15.4.13

SOCOCO


Seu nome é sinônimo de coco. Seja na caprichada peixada ou no irresistível bobó de camarão no almoço de domingo, no inconfundível bolo de coco no lanche da tarde ou na saudável água de coco para refrescar e hidratar, há quase meio século a SOCOCO está presente nas mesas de milhares de famílias no Brasil e no mundo.

A história
A história começou na década de 1960, em Maceió, uma das capitais mais belas do país situada no Estado de Alagoas, quando surgiu o que seria a maior empresa de derivados de coco do mundo. Isto aconteceu em 1996 quando um grupo português resolveu fundar a SOCOCO, que nascia com a ousada proposta de produção, processamento e distribuição de derivados de coco tanto no país como no exterior, buscando ampliar os horizontes e modernizando a própria concepção da indústria do coco. No ano seguinte estreava no mercado o primeiro produto da nova empresa: o Coco Ralado. Em um processo seletivo dos melhores cocos, a polpa era triturada, resultando em um equilíbrio no teor de gordura. Devido à ausência de glúten, este ingrediente se tornou indispensável em milhares de cozinhas do país, dando água na boca nos apreciadores de um bom coco ralado. Dois anos depois, a SOCOCO surpreendeu o mercado ao lançar o Leite de Coco Tradicional. O diferencial na consistência agradou especialmente a donas de casa e chefes de restaurantes, que começaram a utilizar o ingrediente nas principais receitas, das mais simples as mais sofisticadas.


Para quem pensava que a produção de coco era apenas entender de plantação de coqueiros se enganava. Como resultado de um maciço investimento em estudos e pesquisas junto ao renomado Institut de Researches pour les Huilles et Oleagineaux (IRHO), sobre áreas de melhor adequação de espécies híbridas de coco, nascia em 1979 uma unidade no município de Moju, a 110 km de Belém do Pará. A implantação da Fazenda SOCOCO em Moju, fez dos 20 mil hectares os mais representativos da América Latina. No início da década de 1980, os bolos e doces ganharam um toque pra lá de especial com o lançamento do FLOCOCO SOCOCO. Além dos doces, os pratos salgados também foram beneficiados com o sabor do coco cortado em fios na medida certa para as receitas. Além disso, o lançamento do Doce de Coco veio para atender às necessidades dos novos consumidores, com a praticidade de uma sobremesa pronta. Em 1982, um grupo de investidores alagoanos, entre os quais Emerson Tenório, adquiriu a empresa de seus fundadores portugueses. No mês de outubro de 1984, o tradicional Leite de Coco ganhou uma versão “Mais”. Mais sabor do coco em garrafas de 200 e 500 ml.


Em 1987 a Unidade de Processamento Industrial no município de Ananindeua (região da grande Belém do Pará), através da mais avançada tecnologia e rígido controle de qualidade, iniciou o processamento dos frutos colhidos na fazenda. No ano seguinte a SOCOCO lançou outro produto da linha Mais Coco, que como o nome sugere, oferecia muito mais sabor de coco, pois recebia uma desidratação parcial da polpa dos melhores frutos. O ano de 1991 foi marcado por um lançamento inovador: Água de Coco em garrafa, o que possibilitou agregar sabor à praticidade. Antes descartada como resíduo pela indústria de alimentos, ou usada no campo para aguar os coqueirais, a água de coco se transformou em um produto em ascensão no mercado. Afinal, nesta época, quem quisesse beber água de coco tinha de recorrer aos ambulantes espalhados pelas praias e ruas das cidades. Quatro anos após esse lançamento a empresa aproveitou uma grande oportunidade comercial para lançar a Água de Coco em caixas de 200 ml e um litro. As inovações da SOCOCO não pararam por aí. Sempre com a preocupação de proporcionar sabor e qualidade à vida dos consumidores, lançou em 1996 o Leite de Coco Light, com 50% de calorias a menos; e o Sweet Coco, produto que tinha a consistência do coco ralado, úmido e adoçado, e que atraiu consumidores que desejavam um produto com aspecto e sabor do fruto ralado na hora.


O novo milênio começou com lançamentos de dar água na boca: Sweet Flocos, deliciosos fios de coco, úmidos e adoçados, que agradou aos consumidores que desejavam um corte especial, principalmente em coberturas e recheio de receitas doces. No ano seguinte, o calor do verão ganhou um antídoto perfeito. O lançamento da linha SOCOCO MAIS, que oferecia o delicioso sabor da água de coco adicionado ao refrescante sabor da tangerina. Em 2007, da combinação ideal entre soja e suco, surgiu a linha de bebidas SOYSUCO, lançada inicialmente em quatro sabores (maçã, pêssego, uva e original). Em 2010 essa linha ganhou a versão Zero Açúcar. Atualmente além de manter a liderança no mercado interno a SOCOCO também pretende ampliar sua capacidade de exportação, investindo na expansão da área plantada para este fim e prevendo alcançar em 2015/2016 a marca de 70 milhões de litros de água de coco envasada, o que dará amplas condições de participar do mercado internacional sem desabastecer as gôndolas brasileiras.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1966
● Fundador: Um grupo português
● Sede mundial: Maceió, Alagoas, Brasil
● Proprietário da marca: Sococo S.A. Indústrias Alimentícias
● Capital aberto: Não
● Diretor presidente: Emerson Tenório
● Faturamento: R$ 605 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Fábricas: 3
● Presença global: + 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 4.000
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Leite de coco, coco ralado e água de coco
● Concorrentes diretos: Ducoco, Bomcoco e Kero-Coco
● Website: www.sococo.com.br

A marca no mundo
A SOCOCO, com suas três unidades fabris, localizadas em Maceió, Moju (a maior fazenda de coco no mundo) e Ananindeua, abastece, com produtos derivados do coco (especialmente coco ralado, leite de coco e água de coco), o mercado nacional e mais de 10 países ao redor do mundo, como por exemplo, Argentina, Estados Unidos, França e Japão. Atualmente a SOCOCO envasa aproximadamente 57% da água de coco disponível no mercado brasileiro, somando 39 milhões de litros. Já no segmento de coco ralado a marca responde por 52% das vendas nacionais. Além disso, a empresa mantém mais de 1.45 milhões de coqueiros, sendo 1 milhão deles da variedade híbrida e 450 mil plantas da variedade anã. Em 2012 a empresa colheu mais de 100 milhões de cocos.

Você sabia?
Na maior fazenda de coco do Brasil, no município paraense de Moju, para colher 400 mil frutos diariamente são necessários 240 funcionários. Mas, sem a ajuda de aproximadamente 100 jegues, o trabalho ficaria inviável. Cada jegue carrega duas cestas, e nelas cabem 145 frutos.
Na indústria, por exemplo, o coco seco da SOCOCO é transformado nos chocolates Prestígio, da Nestlé, e Fricote, da Garoto, além de servir para o picolé Kibon, da Unilever.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 15/4/2013

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