Rugas? Flacidez? Hidratação? Proteção contra os raios nocivos do sol? Se você procura soluções para estes problemas conheça os produtos da francesa ROC®, uma marca de dermocosméticos que traz tecnologias inovadoras e seguras para o cuidado da beleza e saúde da pele. Especialista em oferecer soluções efetivas e clinicamente comprovadas para uma pele jovem e saudável, a ROC® é uma marca prestigiada mundialmente e comprometida com consumidoras e dermatologistas que esperam mais e sabem da garantida eficácia superior no tratamento da pele que ela oferece.
A história
Tudo começou no ano de 1943 quando o visionário farmacêutico francês Jean-Charles Lissarrague assumiu a direção da farmácia Rogé Cavaillès, especializada na fabricação de produtos dermatológicos e fórmulas manipuladas. Em 1952, atendendo aos pedidos de dermatologistas, com os quais mantinha um estreito relacionamento, ele criou as primeiras fórmulas cosméticas sem perfume, minimizando assim os riscos de alergias e irritações na pele dos pacientes. Este momento marcou o nascimento da marca ROC®, uma contração do nome Rogé Cavaillès. A partir de então a marca foi precursora de inovações tecnológicas, desenvolvendo produtos para o cuidado da pele com eficácia clinicamente comprovada. Em 1957 (considerado o ano oficial de surgimento da marca), o farmacêutico fundou sua própria empresa especificamente para fabricar os produtos da marca ROC® na cidade de Paris. Ainda neste ano, a nova marca inovou ao lançar no mercado o primeiro bloqueador solar que protegia totalmente contra os raios UVB. A excelente relação com os dermatologistas e a segurança de seus produtos fez com que rapidamente a marca se tornasse líder absoluta em seu segmento na França. Nos anos seguintes os produtos da marca começaram a serem introduzidos em outros países europeus, fazendo com que a ROC® conquistasse enorme prestígio especialmente entre as mulheres.
Em 1968 lançou o primeiro produto antiidade no formato aerosol, uma grande inovação para a época. Nos anos de 1970 a marca lançou no mercado uma linha de maquiagens hipoalergênicas; e na década seguinte, foi a primeira a desenvolver uma linha de produtos (Myosphere) que incluía lipossomas e peptídeos, um grande avanço para a época. Em 1987 se tornou a primeira marca do segmento a provar que desenvolvia produtos não-comedogênicos (que não obstruem os poros). Em 1994, a marca francesa foi adquirida pela poderosa Johnson & Johnson, o que permitiu acesso irrestrito a ingredientes das pesquisas farmacêuticas da empresa americana, o desenvolvimento de produtos com ação mais rápida e a internacionalização de suas atividades.
Nos anos seguintes, a marca lançou novos produtos, como por exemplo, RETINOL ACTIF PUR® (1996), primeira forma estabilizada da Vitamina A pura, um potente estimulador da renovação celular, extremamente eficiente na prevenção e redução de rugas; RETINOL CONCENTRÈ PUR (1998), que continha em sua formulação duas vezes mais Retinol, sendo ainda mais eficaz no tratamento de rugas; e CHORONOBLOCK, uma combinação do Retinol a filtros UV e vitaminas para uma ação preventiva contra o envelhecimento cutâneo. No final desta década, no ano de 1999, a marca francesa resolveu trazer toda sua experiência em produtos antiidade para o mercado americano. Era o início de uma relação extremamente lucrativa com o maior mercado consumidor do mundo neste segmento. Ainda este ano, a ROC® conseguiu estabilizar o Retinol com Vitamina C e E em sua forma mais pura, resultando em uma tripla ação contra os sinais do envelhecimento. Com o início do novo milênio, a marca introduziu no mercado o FEVERFEW, um ativo patenteado e derivado de uma planta que, no Brasil, é conhecida pelo nome popular de margaridinha, extremamente eficaz contra rugas e irritações cutâneas. Em 2001 lançou PROTIENT LIFT®, uma linha inovadora de produtos para o cuidado da pele, graças a um complexo patenteado composto por DMAE, um agente tensor altamente eficaz, associado a minerais essenciais (zinco, cobre, magnésio), que ajuda a devolver a firmeza aos tecidos e fortalecer a pele. Dois anos mais tarde, desenvolveu o ROC® SOY COMPLEX, um poderoso complexo com propriedades antienvelhecimento retiradas da soja. O ano de 2006 foi repleto de novidades: RETIN-OX ILLUMINATEUR, que oferece em um único produto tratamento contra linhas de expressão, proteção solar e base de maquiagem ou fluido iluminador; e o desenvolvimento da substância THPE, que atua na contração de queratinócitos, induzindo a produção de queratina e ajudando a firmar a pele.
