5.9.11

MAPFRE


Há mais de oito décadas a MAPFRE vem construindo uma trajetória de sucesso baseada em seu principal objetivo: o desenvolvimento de soluções em seguros, produtos financeiros e serviços, que garantam mais qualidade de vida e segurança para seus milhões de clientes em todo o mundo. A condição de atuação internacional da MAPFRE é fundamental para proporcionar cobertura a pessoas físicas e empresas em qualquer lugar do mundo e a qualquer momento. 

A história 
Tudo começou na Espanha no dia 16 de maio de 1933 quando um grupo de proprietários de pequenas áreas agrícolas se uniu para a formação da MAPFRE (uma abreviação de Mutualidad de la Agrupación de Propietários de Fincas Rústicas de España). A nova empresa, na verdade uma cooperativa, tinha como principal objetivo prestar assistência a trabalhadores acidentados. Na década de 1940 a empresa passou a oferecer seguro saúde, o que, nos anos seguintes, quase levou a MAPFRE a falência. Depois de saneada no início dos anos de 1950, a empresa voltou a crescer em território espanhol. E foi justamente em 1955, quando ainda era uma pequena empresa com 169 funcionários, que começou a se converter oficialmente em um grupo segurador, oferecendo uma ampla gama de produtos, como por exemplo, seguros de automóveis, seguros pessoais e de vida e serviços para empresas. Na segunda metade dessa década, o seguro de automóvel (lançado no mercado inicialmente em 1952) era o principal produto da MAPFRE.


Pouco depois, em 1975, a empresa criou sua divisão de resseguros. Dois anos mais tarde, começou sua internacionalização firmando diversas parcerias. No início dos anos de 1980, a MAPFRE ingressou no segmento de serviços financeiros de crédito e, em 1983, assumiu a liderança do mercado espanhol na área de seguros. Além disso, em 1984, a MAPFRE iniciou oficialmente suas operações na América Latina com o começo de suas operações na Colômbia. Neste mesmo ano criou a Comisión de Defensa del Asegurado (Ombudsman), cujo objetivo era prestar um serviço mais ágil e de qualidade aos assegurados. Pouco depois, em 1986, foram inauguradas subsidiárias em Lisboa e Milão, além do início das operações no Paraguai, na Argentina e no Chile. Nos cinco anos seguintes a MAPFRE fortaleceu sua expansão internacional com o ingresso em novos mercados mundiais, especialmente na América Latina.


A empresa espanhola iniciou suas atividades no Brasil em 1992 quando começou o processo de incorporação do Grupo Segurador Vera Cruz, operação concluída em 1996. A integração dos valores e culturas de ambas as empresas mostrou-se sinérgica: o conhecimento do mercado local e o bom relacionamento conquistado pela Vera Cruz com os corretores foram potencializados pela experiência internacional e pela solidez da MAPFRE. Como resultado, o mercado de seguros brasileiro ganhou empresas ágeis, modernas e inovadoras, capacitadas para oferecerem produtos competitivos e adequados à realidade e às necessidades locais. Em 2005 a empresa espanhola iniciou a venda de seguros de viagens. Já em 2010, constituiu uma aliança estratégica com o Banco do Brasil no segmento de seguros. Mais recentemente, em 2016, a MAPFRE ingressou no enorme mercado indiano.


Atualmente a MAPFRE supera as expectativas de seus clientes com produtos inovadores, processos e serviços de alta qualidade e credibilidade, preços justos, atendimento eficaz e personalizado. A empresa espanhola ainda amplia e fortalece resultados mútuos com seus corretores, parceiros de distribuição, difundindo seu amplo portfólio de produtos, com relacionamento segmentado, atuação nacional e multicanal. A empresa oferece serviços como gestão de fundos de investimentos que atendem aos segmentos de pessoa física, jurídica e institucional; consórcios, auxiliando assim quem quer investir; capitalização, para que pessoas físicas e jurídicas poupem dinheiro por meio de pagamentos de títulos únicos ou mensais; previdência e vida resgatável, planos individuais e empresariais com um portfólio completo de produtos; saúde, com foco na participação ativa da vida cotidiana de seus beneficiários, oferecendo apoio e suporte; e assistência, especializada no atendimento a empresas referências no mercado como montadoras multinacionais, seguradoras e instituições financeiras. Além disso, a empresa oferece o CLUB MAPFRE, um programa onde todo segurado tem acesso a um mundo de benefícios e vantagens exclusivas, como descontos especiais em estacionamentos, cursos, academias e muito mais.


A evolução visual 
Ao longo dos anos o tradicional logotipo da MAPFRE, conhecido como “trébol”, passou por pequenas alterações, apenas para acompanhar a evolução dos tempos. A última remodelação ocorreu em 2003. O logotipo também pode ser aplicado na horizontal, com o símbolo do lado esquerdo.


Os slogans 
Se tem Mapfre, tem jeito. (2015) 
Pessoas que cuidam de pessoas. (2012) 
A seguradora diferente. (2009) 
A seguradora global de confiança. 
Tu aseguradora global de confianza. 
Aseguramos su calidad de vida.


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 16 de maio de 1933 
● Fundador: Proprietários espanhóis de pequenas áreas agrícolas 
● Sede mundial: Madri, Espanha 
● Proprietário da marca: Mapfre S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● Chairman & CEO: Antonio Huertas 
● Faturamento: €27.9 bilhões (2016) 
● Lucro: €775 milhões (2016) 
● Valor de mercado: €8.48 bilhões (novembro/2017) 
● Clientes: 34 milhões 
● Presença global: 51 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 38.000 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Seguros, resseguros e gestão de investimentos 
● Concorrentes diretos: Allianz, AIG, AXA, Zurich, Nationwide, Generali e ING 
● Slogan: Se tem Mapfre, tem jeito. 
● Website: www.mapfre.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a MAPFRE, que atua nos segmentos de seguros (automóveis, motocicletas, vida, patrimonial, entre outros) resseguros, financeiros e de serviços, está presente em mais de 50 países ao redor do mundo, prestando seus serviços para mais de 34 milhões de clientes através de 80 mil corretores, agentes e representantes e mais de 5.400 pontos de serviço, alcançando faturamento superior a €27 bilhões em 2016. Além disso, a empresa é líder absoluta no mercado espanhol, detém posições de destaque em toda a Europa e América Latina, está entre as cinco principais seguradoras não vida na Europa e entre as 20 principais seguradoras de automóveis nos Estados Unidos. Por reunir uma grande rede de seguradoras e possuir acordos com empresas dos Estados Unidos, Ásia e Europa, a empresa se torna capaz de oferecer serviços sem fronteiras. Seus principais mercados são Espanha, Brasil (onde conta com 12.300 corretores ativos e mais de 18 milhões de segurados) e Estados Unidos. 

Você sabia? 
A empresa espanhola ainda mantém a Fundación MAPFRE, instituição sem fins lucrativos, que promove e desenvolve atividades de interesse geral da população. Criada em 1975 e presente em 29 países, no Brasil atua para disseminar valores, promover o acesso à cultura e contribuir com o bem-estar da sociedade, apoiando e desenvolvendo iniciativas nas áreas de Ação Social, Prevenção e Segurança Viária, Seguro e Previdência Social e Promoção da Saúde. 
O tenista Rafael Nadal é o principal garoto-propaganda da marca espanhola. Além disso, desde 2015 a MAPFRE patrocina o barco espanhol na Volvo Ocean Race, competição marítima conhecida como a “Volta ao Mundo à Vela”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 22/11/2017

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