Quem entende do assunto sabe: existem bonés de qualidade e existe NEW ERA. Com mais de 100 anos de tradição a marca americana literalmente faz a cabeça de milhões de pessoas ao redor do mundo, permitindo que elas reflitam sua personalidade e individualidade através de um boné. Vistos em cabeças famosas e principalmente dentro dos campos das principais ligas profissionais americanas equipando com estilo grandes astros esportivos, seus bonés se transformaram em uniformes para uma enorme legião de jovens expressarem seu estilo.
A história
A história começou em 1920 na cidade de Buffalo, estado de Nova York, quando o imigrante alemão Ehrhardt Koch decidiu utilizar sua vasta experiência na produção de chapéus para criar algo único, que levasse seu próprio conceito. Foi então que ele levantou um empréstimo de US$ 1.000 com sua irmã, Rose, e um amigo, Joe Amerien, para fundar a empresa E. Koch Cap Company, que iria fabricar chapéus, boinas e toucas. Em 1922, ele mudou o nome da empresa para NEW ERA CAP CO. O primeiro produto da empresa, batizado de Gatsby, na verdade era um tipo de boina feita de lã. Em seu primeiro ano de atividade a empresa produziu 60.000 chapéus. Uma década mais tarde seu filho, Harold, começou a trabalhar na empresa. E foi justamente ele que percebeu que os primeiros bonés fashion estavam em decadência, ao mesmo tempo em que o beisebol ganhava enorme popularidade entre os americanos. E resolveu investir nisso. O primeiro boné de beisebol profissional da NEW ERA foi produzido em 1934 para a equipe do Cleveland Indians. Além de diferente, era feito 100% em lã. Era o início de uma bem sucedida ligação com o mundo esportivo.
A década de 1940 foi um período muito difícil para a empresa em virtude da Segunda Guerra Mundial. Mas apesar das dificuldades a empresa manteve-se forte, utilizando para isso muita criatividade. Por exemplo, quando faltavam tecidos coloridos eles compravam tecidos incolores para tingi-los depois na máquina de lavar roupas da família. Os bonés ajustáveis com elástico surgiram nessa época. Nos anos de 1950, a empresa era a única fabricante independente de bonés e fornecedora para grandes times da Liga Profissional de Beisebol (Major League Baseball). Infelizmente, em 1953, o fundador Ehrhardt Koch faleceu, aos 68 anos. Mas seus princípios se mantiveram fortes dentro dos valores da marca, que continuou a conquistando mercado.
Com o crescimento da empresa, em 1960 a NEW ERA inaugurou uma fábrica exclusiva para a fabricação do icônico boné 59FIFTY®, em Derby, estado de New York, enquanto a fábrica de Buffalo seguia com a produção de boinas, bonés ajustáveis e os modelos clássicos. Foi ainda década na década de 1960 que surgiria uma frase adotada como conceito e slogan pela NEW ERA, e que a tornaria famosa: “Se é bom o suficiente para os times profissionais, então é bom o suficiente para você”. Na década de 1970, o filho de Harold Koch, David, tornou-se presidente da empresa, após 14 anos de trabalho com a NEW ERA. David se casou com Valerie, que teve um importante papel na história da empresa ao criar o logotipo (em forma de boné) que seria o símbolo máximo da marca por muitos anos.
Já em 1974 o sucesso da marca podia ser comprovado quando 20 dos 24 times profissionais de beisebol da MLB já tinham seus bonés produzidos pela NEW ERA. Mas a empresa se deu conta de que os seus bonés só eram comprados por jogadores profissionais de beisebol ou então por fãs que seguiam com grande interesse a modalidade. O resultado dessa constatação era que havia um grande número de potenciais consumidores para conquistar. A marca então começou uma série de campanhas para deixar claro que os seus bonés não eram apenas para a prática esportiva. Na verdade, eram para todo o mundo e para serem usados em qualquer momento. Um acessório simples, cômodo e cheio de estilo para combinar com o dia-a-dia. E foi quando, no final desta década, a empresa deu seu passo mais importante rumo ao sucesso ao criar a coleção MLB Diamond e vendê-la diretamente ao público pela primeira vez. Eram os mesmos bonés utilizados pelos jogadores em campo nas partidas profissionais de beisebol, que podiam ser comprados pelos torcedores apaixonados pelo esporte e seus clubes e consumidores em geral. Os bonés eram vendidos através de catálogos com o preço de US$ 12.99. O sucesso foi imediato. Com o slogan “Wearing what the pros wear” a coleção se tornou um sucesso nos Estados Unidos e começou a ser exportada para muitos países ao redor do mundo.
A década de 1980 foi marcada pela diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de bonés para a prática do tênis e golfe, recebendo propostas para criar bonés até mesmo para o exército americano. A cultura dessa década e do hip hop também deram um impulso significativo ao culto ao boné de beisebol, que se tornou o idioma e a expressão de muitas subculturas nascidas nas ruas. E a NEW ERA soube muito bem aproveitar esse momento lançando diversos modelos e fazendo a cabeças de milhões de jovens.
Em 1991, a MLB liberou o uso do logotipo da liga (conhecido como “Batterman”) na parte traseira dos bonés usados em campo, que se tornou um ícone dentro da cultura headwear. Pouco depois, após uma longa negociação a NEW ERA passou a ser fornecedora oficial de bonés para todos os times da MLB e de mais de 200 universidades americanas. A partir da virada do novo milênio, a NEW ERA se globalizou e abriu escritórios de venda na Europa, Japão e Austrália. Em 2008 a marca expandiu sua linha de produtos ao introduzir acessórios, como por exemplo, mochilas, pochetes e cintos, além de roupas como camisetas, calças e jaquetas. Esses itens eram produzidos com a mesma qualidade e cuidado de seus bonés.
Em 2010, a marca lançou a campanha publicitária “Fly your own flag”, que acompanhou a NEW ERA por mais de uma década. Já em 2012, a marca incorporou em seus bonés utilizados pelos atletas profissionais diversas tecnologias para ajudar no desempenho, como por exemplo, o tecido NE TECH™, que possibilita mais conforto; DRYERA™, desenvolvida para mantê-los secos através de um tecido especialmente tratado que repele a água; SOLARERA™, tecido refletor que ajuda a proteger do sol forte com fator de proteção ultravioleta; ou a COOLERA™, que suga rapidamente o suor e o dispersa rapidamente.
Nos últimos anos a marca adotou a estratégia global de varejo de inaugurar lojas conceitos nas maiores cidades do mundo, como por exemplo, Berlim, Londres, Los Angeles, Nova York, Tóquio e Toronto. Em dezembro de 2014 a NEW ERA inaugurou sua primeira loja conceito em solo brasileiro, localizada na cidade de São Paulo. Hoje em dia, a marca tem mais de 90 lojas em território brasileiro, que atuam no sistema de franquia. Além disso, a NEW ERA vem cada vez mais investindo em colaborações com artistas, músicos, atletas, celebridades e grandes marcas (como a Supreme, Stüssy e Havaianas) para lançar coleções cheias de personalidade e de enorme sucesso em vendas. Em 2020, a NEW ERA comemorou 100 anos de autenticidade e cultura esportiva lançando coleções especiais com novos designs, collabs, edições limitadas de bonés e peças clássicas.
Em 2021, a marca lançou uma enorme campanha global sob a assinatura “Fit For Glory”. O conceito da campanha destacava a presença fiel da marca em diversos momentos de glória, tanto no esporte ou fora dele, como parte do estilo de vida das pessoas. Desde os campeonatos da Major League Baseball, passando pelo Super Bowl e premiações da NBA até as mais variadas manifestações culturais, por exemplo, a NEW ERA sempre se faz presente em ocasiões e circunstâncias triunfais nas quadras, campos e ruas. Por isso a NEW ERA continua sendo uma escolha de estilo de vida, não só pelas coleções de bonés, gorros e chapéus, mas também pelas linhas de acessórios e roupas.
Foi em 1954 que surgiu o principal ícone da marca. E isto aconteceu quando a NEW ERA resolveu remodelar seu tradicional boné, introduzido em 1934 para a equipe de beisebol do Cleveland Indians. Totalmente redesenhado por Harold Koch, o modelo foi batizado inicialmente de 5950, também conhecido como “Brooklyn Style”, inconfundível por sua aba reta e por oferecer diversos tamanhos para um encaixe perfeito. O boné leva o nome do carretel de tecido original usado para criá-lo. E foi no dia 13 de abril de 1954 que pela primeira vez o boné 5950 foi usado em um jogo de beisebol profissional. Com o suor dos jogadores, ou até mesmo a chuva, na década de 1970 a fabricação dos bonés deixou de lado a lã para utilizar o poliéster, mais durável e resistente à água. E as mudanças não pararam. Ainda na década de 1970, a cor da parte de baixo da aba (tradicionalmente verde) passou a ser cinza/preta, em virtude do reflexo das luzes dos estádios.
No início dos anos de 2000, a NEW ERA rebatizou o modelo como 59FIFTY® a partir da campanha “Originators of the True Fitted” e introduziu um dos elementos mais reconhecidos dos seus bonés: a etiqueta na aba. O modelo mais popular e emblemático da marca é o responsável direto pelo sucesso, expansão e grandeza que a NEW ERA conseguiu conquistar.
Com mais de século de tradição o que não falta para a NEW ERA são curiosidades a respeito dessa enorme trajetória dedicada exclusivamente ao desenvolvimento e popularização do headwear em todo o mundo:
● Até hoje somente um grupo seleto de celebridades, artistas e esportistas foram convidadas a lançar linhas exclusivas, começando em 1996 por Spike Lee que abriu o precedente ao pedir para a empresa lançar versões únicas do clássico boné 59FIFTY® da equipe de beisebol do New York Yankees na cor vermelha.
● Mais de 500 equipes profissionais de várias modalidades esportivas e empresas de entretenimento (como Marvel, DC Comics, EA Sports, Warner Bros., Hasbro, além de bandas de rock) licenciam seus símbolos e logotipos para serem bordados ao lado da bandeira da NEW ERA em diversos modelos de bonés.
