Quer saber se um determinado hotel em São Paulo é bom? Se vale a pena comer em tal restaurante em Nova York? Se um museu em Paris é um bom programa? Ou mesmo se um famoso ponto turístico em Cingapura é uma tremenda roubada? O TRIPADVISOR surgiu justamente com essa missão: ajudar milhões de pessoas ao redor do mundo a planejar e vivenciar uma viagem perfeita através de dicas e recomendações de pessoas que já estiveram no destino escolhido. Em pouco mais de duas décadas o TRIPADVISOR se transformou em um recurso imprescindível e definitivo para pessoas que buscam desfrutar de momentos inesquecíveis durante uma viagem.
A história
Tudo começou no ano de 1999 quando Steve Kaufer (foto abaixo) e sua mulher, Caroline, resolveram fazer uma viagem turística para a paradisíaca Cancun no México. Após voltarem de uma agência de turismo com panfletos e preços de três opções de hotéis (econômico, moderado e luxuoso) para se hospedarem, eles recorreram à internet para aprofundar as pesquisas e decidir qual a melhor escolha baseada no que outras pessoas tinham a dizer sobre esses estabelecimentos. E rapidamente descobriram que os sites mostravam basicamente as mesmas fotos e descrições. Diante dessa enorme frustração, Steve, que era engenheiro de computação formado pela tradicional Universidade de Harvard, reuniu alguns amigos, entre os quais Langley Steinert, Nick Shanny e Thomas Palka, levantou dinheiro (aproximadamente US$ 1.3 milhões) com alguns investidores, e no mês de fevereiro de 2000 fundou a TRIPADVISOR (cujo nome significa algo como Conselheiro de Viagens).
A ideia era criar um site que não seguisse o modelo de guia de viagens tradicional para adotar uma postura mais informal. Nele, os próprios internautas poderiam comentar os serviços de hotéis, companhias áreas, locadoras de automóveis, restaurantes, museus e atrações turísticas, dentre outros locais que um turista com certeza iria precisar em algum momento de sua viagem. Depois de meses de um árduo trabalho, o site foi ao ar no mês de outubro deste mesmo ano. A coruja estilizada de seu logotipo tinha uma explicação: na história da humanidade, as corujas simbolizam o conhecimento e a sabedoria (muitas vezes retratadas como grandes conselheiras). E era justamente isso a missão do TRIPADVISOR.
O novo empreendimento foi uma revolução na forma como as pessoas planejavam viagens, possibilitando-lhes acesso a opiniões, recomendações e dicas de provedores de hospedagem (hotéis), companhias aéreas, restaurantes e atrações turísticas em todo o mundo feitas por outros consumidores e viajantes. Inicialmente o TRIPADVISOR foi um sucesso e teve boa aceitação. Mas aí ocorreram os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, criando um verdadeiro pânico das pessoas em viajar. Para superar este período difícil, a empresa resolveu vender espaços publicitários para grandes agências de turismo, como por exemplo, Expedia (conheça essa outra história aqui) e Travelocity. Nos anos seguintes, com o rendimento gerado por cliques nos anúncios o TRIPADVISOR não somente conseguiu reverter à situação difícil como começou a ganhar dinheiro. E isto chamou a atenção de grandes investidores. Em 2004, como única forma de crescer, Steve vendeu a empresa para a InterActive Corporation (também proprietária da Expedia), mas continuou no comando dos negócios.
Com a entrada de novos proprietários e investidores o TRIPADVISOR iniciou o lançamento de sites locais em vários idiomas, como por exemplo, em 2006 quando o TRIPADVISOR foi lançado na Europa ou em 2009 quando estreou na China, depois viriam versões em língua portuguesa, em sueco e holandês. Ainda este ano, a empresa lançou o Vacation Rentals, que ajudava os administradores e proprietários individuais a listar suas propriedades e mostrar alternativas de hotéis no site. Foi nesta época, em 2010, que a empresa lançou o TRIPADVISOR FOR BUSINESS, uma nova divisão dedicada à indústria do turismo que fornecia acesso incomparável aos milhões de visitantes mensais do site em todo o mundo, permitindo aos hoteleiros converter potenciais clientes em hóspedes pagantes. Este ano também foi marcado pela continuação de sua expansão internacional com o lançamento de sites locais na Turquia, Dinamarca, México, Polônia, Noruega e Austrália.
No final de 2011, o maior site mundial de viagens iniciou sua trajetória como uma empresa independente ao abrir capital na Bolsa de Valores. No ano seguinte, a empresa lançou um novo serviço batizado de TRIPADVISOR TRIP FRIENDS, onde através da rede social Facebook (conheça essa outra história aqui) era possível pedir dicas e conselhos a amigos e parentes sobre o melhor ou determinado lugar para viajar. A nova aplicação permitia aos membros da rede que estavam planejando fazer uma viagem identificar amigos que já visitaram o local escolhido, através do programa Cities I’ve Visited do próprio Facebook. Como resultado de uma parceria com a consultoria Rainforest Alliance e com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) foi lançado em 2013 o programa EcoLíderes, que indica quais os hotéis e pousadas com melhores práticas de sustentabilidade cadastrados no site. O programa já foi lançado em outros 70 países e desde então certificou mais de 8 mil estabelecimentos de hospedagens.
A partir de meados de 2014, o TRIPADVISOR começou a expandir a forma como os consumidores podiam utilizar o site. Por exemplo, em junho, lançou sua plataforma de reservas instantâneas para usuários de dispositivos móveis e visitantes do site nos Estados Unidos e concluiu aquisições de sites como lafourchette e Viator, especializados em reservas de restaurantes e atrações, respectivamente. Com essas iniciativas - mais a ferramenta de comparação de preços -, o TRIPADVISOR ampliou as opções de reservas para consumidores em seu próprio site. Em abril de 2017, o TRIPADVISOR anunciou que a plataforma atingiu a marca de 500 milhões de avaliações e opiniões postadas pelos usuários, que avaliaram diversos pontos turísticos pelo mundo ao longo dos 17 anos de existência da empresa. Nesta época, a atração turística mais avaliada no TRIPADVISOR era a Basílica da Sagrada Família, em Barcelona na Espanha, com 104 mil avaliações, entre os hotéis o Luxor Las Vegas vencia com mais de 28 mil opiniões e entre os restaurantes o Pasteis de Belém de Lisboa, contava com aproximadamente 25 mil opiniões de viajantes.
O TRIPADVISOR, a mais famosa comunidade de viajantes do mundo, onde pessoas de diversas partes do planeta compartilham diariamente comentários e opiniões sobre hotéis, pontos turísticos, restaurantes, companhias aéreas e passeios, começou a se transformar em uma rede social a partir de 2018. Isto porque deu aos usuários a opção de se conectar com amigos, influenciadores, marcas e veículos de comunicação especializados, a fim de construir um feed (área alimentada pelas sugestões de quem escolheu seguir) e planejar as suas viagens. Ou seja, junto com milhões de avaliações e opiniões já registradas na plataforma, os integrantes poderiam criar e visualizar novas formas de conteúdo, incluindo fotos, vídeos e artigos.
A pandemia de COVID-19 e as restrições de viagens impostas pela grande maioria dos países afetaram de forma descomunal os negócios do TRIPADVISOR, que assistiu a uma grande queda no faturamento e fechou 2020 com um prejuízo milionário. Porém, em 2021, com o avanço da vacinação, a queda nas restrições de deslocamento e a gradual diminuição das medidas restritivas, os viajantes começaram a voltar e os acessos ao TRIPADVISOR apresentaram enorme aumento. A pandemia também fez com que a empresa se reinventasse e lançasse novos produtos e serviços, como por exemplo, a ferramenta TRAVEL SAFE, cujo objetivo é ajudar os viajantes a encontrar, filtrar e validar informações de saúde e segurança (limpeza, higienização e diretrizes para o uso de máscara e distanciamento social) para o estabelecimento escolhido (hotéis ou restaurantes). Além disso, lançou o TRIPADVISOR PLUS, um serviço de assinatura que fornece aos clientes acessos a descontos em bilhetes, passeios e atrações e conselhos de viagens personalizados, bem como estadias com desconto em mais de 100.000 hotéis em todo o mundo, além de outras vantagens.
Hoje em dia o TRIPADVISOR oferece inúmeros tópicos e temas que contam com milhões de opiniões, dicas e recomendações, além da possibilidade de fazer reservas. Nas palavras da empresa “O TRIPADVISOR oferece a sabedoria de outros viajantes para ajudar as pessoas a decidirem onde ficar, qual voo pegar, o que fazer e onde comer”. O TRIPADVISOR permite que o usuário leia os reviews dos viajantes, compare preços e realize reservas diretamente da plataforma; faça perguntas e compartilhe suas opiniões, conselhos e experiências em discussões interativas; e acesse ao Índice de Popularidade de Hotel, um ranking baseado em uma série de fatores, como qualidade, atualização do conteúdo no site e hospitalidade. Oferece também guias com informações detalhadas sobre destinos, incluindo opiniões sobre hotéis, restaurantes e passeios, assim como sugestão de itinerários.
Todos os anos o TRIPADVISOR concede selos de qualidade a estabelecimentos, destinos, atividades e atrações que atendem às exigências da comunidade de viajantes/usuários. Entre os mais importantes estão:
● Certificado de Excelência
Concorrem ao certificado os estabelecimentos do setor de turismo e hotelaria que oferecem serviços de alta qualidade e receberam avaliações excelentes dos viajantes no último ano.
● Travellers’ Choice
Criado em 2002, é o prêmio máximo que o TRIPADVISOR pode conceder. Os vencedores dos prêmios TRAVELLERS’ CHOICE são selecionados anualmente com base nos feedbacks e experiências dos maiores especialistas: viajantes reais que já estiveram nos destinos. O prêmio reflete “o melhor dos melhores” em termos de serviço, qualidade e satisfação do cliente nas categorias hotéis, restaurantes, companhias aéreas, destinos, praias, parques nacionais e experiências (o que fazer). Em 2021, o vencedor do TRAVELLERS’ CHOICE na categoria hotéis foi o “Hotel Colline de France” localizado na cidade de Gramado no Brasil.
A coruja sempre esteve presente no logotipo da marca. Ganhou até um nome: Ollie. Mas em 2017, para o lançamento de uma enorme campanha global, o TRIPADVISOR resolveu apresentar uma mascote animada. Surgiu então, LITTLE WISER, uma coruja com sotaque britânico e grande senso de humor, sempre vestida em seu indefectível roupão de banho branco e às vezes empoleirada em um travesseiro de quarto de hotel. A campanha tinha como objetivo mostrar que o TRIPADVISOR não queria ser conhecido apenas por avaliar viagens - mas também queria ser conhecido por suas transações (a compra e reserva de preços em hotéis e passagens aéreas). E a nova mascote seria a responsável por ajudar a lidar com o novo posicionamento, remodelar a imagem da marca e mudar a percepção do público.
Os comerciais da campanha apresentavam a coruja viajando pelo mundo com um apetite insaciável por incríveis ofertas de hotéis e uma inclinação para explicar como consegui-las. O slogan da campanha era: “Tripadvisor: latest reviews, lowest prices” (em português algo como “últimas avaliações, preços mais baixos”). Inicialmente veiculada em oito países (como Estados Unidos, Reino Unido, França, Espanha e Austrália), nos anos seguintes a campanha com a perspicaz mascote foi responsável por mudar a percepção da marca de simplesmente um site de avaliações para um destino de reserva de viagens completo. Assista à um dos comerciais da campanha abaixo.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou apenas por uma grande remodelação em sua história. Isto ocorreu em 2020, quando a marca apresentou um novo logotipo, no qual a clássica corujinha (cujo nome é Ollie) foi redesenhada. As formas se tornaram mais simples, com o objetivo de se adaptar melhor às várias resoluções e tamanhos dos dispositivos. A grafia do nome também sofreu algumas mudanças sutis. O nome ganhou o “T” maiúsculo e agora pode ser lido como uma única palavra, não havendo mais a separação entre “trip” e “advisor”, que aparecia no logotipo antigo com cores diferentes. O logotipo pode ser aplicado com a coruja acima ou no lado esquerdo do nome da marca.
Já a coruja perdeu suas cores, pupilas e passou a ser aplicada sob um fundo com coloração esverdeada, como mostra a imagem abaixo.
Tripadvisor: latest reviews, lowest prices. (2017)
Know better. Book better. Go better. (2016)
Reviews from our community. (2011)
Reviews you can trust.
World’s most trusted travel advice. (2010)
Get the truth. Then go.
The world’s largest travel site.
O maior site de viagens do mundo. (Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 2000
● Fundador: Stephen Kaufer, Langley Steinert, Nick Shanny e Thomas Palka
● Sede mundial: Needham, Massachusetts, Estados Unidos
● Proprietário da marca: TripAdvisor Inc.
● Capital aberto: Sim (2011)
● Chairman: Gregory B. Maffei
● CEO & Presidente: Stephen Kaufer
● Faturamento: US$ 604 milhões (2020)
● Lucro: - US$ 289 milhões (2020)
● Valor de mercado: US$ 3.33 bilhões (dezembro/2021)
● Usuários ativos: 400 milhões
● Presença global: 188 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.600
● Segmento: Turismo
● Principais produtos: Recomendação e reservas de hotéis, restaurantes e passeios
● Concorrentes diretos: Trivago, Expedia, Kayak, Booking.com, Foursquare, Airbnb, Wikitravel, Hopper, TripIt, Yelp e Decolar
● Ícones: A coruja Ollie
● Slogan: Tripadvisor: latest reviews, lowest prices.
● Website: www.tripadvisor.com.br
A marca no mundo
Atualmente o TRIPADVISOR está presente com sites locais em mais de 49 países (como Estados Unidos, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Espanha, Inglaterra, China e Brasil), disponíveis em 28 idiomas diferentes, fornecendo informações, recomendações, dicas confiáveis, comparações e reservas que acrescentam uma enorme perspectiva para qualquer planejamento e decisão de viagem. O TRIPADVISOR, que recebe mais de 460 milhões de visitantes de 188 países por mês e possui mais de 400 milhões de usuários ativos, se transformou no site de turismo mais visitado no mundo. O TRIPADVISOR oferece mais de 988 milhões de reviews e opiniões de aproximadamente 8 milhões de estabelecimentos (incluindo mais de 1.4 milhões de hotéis, pousadas e alojamentos, 850.000 propriedades para alugar, mais de 5.2 milhões de restaurantes e 1.2 milhões de experiências de viagem), 25 milhões de fotografias amadoras sobre 2.5 milhões de propriedades em 120 mil destinos ao redor do mundo.
Você sabia?
● O TRIPADVISOR conta com reviews de restaurantes em 99% de todos os países do mundo, exceto na Somália e nas Ilhas Marshall. O site oferece reviews de atrações em 98% de países no mundo, exceto Sudão do Sul, Nauru e Guiné Equatorial.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Time), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 17/12/2021
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