No início de 2019, o fundo californiano de investimentos Gryphon adquiriu a marca ROC® da Johnson & Johnson. Pelo negócio fechado, foi acertado um acordo de transição de até 36 meses. A ROC® tem uma rica história de inovação em soluções de cuidados com a pele, derivada de suas raízes na farmácia francesa, sendo uma das maiores marcas exclusivamente focadas em produtos antienvelhecimento para a pele. Durante mais de seis décadas a história da tradicional marca francesa foi marcada por um enorme pioneirismo. Afinal, a ROC® foi a primeira no mundo a desenvolver uma linha de produtos hipoalergênicos; primeira a lançar um protetor solar total, revolucionando a categoria; pioneira ao lançar um protetor solar com controle de oleosidade; e primeira a estabilizar e patentear o Retinol (forma mais pura da vitamina A) que foi a maior descoberta da história da marca e provavelmente na história dos produtos dermocosméticos anti-envelhecimento. Estas e outras inovações estão no DNA desta marca que visa sempre desafiar o status quo da ciência.
Os produtos da ROC®, uma marca focada na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, entendendo científica e emocionalmente seus efeitos, trazendo tecnologias inovadoras provenientes das mais avançadas pesquisas, conquistaram a confiança de dermatologistas e pacientes pautados por princípios bem definidos: todos os produtos são hipoalergênicos e não-comedogênicos (que não obstruem os poros); são utilizados ingredientes cuidadosamente selecionados, sem adição de substâncias desnecessárias; os produtos são rigorosamente testados com o objetivo de atingir maior eficácia; e as embalagens são desenvolvidas de modo a manter as características dos produtos. As fórmulas são primeiramente desenvolvidas com base em uma seleção criteriosa de seus melhores princípios ativos, que garantem uma boa tolerância e eficácia. Para escolher o ingrediente ideal para uma ação anti-envelhecimento direcionada, os cientistas da empresa podem selecionar até mais de 800 ingredientes e realizar testes clínicos por até 12 meses. A compatibilidade dos princípios ativos também é estudada, a fim de garantir a melhor escolha de fórmulas e oferecer uma boa tolerância e uma ótima eficácia. Os princípios ativos desenvolvidos pela ROC® são combinados com texturas de alta qualidade e são beneficiados por uma pesquisa contínua.
A evolução visual
O tradicional logotipo da marca passou por algumas modernizações no decorrer dos anos. Mas sempre manteve como elemento central o almofariz e o pilão, utilizados antigamente para moer os ingredientes das fórmulas dos produtos. A última alteração aconteceu recentemente, quando foi adotada uma nova tipografia de letra e o tradicional símbolo passou por um redesign.
Os slogans
Methods, Not Miracles.
Promesses Tenues.
We Keep Our Promises.
The French anti-aging skin care experts.
A ciência a favor da beleza. (Brasil)
Dados corporativos
● Origem: França
● Lançamento: 1957
● Criador: Jean-Charles Lissarrague
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Gryphon Investors Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Steven LaMonte
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Dermo-cosméticos
● Principais produtos: Cremes hidratantes, loções anti-rugas e protetores solares
● Concorrentes diretos: La Roche Posay, Avéne, Clinique, Bioderma, Uriage, Vichy e Biotherm
● Slogan: Methods, Not Miracles.
● Website: www.roc.com.br
A marca no mundo
A completa e avançada linha de 75 produtos da marca é comercializada, através de grandes redes de drogarias e farmácias, em mais de 50 países ao redor do mundo, com importante presença na França, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália, Japão, Canadá e Hong Kong. Atualmente ROC® é a quinta marca de dermocosméticos no Brasil e apresenta produtos que atuam em todos os sinais de envelhecimento.
Você sabia?
● O Observatório ROC®, localizado na França, fornece uma compreensão incomparável das necessidades e perspectivas dermatológicas estéticas da paciente, para guiar o desenvolvimento de seus produtos e usos recomendados.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 25/10/2019
Tenho observado que agora está vindo escrito "Neostrata" na embalagem identica a da "Roc"
ResponderExcluirSerá que vai mudar devido à venda da marca?