15.6.11

DECOLAR/DESPEGAR


Passagens aéreas com descontos incríveis para China. Reservas de hotéis, desde econômicos até os mais luxuosos, em praticamente qualquer parte do mundo. Aluguel de carros com rapidez e tarifas especiais. Pacotes de viagens para um fim de semana na montanha, na praia ou até mesmo em uma badalada metrópole. E até mesmo ingressos para parques temáticos. A DESPEGAR, conhecida no Brasil como DECOLAR, proporciona aos passageiros e turistas a capacidade de pesquisar, planejar e reservar seus requisitos de viagens com enorme eficiência e praticidade. 

A história 
A empresa começou a ser idealizada quando o argentino Roberto Souviron (imagem abaixo) ainda fazia seu curso de mestrado em administração de empresa na renomada Universidade Duke, na Carolina do Norte, e realizou várias viagens entre os Estados Unidos e a América Latina experimentando em primeira mão as vantagens de utilizar sites da internet para comprar suas passagens e fazer reservas de hotéis. Surgia aí uma oportunidade. Ele constatou a falta de um serviço eficiente de viagens online para a região latino-americana. Juntamente com outros quatro colegas de curso, Ernesto Cadeiras, Martin Ratellino, Federico Fuchs e Christian Vilate, ele começou a planejar a nova empresa, idealizada com a proposta de proporcionar serviços típicos das agências de viagens, porém alternativamente a estas, através de acesso direto do cliente individual ao site, oferecendo no instante da consulta todas as informações necessárias para que este pudesse planejar a viagem e tomar todas as providências relativas às reservas necessárias, sem sair de sua casa ou do seu escritório. A viabilização do empreendimento dependia de aportes financeiros de grandes investidores. Depois de muito trabalhar para convencer investidores que o projeto era uma grande ideia, eles conseguiram que a HTMF e o tradicional banco americano Merrill Lynch investissem dinheiro para começar as operações. Em agosto de 1999, na ensolarada cidade de Miami, os jovens empreendedores fundaram a DESPEGAR.COM, que tinha como ambição reinventar a indústria turística da América Latina.


Lançada a operação na Argentina em dezembro com o nome de DESPEGAR.COM, rapidamente, após cerca de dois meses, a empresa iniciou suas atividades também no Brasil com o nome de DECOLAR.COM, através de uma associação local, inicialmente somente com a pesquisa e compra de passagens aéreas. Em maio de 2000 ocorreu um novo aporte financeiro na empresa. Com isso, em apenas oito meses de vida a empresa já havia estabelecido operações em oito países da região latino-americana, incluindo Colômbia, Venezuela, Chile, Peru e Uruguai. Pouco depois, em 2001, o site foi lançado nos Estados Unidos. Em 2002 a empresa anunciou a compra de seu maior rival, o site mexicano Viajo, o que possibilitou atingir os maiores mercados da América Latina oferecendo serviços pela internet no setor de turismo.


Nos anos seguintes, oferecendo produtos de alta qualidade (como por exemplo, garantir os melhores preços para viagens, caso contrário bonificava seus consumidores em até US$ 100) e eficiência no atendimento, a empresa aproveitou as oportunidades oferecidas pelo segmento de turismo, e cresceu à passos largos. Além disso, a empresa percebeu que muitos clientes pesquisavam preços e pacotes pela internet, mas preferiam fechar negócio por telefone, e instalou uma central de atendimento em todos os países em que atuava. O ano de 2009 foi marcado pela ampliação de seus serviços com a inclusão da possibilidade de pesquisa e reserva de hotéis. O ano também foi marcado pelo ingresso da DESPEGAR no Equador, Guatemala, Bolívia, Panamá e Costa Rica, além do lançamento da unidade de negócios brasileira centrada em vendas de hospedagem em hotéis. Em 2012, a empresa lançou seu primeiro aplicativo grátis para smartphones e tablets, que tinha como intuito facilitar ainda mais a reserva de hotéis e a compra de passagens aéreas com praticidade, segurança e mobilidade. Além disso, ampliou sua oferta de serviços com a inclusão de pacotes turísticos, aluguel de carros e cruzeiros marítimos.


