9.4.13

PRINCE


Há quase cinco décadas a PRINCE tem uma única obsessão: desenvolver e empregar alta tecnologia em equipamentos de esportes de raquete para ajudar os tenistas a jogarem em altíssimo nível. Uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento do tênis, a marca sempre esteve nas mãos, e também nos pés, dos maiores e mais consagrados tenistas do mundo. Portanto, não é exagero afirmar que a PRINCE é parte integrante da história e do desenvolvimento do tênis. 

A história 
A história começou em 1970 na cidade de Princeton (de onde derivaria o nome da marca), estado americano de Nova Jersey, quando o inventor e empreendedor Robert “Bob” H. McClure (com 77 anos de idade), que passou grande parte de sua vida vendendo móveis, materiais de construção e outros produtos industriais, juntamente com um parceiro de tênis, Jerry Sweeton, trabalhando na garagem de sua casa, reverteu o motor de um aspirador de pó para produzir, ou melhor, inventar, a primeira máquina automática lançadora de bolas de tênis, que foi prontamente batizada de Little Prince. Foi uma verdadeira revolução para o esporte. Isto porque, a partir de então os tenistas podiam treinar em alto nível, melhorando suas rebatidas e principalmente aprimorar seus fundamentos. A história da PRINCE começaria a mudar pelas mãos de Howard Head, fundador da empresa de equipamentos de esqui Head, e que foi o responsável por inventar o primeiro esqui de metal alpino, quando ele, depois de vender sua empresa e se aposentar, resolveu fazer aulas de tênis. Foi neste momento que Head teve o primeiro contato com as máquinas da PRINCE em seus treinamentos. Mas ele ficou frustrado pela lentidão do jogo. E foi aí que resolveu tornar o esporte mais divertido e competitivo.


O senhor Head se uniu a PRINCE com o objetivo de desenvolver uma raquete melhor, já que naquela época as raquetes eram de madeira e muito pesadas. Depois de inúmeras pesquisas ele desenvolveu uma raquete de tamanho maior (“oversize”), de 110 polegadas, e mais leve que as existentes no mercado, já que utilizava alumínio em sua composição. A nova raquete foi batizada de PRINCE CLASSIC e lançada no mercado em 1976. A raquete mudou o jogo de tênis, deixando-o mais rápido, dinâmico e divertido. Não demorou muito para que outras fabricantes também adotassem esse novo modelo de raquete. E também não demorou muito para que o senhor Head comprasse a empresa. Os primeiros tenistas a adotarem a nova raquete PRINCE foram Pam Shriver, Gene Mayer, Jimmy Arias e Pat Cash. Em 1977, mais uma inovação: o lançamento da Prince Original Graphite (POG), primeira raquete feita de grafite. Além de leve, a POG era caracterizada pela barra transversal estabilizadora na garganta da raquete que reduzia significativamente a vibração de bolas batidas fora do sweet-spot (área de batida). Nos anos seguintes essa raquete, que proporcionava mais velocidade e controle na hora de rebater, foi adotada por vários jogadores de elite, como por exemplo, Andre Agassi, Michael Chang, Gabriela Sabatini e Monica Seles.


As inovações da PRINCE continuaram em 1978, quando a empresa criou a primeira corda de multifilamentos. No início dos anos de 1980 a empresa começou a produzir as indispensáveis bolsas de tênis para carregar e proteger as raquetes. Em 1984, dando continuidade ao seu compromisso de suprir todas as necessidades de um jogador, a PRINCE apresentou sua primeira linha de roupas para a prática do esporte. No ano seguinte introduziu o TPU-4000, um calçado leve, confortável e durável, desenvolvido especificamente para a prática do tênis. A PRINCE PADEL surgiu em 1986, no auge deste esporte na Argentina. A partir de então a marca passou a produzir raquetes para este esporte (uma mistura de squash com tênis). No final desta década, em 1989, a PRINCE criou o Constant Taper System (CTS), um revolucionário sistema de desempenho na devolução da bola, dando mais potência sem comprometer o controle ou o conforto.


Já no início da década de 1990, a Prince Padel seguiu sua filosofia de inovação tecnológica e desenvolveu uma raquete com quadro de grafite, adaptando para o esporte o quadro que era usado para raquetes de tênis. Em seguida, surgiu a tecnologia so-called (“núcleo célula”) e lançou a primeira raquete sem o uso de madeira em sua composição, pondo fim na era das raquetes de madeira para a prática de padel. Em 1995 a marca apresentou a tecnologia LONGBODY (raquetes de até 2 polegadas mais compridas que as convencionais), que tornou a raquete PRINCE número 1 em vendas no mundo, e com a qual o americano Michael Chang conquistou o posto de segundo melhor tenista no ranking. E as novidades não pararam. Em 1999 apresentou as raquetes Triple Threat, um sistema revolucionário que oferecia a primeira tecnologia capaz de proporcionar perfeito equilíbrio e estabilidade na rebatida da bola.


O ano de 2005 foi repleto de novidades. Primeiro a marca introduziu a tecnologia O³, com largos furos ao redor do aro (buracos em que se passa a corda), criando assim um quadro mais aerodinâmico e oferecendo mais espaço para a corda se movimentar na hora da batida na bola. Depois apresentou suas novas bolas de tênis, projetadas especificamente para jogadores profissionais do mais alto nível, que exigem alta qualidade, ótima “jogabilidade” e visibilidade. Em 2008 a empresa relançou sua divisão de vestuário com a introdução do Aerotech, um tecido de alto desempenho projetado com uma tela avançada, que fornecia ajuste dinâmico, proteção e ventilação superior para ajudar os tenistas a executarem o seu melhor em quadra. No ano seguinte lançou oficialmente a tecnologia EXO³, que equipava suas novas gerações de raquetes. Essa revolucionária tecnologia transferia até 26% mais energia de volta para bola no momento do impacto. Em 2017, a marca incorporou à sua linha de produtos a primeira raquete com amortecimento antivibração para padel. Essa raquete, batizada de PREMIER, conta com uma tecnologia de propulsão AHS e perpetua a longa história de avanços tecnológicos da PRINCE, buscando sempre aprimorar seus produtos para que os jogadores possam desfrutar da raquete em qualquer nível com a melhor qualidade e garantia.


A empresa tem alavancado a sua exposição internacional nos últimos anos, patrocinando alguns dos mais importantes atletas de elite do esporte, como por exemplo, o americano John Isner, os irmãos Bob e Mike Bryan (uma das melhores duplas da história), os espanhóis David Ferrer e Juan Carlos Ferrero, o belga Xavier Malisse, o francês Lucas Pouille e as tenistas Daniela Hantuchova e Jelena Janković. A marca PRINCE continua constantemente escrevendo novas páginas na história do tênis, redefinindo continuamente o cenário dos esportes de raquetes, trazendo para o mercado os produtos mais inovadores. E atualmente, oferece tecnologias dedicadas a todos os jogadores apaixonados pelo esporte, dos campeões aos iniciantes. Com um forte compromisso de pesquisa e desenvolvimento e foco em inovações técnicas radicais dos produtos, a PRINCE é amplamente reconhecida como a primeira marca a comercializar muitas das tecnologias mais importantes dos últimos 40 anos no universo do tênis: Oversize (raquete com superfície maior), Longbody (mais longa) e EXO³; a primeira corda de multifilamentos; o primeiro tênis “Natural Foot Shape”, com o formato natural dos pés; e a primeira corda de tripa sintética. Apenas algumas das contribuições que a PRINCE tem feito para o tênis.


Os slogans 
Rule the court. 
Who’s next.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1970 
● Fundador: Robert H. McClure 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Prince Global Sports LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Authentic Brands Group LLC) 
● CEO: Jamie Salter 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Raquetes, bolas de tênis, malas e calçados esportivos 
● Concorrentes diretos: Head, Wilson, Penn, Dunlop, Slazenger, ProKennex, Teloon e Babolat 
● Slogan: Rule the court. 
● Website: www.princebrasil.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a PRINCE, que distribuiu seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo, oferece uma vasta linha de equipamentos para tênis, squash, beach tennis e badminton, desde raquetes e bolas à vestuários, calçados, malas, cordas, grips, máquinas, acessórios e instruções para encordoamento. Em adição aos seus produtos, a PRINCE também patenteia tecnologia que pode ser encontrada em equipamentos de lacrosse, arco e flecha, beisebol e hóquei na grama. Desde 2012, a PRINCE pertence ao Authentic Brands Group, também proprietário de marcas famosas como Aeropostale, Nautica e da revista Sports Illustrated

Você sabia? 
A Prince Classic, lançada em 1976, se tornou a raquete mais bem-sucedida na história do tênis. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/8/2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário