O mercado de materiais esportivos no Brasil tem uma estrela na internet que atende pelo nome de NETSHOES. Em quase duas décadas a empresa já mostrou que seu esporte preferido é vender na web. Comercializando uma enorme variedade de equipamentos, vestuário e calçados esportivos a NETSHOES se transformou em um dos gigantes do varejo eletrônico brasileiro, trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, para levar artigos esportivos e de lazer para todos os cantos do país. Para a NETSHOES, não basta bater metas. É preciso quebrar recordes.
A história
O caminho de sucesso da marca NETSHOES teve início exatamente no dia 5 de fevereiro de 2000, quando o jovem economista e empresário de origem armênia Márcio Kumruian (foto abaixo), com a ajuda do sócio e primo, Hagop Chabab, resolveu investir aproximadamente R$ 70 mil para inaugurar uma pequena loja, improvisada dentro de um estacionamento desativado, na Rua Maria Antônia em Higienópolis, tradicional bairro da capital paulistana. Márcio adotou o prefixo Net, mesmo operando uma loja de rua e sem ter nenhum plano de vender calçados pela internet. Inicialmente a loja, que tinha apenas dois vendedores, comercializava sapatos femininos, especialmente para as alunas da Universidade Mackenzie, e aos poucos ingressou no segmento de tênis, a preços bem convidativos, tomando o caminho natural do mercado esportivo. Foi com esse foco que o negócio se expandiu, com a abertura de lojas espalhadas pela cidade de São Paulo, dentro de academias e shopping centers. Os rumos da empresa começariam a mudar logo no ano seguinte, quando Márcio e sua equipe passaram a comercializar artigos pelo Mercado Livre, popular plataforma online de compra e venda de produtos.
Mas a loja virtual somente se consolidaria em 2002 com o lançamento de seu comércio eletrônico, unindo a opção de oferecer mais comodidade aos clientes a uma abrangência de vendas em todo o território nacional, facilitando assim a prática esportiva de milhões de brasileiros. No início, a NETSHOES deu seus primeiros passos no e-commerce sob o guarda-chuva de um projeto pioneiro de shopping virtual, mantido pelo Banco Real, na época em que começavam a surgir os grandes players do comércio eletrônico nacional. A dedicação com a qualidade do produto, tanto na venda, quanto na entrega, foram fundamentais para que o consumidor olhasse a NETSHOES como a preferida para comprar itens de vestuário e calçados esportivos pela internet. O sucesso da loja virtual, que garantia agilidade, qualidade e segurança na prestação de serviços, e a perspectiva de crescimento levaram a empresa a atuar exclusivamente na internet (que na ocasião era responsável por 70% de suas vendas), encerrando assim todas as suas atividades com lojas físicas no ano de 2007. Pouco depois, em 2009, lançou um sistema de scanner 3D, que foi desenvolvido por engenheiros e atletas para fazer uma comparação 3D entre o modelo que o cliente estava interessado e o calçado que estava no seu pé. Através do sistema, o cliente também podia checar, por exemplo, qual seria a numeração adequada em relação ao modelo que já utilizava.
Nos anos seguintes, o crescimento da empresa seguiu a um ritmo superior ao da média de mercado, de 40% ao ano. Em virtude disso, no mês de novembro de 2010, a empresa recebeu um aporte de valor não divulgado do fundo americano Tiger Global, que tinha investimentos em empresas como LinkedIn e Mercado Livre. O enorme sucesso da empresa estava estritamente relacionado aos seus feitos de pioneirismo digital. Afinal, a NETSHOES foi uma das primeiras empresas brasileiras a adotar sistemas de personalização de dados para recomendação de produtos. Atualmente, o site recebe aproximadamente 2.500 avaliações de produtos por dia, um prato cheio para aprimorar indicações para diferentes perfis de clientes - e, consequentemente, aumentar vendas. A empresa também inovou ao dedicar atenção especial à apresentação e à visualização dos produtos no site, uma questão crítica para a venda online de itens de uso pessoal, como roupas ou tênis, em geral mais suscetíveis a devoluções do que artigos de outras categorias. Em 2011, a empresa iniciou sua internacionalização com o começo das operações na Argentina e no México. No mesmo período lançou sua plataforma móvel, passando a ser a primeira empresa de artigos esportivos do país a ter comércio eletrônico através de dispositivos móveis. Além das camisas de times de futebol, chuteiras e aparelhos de ginástica, começou a oferecer motos elétricas infantis, relógios esportivos e games (alguns sem nenhuma temática esportiva). Em 2014, como parte de seu reposicionamento no mercado, além de uma nova identidade visual, a marca apresentou uma mudança na comunicação verbal, menos formal, mais descontraída, esportiva e direta.
