20.6.11

DUNLOP SPORT


Suas bolas desfilam nas quadras e campos dos mais importantes torneios de tênis e golfe do planeta. Suas raquetes são presença constante nas mãos dos mais habilidosos tenistas do mundo. A DUNLOP SPORT, uma marca esportiva com uma grande herança de inovação e conquista, cada vez mais se consolida como referência em produtos de alta performance, durabilidade, resistência e conforto, oferecendo ao atletas de ponta materiais para que alcancem vitórias nos mais importantes torneios de tênis, squash, golfe e badminton. 

A história 
A história teve início em 1909 quando a empresa Dunlop Pneumatic Tyre Co. Ltd., que na época fabricava pneus e itens de borracha, resolveu diversificar sua linha de produtos fabricando bolas de golfe na cidade de Birmingham na Inglaterra. Uma década mais tarde, a empresa introduziu suas primeiras raquetes de tênis (feitas de madeira), esporte pelo qual a marca se tornaria mundialmente conhecida. Com a importância dos equipamentos esportivos conquistando cada vez mais espaço na empresa, em 1928 foi fundada em Londres a DUNLOP SPORTS COMPANY, que atuaria como uma divisão independente da empresa que lhe deu origem. Pouco depois, em 1931, a marca introduziu no mercado a primeira raquete de tênis feita de madeira multicamada, batizada de Maxply Fort, que se tornou presença constante nas mãos de grandes tenistas. Nesta época, 42 tenistas utilizaram raquetes da marca no tradicional torneio de Wimbledon. Além disso, 6 dos 8 finalistas do Italian Open também competiram com equipamentos DUNLOP.


Em 1934 a empresa lançou no mercado a mundialmente famosa bola de golfe DUNLOP 65. Dois anos mais tarde, a tenista Helena Jacobs foi a primeira mulher a conquistar o torneio de Wimbledon competindo com uma raquete DUNLOP. Na década de 1940 a marca já possuía uma completa linha de equipamentos para a prática do tênis (raquetes, calçados e bolas), tênis de mesa e golfe (bolas e tacos). O ano de 1958 foi marcante para a DUNLOP: Lew Hoad conquistou o torneio de Wimbledon atuando com a raquete Maxply Fort. Além disso, 4 dos 5 jogadores finalistas do tradicional torneio usaram calçados esportivos da marca. Nos anos de 1960 a DUNLOP investiu pesado no patrocínio de grandes atletas como o lendário golfista Arnold Palmer em 1963; Peter Thomson, cinco vezes campeão do Open; Bob Charles que ganhou importantes torneios de golfe; e Jonah Barrington, o jogador britânico de squash mais bem sucedido de todos os tempos.


Na década de 1970 foi a vez da excepcional tenista Martina Navratilova, a melhor jogadora de todos os tempos, escolher as raquetes DUNLOP para suas importantes conquistas. Em 1978 o tenista John McEnroe assinou contrato com a marca, dando mostras da qualidade e dos produtos ofertados. Nesta época a DUNLOP iniciou o uso de celebridades para endossar seus produtos. Uma das primeiras foi a bela Farrah Fawcett, que aparecia nas propagandas carregando uma raquete da marca dizendo “Nenhuma garota bem vestida ficará sem uma – ou, de preferência, duas – nesta temporada”.


Nos anos de 1980 a marca DUNLOP ganhou enorme exposição mundial pelas mãos de atletas consagrados como a tenista alemã Steffi Graf, que venceu em 1989 o torneio de Wimbledon. Após ser adquirida em 1985 pela BTR, a DUNLOP passou a fazer parte, em 2004, do portfólio da britânica Sports Direct International, que pagou £40 milhões pela marca. Mais recentemente a marca introduziu a bola Dunlop Roland Garros Racing, desenvolvida especificamente para jogos em todas as superfícies. Com um revestimento de alta resistência e um feltro rico em náilon, esta bola oferece uma durabilidade altamente consistente. Além disso, lançou a linha de raquetes iDapt, que permite aos jogadores a capacidade de individualizar e adaptar a sua estrutura com base nas suas necessidades de jogo. A tecnologia iDapt permite personalizar a cabeça, o visual, o “feel” e o tamanho da raquete, em um processo revolucionário para o mercado de tênis.


