6.7.15

CASINO


O CASINO, um dos maiores grupos varejistas do mundo, tem como missão oferecer aos clientes uma enorme variedade de produtos de alta qualidade, desde alimentos, cosméticos até roupas, através de vários formatos de lojas. Tudo para que a experiência de compra de milhões de pessoas seja produtiva, prática e econômica. 

A história 
Tudo começou no ano de 1892 quando Geoffroy Guichard se tornou o único proprietário de um pequeno empório situado no antigo e charmoso Casino Lyrique na bela cidade francesa de Saint-Étienne, que deu origem ao nome CASINO. Com a ajuda de sua mulher, Antonia Perrachon, durante muito tempo, a loja foi o principal estabelecimento do grupo. Com a criação da empresa, surgiu também à necessidade de organizar as operações e um depósito foi construído na cidade. Já em 1898, com os negócios prosperando, Guichard inaugurou, no dia 25 de junho, uma segunda loja em Veauche, região de Loire. Pouco depois, em 2 de agosto, foi criada oficialmente a empresa Société des Magasins du Casino et Établissements Économiques d’Alimentation. Em 1901, devido à escassez de fornecedores de qualidade, foram lançados os primeiros produtos com a marca própria CASINO, como pães, cafés, óleos, licores, chocolates e produtos de limpeza. Nascia assim o conceito de “marca de supermercado”.


No ano seguinte, como forma de fidelizar os clientes, foi criada uma estratégia de oferta de brindes na compra de certos produtos. Pouco depois, em 1906, começaram a operar as primeiras fábricas da empresa, instaladas na região de Loire, para abastecer as lojas CASINO. Em 1914 já eram 460 lojas em operação. Pouco depois, em 1916, de forma ousada, os funcionários da empresa passaram a receber salário-família e participação nos lucros. No período do pós-guerra, em 1925, a empresa adquiriu a rede L’Épargne, o que lhe deu acesso a 300 lojas na região da cidade de Toulouse. Pouco depois, em 1927, inaugurou seu primeiro laboratório de controle de qualidade. No final desta década, quando Geoffroy Guichard se aposentou, o grupo CASINO tinha 20 fábricas, nove centros de distribuição, 998 lojas próprias e outras 505 afiliadas. Pouco antes de começar a Segunda Guerra Mundial, o CASINO tinha 1.670 lojas próprias espalhadas pelo território francês. Depois de atravessar um período de grandes dificuldades, em virtude do conflito mundial, no ano de 1948 foi inaugurado o primeiro supermercado com sistema self-service em Saint-Étienne. Um ano mais tarde, o CASINO foi responsável pela implantação de um dos primeiros sistemas logísticos de refrigeração para o setor de varejo em suas lojas.


A década seguinte começa com uma novidade: a entrega a domicílio de produtos frescos. No final desta década, em 1959, o CASINO foi o primeiro varejista a indicar um prazo de validade para o consumo de seus produtos. Esse princípio só se tornou obrigatório na França em 1984. Já em 1960 inaugurou sua primeira loja na cidade de Grenoble. Em 1970 a empresa inaugurou seu primeiro hipermercado na cidade de Marselha. A internacionalização da empresa começou em 1976 com a instalação de uma subsidiária nos Estados Unidos. Em 1984 a rede inovou mais uma vez ao introduzir a “garantia de satisfação ou o dobro do dinheiro de volta” para mais de 1.500 produtos sob a marca CASINO. Depois de inaugurar várias lojas pela França nos anos seguintes, a década de 1990 começou com a aquisição da empresa de varejo La Ruche Méridionale, que operava diversos supermercados e hipermercados.


No ano seguinte ocorreu à fusão do Grupo Casino, na época dirigido por Antoine Guichard (neto do fundador), com o Grupo Rallye, pertencente a Jean-Charles Naouri. Surgia assim um gigante no setor de varejo de alimentos na Europa. E também, era o crescimento de um dos empresários mais agressivos e polêmicos do segmento: Jean-Charles Naouri. Já em 1997 ele mostrou suas garras, após quatro meses de batalhas na Bolsa de Valores, juntamente com a família Guichard e os funcionários do Grupo, ao conseguir vencer uma oferta hostil de aquisição lançada pelo varejista e concorrente Promodès. No ano seguinte, Naouri se tornou acionista majoritário do CASINO. A partir de então, o desenvolvimento da empresa ganhou enorme impulso. Extremamente ousado ele comandou aquisição das redes Monoprix (50% do capital), Franprix, Leader Price e Cdiscount, aumentado enormemente o número de lojas e ingressando no comércio online. Além disso, ingressou em novos mercados como Uruguai e Argentina.


Em 2001, teve início uma forte expansão da empresa para mercados internacionais. Pouco depois, em 2005, a empresa consolidou sua presença no Brasil (onde era sócia do Grupo Pão de Açúcar desde 1999, e incrementou sua participação para 50% por US$ 900 milhões), na Colômbia, na Tailândia e no Vietnã. A sede de expansão não parou nos anos seguintes. Em 2010 adquiriu ativos da rival Carrefour na Tailândia. Após uma feroz batalha com o empresário Abílio Diniz, em julho de 2012, o CASINO assumiu definitivamente o controle do GPA (Grupo Pão de Açúcar) no Brasil, com uma rede multiformatos e multibandeiras formada por mais de 2.100 lojas, atualmente. A tomada de controle do Grupo Pão de Açúcar conferiu uma nova dimensão ao CASINO, posicionando-o entre os maiores varejistas globais. Foi também em 2012, que a empresa introduziu sua marca própria de produtos CASINO em grandes varejistas na Europa e Ásia.


A empresa possui três marcas próprias: Monoprix, Leader Price e Casino (presente no Brasil com diversos produtos alimentícios), esta última líder em participação no mercado francês. Atualmente na França, seu maior mercado, a empresa atua através de diversos formatos de lojas e bandeiras: Casino Supermarchés (rede de supermercados implantados em regiões urbanas ou rurais); Monoprix (rede de lojas implantadas em centros urbanos que oferece produtos alimentícios, de higiene, cosméticos, bazar e roupas); Franprix (lojas urbanas de bairro); Petit Casino, SPAR e Vival (minimercados e lojas de conveniência); Leader Price (lojas de descontos); Géant Casino (hipermercados); Naturalia (lojas de produtos naturais e orgânicos); Hyper Casino (unidades entre lojas de bairro e hipermercados); e Cdiscount (comércio online). A empresa é líder do mercado francês no segmento de mercados de bairro, com 6.500 estabelecimentos espalhados pelo país. Já no Brasil, o CASINO é proprietário do Pão de Açúcar, Extra, Assaí Atacadista e Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia).


O gênio por trás da marca 
Nascido no dia 8 de março de 1949 na cidade de Bône (atual Annaba), na Argélia, Jean-Charles Henri Naouri, primogênito de uma professora de inglês e um médico francês, tem doutorado em matemática e estudou na renomada École Normale Supérieure (ciências) e na Universidade de Harvard (administração). Iniciou sua carreira na Direção do Tesouro francês, alcançando o título de Inspetor de Finanças, cargo de alto escalão do governo do país. Em 1987, entrou para o banco Rothschild et Cie como sócio-gerente. Paralelamente, fundou a empresa de investimentos Euris, que adquiria participações minoritárias em companhias industriais. Em pouco tempo, a empresa aumentou consideravelmente sua capacidade de investimento. No início dos anos de 1990, Jean-Charles Naouri decidiu reorientar sua estratégia e dar um suporte mais ativo ao desenvolvimento das empresas nas quais investia. Foi assim que, em 1991, adquiriu o varejista Rallye, que atravessava sérios problemas financeiros. Vislumbrando o potencial do setor de varejo e da aliança entre as duas empresas, ele levou a Rallye ao Grupo Casino, do qual se tornou, em 1992, o primeiro acionista. Até 1997, graças a essa operação, o CASINO registrou crescimento espetacular, tanto na França como em outros países. Em cinco anos, o volume de negócios do grupo foi multiplicado por dois.