● As misteriosas 22 etapas de produção do boné 59FIFTY® até hoje são mantidas em sigilo absoluto pelos funcionários da empresa.
● O número mais vendido é 7⅜, considerado o tamanho médio da cabeça de um homem adulto (o equivalente a 58.7cm).
● Aquele pequeno símbolo na parte de trás dos bonés com o logotipo da MLB em três cores leva 6.000 pontos de costura. Já o logotipo da marca, que começou a ser bordado nos bonés em 1997, contém exatos 857 pontos de costura.
● As fábricas da empresa trabalham com a média de 3.000 máquinas de bordados funcionando 24 horas por dia de forma automatizada.
● O logotipo mais popular na história da NEW ERA é o do New York Yankees. Já o logotipo mais complexo para ser bordado é da equipe de beisebol do Seattle Mariners. E a cor azul marinho é o tecido mais comum nos bonés da marca.
● A NEW ERA oferece mais de 6 milhões de maneiras (ou seja, bonés) de dizer “esse sou eu” através do sistema de customização New Era by You™.
● Um boné com o símbolo do New York Yankees, um dos mais famosos da marca, tem 10 mil pontos feitos por uma agulha.
Atualmente a NEW ERA é fornecedora oficial de bonés para todas as equipes da MLB (Major League Baseball), assim como alguns dos melhores times de beisebol da Coréia do Sul, Japão e Austrália. A partir de abril de 2012 a NEW ERA se tornou fornecedora oficial de bonés para todos os times da poderosa liga profissional de futebol americano (NFL); e em 2017 também conquistou os direitos da NBA, tornando-se assim a primeira marca a ter direitos exclusivos para as três ligas esportivas profissionais mais importantes. A marca mantém contratos de licenciamento com as ligas profissionais de hóquei no gelo (NHL), rúgbi (National Rugby League), surfe (WSL), equipes de futebol e mais de 200 universidades americanas.
A identidade visual da marca passou por inúmeras e radicais modificações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu na década de 1940 quando o novo logotipo já apontava a marca como um nome de qualidade na produção de bonés, traduzido pela tagline “The Quality Name for Sports Caps”. Após passar por outras alterações, em 1978 ocorreu uma mudança radical: o logotipo apresentou o nome da marca escrito em formato de boné (na cor vermelha). Em 1997, a NEW ERA mudou seu logotipo pela primeira em mais de duas décadas anos. O novo logotipo continha as iniciais NE formando uma bandeira (conhecida como New Era Flag), com o nome da marca escrito abaixo. Em 2005, o logotipo passou por uma remodelação: o nome da marca ganhou uma nova tipografia de letra e foi posicionado do lado direito do símbolo.
Fit For Glory. (2021)
Speak with your Cap. (2013)
Fly Your Own Flag. (2010)
Wearing what the pros wear. (década de 1970)
Leadership In Design Authority. (década de 1960)
The Quality Name for Sports Caps. (década de 1940)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1920
● Fundador: Ehrhardt Koch
● Sede mundial: Buffalo, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: New Era Cap Company Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Christopher H. Koch
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 35
● Presença global: 120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Moda (acessórios)
● Principais produtos: Bonés, gorros, mochilas, cintos e camisetas
● Concorrentes diretos: Lids, 47 Brand, Top Of The World, Vans, Von Dutch, Element, Volcom, Adidas, Puma, Nike, Oakley e Starter
● Ícones: O boné 59FIFTY®
● Slogan: Fit For Glory.
● Website: www.neweracap.com.br
A marca no mundo
Atualmente a NEW ERA é a maior fabricante de bonés e acessórios para cabeça do mundo, vendendo seus produtos em mais de 120 países e alcançando faturamento anual estimado em US$ 1 bilhão. A marca, que vende 142 bonés por minuto no mundo, ainda possui 35 lojas conceito (flagship store) em cidades como Nova York, Buffalo, Miami, Los Angeles, New Orleans, Londres, Berlin, Toronto, Hong Kong, Tóquio e São Paulo. Os maiores mercados da marca são Estados Unidos, Reino Unido e Japão. A empresa vende mais de 60 milhões de bonés todos os anos. Hoje em dia a empresa é comandada pela quarta geração da família Kock, representada pelo bisneto do fundador.
Você sabia?
● Os bonés representam 90% do faturamento da empresa. E cada modelo de boné da NEW ERA está identificado com um adesivo redondo na aba (que muitos consumidores insistem em não tirar, criando assim uma tradição entre os fãs e colecionadores).
● A NEW ERA teve a honra de fornecer os bonés para a tripulação da Apollo 11 em 1969.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 24/6/2022
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Execelente! Estou encantado com o belíssimo trabalho deste blog. Fiquei fã de carteirinha.
ResponderExcluirParabens pelas informacoes...muito legal ru vi um filme nisso tudo
ResponderExcluirA melhor marca de bonés que existe
ResponderExcluirBelíssimo trabalho de pesquisa, mostrou o restante do iceberg.
ResponderExcluirPor acaso a marca nee era principalmente os bonés são made in china? Embora seja americana a marca?
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