14.8.19

DOVE® CHOCOLATE


O chocolate DOVE®, suave e cremoso, é o parceiro ideal e perfeito na indulgência do chocolate. Por isso a tradicional marca americana, que incluí ainda delícias como bombons e sorvetes, conquistou milhões de fãs que fazem questão de ter pequenos momentos de prazer que terminem com um sabor de chocolate delicioso e persistente. Afinal, todas essas guloseimas DOVE® são feitas para saborear com muito prazer. 

A história 
Tudo começou no ano de 1939 quando o imigrante grego Leo Stefanos resolveu inaugurar a Dove Candies & Ice Cream (imagem abaixo), uma loja que vendia doces, chocolates, balas, pirulitos, sorvetes e guloseimas deliciosas, localizada em uma esquina das ruas 60th Street e Pulaski Avenue, região sul da cidade de Chicago, estado americano de Illinois. A ideia para o surgimento da marca aconteceu quando Leo ficou assustado ao presenciar seu filho, Michael, correr de forma imprudente pela rua em busca do caminhão de sorvete da vizinhança e decidiu então fazer seu próprio sorvete na esperança de manter Michael e seus irmãos, Chris e Amy, mais perto de casa e de forma segura. Após pesquisar inúmeras receitas (cortando blocos de sorvetes e mergulhando-os em um delicioso chocolate) ele finalmente lançou no mercado americano em 1956 o DOVEBAR® ICE CREAM, um delicioso sorvete no palito de baunilha recoberto com uma generosa camada de chocolate premium. Essa guloseima rapidamente se tornou popular na cidade de Chicago e arredores.


Nos início dos anos de 1970, Michael passou a trabalhar com seu pai na promoção e venda dos deliciosos sorvetes. Até então, os sorvetes eram produzidos de forma caseira pela família Stefanos na parte de trás da loja de doces. Após a morte de seu pai, em 1977, Michael assumiu definitivamente a empresa. Nesta época mais de um milhão de sorvetes DOVEBAR® eram comercializados em um único ano por vendedores de rua. Além disso, a empresa inovou nas embalagens: “as barras” de sorvete eram vendidas individualmente ou em um pacote de três unidades. Pouco depois foi lançada no mercado uma nova versão do sorvete: chocolate coberto com chocolate. O enorme sucesso, que até então era restrito localmente a cidade de Chicago e região, começou a mudar quando Michael resolveu apresentar o produto na importante feira Fancy Food Show, realizada na capital Washington, em 1984. Rapidamente as encomendas começaram a chegar de todo o país. E com isso, ele decidiu ampliar sua área de distribuição para cidades selecionadas em todo território americano. Em 1985 o sorvete já era vendido nacionalmente. O sucesso foi enorme e DOVEBAR® ICE CREAM passou a ser uma rica tradição familiar em várias casas americanas.


Todo esse sucesso chamou a atenção da tradicional Mars Incorporated, fabricante dos confeitos M&M’S, dos chocolates Snickers e Twix e das balas Skittles, e que desejava ingressar no segmento de sorvetes, que acabou adquirindo a marca DOVEBAR® ICE CREAM no ano de 1986. A nova proprietária aproveitou a força da marca que havia adquirido e, pouco depois, lançou no mercado as tradicionais barras de chocolate (com a marca DOVE® CHOCOLATE BAR). Com produção em grande escala e enorme distribuição por todo o país, fez da marca DOVE® um nome familiar para milhões de consumidores americanos também no segmento de chocolates. Em 1991, a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do DOVE® PROMISES, pequenos pedaços de chocolate (nas versões ao leite e amargo) com recheios cremosos embrulhados individualmente em papel alumínio. Uma curiosa sobre esse novo produto era que os pequenos chocolates continham uma mensagem inspiradora no interior de seus invólucros, tornando cada momento um deleite fascinante para seus consumidores.


