5.5.20

YONEX


Quando se fala em esportes de raquete, quer seja tênis, badminton ou squash, uma marca é presença constante nas mãos de grandes atletas: a japonesa YONEX. Sinônimo de qualidade e alta tecnologia, a marca oferece sempre os melhores equipamentos para que atletas possam jogar constantemente em alto desempenho. 

A história 
Tudo começou no mês de abril de 1946 quando o jovem Minoru Yoneyama, recém-saído do serviço militar, utilizou um único motor herdado de seu pai para iniciar uma modesta empresa para produzir flutuadores (boias) de madeira para redes de pesca recreativa e rolhas para garrafas de saquê. Nesta época o Japão passava por uma reconstrução devido a Segunda Guerra Mundial, e o pequeno negócio na cidade Nagaoka prosperou devido à popularidade da pesca de salmão. Mas com o advento dos flutuadores de plástico e redes de pesca de náilon, a empresa rapidamente se viu em dificuldades e Minoru Yoneyama começou a procurar novos produtos para fabricar. Ele acreditava que seu negócio estava ficando desatualizado em termos tecnologia e, portanto, precisava lançar algo novo no mercado. Ele então se concentrou em um esporte que estava crescendo rapidamente no Japão pós-guerra: o badminton. Como Minoru cresceu em uma cidade fria do interior, ele resolveu focar seus esforços em um esporte que as pessoas podiam praticar em ambientes fechados. E com anos aprimorando a técnica de fabricação de itens de madeira, a empresa começou a produzir raquetes de badminton em 1957. Inicialmente a Yoneyama Company fabricava essas raquetes de madeira para a empresa esportiva Sanbata.


Em 1961 com a falência da Sanbata, a empresa resolveu lançar as raquetes de badminton com a marca YONEYAMA. Rapidamente as raquetes da marca foram adotadas por jogadores de uma das principais ligas universitárias japonesas. Era o começou do sucesso e domínio nesse esporte. Pouco depois, em 1963, a fábrica de raquetes da empresa foi incendiada, mas Minoru conseguiu reconstruí-la e retomou a produção em apenas três dias. Foi um sucesso de relações públicas e a empresa conquistou imensa confiança dos clientes e rapidamente se tornou a marca número 1 de badminton no Japão. Neste mesmo ano a empresa começou a vender seus produtos nos Estados Unidos e na Europa. Em 1967, seguindo uma sugestão de um projeto de torneira de gás, a empresa começou a desenvolver a junta em T que unia estrutura e eixo da raquete. E com essa nova junta em T criou a primeira raquete de badminton feita em alumínio do Japão: a B-7000 Alumina Ace, uma revolução no esporte.


Em 1969 a empresa deu os primeiros passos no mundo do tênis com o lançamento da primeira raquete de alumínio. Essa raquete, batizada de T-7000, recebeu excelentes críticas na Itália, França e Alemanha. Porém, enquanto a raquete se tornou popular no oriente, seu design era incompatível com a força de um ocidental, e muitas delas quebravam. Para resolver este problema a empresa criou o sistema de eixos OPS e, apenas três meses depois, lançou a nova raquete aprimorada. Em 1971 a empresa lançou esta raquete de alumínio no maior mercado mundial de tênis, os Estados Unidos. Pouco depois, em 1973, além de ampliar seu portfólio de produtos com o lançamento das raquetes para a prática do soft tênis (tem regras iguais ao do tênis convencional, porém disputado com bolas mais leves e de baixa pressurização, mais lentas), a empresa assinou contrato de patrocínio com Rudy Hartono, oito vezes campeão do All England Open, mais prestigiado torneio de badminton do mundo. Enquanto ampliava sua presença internacional, diretores da empresa consideravam o nome YONEYAMA muito longo e difícil de pronunciar. Foi então que a empresa decidiu mudá-lo, omitindo o japonês “Yama” e substituindo-o pela letra X, surgindo assim a marca YONEX. Foi neste mesmo ano que a empresa iniciou a produção de raquetes de tênis em madeira, oferecendo assim mais opções aos jogadores e praticantes do esporte. Além disso, assinou contrato de patrocínio com o vencedor tenista australiano Tony Roche.


