Celebrar mais de 80 anos mantendo milhões de pessoas com conforto ao ar livre. Uma marca global de sportswear que produz roupas e calçados de qualidade para manter as pessoas aquecidas, secas, refrescadas e protegidas, não importando as condições climáticas e em qual região do planeta. A COLUMBIA SPORTSWEAR se especializou em proporcionar à atletas e amantes de atividades ao ar livre a aproveitarem a natureza com mais conforto através de produtos de alta performance.
A história
Tudo começou quando Paul Lamfrom, que era dono da maior fábrica de camisas da Alemanha, até ela ser apreendida pelo regime nazista, e sua mulher Marie Epstein, fugiu do cruel regime comandado por Hitler em 1937 e se estabeleceu na cidade de Portland, estado americano de Oregon, onde em 1938 comprou uma pequena distribuidora de chapéus - Rosenfeld Hat Company - para a qual deu um novo nome: COLUMBIA HAT COMPANY. O nome foi inspirado no rio Columbia, o mais importante do estado de Oregon. Esse início humilde teve um grande significado para a família, marcando um novo começo em um país onde podiam viver em total liberdade. Nos anos seguintes, em função dos enormes problemas com fornecedores a família iniciou a fabricação de seus próprios produtos. Em 1948, a filha do casal, Gertrude, cujo apelido era Gert, se casou com seu namorado da época de faculdade, Neal Boyle, que entraria para os negócios da família mais tarde, em 1964, assumindo o comando da empresa.
A história da empresa começaria a mudar em 1960 com a introdução do primeiro colete para pesca e caça - projetado pessoalmente por Gert em uma máquina de costura - que possuía inúmeros bolsos, seguido pouco depois por uma linha de vestuários para a prática destes esportes, extremamente populares no estado de Oregon devido às grandes riquezas naturais. Com isso, a marca COLUMBIA passou a proteger aventureiros contra os rígidos elementos climáticos da região com coletes, jaquetas, calças e chapéus para amantes de pescaria e caça. Foi nesta época que a empresa mudou seu nome para COLUMBIA SPORTSWEAR COMPANY. Em 1970, Neal faleceu precocemente aos 47 anos vítima de um ataque cardíaco, deixando três filhos (entre os quais Timothy, que pouco depois ajudaria sua mãe nos negócios), uma empresa em franca expansão, que gerava US$ 650.000 por ano em vendas, mas apoiada em empréstimos bancários, e uma esposa que não possuía nenhuma experiência em negócios. Embora a empresa tenha feito progressos no mercado para vestuário de caça e pesca, a rentabilidade nessa linha de negócio era um problema há anos. Nessa época o grande gargalo da empresa era sua distribuição.
No dia seguinte ao funeral de Neal os telefones da empresa receberam inúmeras ligações, principalmente de vendedores que presumiram que a COLUMBIA fosse fechar. Em seguida ligaram os bancos, preocupados ao descobrir que uma dona de casa assumiria os negócios. Gert, no entanto, conseguiu ganhar tempo hipotecando o prédio da empresa como garantia para os empréstimos, acalmando assim os banqueiros e colocando a COLUMBIA em ordem. Assim, após alguns anos de trabalho duro os lucros começaram a surgir e a empresa concentrou suas forças em divulgar a marca COLUMBIA. Com isso, após iniciar suas vendas internacionais em 1975 e lançar a jaqueta com tecnologia Gore-Tex®, uma membrana que permitia ao corpo respirar mesmo sob uma superfície impermeável, o faturamento ultrapassou US$ 1 milhão em 1978, quando a empresa ganhou boa reputação em círculos especializados de vestuário para caça e pesca.
Outro fator que tornou a empresa ainda mais rentável foi a transferência da produção de seus vestuários, no início dos anos de 1980, para a Ásia, mais precisamente para a Coréia do Sul. Com custos mais baixos, a COLUMBIA ganhou enorme competitividade no mercado americano. Foi neste momento que a COLUMBIA iria se tornar conhecida por seus produtos inovadores e conquistar uma reputação inigualável por sua qualidade e valor. E isto começou com o famoso Interchange System™. Esse conceito revolucionário foi desenvolvido em 1982 e desde então impulsionou a COLUMBIA na indústria de vestuário esportivo.
As primeiras jaquetas que utilizaram esse conceito, batizadas de Quad Parka, foram desenvolvidas para pessoas que praticavam caça e pesca. Essas jaquetas apresentavam uma cobertura externa a prova de água e outra jaqueta interna isolante que poderiam ser utilizadas de forma completa ou separadas, compondo uma única roupa a partir de três ou quatro peças. Esse produto tornou-se tão popular que o mesmo conceito foi aplicado em uma jaqueta para esqui alpino, a Bugaboo™, lançada em 1986 e que se tornou um ícone na história da marca. Esta jaqueta, capaz de proteger contra o vento, ser impermeável e garantir o isolamento térmico, marcou o ingresso da empresa no mercado de esqui e ajudaria a marca a se tornar líder neste segmento nos Estados Unidos alguns anos mais tarde.
Em 1991, foi desenvolvida a linha de produtos com tecnologia Omni-Tech® cuja proteção impermeável e respirável protegia da chuva, vento e frio, liberando o calor gerado pelo corpo, mantendo a temperatura sempre confortável. Dois anos mais tarde a empresa ingressou no setor de calçados com o lançamento da Bugaboot™, uma bota resistente para esportes ao ar livre, utilizada pela própria Gertrude Boyle em famosos anúncios publicitários com o slogan: “My Mother Wears/Makes Combat Boots” (“Minha mãe veste/faz botas de combate”, em português), dito por seu filho Tim Boyle. Ainda neste ano a marca introduziu a linha de roupas em jeans Tough Mother. Pouco depois, em 1994, mesmo ano que ingressou no mercado de snowboard com a produção de vestuários e equipamentos, a marca foi apontada pela emissora CBS Sports como fornecedora oficial da equipe de cobertura dos Jogos Olímpicos de Inverno realizados em Lillehammer na Noruega, fato que aumentou em muito suas vendas e reconhecimento internacional.
No ano seguinte lançou a linha de roupas GRT (abreviação de “Gear for Rugged Trekking and Travel”), cuja principal característica era ser extremamente resistente. Em 1996, a marca introduziu no mercado a linha de roupas PFG (abreviação para Performance Fishing Gear), inspirada pelas necessidades de desempenho, estilo e conforto dos pescadores profissionais e amadores. Foi neste mesmo ano que a COLUMBIA inaugurou sua primeira loja própria, localizada na cidade de Portland, que pela primeira vez vendia toda a linha de vestuários, calçados e acessórios da marca em um mesmo lugar. Além disso, várias unidades dessas lojas foram abertas na Coréia do Sul para reforçar a imagem da marca no continente asiático.
A partir do final da década de 1990, a COLUMBIA iniciou um processo de licenciamento de marca para expandir sua linha de produtos, como por exemplo, para meias e óculos para esqui. Em 2002 ganhou ainda mais reconhecimento ao se tornar fornecedora oficial dos populares X Games, evento anual de esportes radicais organizado, produzido e transmitido pela ESPN (conheça essa outra história aqui) na época. Dois anos mais tarde, após inaugurar um Centro de distribuição em Cambrai, na França, para atender a alta demanda do mercado europeu, a marca ultrapassou a barreira de US$ 1 bilhão em faturamento. Em 2009, além de lançar seu comércio eletrônico, a marca apresentou a linha Titanium para a prática do golfe. Em 2014, a marca ingressou no mercado brasileiro, onde iria inaugura sua primeira loja própria anos depois (em 2018 na cidade de Curitiba).
