13.6.11

HAMBURG-SÜD


Se você avistar em qualquer oceano um ponto vermelho brilhante, não se assuste. São os enormes navios da HAMBURG SÜD, geralmente abarrotados com os tradicionais contêineres vermelhos, vistos constantemente cruzando os mares do planeta, oferecendo uma eficiente opção de transporte e logística para que produtos, dos mais variados tipos possíveis, cheguem ao seu destino com total segurança. 

A história 
A empresa foi fundada no longínquo dia 4 de novembro de 1871 por um consórcio formado por onze comerciantes da cidade alemã de Hamburgo como uma transportadora marítima, inicialmente adotando o nome de Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft (em português, Sociedade Hamburgo-Sul-Americana de Navegação e Navios a Vapor), que mais tarde seria abreviado somente para HAMBURG SÜD ou HSDG. A recém-fundada empresa utilizava três navios a vapor para prestar serviços mensais de transportes de carga e passageiros para a América do Sul, especialmente Brasil e Argentina. Não demorou muito para os navios com a famosa bandeira (quatro triângulos invertidos, dois em campo branco e dois em campo vermelho) e enormes chaminés inteiramente em cor negra, ficarem famosos pelos mares. Já em 1889, os 35 navios da empresa realizaram 107 viagens para o Brasil e Bacia do Prata, transportando naquele ano 14 mil passageiros, um quarto dos quais pagou a tarifa da primeira classe.


No ano de 1906, com os navios vapores “Cap Vilano” e “Cap Arcona I”, iniciou-se, na linha sul-americana, a era dos vapores rápido, o que encurtou consideravelmente o tempo de viagem. Em 1914 a empresa já operava aproximadamente 50 navios, entre os quais o “Cap Trafalgar”, primeira embarcação da HAMBURG SÜD a possuir três chaminés. Por duas vezes, nas grandes guerras mundiais, a empresa perdeu a totalidade de seus navios, que foram destruídos ou confiscados pelos vencedores dos conflitos, como indenização de guerra. Nessas duas ocasiões a HAMBURG SÜD precisou começar do zero, geralmente com navios alugados. Após vencer o difícil período de reconstrução no pós-guerra, a empresa retomou em 1951 o serviço de linha entre a Europa e a costa leste da América do Sul, e ampliou em 1952 suas atividades de navegação para o setor sem rota regular (conhecido como “tramp”): início da navegação de tanques, bem como desenvolvimento do negócio de contêineres refrigerados. Pouco depois, em 1955, a empresa foi adquirida pelo Grupo Oetker, tradicional fabricante de fermentos e gelatinas, que rapidamente expandiu os serviços da HAMBURG SÜD. A partir de então, a empresa começou a se especializar no transporte de contêineres e cargas refrigeradas. Com isso, o transporte de passageiros foi gradativamente sendo diminuído ao longo dos anos. Em 1956, com a aquisição da linha Levante alemã, de Hamburgo, a empresa ingressou na navegação mediterrânea.


Na década de 1960 alguns navios da empresa ficaram conhecidos como “Cisnes Brancos do Atlântico Sul”, em virtude de sua cor branca, que chamava a atenção ao cruzar o Oceano Atlântico. O mais famoso deles, Cap San Diego, hoje em dia é um navio-museu aberto à visitação, que está situado no porto de Hamburgo, onde é uma das suas maiores atrações turísticas. Construído em 1961, o enorme graneleiro completou 120 viagens entre a Alemanha e a América do Sul até 1981. Já em 1971, a containerização do Pacífico é iniciada com a utilização dos primeiros navios exclusivos de contêineres entre a costa leste dos Estados Unidos e a Austrália/Nova Zelândia. Em 1998 a empresa adquiriu o controle acionário da Aliança Navegação e Logística, uma pequena, mas tradicional companhia privada de navegação brasileira, do grupo Fischer. Além da frota própria original da Aliança, que na época era composta por treze navios (onze conteineiros e dois de granéis), a nova empresa passou a utilizar espaço dos navios da HAMBURG SÜD. No início da década de 2000, os novos navios da classe Cap San foram colocados em operação. Eles possuem comprimento de 257 metros e uma capacidade de armazenamento de 3.800 TEU (contêiner padrão de 20 pés). Em outubro de 2009, a empresa colocou em operação o “Santa Clara”, de 7.100 TEU, até então o maior navio de sua história, que entrou na rota entre Ásia e Costa Leste da América do Sul, da mesma forma que o idêntico Santa Isabel, que se juntou à frota no final do ano.