Ainda na década de 1970 a YONEX continuou ampliando sua linha de produtos e utilizando materiais inovadores em sua confecção, como por exemplo, a raquete de tênis CARBONEX (1977), a primeira que utilizava carbono fundido com fibra de vidro; ou a primeira raquete de badminton com peso inferior a 100 g (1978). As raquetes de tênis YONEX eram tão avançadas tecnologicamente que receberam o reconhecimento oficial da USPTA (United States Professional Tennis Association). A década seguinte começou com grandes inovações em relação à tecnologia e design com o lançamento da primeira raquete de tênis a apresentar o inovador quadro ISOMETRIC (em forma de quadrado). Além disso, a empresa investiu muito dinheiro para cada vez mais associar a marca YONEX a grandes tenistas e fechou contrato de patrocínio com as americanas Billie Jean King e Martina Navratilova e a australiana Dianne Fromholtz (Austrália). Pouco depois, em 1982, a marca ingressou em outro esporte bastante popular entre os japoneses, o golfe, com o lançamento de seus primeiros tacos, que misturavam madeira com grafite de carbono. E o ano ainda reservou outra grande notícia para a marca: a tenista Martina Navratilova venceu o torneio de Roland Garros com a recém-lançada raquete YONEX R-7.


Em 1983 a marca lançaria outro grande sucesso de vendas: YONEX R-22, raquete de carbono de tamanho médio e grande. No ano seguinte, com o objetivo de ganhar ainda mais reconhecimento internacional, a YONEX se tornou a patrocinadora principal do prestigiado All England Open Badminton Championships, lendário torneio cuja história remonta a 1899. Até os dias de hoje a YONEX mantém esse patrocínio, um dos mais duradouros do esporte no Reino Unido. Em relação às inovações, a marca apresentou em 1987 a primeira raquete de tênis com I.P.S. (sistema que otimiza o momento de inércia da raquete, reduzindo a resistência da aceleração do swing, e aumentando a estabilidade geral do aro). Dois anos mais tarde a marca lançou a linha de tacos de golfe A.D.X., que apresentava a primeira cabeça de corpo largo do segmento. Este taco deu aos golfistas tamanha potência que ainda neste ano foi quebrado o recorde mundial ao atingir 412 jardas em uma tacada. A década de 1990 começou com a tenista Monica Seles assinando contrato de patrocínio com a YONEX. Pouco depois, em 1992, lançou a primeira raquete de badminton da história com formato de cabeça ISOMETRIC (quadrado). No ano de 1995 a YONEX ampliou sua participação nos esportes ao lançar a primeira prancha de snowboard com infusão de carbono do mundo. Além disso, lançou o taco de golfe REX KING TITAN, que misturava madeira com titânio.


Em 1996 a supremacia mundial da YONEX no badminton era tamanha que 23 dos 24 medalhistas do esporte nas Olimpíadas de Atlanta competiam com equipamentos da marca. A YONEX também apresentou novidades no golfe: SUPER A.D.X., taco de golfe feminino com a face de aço mais fina e eixo de grafite mais leve do segmento; e o Super A.D.X. Titânio, o primeiro taco de golfe feito de metal. No restante da década, uma jovem tenista chamada Martina Hingis e o tenista chileno Marcelo Ríos popularizaram ainda mais a marca YONEX dentro das principais quadras de tênis do mundo. Em 2000 a marca ingressou no segmento de calçados esportivos com o lançamento do POWER CUSHION, tênis para caminhada que combinava tecnologia de absorção de choque com poder repulsivo. Os testes provaram que um ovo atirado de sete metros sobre a almofada de absorção utilizada no tênis retornaria quatro metros sem quebrar. A YONEX passou a vender seus produtos no enorme mercado chinês em 2002.


Em 2009 lançou seus primeiros tênis para a prática de corridas, ingressando assim em um segmento altamente competitivo. Pouco depois, em 2011, ingressou no segmento do futebol onde se tornou fornecedora oficial de uniformes da equipe do Kashiwa Reysol. No ano seguinte a YONEX investiu ainda mais em marketing e assinou com o tenista suíço Stan Wawrinka que passou a utilizar raquetes, tênis, roupas e raqueteiras da marca japonesa. Em 2013 a marca deu continuidade no seu poder de inovação no badminton ao lançar a raquete NANORAY Z-SPEED, que quebrou o recorde mundial ao rebater uma peteca a 493 km/h. E, em 2014, ingressou em mais uma categoria esportiva ao lançar o CARBONEX, um quadro de bicicleta ultraleve para a prática do ciclismo. O YONEX SHOWROOM AKIHABARA foi inaugurado em 2015 como um espaço para consumidores e atletas de todo o mundo possam aprender mais e testar os novos produtos da marca.


