2.4.14

DOS EQUIS®


Quem disse que o México só sabe produzir tequila. A DOS EQUIS® está aí para provar que os mexicanos também sabem fazer boas cervejas. E uma cerveja que vale a pena ser desbravada. Com sabor revigorante e refrescante, DOS EQUIS® é uma cerveja leve com agradável sabor de malte. Uma cerveja sofisticada e moderna que cada vez mais conquista milhões de paladares pelo mundo afora. 

A história 
Tudo começou com o imigrante alemão Wilhelm Hasse, um dos fundadores, em 1890, de uma cervejaria chamada Cerveceria Cuauhtémoc Moctezuma (também conhecida pela sigla CCM), na cidade de Veracruz no México. Para celebrar a aproximação do século 20, Wilhelm resolveu criar uma cerveja em edição limitada. Exatamente no dia 2 de abril de 1897, as primeiras garrafas de uma cerveja tipo âmbar (escura) saiam da linha de produção. Inicialmente batizada de SIGLO XX (século vinte, em espanhol) - afinal ele desejava saudar o novo milênio com dois algarismos romanos - a cerveja foi tão bem aceita pelos mexicanos que acabou se tornando permanente no portfólio da empresa.
  

Após a chegada do novo século, a cerveja foi renomeada para DOS EQUIS®, em referência aos dois “X” (“equis” em espanhol) do rótulo. Durante décadas essa cerveja ficou perdida dentro do enorme portfólio de marcas da cervejaria mexicana. Mas apesar disso, a DOS EQUIS® foi exportada para os Estados Unidos pela primeira vez em 1983. E foi nessa época que a história da marca começaria a mudar, quando a empresa resolveu criar uma nova versão da DOS EQUIS® para o mercado americano. Foi praticamente um relançamento da marca. A nova versão, uma cerveja no estilo Lager, foi então introduzida no mercado americano com um posicionamento premium. Nos anos seguintes, com sua distinta garrafa verde, a DOS EQUIS® SPECIAL LAGER conquistou uma fatia expressiva do competitivo mercado americano, especialmente em regiões com grandes concentrações latinas.
  

Após o sucesso em solo americano, a DOS EQUIS® SPECIAL LAGER foi lançada no mercado mexicano com grande êxito, se convertendo em pouco tempo na marca de maior crescimento da indústria cervejeira daquele país. E qual o segredo para tamanho sucesso tão rápido? Simples: a versão Lager da DOS EQUIS® era uma cerveja bem leve e refrescante, com pouco amargor, sabor suave e frutado, e aroma de malte e cereais. Ideal para ser consumida na praia ou na beira da piscina, em dias quentes. E o agradável clima e as belas praias mexicanas ajudaram muito para esse sucesso. Rapidamente DOS EQUIS® também se tornou popular em vários países caribenhos, cujo clima tropical e as belas paisagens ajudaram na aceitação da cerveja, especialmente pelo público mais jovem.
  

O sucesso da versão Lager foi responsável também pelo relançamento da DOS EQUIS® AMBAR. Essa versão, baseada na cerveja original criada em 1897, tinha graduação alcoólica maior que a Lager e um sabor bem mais marcante. Além é claro, da coloração escura e da garrafa marrom. Em 2010, após a compra pela Heineken (conheça essa outra história aqui) da cervejaria Cuauhtémoc Moctezuma, a cerveja DOS EQUIS® foi lançada em muitos mercados mundiais. Rapidamente a DOS EQUIS® se tornou popular em vários países da Europa, assim como no Japão. Em 2014 a marca expandiu seu portfólio com o lançamento da DOS EQUIS® RADLER, uma bebida que misturava 50% de cerveja Lager com 50% suco de limão, cuja experiência era duplamente refrescante. Outro lançamento ocorrido em 2014, foi a inovadora DOS EQUIS® DOS-A-RITA, uma mistura de cerveja Lager com o sabor inconfundível da margarita, drinque extremamente popular entre os mexicanos.
  

A marca não parou de inovar e ampliar seu portfólio, buscando cada vez mais produtos que conquistassem o público mais jovem. Como por exemplo, em 2020, com o lançamento no mercado americano da DOS EQUIS® CHELADA LIME & SALT, a tradicional cerveja na versão lata com um toque de sal e limão. Essa Posteriormente essa linha ganharia novos sabores como manga e abacaxi. Pouco depois, em 2021, a marca continuou inovando e ampliando sua linha de produtos com o lançamento no mercado mexicano da DOS EQUIS® ULTRA LAGER, desenvolvida para responder às tendências de consumo de cervejas com menos calorias e baixo teor alcoólico. O ano também foi marcado pelo lançamento no mercado americano da DOS EQUIS® RANCH WATER (uma mistura de tequila, água com gás e limão).
  

Como uma autêntica cerveja mexicana, em 2023 a marca resolveu proporcionar uma experiência genuína de michelada, uma receita clássica que combina sabores de tomate, limão, especiarias e um toque de sal, com a refrescância da cerveja Lager, com o lançamento da DOS EQUIS® MICHELADA. Ainda esse ano a marca iniciou sua jornada no segmento de bebidas sem álcool com a DOS EQUIS® LIMA & SAL ZERO, uma versão refrescante e saborosa de uma bebida mexicana suave. Desde sua origem a DOS EQUIS® trabalha muito bem a ligação entre o tradicional e o moderno, e seu espírito pode ser visto com orgulho em suas embalagens, campanhas publicitárias e no lançamento constante de novos produtos.
   

Uma campanha marcante 
No início de 2006, a cerveja DOS EQUIS® pouco representava para os homens americanos de 20 e poucos anos. A única associação existente entre os que a conheciam era de que se tratava de uma marca mexicana. O que não era visto como algo positivo. Foi então que a marca lançou uma enorme campanha intitulada “The Most Interesting Man in the World”. Nessa campanha, para substituir o tradicional bebedor de cerveja, nasceu o Homem mais interessante do mundo, com um leve estilo que misturava James Bond e o escritor Ernest Hemingway (interpretado pelo ator Jonathan Goldsmith), sempre em locais exóticos e intrigantes. Ao invés das abordagens tradicionais da masculinidade, a marca utilizou uma figura bem mais sofisticada que demonstrava que os consumidores da DOS EQUIS® poderiam e deveriam viver uma vida muito mais interessante. E para finalizar a campanha, foi criado o bordão “I don’t always drink beer, but when I do, I prefer Dos Equis®” (algo como “Eu geralmente não bebo cerveja mas, quando bebo, tomo Dos Equis®”), seguido do slogan “Stay Thirsty, my friends” (“Continuem com sede, meus amigos”). Ele frequentemente aparecia em comerciais (assista à um deles abaixo) contando histórias de suas aventuras extraordinárias enquanto bebia a cerveja DOS EQUIS®.

   

A campanha foi um verdadeiro sucesso, fazendo com que a marca passasse a ser considerada diferente, descolada e cujo preço mais alto da cerveja valesse a pena pagar. E as vendas de DOS EQUIS® cresceram consistentemente entre 2006 a 2010, enquanto a categoria de cerveja teve desempenho negativo nos Estados Unidos. Assim como o personagem da campanha, as pessoas continuaram a beber menos cerveja, mas, quando optaram por tal, escolhiam DOS EQUIS®. Após a aposentadoria de Goldsmith do papel em 2016 (o último comercial mostrava o personagem decolando em uma nave espacial em uma viagem só de ida para Marte), a DOS EQUIS® continuou a campanha com um novo ator (o francês Agostinho Legrand). Mas com o tempo, o novo ator não conseguiu superar a popularidade do personagem original - que se tornou icônico - e a campanha terminou em 2018.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original, carregado de simbolismo, sempre teve como figura central o imperador asteca Moctezuma, uma homenagem à herança cultural mexicana. Após passar por duas modernizações, que inclui novo design para os elementos e nova tipografia de letra, em 2011 ocorreram mudanças acentuadas no logotipo da marca: o peso e o estilo das palavras DOS EQUIS® foram reforçadas para melhor legibilidade e modernidade, o duplo X ganhou cores mais fortes e definidas, e finalmente, a imagem do líder asteca Moctezuma teve o rosto virado para a direita, como se estivesse olhando para o futuro. A atual identidade visual da DOS EQUIS® foi apresentada no final de 2020 mostrando mudanças acentuadas, como um novo design para a figura de Moctezuma (olhando para frente), novo design e combinação dos dois X e uma nova tipografia de letra e posicionamento do nome DOS EQUIS®.
  

A nova identidade visual adotada em 2020 também foi acompanhada por um novo rótulo nas garrafas, latas e embalagens, onde os dois X ganharam ainda mais destaque.
  

Os slogans 
Go For Dos. (2024) 
Raise One With a Real One. (2023) 
Get a Dos. (2021) 
Keep It Interesante. (2018) 
Stay Thirsty, my friends. (2006) 
I don’t always drink beer, but when I do, I prefer Dos Equis®. (2006) 
Live The Dos Equis® XXPerience. (1979) 
Dos Equis®. The Double Cross. (1976)
   

Dados corporativos 
● Origem: México 
● Lançamento: 2 de abril de 1897 
● Criador: Wilhelm Hasse 
● Sede nacional: Monterrey, Nuevo Léon, México 
● Proprietário da marca: Heineken Mexico 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Heineken N.V.) 
● CEO: Oriol Bonaclocha (México) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejarias 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Corona, Sol, Tecate, Modelo Especial, Pacifico, Estrella Jalisco, Victoria, Bohemia, Carta Blanca, Miller Lite, Bud Light e Budweiser 
● Ícones: O duplo X do logotipo 
● Slogan: Go For Dos. 
● Website: www.dosequis.com 

A marca no mundo 
Líder de venda no balneário de Cancún, extremamente popular na região do Caribe e com grande aceitação nos pubs e bares da Inglaterra e Estados Unidos, a cerveja DOS EQUIS® é comercializada em mais de 50 países ao redor do mundo. 


Você sabia? 
A DOS EQUIS® é extremamente popular em centros turísticos mexicanos e cruzeiros no Caribe. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek e BusinessWeek), Jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 18/10/2025 

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Um comentário:

  1. Estive em Cancún, conheci e tomei MUITOOOOO essa cerveja XX deliciosa 🍺

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