Partindo do conceito de que é importante saber desfrutar ao ar livre, estando corretamente preparado para isso, nos anos seguintes a COLUMBIA, reconhecida por ser inovadora na produção de vestuário outdoor e calçados, especialmente para enfrentar temperaturas frias e climas úmidos, introduziu inúmeras tecnologias revolucionárias através de tecidos repelentes de insetos ou vestimentas que bloqueiam vento, água e frio. Entre as principais tecnologias, vale destacar: Omni-Shade® (proporciona maior proteção contra a radiação dos raios UVA e UVB), Omni-Dry® (deixa o tecido impermeável e ultra-respirável, transferindo para fora, rapidamente, o calor e o vapor gerados pelo corpo nas atividades físicas, mantendo o usuário seco mesmo nas piores condições climáticas), Techlite (material ultra leve aplicado em calçados especialmente formulado para melhor absorção de impactos e estabilidade, desenvolvido para percorrer grandes distâncias com conforto), Omni-Wick® (transferência de umidade que facilita a rápida evaporação do suor mantendo o usuário confortável durante a prática de atividades), Omni-Shield® (tecido resistente a chuvas e manchas mantendo o usuário limpo e protegido), Omni-Heat® (proporciona a maior retenção de calor por grama da indústria através de uma tecnologia exclusiva que emprega 50% de materiais reciclados), Omni-Grip® (sistema de tração multiterreno formulado a partir de compostos especiais, e desenhado para agarrar com firmeza em qualquer tipo de terreno) e Omni-Freeze Zero® (resfriamento ativado pelo suor para diminuir a temperatura corporal).
No inverno de 2016, através de uma ação de collab, a COLUMBIA lançou produtos com inspiração no filme Star Wars™. E, para a ocasião, juntamente com as equipes de criação da Disney (conheça essa outra história aqui) fez muito mais do que estampar o nome do filme nos produtos COLUMBIA. A marca americana lançou três produtos em edição limitada inspirados nos casacos usados pelos personagens centrais do filme, como por exemplo, um casaco produzido com uma sarja de algodão extensível e que dispunha de um colete para ser usado por cima, que remontava ao traje de Jyn Erso. Devido ao enorme sucesso, a coleção de inverno Star Wars™ da COLUMBIA se tornou uma tradição anual para os fãs. Vale ressaltar que para o inverno de 2023 na América do Norte, a marca anunciou o lançamento do icônico traje de voo de Luke Skywalker para uma coleção de esqui, que inclui jaquetas e óculos de neve. Um pulôver com capuz, camisa de manga comprida, camisa de manga curta, boné e uma bolsa crossbody completam a coleção de 9 peças, repleta de detalhes de Star Wars™.
Voltando ao ano de 2016, a COLUMBIA inovou mais uma vez ao lançar a exclusiva tecnologia à prova d’água OutDry™ Extreme, que mantém equipamentos secos e protegidos em condições de chuva. Em 2017, a marca lançou uma linha revolucionária de equipamentos ecológicos de alta qualidade desenvolvidos para máximo desempenho ao ar livre e impacto ambiental mínimo. No ano seguinte, apresentou a Omni-Heat™ 3D, uma tecnologia com propriedade refletiva que garante o aquecimento do corpo em condições extremas de frio. Padrões de refletividade metálicas mais amplas refletem o calor gerado pelo corpo enquanto o tecido respirável dissipa a umidade e evita o superaquecimento. Pequenos pontos macios aumentam o conforto no toque com a pele.