Em 2016 a marca lançou no mercado um de seus maiores sucessos, a raquete YONEX Vcore SV 98, ideal para tenistas de swing longo com batidas relativamente fortes, que prefiram um bom equilíbrio entre potência e controle (sem peso demasiadamente alto). Consagrada mundialmente para jogadores da linha de base, sua nova tecnologia oferece maior firmeza e precisão ainda assim combinando respostas mais rápidas além de um sweetspot muito mais amplo, possibilitando que o tenista tenha bom aproveitamento em batidas fora do centro. Tudo isso com o mínimo possível de vibrações. Outro sucesso da marca é a raquete YONEX EZONE 98, que não só oferece precisão e rotação impressionante, mas também tem melhor toque e sensação do que muitas das suas concorrentes. A YONEX também oferece tecnologias inovadoras em suas raquetes: Black Micro Core (reduz a vibração da raquete através de partículas elásticas de carbono), 3D Vector Shaft (pequenos sulcos no coração da raquete que proporcionam potência nos golpes), New Aero Fin (melhora a qualidade do “spin” diminuindo a resistência do ar), Super Cushion Grip (aumenta o amortecimento e impacto dos golpes, protegendo contra lesões) e Liner Tech (reduz a fricção das cordas no aro para maior conforto e potência).


Atualmente a marca YONEX patrocina grandes tenistas como Stan Wawrinka, Nick Kyrgios, Denis Shapovalov, Naomi Osaka e Angelique Kerber, além de grandes jogadores de badminton e golfistas, especialmente japoneses. A marca também patrocina importantes torneios de badminton, sendo parceira da Federação Mundial de Badminton, que organiza os campeonatos mundiais. Além disso, a YONEX mantém um time de encordoadores através de uma rede global de profissionais reconhecidos mundialmente por serem os melhores e mais técnicos em atividade. Fornecendo atendimentos para amadores e profissionais buscando o melhor desempenho possível, a equipe é conhecida por sua experiência e técnica de classe mundial. Esse time pode ser encontrado em todo o circuito do tênis e do badminton bem como nos principais eventos ao redor do mundo, fornecendo suporte e a precisão nos encordoamentos com um excepcional serviço ao cliente para os melhores jogadores do mundo.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 1973 foi criado o tradicional logotipo com o duplo Y, que combinava o sobrenome do fundador (Yoneyama) e a palavra juventude (Youth, em inglês). Além disso, foi apresentada as combinações de cores azul e verde, que rapidamente se tornou familiar nas quadras de badminton e tênis em todo o mundo. As novas cores tinham um significado: o céu azul e a grama verde se unem para criar o cenário esportivo perfeito. Um ano depois a marca oficialmente adotou o nome YONEX. Em 1978 o duplo Y ganhou um novo design e uma tipografia de letra ligeiramente modificada foi adotada. Duas décadas mais tarde, em 1998, o atual logotipo da YONEX foi adotado. Novamente o design do duplo Y foi modernizado.


Os slogans 
Far beyond ordinary. 
The Challenge to the Change. 
The Challenge to Reach No.1. 
One hundred and ten percent.


Dados corporativos 
● Origem: Japão 
● Fundação: 1946 
● Fundador: Minoru Yoneyama 
● Sede mundial: Tóquio, Japão 
● Proprietário da marca: Yonex Co. Ltd. 
● Capital aberto: Sim (1994)
● Chairman: Ben Yoneyama 
● Presidente: Kusaki Hayashida 
● Faturamento: US$ 551.1 milhões (2019) 
● Lucro: US$ 15.5 milhões (2019) 
● Valor de mercado: US$ 390 milhões (maio/2020) 
● Presença global: 85 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.800 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Raquetes, bolas, calçados, roupas e tacos de golfe 
● Concorrentes diretos: Head, Dunlop, Babolat, Wilson, Mizuno, Prince, Slazenger, Nike, ProKennex, Victor e Carlton 
● Ícones: O duplo Y estilizado 
● Slogan: Far beyond ordinary. 
● Website: www.yonexbrasil.com.br 

A marca no mundo 
A YONEX, uma das marcas especializadas em esportes de raquete de maior tradição e cujo faturamento anual é superior a US$ 551 milhões (dados de 2019), vende seus produtos em mais de 85 países ao redor do mundo, com enorme presença no continente asiático. A empresa oferece equipamentos para badminton, golfe e tênis, como raquetes, petecas, bolas de tênis, tacos de golfe, calçados e vestuário, além de acessórios como cordas, overgrips, tornozeleiras, raqueteiras e malas. 

Você sabia? 
Mais de 80% dos grandes jogadores profissionais de badminton usam raquetes da marca japonesa. 
O fundador da YONEX, Minoru Yoneyama, faleceu no dia 11 de novembro de 2019 em um hospital em Niigata, aos 95 anos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/5/2020

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