17.8.11

GLADE®


Uma casa sempre cheirosa é sinônimo de limpeza e cuidado. Depois de um dia corrido, nada melhor do que entrar em casa e ser recebido com um cheirinho agradável. Para proporcionar essa sensação Glade® oferece uma linha completa de produtos para eliminar os maus odores e desenvolve fragrâncias exclusivas que mexem e evocam emoções e lembranças agradáveis, deixando os ambientes sempre aconchegantes. 

A história 
A história começou no início dos anos de 1950 quando químicos da tradicional empresa SC Johnson (conheça essa outra história aqui) utilizaram descobertas feitas durante a Guerra da Coréia para eliminar odores hospitalares com a intenção de criar um novo produto. Finalmente, em 1956, após anos de pesquisas e desenvolvimento, a empresa lançou no mercado americano o GLADE® SCENTS, um aromatizador de ar em aerosol (spray), disponível em duas deliciosas fragrâncias, Blossom e Evergreen. Inicialmente o novo produto era divulgado, principalmente para donas de casa, como uma solução eficaz para combater e eliminar os maus odores provenientes da fritura e do cigarro. Em poucos anos Glade® se tornou um enorme sucesso entre os americanos que desejavam deixar a casa com um cheirinho agradável, trazendo para dentro do lar deliciosas fragrâncias da natureza.
   

O aumento das vendas também levou a criação de novas e exclusivas fragrâncias e o lançamento da marca em outros mercados mundiais, fixando Glade® como líder do segmento em alguns deles. Além disso, o desenvolvimento de novas formas de aplicação do produto fez de Glade® uma marca inovadora e pioneira no segmento. As novidades foram muitas. Começando nos anos de 1960 pelo desenvolvimento de uma nova formulação, que continha em sua base água; pelo lançamento do produto em forma sólida no ano de 1974, que podia ser colocado em qualquer canto do ambiente para refrescar o ar e eliminar odores; e pela eliminação da substância CFC (cloro flúor carbono), causadora da destruição da camada de ozônio, em 1975, três anos antes da lei passar a vigorar em território americano.
   

Os anos de 1990 contaram com lançamentos revolucionários: GLADE® PLUG-INS, versão para ser colocada na tomada, onde através da eletricidade a fragrância era vaporizada no ambiente; e GLADE® NEUTRAFRESH (1999), uma linha desenvolvida com tecnologia capaz de neutralizar os maus odores de cigarro, mofo, gordura e animais domésticos, deixando uma fragrância fresca e suave no ar.
   

Com a chegada do novo milênio a marca Glade® expandiu seu portfólio com o lançamento de outras formas do produto, como por exemplo, GLADE® SCENTED OIL CANDLES (2004), velas aromáticas feitas com óleos essenciais que serviam também como objetos de decoração; GLADE® SACHET, que perfuma continuamente armários e gavetas por até 30 dias, além de possuir um regulador que controlava a saída da fragrância, deixando-a mais ou menos intensa, de acordo com o gosto pessoal de cada um; GLADE® CLIP ON, forma prática e discreta (se encaixa nas grades de ventilação do veículo) para deixar sempre o carro perfumado; GLADE® TECIDO & AR, especialmente desenvolvido para penetrar profundamente nos tecidos (tapetes, estofados, sofás, cortinas, roupa, interiores de automóveis e sapatos de pano), atacando a fonte dos maus odores e deixando no ar uma fragrância agradável e duradoura; e GLADE® AUTO SPORT (2006), cujo design moderno e inovador combinavam com o carro, sendo mais do que um aromatizador de ar, um acessório.
  