Ele decidiu apostar, a partir do final dos anos de 1990, no segmento em que a empresa tinha dado seus primeiros passos: as lojas de bairro. Para implementar essa estratégia, adquiriu participações significativas em redes locais e lojas de descontos com alto potencial como Franprix, Leader Price, Monoprix e o site de vendas online Cdiscount. Nos anos seguintes, ele adaptou a estratégia da empresa à evolução do mercado - que mostrava hábitos de consumo mais maduros e complexos - e consolidou a presença em países que apresentavam boas possibilidades de crescimento. Na França, conquistou um posicionamento sólido, graças ao modelo multiformatos de proximidade, e forte presença na internet com a Cdiscount, líder de vendas online no país. No mercado externo, investiu no ingresso de novos mercados com perspectivas favoráveis de crescimento econômico, conquistando a liderança no setor de varejo alimentar na América do Sul (Brasil e Colômbia), no Oceano Índico, no Vietnã, bem como o segundo lugar na Tailândia. Na vida pessoal, ele é extremamente discreto. Tanto que quando nasceu seu filho do segundo casamento foi trabalhar normalmente. Só informou a equipe do nascimento da criança 15 dias depois. É visto com frequência com o seu indefectível terno preto. Não gosta de piadas e sorri com parcimônia. Seu império na França foi construído à base de negociações com empresas de origem familiar e muita polêmica. Alguns de seus sócios ficaram para trás.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Durante décadas a marca utilizou um tradicional logotipo, criado em 1931 e que continha o “Bonhomme Casino”, um boneco criado pelo artista Adolphe Jean-Marie Moron, que representava de forma estilizada a figura de um gerente de supermercado segurando uma balança em uma mão e um globo terrestre na outra. Esse logotipo foi utilizado para divulgar tanto a marca como seus produtos, um símbolo perfeito de conveniência local que traduzia o slogan da empresa na época: “Eu estou em todos os lugares, eu vendo de tudo”. Em 2006 a empresa escolheu CASINO como nome do grupo e uma nova identidade visual foi adotada. Pouco depois, uma nova mudança: a adoção da cor verde e uma tipografia de letra levemente modificada.


Como algumas de suas bandeiras também carregam o nome CASINO, a empresa que tem o mesmo nome (identidade corporativa, primeira, à esquerda) utiliza logotipos diferenciados para essas marcas. Mas todas seguem a arquitetura da marca-mãe.


Os slogans 
Nourrir um Monde de Diversité. (francês) 
Nourishing a world of diversity. (inglês) 
Alimentar um mundo de diversidade. (português) 
I am everywhere, I sell everything. (1931)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 2 de agosto de 1898 
● Fundador: Geoffroy Guichard 
● Sede mundial: Saint-Étienne, França 
● Proprietário da marca: Casino Guichard Perrachon S.A. 
● Capital aberto: Sim 
● CEO & Presidente: Jean-Charles Naouri 
● Faturamento: €48.5 bilhões (2014) 
● Lucro: €232 milhões (2014) 
● Valor de mercado: €7.4 bilhões (julho/2015) 
● Lojas: 14.574 
● Presença global: 8 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 336.000 
● Segmento: Varejo (alimentos) 
● Principais produtos: Lojas de conveniências, supermercados, hipermercados e comércio online 
● Concorrentes diretos: Carrefour, Intermarché, E. Leclerc, Auchan e Aldi 
● Slogan: Nourrir um Monde de Diversité. 
● Website: www.groupe-casino.fr 

A marca no mundo 
Atualmente o CASINO, um dos maiores varejistas do mundo, tem mais de 14.500 lojas (em diversos formatos como hipermercados, supermercados, lojas de descontos e lojas de conveniência) em 8 países ao redor do mundo como França, Colômbia, Brasil Argentina, Uruguai, Tailândia, entre outros. A empresa também opera lojas afiliadas em mais de 10 países africanos e no Oriente Médio. Com boa parte de suas lojas localizadas na França (aproximadamente 9.500 unidades), o CASINO alcançou em 2014 um faturamento superior a €48 bilhões (58% vindo do exterior). Na França, um em cada dois usuários de internet é cliente da Cdiscount, filial do Grupo Casino, que se tornou, em poucos anos, número 1 do segmento de vendas online no país e sexta maior do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 6/7/2015

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