Qualquer um pode aproveitar a natureza e os esportes de aventura. Desde expedições para lugares remotos até exigentes escaladas das montanhas mais altas do mundo. É fácil. Abra a porta e vá para fora. De uma montanha até um parque, de um glacial até um jardim, do Tour de France até um simples passeio de bicicleta, a COLUMBIA pode ajuda qualquer pessoa a aproveitar todas as suas atividades com o maior conforto possível. Por isso a COLUMBIA é atualmente uma das maiores fornecedoras mundiais de produtos a prova d’água e respiráveis, vestuários autênticos desenhados para aventuras e atividades ao ar livre que resistem às mais duras condições climáticas. Entre as inúmeras inovações da marca é possível citar os tratamentos de tecidos que protegem contra água, raios UV e lama, bem como tecidos destinados a manter os usuários frescos no clima muito quente, promovendo a evaporação do suor.
Antes de 1983, a comunicação da marca se preocupava em apresentar a inigualável “engenharia” de seus produtos, até que a agência de publicidade Borders, Perrin & Norrander argumentou que com tamanha concorrência a COLUMBIA teria que se diferenciar de alguma forma. E indagou: quantas outras companhias são administradas por uma mãe e seu filho? A agência então propôs que Gert deveria estrelar os anúncios da marca. “Minha mãe, uma Super Modelo?”. Essa foi uma versão educada da resposta de Tim na época. Mas a marca literalmente comprou a ideia e a partir de 1984 suas campanhas ganharam enorme reconhecimento popular e Gert se tornou uma personagem icônica entre milhões de americanos. Afinal, o papel pioneiro de Gert, uma mulher atuando no que era uma indústria dominada por homens à época, foi uma boa prova da força de sua personagem e sua perseverança, sempre cercada por sua natureza cáustica.
Nas campanhas, a mamãe Boyle, que se tornou um dos maiores símbolos do empoderamento feminino nos Estados Unidos, era exibida como a tirana que se certificava de que cada um dos produtos pudessem atender aos seus padrões (extremamente rígidos) e ao lendário mau tempo do estado de Oregon. Os inúmeros comerciais usavam a imagem de Boyle para chancelar credibilidade e durabilidade aos produtos da COLUMBIA. A personagem de “Mãe Durona” (“Tough Mother” em inglês) de Gert a transformou em uma celebridade entre os americanos e até no cenário internacional. Enquanto o distinto humor americano devia ser ajustado para se encaixar no mercado estrangeiro, a imagem de uma mãe cuidadosa, e porque não carismática, era compreendida por todos. Gert como uma autêntica celebridade, em 2005 chegou a lançar sua autobiografia (One Tough Mother).
A herança da região do Pacífico Noroeste e a irreverência da mamãe Gert foi o que diferenciou a marca COLUMBIA da pesada concorrência no segmento. Gert (imagem abaixo) faleceu no dia 3 de novembro de 2019 aos 95 anos, mas sua personalidade “Tough Mother” continua viva na marca COLUMBIA, na mente de milhões de americanos, além é claro, de marcar a publicidade com seu carisma e jeito único. Seu lendário perfeccionismo (imortalizado pela frase “É perfeito. Agora melhore.”) e os altos padrões de qualidade aos quais ela exigia ainda guiam a marca nos dias de hoje.
Para assistir a um dos inúmeros comerciais estrelados por Gert, clique no ícone abaixo.
Fazendo o bem
Conforme a COLUMBIA cresce, aumenta seu compromisso também com a sociedade. Localmente e em todo o mundo a empresa apóia inúmeras organizações de assistência social, arte, educação e conservação ambiental. Por exemplo, o programa de doações fornece roupas devolvidas e com pequenos defeitos, mas em condições de uso, para pessoas carentes nos Estados Unidos. A COLUMBIA é também membro da Conservation Alliance, grupo que apóia ações de conservação ambiental. Todos os funcionários da empresa participam do programa voluntário que organiza grupos de apoio a ações de entidades como SMART (Start Making A Reader Today - Comece a Incentivar Alguém a Ler Hoje), American Hiking Society (Sociedade de Caminhada Americana) e American Heart Association (Associação Americana do Coração). A COLUMBIA também tem orgulho em apoiar e capacitar as mulheres por meio de programas de treinamento e enriquecimento no local de trabalho, por meio do HERproject, criado há mais de dez anos, cuja missão é liberar todo o potencial das mulheres que trabalham nas cadeias de suprimentos globais.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A primeira remodelação aconteceu em 1978, quando a marca passou a utilizar o nome por extenso - COLUMBIA SPORTSWEAR COMPANY - e o logotipo ganhou um símbolo (oito retângulos ovais dispostos em pares na forma de um diamante) e uma nova tipografia de letra. Esse símbolo, chamado “Bug”, representa o entrelaçamento de fios têxteis. Depois de adotar a cor azul-clara, em 2011 a marca apresentou um logotipo simplificado com uma nova tipografia de letra, além da eliminação da expressão “Sportswear Company” (usada apenas para a empresa).