Em novembro de 2014, a NETSHOES lançou duas marcas próprias, a Gonew (focada em calçados, roupas esportivas, bicicletas e monitores cardíacos para pessoas que estão começando a praticar atividades físicas) e a All4one (desenvolve dispositivos para corrida, bicicleta e fitness com tecnologia que calcula o desempenho e a intensidade do treino). O crescimento ainda maior da NETSHOES nos próximos anos se deu em especial pela realização da Copa do Mundo de Futebol em 2014 e das Olimpíadas em 2016, ambas no Brasil, fato que aumentou enormemente a procura de materiais e equipamentos esportivos no país. Em 2016, a marca lançou mais uma novidade: N CARD, um cartão de crédito da NETSHOES que dá descontos exclusivos, benefícios e muitas outras vantagens.
A NETSHOES abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova York em abril de 2017. Mas o que parecia ser um negócio promissor começou a sofrer um forte revés com o aumento ferrenho da concorrência e prejuízos milionários constantes da operação. E os problemas não pararam por aí. Com vendas pífias no México e na Argentina, em comparação ao seu desempenho no Brasil, a empresa resolveu vender essas operações. Além disso, tropeçou em segmentos como o de vitaminas e suplementos para atividade física. E vale lembrar: a empresa não foi lucrativa e necessitaria uma reestruturação em seu modelo para se tornar viável. Porém, a NETSHOES possui uma boa reputação de marca e alcançou um bom nível de serviço, incluindo os processos de pós-venda e entregas, além de um faturamento anual bilionário, porém insuficiente para gerar lucro. Com isso, a NETSHOES, em situação delicada financeiramente, despertou o interesse de grandes varejistas e, no mês de junho de 2019, a empresa foi adquirida pelo Magazine Luiza por US$ 115 milhões. Com a aquisição, a NETSHOES passa a contar com toda a estrutura multicanal da Magazine Luiza (loja online, marketplace, lojas físicas), e seus produtos poderão ser vendidos por canais digitais e entregues diretamente ao cliente em qualquer uma das suas lojas físicas espalhadas por 17 estados do Brasil.
Nos bastidores da NETSHOES, que despacha uma média de 9 milhões de produtos por ano, o negócio precisa funcionar com a precisão de um relógio suíço. A partir do instante em que o consumidor finaliza a compra, a empresa tem duas horas para aprovar o crédito, embalar e despachar o produto. A promessa é de entrega em até 48 horas, dependendo da região onde o consumidor esteja. Para garantir a satisfação dos clientes, todos os produtos vendidos no site podem ser trocados caso o tamanho escolhido de uma peça não seja o ideal (a empresa registra entre 4 e 4.5% de taxa de retorno ou devolução). Para isso, a NETSHOES conta com uma central de relacionamento formada por uma equipe de atendentes disponíveis 24 horas por dia, treinados para atender uma média de 70 mil solicitações por mês.
Para a NETSHOES cada pessoa possui uma relação diferente com o esporte, que pode ser uma caminhada no final de semana, uma atividade de alto desempenho ou até mesmo o simples gesto de torcer por seu clube do coração. A NETSHOES é uma marca democrática como o esporte é para os atletas de todos os níveis. Por tudo isso, a marca tem como objetivo proporcionar a milhões de pessoas a experiência de viver o esporte dos pés à cabeça.