Atualmente, a International Tour Team (Equipe Internacional de Tênis patrocinada pela DUNLOP) cresce e os jogadores continuam a encontrar na marca a melhor escolha para ajudá-los a chegar ao topo do ranking, e isso inclui estrelas como os espanhóis Tommy Robredo, Fernando Verdasco e Nicolas Almagro, a eslovaca Dominika Cibulkova e o austríaco Jürgen Melzer, juntamente com John McEnroe, o embaixador mundial da marca. A paixão pelo esporte é a força motriz que conduz a DUNLOP a uma superação contínua. A cada ano, a marca lança produtos inovadores e de extrema qualidade, que são utilizados pelos melhores tenistas e golfistas do mundo.


A linha do tempo 
1960 
Introdução do famoso logotipo da marca conhecido como “Flying D”
1979 
Lançamento do importante padrão dodecaedro cavado (DDH), uma grande inovação nas bolas de golfe. 
1980 
Lançamento da DUNLOP 150G, primeira raquete com moldagem por injeção. 
1982 
Lançamento da premiada e inovadora raquete MAX 200G, utilizada por grandes campeões. 
2007 
Introdução da revolucionária tecnologia AEROGEL para raquetes de tênis, que se tornou famosa por utilizar os materiais mais leves e resistentes que existem. 
2009 
Foi a primeira fabricante de raquetes a incorporar um material 4D trançado em raquetes de tênis, lançando a linha AEROGEL 4D. A nova tecnologia complementou perfeitamente a potência bruta da Aerogel ao melhorar a estabilidade da estrutura e o controle.


Os slogans 
Inspired by nature. Perfected by Dunlop. (2011) 
Take control. Get Dunlop. (1996) 
Choose your sport then choose Dunlop. (1983) 
You’ll do better with Dunlop. (1962) 
The choice of champions!


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 1928 
● Fundador: Dunlop Pneumatic Tyre Co. Ltd 
● Sede mundial: Shirebrook, Derbyshire, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Sports Direct International plc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Mike Ashley 
● CEO: Dave Forsey 
● Faturamento: US$ 650 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: + 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Raquetes e bolas de tênis e golfe 
● Concorrentes diretos: Prince, Wilson, Penn, Head, Babolat, ProKennex, Slazenger e Völkl 
● Ícones: O logotipo conhecido como Flying D 
● Slogan: Inspired by nature. Perfected by Dunlop. 
● Website: www.dunlop.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia DUNLOP SPORT oferece ao mercado a mais alta tecnologia em equipamentos esportivos para prática de tênis, squash, tênis de mesa, golfe e badminton, comercializados em mais de 60 países ao redor do mundo. A marca é líder absoluta na comercialização de bolas de tênis, sendo a fornecedora exclusiva e oficial de importantes torneios como o Grand Slam de Roland Garros, ATP World Tour Master 1000 de Monte Carlo, Roma e Madri, entre outros. O faturamento estimado da marca no mundo é de US$ 650 milhões anualmente. 

Você sabia? 
A DUNLOP SPORT (que produz equipamentos esportivos) hoje não tem nem um vínculo com a fabricante de pneus, apesar da similaridade dos logotipos. 
No Japão, Taiwan e Coréia do Sul a marca é de propriedade da Dunlop Sports Co Ltd. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 17/11/2014

Um comentário:

  1. Efectivamente, las marcas tienen un aspecto que dice relación con "calidad", sea esta buena o no tanto, sin embargo este tema está de la mano con el esfuerzo que ponga el dueño de la marca para que la calidad del producto a servicio sea la mejor de manera de proteger la marca ya que el prestigio de una marca puede ser dañado con muy poco y más aun existiendo hoy las redes sociales donde todos tienen voz que se escucha en todo el mundo por medio de Internet.

    ResponderExcluir