Ainda este ano, a empresa foi a primeira companhia de navegação a iniciar encomendas de contêineres na China. Ao todo, foram acrescentadas 77.000 unidades. Isto aumentou o pool de contêineres em 17%, para aproximadamente 396.000 unidades. Após a crise de 2009, que influenciou diretamente no transporte global de contêineres, o ano de 2010 se configurou um período positivo para os negócios da HAMBURG SÜD. Além disso, a empresa expandiu ainda mais sua rede de serviços de linha regular. O serviço da costa oeste dos Estados Unidos foi ampliado além do México, através do Canal do Panamá até Cartagena, na Colômbia. Isto criou várias opções de transbordo para os serviços principais da Austrália, Europa e América do Sul operando através do Caribe.


Em 2014 ocorreu o batismo dos últimos três navios da nova classe “Cap San” com capacidade de armazenamento de 9.600 TEU cada. Com 2.100 conexões para contêineres refrigerados, eles dispõem da maior capacidade de contêineres refrigerados do mundo. No ano seguinte, visando sua expansão na América do Sul, a empresa adquiriu os serviços marítimos de contêineres da Compañía Chilena de Navegación Interoceánica S.A. (CCNI). Desde 1º de dezembro de 2017, a Hamburg Süd pertence à empresa dinamarquesa A.P. Moller - Maersk, maior transportadora marítima do mundo. Ao mesmo tempo, a HAMBURG SÜD permanece como uma empresa comercialmente independente com seus próprios valores de marca. Hoje em dia, a HAMBURG SÜD está entre os 10 principais provedores de transporte marítimo mundial, sendo reconhecida pelas soluções logísticas adaptadas às necessidades de cada cliente.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original era formado pela abreviação do nome da empresa (HSDG) e por uma abstração de uma bandeira náutica. Depois de apresentar uma identidade visual totalmente remodelada, como o nome HAMBURG SÜD e a bandeira náutica com um novo design, no ano de 2011 esse logotipo sofreu pequenas remodelações: nova tipografia de letra (mais arredondada) e nova cor (cinza) para o nome da empresa. O logotipo também pode ser aplicado com um fundo vermelho vivo.


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 4 de novembro de 1871 
● Fundador: Onze comerciantes da cidade de Hamburgo 
● Sede mundial: Hamburgo, Alemanha 
● Proprietário da marca: Hamburg Südamerikanische Dampfschifffahrts-Gesellschaft ApS & Co KG 
● Capital aberto: Não (subsidiária da A.P. Møller – Mærsk A/S) 
● Chairman: Dr. Ottmar Gast 
● CEO: Arnt Vespermann 
● Faturamento: US$ 5.41 bilhões (2017) 
● Lucro: Não divulgado 
● Frota: 177 navios 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 6.301 
● Segmento: Logística 
● Principais produtos: Transportes marítimos de contêineres e cargas 
● Concorrentes diretos: CMA, Hapag-Lloyd, Evergreen Line, Mediterranean Shipping Company, OOCL e Cosco 
● Ícones: Os tradicionais contêineres vermelhos 

A marca no mundo 
Atualmente a HAMBURG SÜD opera uma moderna frota composta de 177 navios, 48 deles pertencentes ao grupo, com 116 sendo utilizados em serviços de linha e 61 na divisão de tramp (sem rota regular), em que os horários de partida e os portos de destino dos navios se orientam por demanda específica dos clientes. A empresa fornece serviços de transportes marítimos, contêineres e a granel, para mais de 100 países das Américas, Europa, África, Ásia e Oceania. Em 2016, a empresa movimentou 4.3 milhões de TEU e transportou 583 mil contêineres. O maior fluxo de mercadorias concentra-se nos trechos Brasil e Argentina para a Europa. Nesta rota, os produtos mais transportados são café, tabaco, autopeças, carne, frango e frutas. Na rota inversa aparecem os produtos químicos e autopeças. A operação brasileira (longo curso e cabotagem) utiliza 15% das embarcações, algumas delas adquiridas em leilão público junto ao Lloyd Brasileiro, na época de sua falência. 

Você sabia? 
A HAMBURG SÜD também é uma das maiores especialistas no transporte de cargas congeladas e refrigeradas com tecnologias inovadoras. 
A empresa foi uma das companhias de navegação mais importantes para o desenvolvimento da imigração alemã para o Brasil, pois muitos imigrantes viajaram em seus navios entre 1876 e 1903. 
Enquanto os contêineres e navios da HAMBURG SÜD ficaram brancos por décadas, hoje a frota navega através dos oceanos com um vermelho vivo, identificado a distância. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/5/2018

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