Sempre conectada aos esportes
Visando fomentar o esporte nacional, a NETSHOES vem investindo há anos para atingir este objetivo. A empresa foi patrocinadora da equipe de futebol do Santo André de 2009 até 2010; realizou patrocínio pontual com a equipe do Santos na reestreia de Robinho, assim como do Atlético-PR, Bahia, Cruzeiro e dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol. Ainda foi patrocinadora do NBB (Novo Basquete Brasil) por dois anos. Em 2013, a NETSHOES lançou no Brasil a loja virtual do UFC (Ultimate Fighting Championship) oferecendo mais de 2.000 produtos oficiais. Atualmente a NETSHOES administra a operação virtual das lojas oficiais de clubes de futebol como Corinthians, São Paulo Palmeiras, Santos, Internacional, Cruzeiro e Vasco, sendo também representante oficial de produtos da NBA e da NFL no Brasil, e também responsável pela administração das lojas virtuais de algumas marcas esportivas famosas, como por exemplo, Puma, Olympikus e Asics.
A evolução visual
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu em 2007, após o fechamento das lojas físicas, com o acréscimo do termo “com.br” e de dois símbolos (amarelo e laranja). Algum tempo depois a expressão “com.br” foi definitivamente retirada do logotipo. No início de 2014 a marca apresentou sua nova e totalmente remodelada identidade visual, que tinha como um objetivo transmitir movimento e energia do esporte aos consumidores. Além de uma nova tipografia de letra, a marca passou a adotar uma ampla paleta de cores mais vivas como rosa, roxo, laranja, amarelo, verde e azul.
Com a adoção desta nova paleta de cores a identidade visual da marca se tornou extremamente dinâmica e versátil em sua aplicação.
Com a nova identidade visual da marca também foi criado um novo ícone para aplicação em ambientes digitais.
Os slogans
Netshoes. Conecta você ao esporte. (2015)
Sem limites entre você e o esporte. (2011)
Todo mundo tem um esporte. O nosso é facilitar o seu.
A sua loja de esportes na Internet.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 5 de fevereiro de 2000
● Fundador: Márcio Kumruian e Hagop Chabab
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: NS2.Com Internet S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Magazine Luiza S.A.)
● CEO: Márcio Kumruian
● Faturamento: R$ 1.2 bilhões (2018)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 2.400
● Segmento: Comércio eletrônico
● Principais produtos: Vestuário, calçados, materiais e equipamentos esportivos
● Concorrentes diretos: Centauro, Decathlon, Bayard, Kanui, Amazon, Daifiti, Mercado Livre e Submarino
● Slogan: Netshoes. Conecta você ao esporte.
● Website: www.netshoes.com.br
A marca no Brasil
Hoje em dia a NETSHOES oferece aproximadamente 45 mil itens e equipamentos provenientes de 300 marcas para os mais variados esportes, incluindo futebol, tênis, basquete, vôlei, handebol, ciclismo, corrida, skate, natação, artes marciais, automobilismo, entre outros, que são entregues em todo território nacional. Para completar o mix, ainda oferece uma variedade de artigos de moda casual. Para dar respaldo operacional, a empresa conta com três centros de distribuição, Extrema (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE) e Barueri (na região metropolitana de São Paulo), que são totalmente automatizados para garantir a entrega dos produtos com agilidade e segurança. Diariamente, a NETSHOES processa e despacha 35 mil pedidos, em média. A NETSHOES, que fatura mais de R$ 1 bilhão anualmente, possui 6.8 milhões de clientes ativos.
Você sabia?
● A NETSHOES também é proprietária da Zattini, site que vende roupas, calçados, acessórios, cosméticos e perfumes; e da Shoestock, especializada em calçados, bolsas e acessórios, que possui uma loja física e comércio eletrônico.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites de negócios (InfoMoney e Terra), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 23/11/2019
Muito interessante seu blog. Gostaria de sugerir que você fizesse sobre empresas de ônibus.
ResponderExcluirSensacional,muito bom, sou estudante de Marketing e gosto muito de ficar interado sobre as diversas marcas que você aborda com muita propriedade.Parabéns amigo!!!
ResponderExcluirExcelente!!
ResponderExcluirBom dia, fui logo nessa marca quando me deparei com a inspiração pra reinventar as vendas pela internet, e venho lhe sugerir algo como amigo, pode ser um passa-tempo, um lazer mas, seu blog não tem favcon, seria legal criar :) isso torna seu blog diferenciado.
ResponderExcluirO meu é ejmportsbrasil.blogspot.com e o sonicenquetes.blogspot.com
Sucesso amigo. Gostei do blog. Demais!
Abraços
Eduardo
Sem dúvida a Netshoes é atualmente a melhor loja de artigos esportivos do Brasil.
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