A Índia nunca foi uma real potência no segmento automobilístico até o final da década de 90, quando a TATA MOTORS lançou seu primeiro grande sucesso no segmento de carros populares. Desde então, a montadora indiana vem ganhando musculatura, e muito dinheiro, o que proporcionou que ela comprasse, por ironia do destino, as marcas de luxo britânicas Jaguar e Land Rover.
A história
Tudo começou no ano de 1945 quando a empresa Tata Engineering and Locomotive Company Limited, fundada por Jehangir Ratanji Dadabhoy Tata, iniciou a produção de locomotivas para atender a crescente demanda por este tipo de transporte na Índia, um país de grandes extensões territoriais onde o trem é um meio de transporte imprescindível. Somente em 1954 a empresa produziu seu primeiro veículo comercial, em colaboração com a alemã Daimler-Benz AG, que disponibilizou tecnologia. A montadora exportou seus primeiros veículos para o Ceilão (atual Sri Lanka) em 1961. Pouco depois, em 1966, a empresa inaugurou na cidade de Pune seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Hoje em dia, a área de pesquisa e desenvolvimento emprega 4.500 cientistas e engenheiros que se dedicam a descoberta e emprego de novas tecnologias em seus automóveis.
Os anos 70 foram marcados pelo desenvolvimento dos motores a diesel. A história da montadora começou a mudar quando o herdeiro do fundador, Ratan Naval Tata, assumiu o comando. Depois de décadas de sucesso vendendo veículos comerciais, ele começou a pensar em diversificar os produtos. Foi então que em 1991 a TATA MOTORS lançou no mercado indiano o TATA SIERRA, um veículo de múltiplas utilidades. Depois de lançar mais três modelos, a perua TATA ESTATE, baseada no TATA MOBILE, um veículo comercial leve introduzido em 1989; TATA SUMO, um veículo multi-utilitário; e o TATA SAFARI, primeiro utilitário esportivo indiano; a montadora introduziu no mercado, no final dos anos 90, seu primeiro grande sucesso, o TATA INDICA. O compacto modelo rapidamente se tornou um enorme sucesso, não somente pelo preço competitivo e fácil manutenção como também por ser econômico e ideal para rodar nas apertadas ruas e no trânsito caótico do país. Em apenas dois anos o modelo se tornou líder de mercado em seu segmento.
Nos anos seguintes, o automóvel também começou a ser exportado para a Europa, especialmente para o Reino Unido e a Itália, além da África do Sul que recebeu muitas unidades do carrinho popular. Somente em 2003 a empresa assumiu definitivamente o nome de TATA MOTORS. Com o sucesso econômico a empresa iniciou uma série de importantes aquisições globais, como em 2004 quando comprou a divisão de caminhões da coreana Daewoo (atualmente conhecida como Tata Daewoo Commercial Vehicles Company); em 2005 ao adquirir o controle acionário da fabricante de carrocerias e ônibus espanhola Hispano Carrocera; e, em 2006, ao firmar acordo com a brasileira Marcopolo para introduzir ônibus de piso baixo no mercado indiano.
O ano de 2008 foi marcado por grandes acontecimentos: em 10 de janeiro a montadora apresentou ao mundo o TATA NANO, considerado o veículo mais barato do planeta, custando aproximadamente US$ 3.000, que em poucos meses recebeu mais de 200.000 encomendas. Durante o lançamento do veículo, Ratan Tata relembrou como nasceu a idéia. “Eu observava famílias inteiras andando em scooters, com o pai dirigindo, com um filho na sua frente e a mãe atrás, segurando um bebê de colo”, disse. “Isso me fez questionar se não seria possível conceber um meio de transporte seguro e viável para toda a família”. Com 3.1 metros de comprimento, 1.5 de largura e 1.6 de altura, o NANO é um monovolume de quatro portas que oferece espaço suficiente para quatro pessoas e também boa dirigibilidade, tanto no trânsito pesado como em áreas rurais. Pouco depois a TATA MOTORS anunciou a aquisição das marcas britânicas Jaguar e Land Rover junto à montadora americana Ford por US$ 2.3 bilhões, ingressando assim no segmento de automóveis de luxo.
Recentemente a TATA MOTORS apresentou uma versão elétrica do veículo mais barato do mundo. Batizada de NANO EV, o modelo marca a entrada da empresa indiana no segmento de automóveis ecologicamente corretos. De acordo com a fabricante, o modelo conta com 40 kW (54 cv) de potência, sendo alimentado por baterias de íons de lítio. Dados oficiais afirmam que ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e que pode chegar a 110 km/h. Sua autonomia chegaria a 160 km. Em 2010 a montadora apresentou um novo crossover chamado TATA ARIA. O modelo traz uma nova plataforma, batizada de X2, onde a marca privilegia o conforto dos passageiros, sem abandonar características que o levam para o fora de estrada. Outro destaque do modelo é ser o primeiro veículo da montadora a vir equipado com controle de estabilidade (ESP).
A linha do tempo
1992
● Lançamento da perua TATA ESTATE.
1994
● Lançamento do TATA SUMO, um veículo extremamente versátil para múltiplas utilidades.
1998
● Lançamento do TATA SAFARI, primeiro veículo utilitário esportivo do mercado indiano.
● Lançamento do TATA INDICA, um veículo de passageiros que se transformou em um verdadeiro sucesso comercial.
2001
● Lançamento do TATA INDICA V2, segunda geração do famoso automóvel.
2002
● Lançamento do TATA INDIGO, um sedã compacto.
2004
● Lançamento do TATA SUMO VICTA, utilitário esportivo de porte médio-grande, uma espécie de jipe.
2005
● Lançamento do TATA XOVER, um crossover de sete lugares.
● Lançamento do TATA ACE, primeiro mini-caminhão do mercado indiano.
● Lançamento do modelo INDICA V2 com motor turbo diesel.
● Lançamento do TATA NOVUS, um caminhão de porte médio.
2007
● Lançamento do TATA WINGER, uma van de porte grande para o transporte de passageiros.
2008
● Lançamento do TATA INDICA VISTA, a nova geração do famoso modelo.
● Apresentação do TATA NANO, um mini-carro considerado o mais barato do mundo. O veículo começou a ser vendido no ano seguinte. O modelo já vendeu mais de 100.000 unidades desde seu lançamento.
● Lançamento da picape TATA D.R. CONGO.
2009
● Lançamento do TATA MANZA, um sedã de pequeno porte e baixo custo.
2010
● Lançamento do TATA IRIS MAGIC, uma pequena van para transporte de passageiros, feita sob a plataforma do NANO. O objetivo desse lançamento é combater os veículos de três rodas, os famosos riquixás, que funcionam como táxis nas cidades indianas.
2011
● Lançamento do TATA INDICA eV2, versão elétrica do famoso modelo.
Dados corporativos
● Origem: Índia
● Fundação: 1945
● Fundador: Jehangir Ratanji Dadabhoy Tata
● Sede mundial: Mumbai, Índia
● Proprietário da marca: Tata Group
● Capital aberto: Sim (2004)
● Chairman: Ratan Tata
● CEO & Presidente: Carl Peter Forster
● Faturamento: US$ 27 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 2.05 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 11.6 bilhões (junho/2011)
● Fábricas: 5 (somente na Índia)
● Vendas globais: 1.080.994 de veículos (2010)
● Presença global: 35 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis compactos, caminhões e ônibus
● Outros negócios: Land Rover e Jaguar
● Slogan: Improving the Quality of Life.
● Website: www.tatamotors.com
A marca no mundo
Hoje em dia a montadora, que faz parte do Grupo Tata, um enorme conglomerado que abrange empresas em diferentes setores como siderurgia, química, telecomunicações, informática e serviços financeiros, produz veículos comerciais leves e pesados, ônibus e carros compactos, emprega mais de 25.000 pessoas, comercializa seus produtos em mais de 35 mercados globais e faturou no ano fiscal de 2010 US$ 27 bilhões, vendendo mais de 1 milhão de veículos, incluindo as marcas Jaguar e Land Rover. A TATA MOTORS é a terceira maior produtora mundial de ônibus e a quarta de caminhões. Na Índia, é líder no segmento dos veículos comerciais, e está entre as três maiores fabricantes de automóveis de passageiros. A empresa possui fábricas nas cidades indianas de Jamshedpur, Sanand, Pantnagar, Lucknow, Dharwad e Pune, assim como na Argentina, África do Sul e Tailândia.
Você sabia?
● Desde a produção de seu primeiro automóvel na década de 50, a TATA MOTORS já vendeu mais de 5.9 milhões de veículos somente na Índia.
● Em 2010 a TATA MOTORS superou a Reliance em uma pesquisa e se tornou a marca mais valiosa da Índia.
A história
Tudo começou no ano de 1945 quando a empresa Tata Engineering and Locomotive Company Limited, fundada por Jehangir Ratanji Dadabhoy Tata, iniciou a produção de locomotivas para atender a crescente demanda por este tipo de transporte na Índia, um país de grandes extensões territoriais onde o trem é um meio de transporte imprescindível. Somente em 1954 a empresa produziu seu primeiro veículo comercial, em colaboração com a alemã Daimler-Benz AG, que disponibilizou tecnologia. A montadora exportou seus primeiros veículos para o Ceilão (atual Sri Lanka) em 1961. Pouco depois, em 1966, a empresa inaugurou na cidade de Pune seu primeiro centro de pesquisa e desenvolvimento de produtos. Hoje em dia, a área de pesquisa e desenvolvimento emprega 4.500 cientistas e engenheiros que se dedicam a descoberta e emprego de novas tecnologias em seus automóveis.
Os anos 70 foram marcados pelo desenvolvimento dos motores a diesel. A história da montadora começou a mudar quando o herdeiro do fundador, Ratan Naval Tata, assumiu o comando. Depois de décadas de sucesso vendendo veículos comerciais, ele começou a pensar em diversificar os produtos. Foi então que em 1991 a TATA MOTORS lançou no mercado indiano o TATA SIERRA, um veículo de múltiplas utilidades. Depois de lançar mais três modelos, a perua TATA ESTATE, baseada no TATA MOBILE, um veículo comercial leve introduzido em 1989; TATA SUMO, um veículo multi-utilitário; e o TATA SAFARI, primeiro utilitário esportivo indiano; a montadora introduziu no mercado, no final dos anos 90, seu primeiro grande sucesso, o TATA INDICA. O compacto modelo rapidamente se tornou um enorme sucesso, não somente pelo preço competitivo e fácil manutenção como também por ser econômico e ideal para rodar nas apertadas ruas e no trânsito caótico do país. Em apenas dois anos o modelo se tornou líder de mercado em seu segmento.
Nos anos seguintes, o automóvel também começou a ser exportado para a Europa, especialmente para o Reino Unido e a Itália, além da África do Sul que recebeu muitas unidades do carrinho popular. Somente em 2003 a empresa assumiu definitivamente o nome de TATA MOTORS. Com o sucesso econômico a empresa iniciou uma série de importantes aquisições globais, como em 2004 quando comprou a divisão de caminhões da coreana Daewoo (atualmente conhecida como Tata Daewoo Commercial Vehicles Company); em 2005 ao adquirir o controle acionário da fabricante de carrocerias e ônibus espanhola Hispano Carrocera; e, em 2006, ao firmar acordo com a brasileira Marcopolo para introduzir ônibus de piso baixo no mercado indiano.
O ano de 2008 foi marcado por grandes acontecimentos: em 10 de janeiro a montadora apresentou ao mundo o TATA NANO, considerado o veículo mais barato do planeta, custando aproximadamente US$ 3.000, que em poucos meses recebeu mais de 200.000 encomendas. Durante o lançamento do veículo, Ratan Tata relembrou como nasceu a idéia. “Eu observava famílias inteiras andando em scooters, com o pai dirigindo, com um filho na sua frente e a mãe atrás, segurando um bebê de colo”, disse. “Isso me fez questionar se não seria possível conceber um meio de transporte seguro e viável para toda a família”. Com 3.1 metros de comprimento, 1.5 de largura e 1.6 de altura, o NANO é um monovolume de quatro portas que oferece espaço suficiente para quatro pessoas e também boa dirigibilidade, tanto no trânsito pesado como em áreas rurais. Pouco depois a TATA MOTORS anunciou a aquisição das marcas britânicas Jaguar e Land Rover junto à montadora americana Ford por US$ 2.3 bilhões, ingressando assim no segmento de automóveis de luxo.
Recentemente a TATA MOTORS apresentou uma versão elétrica do veículo mais barato do mundo. Batizada de NANO EV, o modelo marca a entrada da empresa indiana no segmento de automóveis ecologicamente corretos. De acordo com a fabricante, o modelo conta com 40 kW (54 cv) de potência, sendo alimentado por baterias de íons de lítio. Dados oficiais afirmam que ele acelera de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos e que pode chegar a 110 km/h. Sua autonomia chegaria a 160 km. Em 2010 a montadora apresentou um novo crossover chamado TATA ARIA. O modelo traz uma nova plataforma, batizada de X2, onde a marca privilegia o conforto dos passageiros, sem abandonar características que o levam para o fora de estrada. Outro destaque do modelo é ser o primeiro veículo da montadora a vir equipado com controle de estabilidade (ESP).
A linha do tempo
1992
● Lançamento da perua TATA ESTATE.
1994
● Lançamento do TATA SUMO, um veículo extremamente versátil para múltiplas utilidades.
1998
● Lançamento do TATA SAFARI, primeiro veículo utilitário esportivo do mercado indiano.
● Lançamento do TATA INDICA, um veículo de passageiros que se transformou em um verdadeiro sucesso comercial.
2001
● Lançamento do TATA INDICA V2, segunda geração do famoso automóvel.
2002
● Lançamento do TATA INDIGO, um sedã compacto.
2004
● Lançamento do TATA SUMO VICTA, utilitário esportivo de porte médio-grande, uma espécie de jipe.
2005
● Lançamento do TATA XOVER, um crossover de sete lugares.
● Lançamento do TATA ACE, primeiro mini-caminhão do mercado indiano.
● Lançamento do modelo INDICA V2 com motor turbo diesel.
● Lançamento do TATA NOVUS, um caminhão de porte médio.
2007
● Lançamento do TATA WINGER, uma van de porte grande para o transporte de passageiros.
2008
● Lançamento do TATA INDICA VISTA, a nova geração do famoso modelo.
● Apresentação do TATA NANO, um mini-carro considerado o mais barato do mundo. O veículo começou a ser vendido no ano seguinte. O modelo já vendeu mais de 100.000 unidades desde seu lançamento.
● Lançamento da picape TATA D.R. CONGO.
2009
● Lançamento do TATA MANZA, um sedã de pequeno porte e baixo custo.
2010
● Lançamento do TATA IRIS MAGIC, uma pequena van para transporte de passageiros, feita sob a plataforma do NANO. O objetivo desse lançamento é combater os veículos de três rodas, os famosos riquixás, que funcionam como táxis nas cidades indianas.
2011
● Lançamento do TATA INDICA eV2, versão elétrica do famoso modelo.
Dados corporativos
● Origem: Índia
● Fundação: 1945
● Fundador: Jehangir Ratanji Dadabhoy Tata
● Sede mundial: Mumbai, Índia
● Proprietário da marca: Tata Group
● Capital aberto: Sim (2004)
● Chairman: Ratan Tata
● CEO & Presidente: Carl Peter Forster
● Faturamento: US$ 27 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 2.05 bilhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 11.6 bilhões (junho/2011)
● Fábricas: 5 (somente na Índia)
● Vendas globais: 1.080.994 de veículos (2010)
● Presença global: 35 países
● Presença no Brasil: Não
● Funcionários: 25.000
● Segmento: Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis compactos, caminhões e ônibus
● Outros negócios: Land Rover e Jaguar
● Slogan: Improving the Quality of Life.
● Website: www.tatamotors.com
A marca no mundo
Hoje em dia a montadora, que faz parte do Grupo Tata, um enorme conglomerado que abrange empresas em diferentes setores como siderurgia, química, telecomunicações, informática e serviços financeiros, produz veículos comerciais leves e pesados, ônibus e carros compactos, emprega mais de 25.000 pessoas, comercializa seus produtos em mais de 35 mercados globais e faturou no ano fiscal de 2010 US$ 27 bilhões, vendendo mais de 1 milhão de veículos, incluindo as marcas Jaguar e Land Rover. A TATA MOTORS é a terceira maior produtora mundial de ônibus e a quarta de caminhões. Na Índia, é líder no segmento dos veículos comerciais, e está entre as três maiores fabricantes de automóveis de passageiros. A empresa possui fábricas nas cidades indianas de Jamshedpur, Sanand, Pantnagar, Lucknow, Dharwad e Pune, assim como na Argentina, África do Sul e Tailândia.
Você sabia?
● Desde a produção de seu primeiro automóvel na década de 50, a TATA MOTORS já vendeu mais de 5.9 milhões de veículos somente na Índia.
● Em 2010 a TATA MOTORS superou a Reliance em uma pesquisa e se tornou a marca mais valiosa da Índia.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 17/6/2011
Faltou acrescentar que a Tata Motors tem uma fábrica nova da LAND ROVER no Brasil também.
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