30.5.11

SUPER BONDER®


Encostou, colou mesmo. Assim é a SUPER BONDER®, uma cola instantânea que construiu uma marca forte, resistente e inquebrável na memória de milhões de consumidores. Ideal para colar os mais diversos materiais, desde aquele prato lascado, objetos de plásticos até mármore e granito. Por tanto, seja uma chuteira, um brinquedo ou a marca na mente do consumidor, o certo é que SUPER BONDER® cola tudo.

A história
Tudo começou em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, quando o químico Harry Wesley Coover Jr. (imagem abaixo), então chefe do Laboratório Eastman-Kodak (saiba mais aqui), ao tentar sintetizar plásticos transparentes para o reparo de miras de armas de precisão descobriu acidentalmente que a substância que ele criou - o cianoacrilato - era uma falha épica. Afinal não era, para sua tristeza, uma revolução, porque o treco grudava em tudo que tocava. Então, o projeto foi esquecido. Seis anos depois, enquanto supervisionava um novo design experimental de cobertura para aviões, ele se pegou preso na mesma bagunça melecada com um inimigo conhecido - o cianoacrilato - que se provou mais inútil ainda. Mas dessa vez, ele observou que a coisa se transformou em uma cola extremamente forte sem necessidade de aquecimento. Foi então que ele e sua equipe começaram a colar vários objetos no laboratório, e perceberam que finalmente haviam encontrado um uso para aquela gosma irritante. Ele conseguiu a patente de sua descoberta e, em 1958, uma década e meia após ele ter ficado colado pela primeira vez, o cianoacrilato começou a ser vendido nos Estados Unidos como uma super cola com a marca Eastman 910.
  

No início dos anos de 1960, depois de adquirir os direitos da Eastman-Kodak, os cianoacrilatos (também conhecidos como “Supercola”) - adesivos industriais muito rápidos em temperatura ambiente - foram aperfeiçoados e desenvolvidos sob a marca Loctite® (conheça essa outra história aqui) e estrearam no mercado em 1964, inicialmente disponível apenas para uso industrial, com o nome Loctite® Quick Set 404. Finalmente, em 1971, a empresa ingressou no segmento de produtos ao consumidor com o lançamento no mercado da LOCTITE® SUPER GLUE®, uma super cola instantânea com alto poder de colagem e secagem rápida que inaugurou um novo segmento de consumo. Inicialmente, a cola que tornaria a marca Loctite® famosa no mundo inteiro, era comercializada em pequenos tubos de 3 gramas. Não demorou muito para que a SUPER GLUE® se tornasse presença indispensável em milhões de lares pelo mundo afora, ajudando aos consumidores solucionar problemas de forma rápida e eficiente, ideal para colar os mais diversos materiais.
  

Em 1975 o produto foi lançado no Brasil com o nome de SUPER BONDER® e rapidamente ficou conhecida como “cola tudo”. Desde então a marca foca a sua comunicação no conceito de “instantâneo”. Na prática, isto significa ajudar o consumidor em momentos cruciais. Algo como uma chuteira descolada antes do jogo começar ou um brinquedo novo que quebrou ao ser aberto pela criança. Com o passar do tempo, a SUPER BONDER® adotou a inovação como palavra de ordem em suas estratégias de marketing no mundo inteiro, aperfeiçoou constantemente sua fórmula e ampliou sua linha de produtos, incluindo as versões específicas para colar vidros e embalagens para usos diversos, como por exemplo, a SUPER BONDER® PRECISÃO (1995), que possuía um aplicador de longo alcance garantindo assim controle de dosagem, sendo ideal para colar objetos que requeiram total precisão.
   

No ano de 1997, a tradicional Henkel (conheça essa outra história aqui) adquiriu por US$ 1.2 bilhões a Loctite®, e a marca SUPER BONDER® passou a fazer parte do portfólio de produtos da empresa alemã. Nos anos seguintes a marca continuou inovando ao lançar produtos como a SUPER BONDER® S.O.S REPAIR, lançada em 2004 e ideal para ser carregada na bolsa sem o risco de colar os itens guardados nela, já que o produto possuía uma trava anti-entupimento e conta gotas; a SUPER BONDER® PINCEL, que permitia a aplicação de uma camada uniforme em superfície mais ampla e evitava contato com os dedos; ou o relançamento da linha Super Cola Líquida com fórmula resistente a choques, em 2006.
  

O conceito de inovação é levado tão a sério que existe um Centro de Inovação localizado na Alemanha de onde saem todos os anos as novidades de produtos e de embalagens da marca. Como por exemplo, a SUPER BONDER® POWER FLEX GEL (2008), uma cola que contém micropartículas de borracha e oferece resistência ao impacto e à água, além de ser ideal para aderir materiais flexíveis como couro e para aplicações verticais, pois não escorre devido a sua fórmula gel; a SUPER BONDER® POWER EASY (introduzida em 2010), uma cola instantânea em gel e com uma fórmula que inibe a colagem imediata, possibilitando assim reposicionar um objeto ou ter tempo para retirar o produto das mãos; e a versão SUPER BONDER® POWER FLEX GEL CONTROL, que possui uma embalagem moderna que permite a aplicação da cola com maior precisão e controle.
  

Nos anos seguintes a marca ampliou ainda mais sua linha de produto com o lançamento da SUPER BONDER® ULTRA (2018), cola instantânea profissional ideal para colagens em metal, madeira, borracha, porcelana, alguns tipos de plástico, couro e cortiça; SUPER BONDER® PERFECT PEN (2018), com embalagem exclusiva em formato de caneta, que proporciona aplicações mais precisas e limpas nas peças de diferentes tipos de materiais, como porcelana, borracha, madeira, metal, papel, couro e alguns tipos de plástico; SUPER BONDER® PRECISÃO ULTRA (2019), cola instantânea que oferece precisão na colagem (devido ao bico aplicador de longo alcance), mais força e um rendimento 50% maior que as embalagens de 20g do mercado; e SUPER BONDER® MINI DOSE ÚNICA (2025), que oferece uma solução prática e acessível para pequenos reparos, como sapatos, brinquedos, utensílios domésticos e projetos Faça Você Mesmo.
   

Muito mais do que a famosa bisnaguinha, embalagem tradicional e conhecida da marca, SUPER BONDER® busca a cada dia inovar e oferecer novas soluções com fórmulas resistentes e embalagens exclusivas para diversas necessidades de colagem do dia a dia, além de atender profissionais, artesãos e adeptos do Faça Você Mesmo. Por isso, SUPER BONDER® possui 50 anos de tradição e presença nos lares brasileiros. Na hora de consertar, seja um item cheio de histórias e sentimentos, ou para criar novos objetos e construir novas histórias, milhões de brasileiros depositam confiança nas soluções de SUPER BONDER®, com a certeza que darão conta do recado. E foi assim que a SUPER BONDER® uniu pedaço por pedaço de sua história de sucesso.
  

* O contato acidental da cola SUPER BONDER® com a pele pode ser resolvido com água morna e sabão, acetona ou, naturalmente, com o tempo, devido à oleosidade natural da pele. No entanto, para quem busca praticidade e eficiência, a Loctite® lançou um antídoto para a SUPER BONDER®: Descola Tudo®, uma solução ideal que age rapidamente na remoção de excessos de colas instantâneas, resíduos de fitas adesivas e etiquetas, e pode ser uma alternativa útil também em casos de acidentes domésticos.
  

Comunicação colada 
A marca sempre centrou suas ações de marketing em desafios que demonstram a eficiência de suas colas instantâneas. E no mercado brasileiro, a parceria entre a SUPER BONDER® e a agência DM9/DDB de São Paulo, que começou em 1998, resultou em campanhas e ações publicitárias premidas e criativas. Como por exemplo, os dois anúncios impressos abaixo, extremamente inteligentes e criativos sem ao menos dizer uma única palavra, mostrando a principal característica do produto, o alto poder de fixação, de uma forma direta. Já em 2003, o filme publicitário “Goleiro” conquistou o Leão de Bronze no Festival de Cannes. O filme (assista aqui) utiliza de forma hilária o momento de uma cobrança de penalidade onde o principal protagonista, o goleiro, resolve ter uma idéia fantástica.
  


Em meados dos anos 2000, nos Estados Unidos, para comunicar a força de adesão superior do produto, a marca apresentou com sucesso o conceito do “Hanging Man” (homem pendurado de ponta cabeça): ele fica colado ao teto com somente algumas gotas de SUPER BONDER® em seus sapatos. Esse personagem foi criado para demonstrar a performance e a confiabilidade de SUPER BONDER®, já que só ela pode colar um homem de ponta cabeça. O personagem se tornou tão famoso que chegou a estampar as embalagens dos produtos. No mercado brasileiro esse conceito foi apresentado através de um comercial de televisão em 2013 e foi utilizado em 2015 através do “Desafio Super Bonder® Power Flex Gel”. Na ação, os apresentadores Ana Hickmann, Marcos Mion, Rodrigo Faro, Ticiane Pinheiro e Sabrina Sato ficaram colados de cabeça para baixo durante os seus programas na TV Record.
  

No mês de abril de 2009 a SUPER BONDER® foi mais longe e bateu o recorde mundial para o “veículo mais pesado levantado com cola”, ingressando assim no Guinness Book. Graças ao seu alto desempenho, uma caminhonete - com um carro menor dentro para aumentar o peso total (9 toneladas) - foi suspensa por pontos estratégicos utilizando apenas 9 gotas da cola. A estrutura aguentou o peso do veículo, demonstrando a incrível força de adesão da SUPER BONDER®.
   

Em 2009 a marca voltou a ousar, ou melhor, desafiar, ao patrocinar uma das provas mais antológicas do BBB, o reality show mais assistido entre os brasileiros. Para disputar a liderança, os quatro finalistas do programa tiveram que atravessar o gramado em uma tirolesa - porém, presos pelos pés, colados com poucas gotas da cola SUPER BONDER®, de cabeça para baixo. A ideia, claro, era mostrar a qualidade e eficácia do produto, que foi capaz de segurar todos os brothers. A prova de SUPER BONDER® até hoje é lembrada pelos fãs do BBB pela ousadia e alta dose de risco.
   

Já em 2018, a marca lançou a campanha “Homens mais fortes do mundo vs. Super Bonder® Ultra”, na qual convidou os atletas de Strongman (esporte de força extrema) Ivan Campos e Marcos Ferrari para desafiar objetos pesados colados com a cola à base de cianoacrilato direcionada aos profissionais dos segmentos ferragista e marceneiro. No primeiro momento, os esportistas levantavam alguns objetos muito pesados. Na sequência, esses itens era colados com SUPER BONDER® ULTRA em peça de metal, de madeira e de borracha e os esportistas eram desafiados a levantar as peças coladas com o produto. A campanha demonstrou a resistência e alta força de colagem do produto, mostrando que a cola é capaz de segurar objetos pesados contra a força dos atletas.
  

Mais recentemente, em 2024, em nova campanha 100% digital, a marca resolveu colar de cabeça para baixo um time influenciadores com alta popularidade nas redes. Na ação - batizada de “Desafio Super Bonder®: De Cabeça Para Baixo” - o humorista Fausto Carvalho (mais conhecido pelo personagem Jorginho), o criador de conteúdo Matheus Costa, e a youtuber e artista Maddu Magalhães, puderam desfrutar da incrível experiência de serem colados, de cabeça para baixo, e comprovar a eficácia de SUPER BONDER®. Toda a ação teve interação e veiculação nas redes sociais dos influenciadores convidados, estimando um potencial de impacto em mais de 40 milhões de pessoas.
  

A evolução visual  
Inicialmente o logotipo da marca podia ser aplicado na cor vermelha ou amarela. Depois, a marca resolveu adotar as cores vermelha (para Super) e azul (para Bonder). Mas foi somente a partir do ano de 2000, que a marca passou a utilizar uma mesma identidade visual em suas embalagens e logotipo em todos os países em que estava presente, independente do nome como era comercializada (SUPER BONDER® é utilizado somente em alguns países da América do Sul). No Brasil, em 2020, o logotipo da marca passou por uma remodelação radical. Apesar de manter as características cores azul e vermelho, o logotipo abandonou o formato de escudo, adotou uma nova tipografia de letra e novo posicionamento para a palavra “Super” (alinhada à esquerda).
   

O logotipo de SUPER BONDER® também pode ser aplicado como mostra a imagem abaixo.
  

Já nos países que utilizam o nome LOCTITE SUPER GLUE® o logotipo utiliza a mesma arquitetura e visual de marca. Vale ressaltar que em países como Romênia, Hungria e Eslováquia a marca é comercializada como SUPER BOND®.
  

No Brasil, as embalagens de SUPER BONDER® passaram por remodelações ao longo dos anos, ganhando uma imagem mais atrativa e impactante. A última remodelação ocorreu em 2021.
  

Os slogans 
SUPER BONDER®. Cola Para Sempre. (2022) 
Diga sim a SUPER BONDER®. (2020) 
Você pode consertar. (2017) 
Encostou, colou mesmo. (2013)  
Encostou, colou. (2003)  
SUPER BONDER®, tecnologia Loctite®. (1987)
  

Dados corporativos  
● Origem: Estados Unidos  
● Lançamento: 1971  
● Criador: Loctite  
● Sede mundial: Düsseldorf, Alemanha  
● Proprietário da marca: Henkel AG & Company KGaA  
● Capital aberto: Não  
● CEO: Carsten Knobel  
● Faturamento: Não divulgado  
● Lucro: Não divulgado  
● Presença global: 80 países  
● Presença no Brasil: Sim  
● Segmento: Químico  
● Principais produtos: Colas instantâneas  
● Concorrentes diretos: BIC Bond, Gorilla Super Glue, Permabond, Elmer’s, Pattex, Cyafixed, Krazy Glue, Rhino Ultra Glue e The Original Super Glue  
● Ícones: Hanging Man  
● Slogan: Diga sim a SUPER BONDER®.  

A marca no mundo  
Atualmente a SUPER BONDER®, marca de cola instantânea mais vendida do mundo, comercializa uma completa linha de produtos em mais de 80 países, em boa parte deles com o nome LOCTITE® SUPER GLUE®. A participação de SUPER BONDER® no mercado brasileiro de colas instantâneas chega à impressionantes 80%. Dados mensuram o poder de penetração da marca nos lares brasileiros: 8 de cada 10 pessoas no país recomendariam a cola SUPER BONDER® para familiares e amigos.  

Você sabia?  
 A SUPER BONDER® é uma das poucas marcas no mercado brasileiro que se tornou sinônimo de categoria. A palavra “Super Bonder” é 12 vezes mais buscada no Google (conheça essa história aqui) do que a palavra “cola instantânea”. 
Em 2024, SUPER BONDER® venceu, pelo quarto ano consecutivo, o prêmio Top of Mind - pesquisa realizada pelo Datafolha - na categoria Cola Instantânea, consolidando-se como referência no segmento. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Forbes, Isto é Dinheiro, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  

Última atualização em 28/8/2025 

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