Nos anos seguintes a marca ampliou sua linha de chocolates em barra com o lançamento das versões com frutas, amêndoas, com recheio de caramelo e recheio trufado. Em 2006, para celebrar o 50º aniversário do tradicional sorvete, a marca lançou outros sabores deliciosos: menta coberto com chocolate, baunilha com calda de caramelo coberto com chocolate e pequenos pedaços de amêndoas. A linha de sorvete também seria ampliada com a versão em miniatura de seu tradicional sorvete, além da embalagem pote. Em 2012, a marca lançou novas opções de embalagens para seus chocolates em barra (muito maiores). Em 2015, a marca lançou a linha DOVE® FRUIT, que continha frutas inteiras, como cerejas, mirtilos e cranberries, recobertas de um delicioso chocolate amargo. Dois anos mais tarde, a marca inovou ao apresentar uma variedade que estava disponível exclusivamente online para seus consumidores: DOVE® SIGNATURE, uma barra de chocolate premium que podia ser comprada online e ser usada para dizer “eu te amo” para o destinatário/a.


Mais recentemente, no final de 2018, a marca lançou novas combinações de sabores tentadores inspiradas nas últimas tendências culinárias para sua linha DOVE® CHOCOLATE BAR. Oferecendo inovação e variedade para seduzir os paladares mais sofisticados, essa nova linha apresentou ao público chocolates em barras nas versões: Salted Caramel Blonde Chocolate (uma deliciosa mistura de chocolate branco e ao leite com notas de caramelo e um toque de sal marinho), Raspberry Rosé Dark Chocolate (chocolate amargo com uma deliciosa camada cremosa de framboesa), Almond Brittle Milk Chocolate (chocolate ao leite com deliciosos pedaços de amêndoas torradas e caramelo) e Bourbon Vanilla Dark Chocolate (chocolate amargo combinado com baunilha de Madagascar). Em 2019, a marca redefiniu seu clássico sorvete com o lançamento da linha DOVE® GELATO, sorvetes com receita tipicamente italiana nas versões: recoberto em chocolate escuro e polvilhado com pequenos pedaços de biscoitos e caramelo salgado com uma deliciosa casca de chocolate escuro e uma calda de caramelo crocante.


Do grão a barra, a empresa toma muito cuidado para manter os mais rígidos padrões de qualidade ao elaborar os produtos com a marca DOVE®. Tudo começa com os melhores grãos de cacau, que são testados por especialistas em qualidade e sabor. Os grãos então passam por técnicas especiais de torrefação e moagem - um processo enraizado na tradição europeia - para criar a assinatura suave, textura sedosa e excelente sabor do DOVE® Chocolate. Finalmente, a combinação perfeita de licor de chocolate e manteiga de cacau 100% pura é adicionada para criar um sabor equilibrado que não é muito doce, nem amargo demais.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos, adquirindo um visual mais moderno e atraente. Até 2003 a marca continha um logotipo que tinha como símbolo uma pomba. Neste ano, a DOVE® remodelou sua identidade visual, que ganhou a cor marrom e uma textura semelhante ao chocolate, além de uma nova tipografia de letra. Mais recentemente a marca atualizou seu logotipo que ganhou uma imagem mais moderna e arrojada.


Os slogans 
Choose pleasure. 
Dove. Silky smooth. 
It’s not just dark. It’s Dove.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1956 
● Criador: Leo Stefanos 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mars Wrigley Confectionery 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Andrew Clarke 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chocolates e sorvetes 
● Concorrentes diretos: Milka, Cadbury, Hershey’s, Aero, Magnum, Skinny Cow e Klondike 
● Slogan: Choose pleasure. 
● Website: www.dovechocolate.com 

A marca no mundo 
Atualmente os produtos com a marca DOVE®, que englobam chocolates, bombons e sorvetes, são vendidos nos Estados Unidos, Canadá, México e vários países da Europa Continental. Além disso, seus produtos são comercializados com a marca GALAXY no Reino Unido, Irlanda, Austrália, Oriente Médio, Marrocos, Índia, Paquistão, Egito e Malta. Em 2018, foi uma das principais marcas de chocolate em volume de vendas no mercado americano. Além disso, os consumidores americanos classificam o DOVE® Chocolate como uma das principais marcas em termos de qualidade em seu segmento. A marca também comercializa outros produtos relacionados como leite com chocolate pronto para beber e chocolate em pó. 

Você sabia? 
A DOVE® foi a primeira marca de chocolate nos Estados Unidos a obter a certificação Rainforest Alliance (cujo objetivo é definir práticas agrícolas corretas e que causem menos impacto à saúde dos consumidores e ao meio-ambiente). 
A DOVE® também oferece produtos para pessoas com alergias, que são fabricados em uma instalação que não lida (em nenhuma etapa de produção) com amendoins, amêndoas ou nozes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/8/2019

Nenhum comentário: