23.9.11

DOLLAR GENERAL


Lojas simples, práticas e sempre bem localizadas. Atendimento cortês. Descontos constantes de inúmeros produtos de marcas populares. Essa é a fórmula de sucesso da rede varejista DOLLAR GENERAL, que transformou a cor amarela de seu logotipo em sinônimo de preços baixos e, em tempos de crise, tem sido “a melhor amiga” para milhões de americanos. 

A história 
Tudo começou no mês de outubro de 1939 na pequena e pacata cidade de Scottsville, localizada no estado de Kentucky, quando James Luther Turner, com a ajuda de seu filho Cal Turner, e depois de vários fracassos no segmento de varejo, resolveu investir aproximadamente US$ 10 mil para inaugurar um novo estabelecimento, batizado de J.L Turner and Son Wholesale, que vendia produtos populares de diversos segmentos a preços baixos. Rapidamente a loja fez sucesso, especialmente porque os preços baixos eram muito bem-vindos nos tempos de recessão pelo qual o país atravessava.
   

Exatamente no dia 1 de junho de 1955 eles resolveram remodelar uma das lojas da rede, localizada na cidade de Springfield, no estado do Kentucky, que foi rebatizada com o nome de DOLLAR GENERAL STORES, onde todos os produtos vendidos custavam US$ 1 ou menos. O novo formato rapidamente se tornou popular e as outras lojas da rede foram convertidas. Pouco depois, em 1957, o faturamento anual das 29 lojas da rede alcançou US$ 5 milhões. Nos anos seguintes, a rede inaugurou inúmeras lojas em pequenas cidades rurais de outros estados americanos. Além disso, a oferta de produtos também foi ampliada, incluindo alimentos, itens de higiene pessoal, material de limpeza e até utensílios domésticos.
   

O enorme sucesso das lojas de desconto levou a empresa a mudar seu nome oficialmente para Dollar General Corporation em 1968. Quase uma década mais tarde, em 1977, a terceira geração da família assumiu o comando dos negócios. Sob gestão de Cal Turner Jr., que se aposentou em 2002, a DOLLAR GENERAL cresceu em uma velocidade alucinante, através de aquisições de outras redes e inauguração de novas lojas, geralmente localizadas em bairros residenciais de pequenas e médias cidades americanas, atingindo mais de 6.000 lojas e faturamento de US$ 6 bilhões. Com a chegada do novo milênio, a rede iniciou em 2003 a inauguração de um novo formato de lojas (supermercado) que vendiam mais itens de produtos alimentícios e frescos (incluindo frutas, verduras, legumes, ovos e carnes) e eram conhecidas como DOLLAR GENERAL MARKET.
   

Em 2007 a empresa foi adquirida por US$ 7.3 bilhões pelo fundo de investimento Kohlberg Kravis Roberts & Co., que abriu o capital da DOLLAR GENERAL na Bolsa de Valores em 2009. A abertura de capital proporcionou para a empresa uma enorme oportunidade de expansão para outros estados do país com a inauguração de novas unidades. Além disso, a empresa esteve, e ainda está, entre as mais favorecidas pelo atual momento da economia americana, já que com a crise, os consumidores aumentaram as buscas por ofertas e passaram a frequentar mais as redes que trabalham com o conceito de descontos.
   

Em 2011, a varejista lançou seu comércio eletrônico, criando assim mais um canal de vendas para seus consumidores. Nesse mesmo ano, comemorou a inauguração de sua loja de número 10.000, localizada na cidade de Merced no estado da Califórnia. Pouco depois, para facilitar a vida de seus milhões de consumidores, a varejista que mais crescia nos Estados Unidos, lançou um aplicativo que disponibilizava as últimas ofertas e cupons personalizados de acordo com a localização do usuário e com a loja que costuma frequentar. Mais do que uma ferramenta de fidelização o aplicativo se mostrou um dos mais efetivos canais de relacionamento com o consumidor.
   

Em 2013, a varejista iniciou a venda de cigarros como resposta ao seu concorrente Family Dollar, que já comercializava este tipo de item. Em janeiro de 2017, inaugurou na cidade de Nashville, estado do Tennessee, uma loja conceito batizada DGX, cujo foco era o consumidor urbano e comercializava itens de consumo instantâneo, como cafeteria, snacks, sanduíches, comidas prontas, sorvetes e refrigerantes. Pouco depois, em setembro de 2019, a DOLLAR GENERAL comemorou a inauguração de sua 16.000ª loja, na Cidade do Panamá, estado da Flórida. A rede se expandiu para 46 estados americanos em 2020 com a adição de novas lojas em Wyoming e Washington.
   

Em março de 2023, a rede cruzou oficialmente a fronteira e inaugurou sua primeira unidade internacional no México com o nome de Mi Súper Dollar General, localizada em Escobedo, Nuevo León, que oferece itens essenciais para o dia a dia, incluindo alimentos, produtos de saúde e bem-estar, materiais de limpeza, entre outros. Mais recentemente, em fevereiro de 2024, a rede inaugurou sua 20.000ª loja na cidade de Alice no Texas.
  