A marca voltou a inovar nos anos seguintes com o lançamento, em 2008, de GLADE® SENSE & SPRAY, o primeiro aromatizador de ar automático com sensor de movimento, que libera um spray a cada 30 minutos, sempre que houver movimentação no ambiente. Além disso, o novo produto era pequeno e discreto, não interferindo na decoração do ambiente. Outra novidade da marca foi a linha GLADE® SENSATIONS, que perfuma por 30 dias com fragrâncias suaves e sofisticadas, e possui um refil universal que serve em todos os seus aparelhos. A linha possui a exclusiva tecnologia Techgel: sua fórmula é feita com 95% de fragrância, envolto em uma fina película de plástico que libera o aroma pouco a pouco por 30 dias, proporcionando ambientes sempre perfumados.
   

No final de 2014, em uma ação criativa, a marca através de uma Pop Up Store (loja temporária), auto-intitulada “primeira loja no mundo a vender sensações” e localizada no badalado bairro Meatpacking District, em Nova York, oferecia aromas para todos os olfatos, criando assim uma experiência multissensorial incrível. O curioso era que nenhum produto Glade® estava à venda na loja. Apenas aromas para provocar sensações naqueles que decidissem entrar no local. O ambiente foi cuidadosamente projetado para proporcionar uma experiência diferente. Após conhecer uma seleção de aromas desenvolvidos pela marca, era possível visitar salas decoradas com cores e elementos diferentes e com cheiros que invocavam sensação de frio, de energia, de relaxamento e até de ansiedade.
  

Há quase duas décadas Glade® vem utilizando cada vez mais a estratégia de lançar fragrâncias em edições limitadas para datas comemorativas. Por exemplo, em 2005, a lançou para as festas de final de ano sprays e velas aromáticas inspiradas no artista Thomas Kinkade, que ofereciam opções de aromas típicos dessa época do ano, como por exemplo, baunilha, maçã, canela ou até mesmo torta de abóbora. Desde então, milhões de consumidores aguardam ansiosamente a cada ano o lançamento de novas fragrâncias para comemorar o Natal e o Ano Novo. Mais recentemente Glade® começou a lançar fragrâncias de edição limitadas para estações do ano, como Verão ou Inverno.
  

Durante muitos anos a marca esteve associada ao popular slogan “Created by nature, captured by Glade®” (algo como “Criado pela natureza, capturado por Glade®”), que demonstrava a conexão de seus produtos com a natureza, através de fragrâncias surpreendentes que mexiam com os sentidos de uma forma agradável. E hoje em dia, as exclusivas fragrâncias de GLADE®, baseadas em flores ou frutas, continuam a ajudar a transformar qualquer ambiente da casa, proporcionando a expressão perfeita para qualquer clima ou ocasião, sendo um nome familiar há mais de 65 anos.
   

Especialista em cheiro bom 
A SC Johnson está constantemente investindo milhões de dólares para a criação de fragrâncias exclusivas através de fórmulas avançadas - que duram muito mais - e específicas para cada ambiente da casa, criando uma atmosfera que remete aos prazer para todos que frequentem o ambiente. Quarto, cozinha, banheiro, sala, cada essência é desenvolvida levando em consideração as características e sensações que cada ambiente representa.
   

A marca Glade® oferece em todos os mercados onde atua mais de 50 diferentes fragrâncias, algumas específicas para determinados países. Ultimamente a marca Glade® tem investido em novas fragrâncias que remetem à natureza ou evocam sensações. No Brasil a marca oferece mais de 12 exclusivas fragrâncias, como por exemplo: 
ACQUA: um banho de frescor de frutas com um toque de jasmim - a combinação perfeita para repor as energias. 
FLORAL PERFECTION: elegância e bem-estar se complementam em um perfume suave e cheio de vida, que divide seus mistérios com flores exóticas e delicadas. 
LAVANDA: sofisticada combinação de notas herbais refrescantes com toques cítricos naturais. 
LAVANDA & VANILLA: um momento para relaxar, com o aroma simples e calmante da lavanda e do aconchegante toque de baunilha. 
LAVANDA MARINHA: toques da calmante lavanda se encontram com brisas cítricas renovadoras, criando uma atmosfera que purifica o corpo, a alma e a mente. 
LEMBRANÇAS DA INFÂNCIA: combinação floral e um leve frescor de talco que nos remetem ao cheirinho de bebê, criando uma atmosfera aconchegante, com muito carinho e proteção. 
TOQUE DE MACIEZ: proporciona cheirinho de roupa recém-lavada através de um toque cítrico moderno. 
MANHÃ DO CAMPO (2009): agradável combinação de frutas aquosas refrescantes e um buquê floral verde.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação aconteceu em 1958, quando o logotipo apresentou pétalas estilizadas e nova tipografia de letra. Somente em 1989 ocorreria uma nova remodelação, que apresentou uma tipografia mais arredondada e um traço abaixo do nome. Em 1997 o logotipo ganhou um fundo azul com tonalidades diversas, mas manteve a tipografia anterior. Em 2009, a marca remodelou sua identidade visual mais uma vez, que passou a contar com uma tipografia de letra mais fina e elegante, ganhando uma imagem de modernidade e sofisticação. A remodelação também atingiu as embalagens dos produtos, que passaram a conter mais espaços em branco, passando a sensação de ar puro. Em 2014 a marca apresentou um novo logotipo com uma tipografia de letra ainda mais afinada, um novo símbolo (uma flor com delicadas pétalas) e tonalidades de azul mais claras e delicadas, passando assim uma sensação de total frescor.
  

O logotipo da marca Glade® também pode ser aplicado em fundos azul-marinho ou roxo, como mostra a imagem abaixo.
   

Os slogans 
Own The Vibe. (2023) 
Own the Air. (2022) 
Consciously Crafted Fragrances. (2021) 
True Fragrance. (2019) 
Feel Glade®. (2016) 
Inspired by the Best Feelings in the World. (2013) 
Release the magic. (2010) 
Clever fragrance. (2009) 
The joy of fragrance. (2008) 
And yes, it’s Glade®. (2008) 
The welcoming scent of home. (2007) 
Smells like the real thing. (2007) 
How refreshing. (2007) 
See it. Smell it. Love it. (2006) 
Fill the whole room with fragrance. (2005) 
Breathing life into your home. (2003) 
Create the mood with Glade®. (2002) 
Created by nature, captured by Glade®. (1996) 
Inspired by nature. (1992) 
Puts the freshness back. (1987) 
The fresher air freshener. (anos de 1960) 
Makes stuffiness vanish into fresh smelling air. (anos de 1960) 
Fragrâncias criadas com propósito. (2021, Brasil) 
Sinta Glade®. (2016, Brasil) 
Faz da sua casa um lar. (2012, Brasil)
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1956 
● Criador: SC Johnson 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: US$ 900 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Higiene e limpeza 
● Principais produtos: Desodorizadores 
● Concorrentes diretos: Air Wick, Febreze, Renuzit, Oust, Great Scents, Citrus Magic, Airpure, Ambi Pur, Odonil, Lysol e Yankee Candle 
● Slogan: Own The Vibe. 
● Website: www2.glade.com/pt-br 

A marca no mundo 
Os produtos da marca Glade®, que incluem purificadores/desodorizadores de ar domésticos em várias formas (óleos, géis, velas e sprays) e diversas fragrâncias, são comercializados em mais de 45 países ao redor do mundo, gerando vendas anuais superiores a US$ 900 milhões. Estados Unidos e Canadá são os dois maiores mercados mundiais da marca. No Brasil a marca é uma das líderes de mercado. Glade® pertence a SC Johnson, proprietária de marcas populares. como por exemplo, o repelente OFF!®, os limpadores Mr Músculo e Pato® (saiba mais aqui), e os inseticidas Baygon e Raid (conheça essa história aqui). 


Você sabia? 
Até 2012, em países como Alemanha, Holanda e França, Glade® era comercializado como Brise®
Em 2015 Glade® se tornou o aromatizador de ambiente oficial do FC Barcelona. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 13/5/2024 

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