25.8.19

BABOLAT


A francesa BABOLAT é mais antiga e conceituada marca no segmento de esportes de raquete, como tênis, squash e badminton. Aliando uma rica história de inovação e tecnologia avançada, a marca oferece produtos que abasteceram geração de campeões que venceram as competições mais prestigiadas do planeta. Por isso a BABOLAT tem estado no centro da cena do tênis mundial durante mais de um século, equipando grandes atletas e campeões. 

A história 
A marca francesa BABOLAT caminha junto com a história do tênis. A marca nasceu em 1875, um ano depois que o tênis foi oficialmente criado como esporte pelo militar inglês Walter Clopton Wingfield. Naquele ano, um fabricante inglês de raquetes, Sir Bussey, buscou ajuda de Pierre Babolat, até então um fabricante de cordas para instrumentos musicais e suturas cirúrgicas na cidade francesa de Lyon, para desenvolver e produzir cordas de tripa natural para as recém-lançadas raquetes de tênis. Essas cordas, feitas da tripa do intestino de boi, possuíam um meio termo único entre controle e potência na batida na bola. Em 1925 a marca desenvolveu as cordas BABOLAT VS, originalmente desenvolvidas para os “Mosqueteiros”, como eram conhecidos os tenistas franceses Jean Borota, Jacques Brugnon, Henri Cochet e René Lacoste (sim, o mesmo que viria a criar outra icônica marca francesa). Nascia assim a referência mundial para cordas de raquete. Ainda hoje, o desempenho da corda VS de tripa natural permanece inigualável.


Não por coincidência o ponto alto do tênis francês ocorreu em 1927 com Suzanne Lenglen, com seu inimitável estilo e sua postura praticamente teatral em quadra, e os “Mosqueteiros”, que juntos acumularam mais de 20 títulos de Grand Slam e 6 Copa Davis. Todos utilizavam as cordas BABOLAT VS em suas raquetes. Em 1950, no mundo inteiro, os jogadores procuravam cada vez mais as cordas BABOLAT. A fim de satisfazer a procura, Paul Babolat estruturou a distribuição internacional de seus produtos, iniciando assim uma globalização da marca francesa. Alguns anos depois, com o sucesso das cordas naturais, a BABOLAT já era líder incontestável neste segmento, especialmente com as famosas cordas VS, que se tornaram um enorme sucesso entre grandes tenistas profissionais. Pouco depois, em 1955, a marca desenvolveu e lançou no mercado a ELASCORD, a primeira corda sintética (náilon) da BABOLAT. No ano de 1958 a marca introduziu o BABOL, um produto inovador criado para proteger as cordas de tripa naturais e prolongar a sua vida útil. O sucesso foi tanto que em pouco tempo, todos usavam esse produto em suas cordas.


Em 1968 teve início da parceria da BABOLAT com Arthur Ashe, primeiro tenista afro-americano a vencer o torneio de Wimbledon, quando ainda era amador. Mais tarde ele tornou-se o primeiro a vencer o tradicional US Open. Sempre com a corda BABOLAT VS em suas raquetes. No ano de 1980, a BABOLAT introduziu o que se tornaria um símbolo da marca: o logotipo com a “Linha Dupla” na parte inferior das cordas da raquete. No ano seguinte criou e lançou no mercado mais uma inovação: a primeira Máquina Elétrica de Encordoamento. Ainda neste ano, a empresa criou o departamento de competição, que possuía uma equipe de especialistas que acompanhavam os jogadores e sua equipe que utilizavam suas cordas durante todo o ano para todos os torneios do mundo. Esta década ainda contou com outras novidades, como por exemplo, em 1982, com o lançamento do ELASTOCROSS, criado para reposicionar as cordas após cada troca e aumentar a vida útil, e que se tornou o fiel parceiro dos jogadores e se impôs como uma referência no setor. Nos anos seguintes as cordas BABOLAT VS ganharam ainda mais popularidade internacional pelas mãos dos tenistas Yannick Noah e Pete Sampras.


No início da próxima década, em 1992, a BABOLAT desenvolveu o RACQUET DIAGNOSTIC CENTER (RDC), que em menos de 2 minutos, permitia um diagnóstico completo e preciso da raquete e da corda, e ainda hoje, continua sendo uma ferramenta de referência para os encordoadores. Durante mais de um século, a BABOLAT produziu cordas para raquetes, mas em 1994, identificou que esse mercado era pequeno demais e decidiu lançar sua primeira raquete (chamada de PURE DRIVE), ingressando assim em um setor muito mais competitivo. A raquete BABOLAT foi adotada pelo tenista espanhol Carlos Moyá (que em 1998 conquistaria Roland Garros utilizando raquetes da marca). Pouco depois, em 1995, a marca francesa ampliou sua linha de produtos com o lançamento de suas primeiras raquetes para a prática do Badminton. No final desta década, em 1999, a marca lançou o WOOFER, uma tecnologia que oferecia o primeiro sistema dinâmico capaz de tornar o aro e a corda interativos durante a batida.


