, colou mesmo. 

A marca no mundo 
Atualmente a SUPER BONDER é comercializada em 120 países ao redor do mundo, sendo ideal para colar os mais diversos materiais como alumínio, acrílico, porcelana, cerâmica, cortiça, plásticos, madeira, couro, papel, cristais, borracha, PVC, fibra de vidro, mármore e granito. É a marca de cola instantânea mais vendida do mundo. A participação de SUPER BONDER no mercado brasileiro de colas instantâneas chega aos 80%. 

Você sabia? 
No ano de 1997, quando a tradicional Henkel adquiriu por US$ 1.2 bilhões a LOCTITE, a marca SUPER BONDER passou a fazer parte do portfólio de produtos da empresa alemã. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Exame e EmbalagemMarca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 22/7/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário