Invente seu corpo. Do jeito que quiser. Mas sempre monitorado por professores e profissionais altamente capacitados e os melhores equipamentos e técnicas do mercado. Musculação, natação, uma infinidade de aulas de ginástica, lutas, Pilates, yoga e até danças. É tudo isso que uma unidade da rede BIO RITMO oferece para quem deseja cuidar do corpo e também da mente. E tudo com treinos exclusivos e experiências incríveis.
A história
Tudo começou quando o engenheiro químico Edgard Corona se tornou empreendedor em meados dos anos de 1990, ao deixar seu emprego de administrador em uma usina de açúcar e álcool da família no interior de São Paulo para abrir sua própria escola de natação, um dos seus esportes favoritos, juntamente com outros sócios. Após algum tempo sem ter grande sucesso, o empresário decidiu apostar na criação de uma academia de musculação para um público específico em um ambiente moderno e limpo. Afinal, nesta época boa parte das academias era suja e com equipamentos enferrujados. Finalmente em 1996 ele inaugurou a primeira BIO RITMO, no bairro de Santo Amaro, na zona sul da cidade de São Paulo, que também continha piscina para a prática de natação.
Mas foi somente em 1997, com a inauguração de uma moderna unidade em plena avenida Paulista, projetada pelo arquiteto João Armentano para atender ao público corporativo, que a empresa de fato deslanchou rumo ao crescimento. Com unidades instaladas em áreas de escritórios ou em prédios de grandes empresas, a rede pretendia atrair funcionários que não queriam perder tempo de deslocamento para fazer exercícios físicos. O empresário também fez ajustes no negócio criando ambientes sofisticados, espaçosos, com equipamentos modernos e muitos instrutores especializados. Além disso, ampliou a oferta de serviços com treinamentos específicos e acompanhamento individual, e aulas de ginásticas com técnicas trazidas do exterior. Também apostou em equipamento de qualidade para musculação e exercícios aeróbicos, como esteiras e bicicletas que utilizam alta tecnologia.
O próximo passo foi inaugurar novas unidades em regiões nobres da cidade, como por exemplo, em 1998, com duas novas academias instaladas no Shopping Continental e no Shopping Morumbi. Neste momento, a rede já possuía 7 mil alunos em quatro unidades. A partir de 2000, a rede se tornou representante oficial do método Face2Face, um programa internacional de acompanhamento ao aluno. O programa consiste em avaliar o aluno, criar treinos, com orientação e revisão. O sistema apresenta aos alunos resultados nos primeiros 45 dias, com 30 minutos de exercícios, três vezes por semana. Até hoje, mais de 115 mil alunos já utilizaram o Face2Face nas academias da rede. Nos anos seguintes a rede inaugurou novas unidades em bairros como Higienópolis, Interlagos e até em Tamboré, e começou a se expandir para outros mercados, como por exemplo, a região do ABC paulista e cidades do interior paulista (Limeira e Piracicaba). Além disso, inaugurou na cidade de Belém (Pará), a primeira unidade da rede fora do estado de São Paulo. Em breve a rede irá inaugurar unidades no Rio de Janeiro e Brasília.
Durante esse período a BIO RITMO foi pioneira em algumas ações. No final de 2008, quando a rede concluiu que poderia ficar vulnerável a um dos mais perversos efeitos de uma crise econômica - o medo de perder o emprego - criou uma espécie de seguro-desemprego. Para isso, estabeleceu algumas regras simples: quem fosse aluno há pelo menos dois meses e perdesse o emprego poderia continuar se exercitando por até um semestre sem pagar. A única condição era que os desempregados aparecessem em períodos de menor movimento para aproveitar a capacidade ociosa dos equipamentos e dos professores. Em 2009, lançou uma linha de cosméticos e produtos de higiene pessoal voltada para o seu principal público: aqueles que praticam exercícios físicos diariamente. A linha com a marca BIO RITMO era formada por xampus, condicionadores, shower gel, desodorantes, hidratantes e também um relaxante muscular em loção.
A BIO RITMO está sempre em busca de inovação. Exemplos não faltam: aula de X-tend, que combina Pilates com balé; Synerg360º, um circuito funcional de alta tecnologia criado para dar ênfase a movimentos do dia a dia e aumentar o rendimento; e Bio Bike 3D, aula de bike indoor tridimensional, que utiliza óculos especiais e projeção digital criando assim um incrível efeito de profundidade, permitindo que o aluno tenha a sensação de imersão para dentro da tela. Já os espaços de cardio oferecem esteiras equipadas com função SmartTV, conectadas à internet, além de elípticos e escadas. Além disso a rede criou programas específicos como BIO MASTER (desenvolvido para alunos da terceira idade focando na autonomia do indivíduo), BIO RUNNING (desenvolvido especificamente para os amantes de corrida) e BIO NUTRI (realizado por uma equipe de nutricionistas especializada em desenvolver programas alimentares personalizados).
Hoje em dia a BIO RITMO oferece musculação, natação, aulas de dança, ginástica e luta, yoga, Pilates, usufruindo dos mais modernos equipamentos do mercado, com programas diferenciados e acompanhamento especializado, para ajudar seus alunos a alcançarem os resultados que procuram para uma vida melhor e mais saudável. Suas academias podem ser consideradas clubes de saúde com instalações que vão além de locais para exercitar-se, afinal algumas unidades possuem lanchonetes e lojas de roupas esportivas e suprimentos alimentares.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas mudanças no decorrer dos anos. A principal mudança foi a retirada do símbolo (uma pessoa estilizada na cor azul correndo).
Os slogans
Invente seu corpo. (2014)
Inexplicável. (2011)
Vida ao ritmo e ritmo à vida.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1996
● Fundador: Edgard Corona
● Sede mundial: São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Grupo Bio Ritmo
● Capital aberto: Não
● Presidente: Edgard Corona
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Academias: 28
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 1.100
● Segmento: Academias
● Principais produtos: Musculação, aulas de ginástica, Pilates, danças, lutas e natação
● Concorrentes diretos: Reebok Sports Club, Companhia Athletica, Runner, Competition e Bodytech
● Slogan: Invente seu corpo.
● Website: www.bioritmo.com.br
A marca no Brasil
Hoje em dia a BIO RITMO tem 28 modernas academias localizadas em São Paulo (onde se encontra a maioria das unidades), Belém, Piracicaba, Limeira e na região do ABC paulista. A rede possui mais de 80.000 alunos, dos quais 60% mulheres. O Grupo Bio Ritmo, que fatura cerca de R$ 520 milhões por ano, ainda é proprietário da Smart Fit, uma rede de academias populares criada em 2009, que não oferece personal trainers, aulas da moda ou serviços diferenciados, apenas cardio-musculação.
Você sabia?
● Para o fundador da rede a concorrência não incomoda: “Meu concorrente é o sofá. O que temos de fazer é tirar as pessoas de lá e colocar na nossa academia”, costuma dizer.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 7/11/2014
Gostei bastante deste blog. Os artigos são muito bons.
ResponderExcluirObrigada
Michele
Quantas informações importantes para o público, e que história incrível do grupo bioritmo.
ResponderExcluirParabéns e sucesso fica aqui minha admiração