O crescimento da empresa nos últimos anos foi tamanho que a DOLLAR GENERAL se transformou na varejista com maior número de lojas em território americano, superando inclusive gigantes como o Walmart (conheça essa outra história aqui) e a Target (conheça essa história aqui). A DOLLAR GENERAL, além de vender produtos de empresas reconhecidas como Procter & Gamble (saiba mais aqui), Kimberly-Clark (saiba mais aqui), Unilever (conheça essa história aqui), Kellogg's (conheça essa outra história aqui), General Mills (saiba mais aqui), Hanes (conheça mais aqui), PepsiCo e Coca-Cola (conheça essa outra história aqui), comercializa marcas próprias, entre as quais Clover Valley (mantimentos), Good & Smart (alimentos saudáveis), Sweet Smiles (doces a granel), Heartland Farms (ração e produtos para animais de estimação), Gentle Steps (fraldas e lenços umedecidos), Studio Selection (beleza e cuidados com a pele), Believe Beauty (beleza e maquiagem), TrueLiving (utensílios domésticos), Comfort Bay (toalhas, cobertores e travesseiros), Open Trails (roupas masculinas), Breeze (higiene feminina), OfficeHub (material de escritório) e Bobbie Brooks (roupas femininas).
  

Servindo aos outros 
Muito mais que uma missão de servir aos outros todos os dias, a rede varejista mantém o programa Serving Others, que apoia e ajuda clientes, funcionários e comunidades nas áreas ambiental, social e de governança, através de parcerias permanentes com o Programa Anual de Doações para Desastres da Cruz Vermelha Americana, e com as afiliadas da Feeding America para doação de caixas de alimentos de emergência para apoiar bancos de alimentos. Além disso, a Dollar General Literacy Foundation também apoia clientes interessados em aprender a ler, falar inglês ou se preparar para o teste de equivalência ao ensino médio. Na caixa registradora de cada loja da rede, os clientes podem pegar um folheto com um cartão de resposta com postagem paga que pode ser enviado pelo correio para encaminhamento a uma organização local que oferece serviços gratuitos de alfabetização.
  

A evolução visual 
O logotipo da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. Foi em 1984, com a apresentação de uma nova identidade visual que a cor amarela começaria a se transformar no maior símbolo de reconhecimento da DOLLAR GENERAL. Em 1995, um novo logotipo foi apresentado sem a palavra “stores”. A última remodelação ocorreu em 2009, quando foi adotado um visual mais limpo e moderno, incluindo uma nova tipografia de letra e um tom de amarelo ligeiramente mais claro.
   

O tradicional logotipo da marca pode ser aplicado de diversas formas (incluindo a versão abreviada DG), como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Here for what matters. (2021) 
Let’s Make Real Deals Happen. (2021) 
Let’s Make It Happen. (2019) 
Save time. Save Money. Every Day! (2011) 
It’s your Dollar General. (1997) 
Every day is dollar day at Dollar General Stores. (1980)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de junho de 1955 
● Fundador: Cal Turner e James Luther 
● Sede mundial: Goodlettsville, Tennessee, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Dollar General Corporation 
● Capital aberto: Sim (2009) 
● Chairman: Michael Calbert 
● CEO: Todd Vasos 
● Faturamento: US$ 38.7 bilhões (2023) 
● Lucro: US$ 1.7 bilhões (2023) 
● Valor de mercado: US$ 33.8 bilhões (abril/2024) 
● Lojas: 20.000 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 185.000 
● Segmento: Varejo (lojas de desconto) 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, produtos de higiene e limpeza 
● Concorrentes diretos: Family Dollar, Dollar Tree, Big Lots, 99 Cents Only Stores, Walmart, Costco e Target 
● Ícones: A cor amarela 
● Slogan: Here for what matters. 
● Website: www.dollargeneral.com

A marca no mundo 
Atualmente a DOLLAR GENERAL, uma das mais fortes, poderosas e valiosas marcas do varejo americano, possui mais de 20.000 lojas espalhadas por 48 estados do país que vendem desde alimentos, cosméticos, produtos de limpeza e roupas, até eletrodomésticos, comidas para animais, itens automotivos e até bilhetes de loteria. Os maiores mercados da rede estão localizados no Texas (mais de 1.940 lojas), Carolina do Norte (1.122 lojas), Ohio (1.055 unidades), Flórida (974 unidades) e Geórgia (966 unidades). Em cerca de 50% das localidades onde a DG está presente, ela é a única grande varejista da cidade e aproximadamente 75% da população americana vive atualmente a menos de oito quilômetros de uma de suas lojas. A rede ainda conta com três unidades no México, onde utiliza o nome de Mi Súper Dollar General. Com 31 eficientes centros de distribuição e mais de 185 mil funcionários, a varejista faturou em 2023 mais de US$ 38 bilhões. Cada loja da rede oferece em média 10.000 itens diferentes. 


Você sabia? 
Cerca de 20% dos produtos comercializados nas lojas da rede custam US$ 1 ou menos. 
Aproximadamente 70% de suas lojas está localizada em cidades que são pequenas demais (menos de 20.000 habitantes) para grandes varejistas. 
Em média os consumidores terminam suas compras em 10 minutos em uma das lojas da rede. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 2/4/2024 

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