Criada há mais de um século nos Estados Unidos, a Swift cresceu e se desenvolveu, passando a fazer parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo e transformando a forma como compram e consomem a proteína animal. Por exemplo, no Brasil a Swift cada vez mais conquista espaço na mesa dos brasileiros e inova para estar presente em todos os momentos e em todas as refeições.
A história
A marca tem suas origens com Gustavus Franklin Swift que, em 1853, então com apenas 14 anos, começou a trabalhar no pequeno entreposto de comercialização de carnes que sua família mantinha, e onde abatiam bovinos, ovinos e suínos, criados na própria fazenda no estado americano do Colorado. Pouco depois, em 1855, encorajado pelo seu pai e com um empréstimo de US$ 20 o jovem abriu um pequeno açougue na cidade de Cape Cod, estado do Massachusetts, que vendia carnes de alta qualidade para a vizinhança. Em 1869, ele inovou no mercado de carne bovina passando a comercializar cortes diferenciados a seus clientes. Finalmente em 1875, Gustavus se mudou para a cidade de Chicago, que então era o centro de abate de gado do país e onde, no ano de 1878, em sociedade com o seu irmão fundou a Swift & Company, construindo um grande abatedouro. No primeiro dia de funcionamento o frigorífico abateu 32 cabeças de gado. A partir daí ele iria se tornar, nos anos seguintes, o maior distribuidor de carne dos Estados Unidos e um pioneiro na verticalização da indústria.
Um dos setores de grande sucesso da Swift foi outra empresa que ele criou para explorar o serviço de vagões para transportar gado vivo e de vagões frigoríficos, que eram refrigerados com blocos de gelo, para transportar carcaças de gado. Em 1877, a empresa transportou com sucesso o primeiro carregamento de carne fresca em vagões refrigerados para o oeste do país. Em 1886, a empresa já abatia aproximadamente 400.000 cabeças de gado por ano. Em 1902, fechou um acordo com J.O. Armour e Edward Morris, e com o apoio de alguns banqueiros, criou a National Packing Company, que tinha como propósito determinar preços e estabelecer mercados para a carne, o que ficou conhecido como “truste da carne” (“Beef Trust”), que a Suprema Corte dos Estados Unidos determinaria a sua extinção em 1905. Em 1903, quando Gustavus Swift faleceu, as vendas brutas da empresa totalizavam US$ 400 milhões, abatia por ano 2.000.000 de bovinos, 4.000.000 de suínos e 2.000.000 de ovinos e somente a fábrica de Chicago tinha 5.000 empregados.
A expansão internacional da empresa começou em 1907 quando estabeleceu um matadouro frigorífico na Argentina, que mais tarde trocou o nome para Compañia Swift de La Plata. Em 1911, estabeleceu um matadouro frigorífico em Montevidéu, no Uruguai. E no Brasil, a Swift desembarcou no mês de julho de 1917 na cidade do Rio Grande, com a aquisição de um frigorífico, que inicialmente realizava abates para a produção de charque. Posteriormente, a Swift iniciou a industrialização da carne, por influência internacional (carne bovina enlatada), assim como, contribuiu para a produção de carne cozida enlatada. Neste período, nos Estados Unidos, a Swift começou a diversificar seus produtos além da carne bovina fresca. Por exemplo, em 1915, a empresa oferecia uma ampla gama de produtos industrializados como presunto, salsichas, bacon, carne de frango, ovos, manteiga, entre outros. No início da década de 1930, período da Grande Depressão Americana, a empresa vendia seus cortes de carne frescos e derivados industrializados sob os selos Select Swift e Premium Swift, que tinha o objetivo de fixar a marca nas cabeças dos consumidores.
No Brasil, em 1972, houve a incorporação da Armour, criando a empresa Swift-Armour que no final da década de 1980 seria vendida ao Grupo Bordon. Nesses processo de fusões e aquisições, as filiais da Swift em outros países passaram a pertencer a diversos proprietários distintos. A partir de 2004 a Swift Foods & Company começou a passar por graves problemas financeiros, agravados ainda pela ocorrência da doença da vaca louca nos Estados Unidos, o que acabou atraindo a atenção de outras empresas para sua aquisição. Para surpresa do mercado a Swift foi adquirida no dia 12 de julho de 2007 pela brasileira Friboi, que pouco depois passaria a se chamar JBS (conheça essa outra história aqui), em um negócio avaliado em US$ 1.5 bilhões. Nesta época a Swift era o quarto maior frigorífico do mundo, o terceiro maior dos Estados Unidos com atuação em bovinos e suínos e o maior processador de carne bovina da Austrália.
Com medidas tomadas a partir de então, os proprietários brasileiros conseguiram aos poucos recuperar a Swift como marca. Além disso, a nova proprietária reposicionaria de forma radical a Swift no mercado brasileiro. Antes mais conhecida por produtos enlatados como apresuntados, salsichas e até feijoada, a marca Swift passaria a ser estampada em outros produtos da JBS, como por exemplo, as linhas especiais de carne.
Com isso, a marca passou a oferecer as linhas Açougue Swift Nota 10, criada para atender a demanda dos supermercados para cortes em porções de carne bovina; a Swift Maturatta, linha destinada ao preparo de churrasco (cortes resfriados, limpos, embalados a vácuo e prontos para a grelha como picanha, coração da alcatra, filé mignon, cupim, contra-filé, fraldinha, maminha, entrecote e costela em tiras); Swift Orgânico, até então única carne orgânica certificada do Brasil (embalada a vácuo em 15 opções de cortes especiais); e a Swift Black, marca Premium de carnes - que utiliza maturação 100% automatizada, proveniente de raças selecionadas criadas com controle completo da cadeia, o que garante características superiores de marmoreio, maciez e sabor - hoje composta por bife ancho, costela, fraldinha e picanha.
A marca Swift também foi ampliada para conter cortes de carne suína, e posteriormente frango, pescados e derivados, incluindo refeições prontas para o consumo, como por exemplo, em 2007, com a linha Pratos Prontos Swift, que trazia 14 novas receitas, desde a Feijoada à Brasileira até o Strogonoff de carne à moda Russa; e em 2008 com as sopas individuais e prontas para o consumo (Swift Moments).
A Swift ganhou ainda mais força e visibilidade em 2015 a partir de uma estratégia de negócio inovadora: a criação de canais de venda próprios, sem a necessidade de intermediários - dispensando açougues ou supermercados - para chegar ao consumidor final. Era o surgimento das lojas de varejo com a marca Swift, cuja primeira unidade foi inaugurada na cidade de São Paulo oferecendo atendimento personalizado e variedades de carnes, aves e pratos congelados, como batata-frita, lasanhas e hambúrgueres. A partir de então os produtos passaram a ser vendidos somente em lojas próprias (posteriormente também online). Além da novidade, a Swift apresentou nova identidade e comunicação visual para tornar-se próxima ao consumidor.
Em 2020, a Swift, marca referência em qualidade de produtos alimentícios congelados, resolveu investir pesado em sua comunicação e apresentou campanha publicitária inédita estrelada por Tiago Leifert. Com o conceito “Qualidade em tudo”, o jornalista e apresentador foi o protagonista de quatro filmes publicitários que ressaltavam as características inovadoras dos produtos e do atendimento que transformam a marca em referência no segmento, com controle de qualidade de ponta a ponta. A marca também investiu em linhas de cortes premium, como por exemplo, a Swift Gran Reserva, cortes de origem europeia, conhecida região de famosas raças bovinas; e a Swift Wagyu, cortes suculento (bife chorizo, medalhão de picanha e hambúrguer) com sabor supremo e inigualável do Wagyu, uma raça bovina milenar de origem japonesa, cuja carne é considerada a mais saborosa do mundo.
Com a pandemia de COVID-19, a Swift acelerou o lançamento de pratos práticos e de rápido preparo, como por exemplo, em 2021 com a linha de massas congeladas em seis opções e com molhos especiais preparados com ingredientes selecionados e congelados em pequenas porções para serem aquecidos junto às massas; e a linha especial exclusiva para o Natal composta por Maminha Temperada Na Cerveja, Paleta Suína Temperada, Lombo Suíno Temperado na Manteiga com Ervas, Filé de Bacalhau Temperado e Pernil de Cordeiro Temperado.
E a praticidade parece ser mesmo a grande aposta da Swift. Em 2022 lançou a linha de pratos prontos Good4You, que aposta em novo formato de vendas on-line e com opções embaladas em porções individuais com o processo de ultracongelamento, prontas para o consumo. São mais de 60 opções entre pratos principais e acompanhamentos que proporcionam uma organização semanal ou mensal da alimentação para toda a família. Já em 2023, a marca lançou novos pratos prontos em panelas reutilizáveis (que já haviam sido introduzidas em 2021), incluindo caldo de mandioca com costela, caldo de mandioquinha com frango, creme de queijo, creme de cebola e caldo de feijão com bacon. Com um layout colorido e moderno, as panelinhas reutilizáveis também são colecionáveis e levam para o consumidor a importância de adotar hábitos mais sustentáveis em sua rotina. A Swift também oferece a linha Incrível, composta por produtos 100% Vegetal como almôndegas, empanados e kibes.
Considerada uma marca pioneira no segmento de carnes e derivados, haja vista que foi a primeira a comercializar carne fresca embalada a vácuo, a Swift sempre teve enorme preocupação em garantir a qualidade de seus produtos. Por isso, todos os processos de qualidade são testados em modernos laboratórios e por técnicos experientes que garantem a plena certificação dos produtos e inspeção SIF. Produtores selecionados, cadastrados e rigorosos processos de seleção de animais, transporte (cuidados especiais de embarque e desembarque) e produção industrial com rígidos controles de higiene. Tudo isso para que a Swift ofereça aos milhões de consumidores carnes e derivados industrializados de alta qualidade, como bifes macios, suculentos contrafilés, tenras picanhas ou saborosas salsichas e até feijoada congelada.
A qualidade e garantia Swift começa pelo controle total da cadeia de suprimentos, desde a escolha da matéria prima, passando pelo rigoroso controle de temperatura na fábrica, transporte e lojas, garantindo o mais alto nível de segurança do alimento. A Swift utiliza processos inovadores como o ultracongelamento na origem, garantindo assim maciez e suculência da carne, e preservando todos os nutrientes. Os produtos são embalados a vácuo e, até chegar nas mãos dos consumidores, passam por um rígido controle de temperatura da fábrica até as lojas. A marca também utiliza a Maturação (as carnes ficam armazenadas em temperatura controlada por um determinado tempo, fazendo com que ocorra a liberação de enzimas que tornam a carne mais macia) e a Tenderização (a ação mecânica de lâminas extremamente finas rompem as fibras, deixando a carne ainda mais macia).
Cada loja Swift, com layout limpo e moderno, oferece mais de 400 produtos, que incluem carne bovina para o dia a dia e churrasco, pescados com selos de sustentabilidade, suínos, ovinos, aves, snacks, acompanhamento, pratos prontos, vegetais, sobremesas, temperos para churrasco, e muito mais. E por ser apaixonada por carne, como boa parte dos brasileiros, as lojas contam com especialistas que estão sempre dispostos para contar tudo sobre a origem da carne que você está escolhendo, o porquê dos cortes, como são feitos e até dicas sobre receitas.
Além disso, cada loja oferece os melhores cortes para churrasco, incluindo a maior variedade de picanhas do mercado. Isso sem falar dos cortes especiais, espetinhos, diversos tipos de linguiça, pão de alho, queijo coalho, cerveja e até carvão. Com mais de 200 lojas espalhadas pelo estado de São Paulo, cada unidade oferece garantia de qualidade, atendimento especializado, ampla variedade de cortes e proteínas e preços acessíveis.
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Durante décadas popularmente reconhecida pelo logotipo circular vermelho no Brasil, sua identidade visual ganhou nova forma e tipografia de letra, mas manteve a tradicional cor vermelha. Em 2015, a Swift resolveu mais uma vez remodelar seu logotipo, que apresentou uma nova tipografia de letra e um novo formato (fazendo uma alusão aos balões dos quadrinhos, ao propor uma conversa com o consumidor), além de um novo tom de vermelho (bem mais claro, quase alaranjado).
A atual identidade visual da marca Swift também pode ser aplicada em fundos amarelo ou vermelho-escuro.
Nos Estados Unidos a marca utiliza uma identidade visual bem diferente, como mostra a imagem abaixo. Vale ressaltar que no mercado americano, a Swift atua prioritariamente no segmento de carnes bovina e suína, oferecendo uma enorme variedade de cortes.
Tem qualidade em tudo. (2021)
Qualidade em tudo. (2020)
Swift, o sabor não pode esperar. (2007)
Uma escolha saudável.
Nós entendemos de carne.
Swift Makes The Meal. (Estados Unidos)
A future for every family. (2021, Estados Unidos)
Delicious. Every Time. (2021, Estados Unidos)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1855
● Fundador: Gustavus Franklin Swift
● Sede mundial: Greeley, Colorado, Estados Unidos
● Proprietário da marca: JBS S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Gilberto Tomazoni
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Lojas (Brasil): 209
● Presença global: 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Carnes e alimentos congelados
● Concorrentes diretos: Tyson, Cargill, Smithfield Foods, National Beef, Sadia, Seara, Aurora, Perdigão, Bassi e Wessel
● Slogan: Tem qualidade em tudo.
● Website: www.swift.com.br
A marca no mundo
Atualmente a Swift, uma das primeiras marcas de carne bovina do mundo, pertence ao grupo brasileiro JBS - proprietário de marcas consagradas como Friboi, Seara (saiba mais aqui), Doriana (conheça essa outra história aqui), Massa Leve e Pilgrim’s, entre outras - está presente em 10 países ao redor do mundo, com forte presença nos Estados Unidos, Austrália, Brasil e Argentina (onde a marca pertence a Minerva Foods). Além de carnes frescas e derivados industrializados, a Swift é uma das maiores fornecedores de carnes das grandes redes de alimentação nos Estados Unidos. Hoje, a Swift detém 22% do mercado americano de carnes. No Brasil, a marca pode ser encontrada também em vegetais congelados, empanados, batatas-frita congeladas, patês, pratos prontos, salsichas, linguiças, hambúrgueres, entre outros produtos (como temperos e pão de queijo), além de cortes de carne bovina e suína, frango e até pescados. Atualmente, a Swift conta com mais de 400 pontos de venda em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Distrito Federal. O conjunto é formado por lojas físicas (são mais de 200 unidades próprias no estado de São Paulo), móveis (vans), comércio online (site e aplicativo) e pontos de venda store in store localizados dentro de varejistas parceiros.
Você sabia?
● A Swift foi pioneira no aproveitamento dos subprodutos de origem bovina para a produção de sabão, cola, gelatina, fertilizantes e produtos farmacêuticos.
● A marca também oferece um canal de venda inovador: unidades móveis (vans Swift) que oferecem variedade e comodidade no dia a dia, seja no trabalho ou condomínio residencial. Além de oferecer qualidade, variedade e os melhores preços, as mais de 40 lojas móveis Swift contam com atendimento personalizado.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Embalagem Marca, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 22/9/2023
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|Bom dia. Não vi em nenhuma matéria a presença da Swift nas cidades de Rosário do Sul/RS/Brasil cidade onde moro há 62 anos e vivi esta empresa e resiso numa casa onde era a "vila" residencial dos funcionários da direção. Gostaria de sabe rum pouco mais da presença desta empresa no Brasil. A única menção, do início da empresa no Brasil foi a sua chegada , em 1917, na cidade do Rio Grande/RS. Obrigado
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