Já a identidade visual corporativa, composta pelo nome COLUMBIA SPORTSWEAR COMPANY, é aplicada na cor preta e possui uma tipografia ligeiramente diferente de sua principal marca. Vale ressaltar que a empresa é proprietária de outras marcas como Mountain Hardwear® (roupas e equipamentos para esportes nas montanhas), Sorel® (botas e calçados para o inverno) e PrAna® (roupas para a prática de ioga e escalada).
Go Out Anyway. (2023)
Be the goat. (2023)
The Gold Standard in Warmth. (2021)
Trying stuff since 1938. (2011)
Welcome to the greater outdoors. (2009)
Tested Tough. (2000)
It’s perfect. Now make it better.
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1938
● Fundador: Paul e Marie Lamfrom
● Sede mundial: Portland, Oregon, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Columbia Sportswear Company
● Capital aberto: Sim (1998)
● CEO: Timothy Boyle
● Faturamento: US$ 3.46 bilhões (2022)
● Lucro: US$ 311.4 milhões (2022)
● Valor de mercado: US$ 4.65 bilhões (novembro/2023)
● Lojas: 450
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 9.450
● Segmento: Esportivo
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios para esportes ao ar livre
● Concorrentes diretos: The North Face, Patagonia, Canada Goose, Timberland, Millet, Marmot, Arc’teryx e Eddie Bauer
● Ícones: Gert Boyle (Tough Mother)
● Slogan: Go Out Anyway.
● Website: www.columbiasportswear.com.br
A marca no mundo
Atualmente a COLUMBIA SPORTSWEAR COMPANY, renomada por inovar e desenvolver produtos confortáveis, de proteção e funcionais com estilo, está presente em mais de 100 países oferecendo uma vasta linha de produtos (que engloba desde jaquetas, casacos, camisas, calças e calçados resistentes até mochilas, chapéus, luvas e cachecóis) desenvolvidos para esportes e atividades ao ar livre como esqui, caça, pesca, caminhada, ciclismo e escalada. Com faturamento superior a US$ 3.4 bilhões em 2022 (somente a marca COLUMBIA respondeu por US$ 2.86 bilhões), a empresa comercializa seus produtos através de 450 lojas próprias (muitas delas no formato de outlet) e mais 13 mil pontos de vendas incluindo varejistas esportivos e grandes lojas de departamento. No Brasil, a COLUMBIA possui sete lojas próprias. A marca é líder em vendas de roupas para esqui no mercado americano.
Você sabia?
● A sede da empresa está localizada na região metropolitana de Portland, no Oregon, no noroeste americano, próximo ao oceano Pacífico, onde florestas exuberantes cercam montanhas cobertas de neve e há uma costa acidentada e desafiadora. Um local propício para escaladas, corridas, caminhadas, pedaladas, acampar, pescar, caçar, remar ou aproveitar a natureza e o ar fresco. Um verdadeiro playground e laboratório de teste ao ar livre para a COLUMBIA.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 23/11/2023
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Parabéns pelo blog. Conteúdos interessantíssimos! :)
ResponderExcluirMuito interessante. Adorei!
ResponderExcluir