No Brasil a empresa também aumentou sua exposição na mídia de maneira contínua e consistente através de campanhas que utilizavam celebridades, como por exemplo, o tenista Guga, as cantoras Preta Gil e Daniela Mercury, os atores Marcelo Serrado, Bruno De Luca, Kayky Brito e Ricardo Tozzi, e as atrizes Deborah Secco, Nathalia Dill e Giovanna Antonelli. Em setembro de 2017, com o sucesso garantido nos anos anteriores, a DESPEGAR abriu seu capital na NYSE, Bolsa de Valores de Nova York, para captar investidores e expandir a marca na América Latina. Nos últimos anos, a empresa continuou aumentando sua gama de serviços com a inclusão de transfers, viagens de ônibus, seguros e ingressos. E mais recentemente, em 2019, apresentou ao público o programa de benefícios Passaporte Decolar como peça importante na estratégia de estender a jornada do cliente dentro da plataforma e ampliar a aquisição de produtos além das passagens aéreas ou hospedagem. É um programa para acumular pontos e trocar por voos, hospedagens e outros produtos. Além disso, lançou a Escapadas, uma nova plataforma de pacotes com foco no público que deseja realizar viagens curtas, de bate-voltas aos finais de semana, em destinos que ficam a poucas horas de carro ou avião.


Com investimentos e inovações importantes, a empresa foi responsável por apresentar ao mercado e aos consumidores latino-americanos uma nova maneira de planejar e comprar férias e viagens. Um dos diferenciais introduzidos pela empresa foi o poder dado ao viajante de montar seu próprio pacote, combinado as opções de voo e hospedagem mais adequadas ao seu perfil de consumo. Associando os melhores preços com o pagamento em parcelas, a DECOLAR possibilitou o acesso ao turismo pelas mais variadas classes sociais. E por meio das recomendações ou críticas dos usuários, o site classifica os hotéis disponíveis de acordo com a opinião dos próprios hóspedes. Dessa forma, busca melhorar sempre a experiência de compra entre clientes e fornecedores, ressaltando ainda os benefícios que a tecnologia pode trazer para o turismo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por alterações ao longo dos anos. Depois de adotar uma tipografia de letra mais arredondada, em 2012 o logotipo ganhou a inclusão de outro ícone: uma campainha de balcão, tão tradicional nas recepções de hotéis. Em março de 2019 a marca remodelou radicalmente sua identidade visual. O novo logotipo deixou de lado o tradicional azul e vermelho para apostar em tons de lilás. Os símbolos do avião e da campainha de mesa deram lugar para uma imagem mais abstrata que remete à letra D. A tipografia também mudou bastante. Agora sozinho (sem o “.com”), o nome da marca aparece em uma fonte sem qualquer serifa, ou decoração e ângulos mais geométricos.


Com a nova identidade visual da marca adotada em 2019, o tradicional ícone das redes sociais também acompanhou a mudança.


Os slogans 
Viver Viajando. (2019) 
Tudo para a sua viagem. 
O melhor preço garantido. (2013) 
O melhor preço para sua viagem. 
A agência de viagens Nº 1 em preços e serviços. 
Vivir viajando. (2019, espanhol) 
Viajar es posible. (2012, espanhol) 
El mejor precio para tu viaje. (espanhol) 
Live to travel. (inglês)


Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Fundação: 1999 
● Fundador: Roberto Souviron, Ernesto Cadeiras, Martin Ratellino, Federico Fuchs e Christian Vilate 
● Sede mundial: Buenos Aires, Argentina 
● Proprietário da marca: Despegar.com Corporation 
● Capital aberto: Sim (2017) 
● Chairman: Nilesh Lakhani 
● CEO: Damián Scokin 
● Faturamento: US$ 530.6 milhões (2018) 
● Lucro: US$ 19.1 milhões (2018) 
● Valor de mercado: US$ 777.5 milhões (setembro/2019) 
● Presença global: 21 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.500 
● Segmento: Agência de viagens online 
● Principais produtos: Passagens aéreas, reservas de hotéis e pacotes turísticos 
● Concorrentes diretos: Expedia, Trivago, Booking, Kayak, CVC, Submarino Viagens, Airbnb e Hotel Urbano 
● Slogan: Viver Viajando. 
● Website: www.decolar.com 

A marca no mundo 
Atualmente a empresa é a agência de viagens online líder absoluta na América Latina, com mais de 18 milhões de clientes, operando em 21 países como Argentina, Brasil, Estados Unidos, Chile, México, Peru, Colômbia, Porto Rico, Panamá, Uruguai, além da Espanha. Por meio de seu portal é possível reservar e comprar viagens em tempo real, a partir de uma ampla rede formada por mais de 300 companhias aéreas, 200 cruzeiros marítimos, 520 mil hotéis, 1.190 agências de locação de veículos e milhares de pacotes turísticos nacionais e internacionais para mais de 240 destinos. Com 140 milhões de usuários únicos na plataforma ao ano, a DESPEGAR tem faturamento de US$ 530.6 milhões (dados de 2018). 

Você sabia? 
O nome DECOLAR é a tradução literal da palavra “despegar” (em espanhol), que é o movimento de uma aeronave alçar voo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 26/9/2019

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É incrível a quantidade de opções da decolar.com, muito boa mesmo. A empresa está de parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito linda a historia de voces que Deus abençoe..

    ResponderExcluir