Em 2001 a BABOLAT lançou no mercado sua primeira linha de bolas de tênis, que ganhou enorme visibilidade mundial ao se tornar a bola oficial do tradicional torneio de Roland Garros, considerada uma das melhores para se utilizar no saibro por grandes tenistas. Pouco depois, em 2003, lançou sua primeira linha de calçados em parceria com a Michelin. Além disso, introduziu um novo conceito de raquete, batizado AERO, adaptado para o tenista espanhol Rafael Nadal, que passou ser um atleta patrocinado pela BABOLAT. E as novidades não pararam por aí: introduziu uma linha de roupas para a prática do tênis. Após lançar sua linha de calçados no Japão e nos Estados Unidos, em 2005, o tenista Andy Roddick assinou contrato para jogar com seu calçado conhecido como TEAM ALL COURT. Em 2010, a marca ampliou seu mercado ao lançar uma linha de raquetes para a prática do Padel. A marca também lançou produtos como raqueteiras, mochilas e diversos acessórios para a prática do tênis. Além disso, esse ano foi especial para a marca em termos de visibilidade mundial: Rafael Nadal sagrou-se campeão do US Open, a belga Kim Clijsters levou o troféu no feminino e o jovem americano Jack Sock ficou com o título nos juniores. Detalhe: os três usavam BABOLAT. Em 2012 foi lançada uma nova linha de raquetes: PURE STRIKE, desenvolvida para jogadores de fundo de quadra agressivos, ou seja, que preferem atacar o oponente pegando a bola na subida e usando a força do golpe do adversário, precisando assim de muita sensibilidade, firmeza e controle.


Ainda em 2012, a marca francesa avançou no futuro ao apresentar a BABOLAT PLAY, a primeira raquete “conectada” do mundo que introduzia o tênis totalmente na era digital (capaz de monitorar todo o desempenho de jogo e consolidar de forma simples e dinâmica). A raquete incorporava um chip na base, ativado por um botão. A partir desse momento, o tenista entrava em outra dimensão: dados do seu jogo, desde o número de acertos/erros até as superfícies de acerto, porcentagens, tempo de jogo e todos os parâmetros imagináveis eram registrados no chip. Após baixar esses dados em um computador ou smartphone, através de um procedimento simples, rápido e completamente inovador, permitia a qualquer tenista conhecer todos os parâmetros de seu jogo. Ainda este ano, a sétima geração da raquete PURE DRIVE, sempre muito potente e fácil de manejar, vinha otimizada com uma tecnologia exclusiva: Cortex Active Technology, que garante uma transmissão perfeita de sensações para a mão do jogador, fornecendo potência controlada para cada golpe. Além disso, o novo material de Tecnologia GT combinava fibras de carbono trançadas e tungstênio, reduzindo a torção no momento do impacto.


Como uma estratégia universal a BABOLAT se preocupa que cada linha de raquete se encaixe nos diferentes tipos de jogador, que buscam poder, giro e controle. A partir daí, dentro de cada linha, a marca oferece uma variedade de raquetes com diferentes pesos e tamanhos de cabeça, para que jogadores de todas as idades e níveis possam encontrar o produto ideal. Todas as três principais linhas de raquetes diferem na estrutura e possuem tecnologias específicas para ou compartilhadas levemente. Por exemplo, o sistema Cortex Pure Feel, está presente na PURE DRIVE e PURE AERO, com uma tecnologia desenvolvida por uma empresa aeroespacial para ajudar na absorção de vibrações e melhorar a sensação ao bater na bola.


A marca sabe mais do que qualquer outra da importância de ter a companhia e parceria de tenistas vencedores, como por exemplo, Björn Borg, Rafael Nadal, Carlos Moyá, Andy Roddick, Jo Wilfred Tsonga, Dominic Thiem, Kim Clijsters, entre outros. Foi dessa forma que ela conseguiu ingressar em um mercado em que imperavam as marcas Wilson, Head e Prince. O tenista Rafael Nadal, por exemplo, usa BABOLAT desde os 8 anos de idade. Ele cresceu e se desenvolveu no esporte ao lado da marca francesa. Não é exagero dizer que cada vitória sua nas quadras é uma conquista para a BABOLAT. Até os dias de hoje, a BABOLAT consegue manter seu foco principal: produtos com qualidade e com tecnologias de primeira linha.


A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa passou por inúmeras alterações ao longo dos anos. Somente no início da década de 1980 apareceria o tradicional logotipo conhecido como “Linha Dupla”. Em 1990 a identidade visual ganharia uma nova tipografia de letra e a famosa “Linha Dupla” seria incorporada a letra O. Depois de passar por uma pequena remodelação em 1995, no ano de 2002 a BABOLAT apresentou um logotipo completamente re-estilizado. Em 2012 a marca mudou radicalmente seu logotipo (especialmente o símbolo do lado esquerdo).


O atual logotipo da BABOLAT é extremamente versátil na aplicação, podendo variar nas cores do símbolo ou atém mesmo com a palavra “play”.


Os slogans 
Play. (2017) 
Beyond the Limit. (2019) 
Fear Nothing. (2015) 
Tennis runs in our blood. (2005) 
O tênis corre em nossas veias. (português)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1875 
● Fundador: Pierre Babolat 
● Sede mundial: Lion, França 
● Proprietário da marca: The Babolat Tennis Company 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Eric Babolat 
● Faturamento: €170 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 370 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Raquetes, cordas bolas, calçados e acessórios para tênis 
● Concorrentes diretos: Wilson, Head, Dunlop, Penn, Prince, Slazenger, Yonex, ProKennex e Nike 
● Ícones: O logotipo “Linha Dupla” 
● Slogan: Tennis runs in our blood. 
● Website: www.babolat.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a BABOLAT está presente em mais de 120 países (em 20.000 lojas de artigos esportivos e mais de 20.000 clubes de tênis) ofertando uma completa linha de produtos para a prática do tênis, squash e badminton, que inclui raquetes, cordas, bolas, calçados, roupas, bolsas, acessórios, além de tecnologia de ponta. A cada minuto a marca francesa vende duas raquetes no mundo. 

Você sabia? 
Em 1981 o tenista sueco Björn Borg foi premiado com uma corda VS em ouro pela empresa. Com o seu revolucionário two-handed backhand, ele era como uma rocha na quadra, um campeão exemplar, uma figura gigantesca na história do tênis. E um embaixador para a corda VS no mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 25/8/2019

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