13.7.15

COPA AIRLINES


A companhia aérea panamenha COPA AIRLINES voa para cada cantinho da América Latina e do Caribe, transportando seus passageiros com conforto, segurança, eficiência e pontualidade. Voos sem atrasos, bom nível de entretenimento, serviço de bordo com comida gostosa, poltronas confortáveis e comissários atenciosos. Serviços de primeira com tarifas competitivas. Bem-vindo a uma das aeronaves da COPA AIRLINES. 

A história 
Tudo começou quando um proeminente grupo de investidores panamenhos e a companhia aérea americana Pan American World Airways (mais conhecida como PAN AM), que além de capital (assumiu 32% das ações) ainda prestou suporte técnico, fundaram no dia 21 de junho de 1944 a Compañía Panameña de Aviación, que ficaria conhecida apenas como COPA. A nova companhia aérea só entrou em operação no dia 15 de agosto de 1947 quando passou a realizar voos para três cidades panamenhas com uma pequena frota de aeronaves Douglas DC-3. Em 1966 já possuía três frequências semanais para a cidade de San José, na Costa Rica, seu primeiro destino internacional. Pouco depois, em 1969, com a incorporação de um avião AVRO 748 à sua frota foi possível voar para cidades como Kingston na Jamaica, Manágua na Nicarágua e Barranquilla na Colômbia. Na década seguinte, a COPA AIRLINES incorporou novos destinos as suas rotas como as cidades colombianas de Medelín e Cartagena, além de San Salvador e Guatemala.


Em 1980 a companhia aérea encerrou os vôos domésticos para se dedicar exclusivamente as rotas para o mercado internacional. Nesse mesmo ano incorporou uma aeronave Boeing 737-100 à sua frota. Em 1981, a companhia aérea inovou ao criar o programa de milhagem Mileageplus, um dos primeiros do setor da aviação comercial no mundo. Durante essa década ampliou seus destinos internacionais para as cidades de Porto Príncipe (Haiti), Santo Domingo (República Dominicana), San Juan (Porto Rico) e Miami (Estados Unidos). Essa década também foi marcada pela acirrada competição com a Air Panama, uma companhia melhor conhecida do público internacional na época, mas que hoje se resume a uma pequena companhia aérea regional. Em 1992, a empresa iniciou as operações do primeiro centro de conexões de voos dentro da América Latina, com sede na Cidade do Panamá, criando desta forma o Hub das Américas no Aeroporto Internacional de Tocumen. Com isso, foram incorporados novos destinos: Caracas, Cidade do México, Santiago, Cali, Bogotá, Quito, Guayaquil, Lima, Buenos Aires e Havana.


O ano de 1988 foi decisivo para a COPA AIRLINES: a companhia aérea panamenha se associou à Continental Airlines em uma aliança operacional que veio a se tornar, em 1998, uma sociedade na qual a empresa americana adquiriu 49% do controle acionário da COPA. No ano seguinte a companhia aérea aumentou sua participação na empresa panamenha para 51% e adotou uma nova imagem corporativa, mudando o nome para COPA AIRLINES. Também em 1999 teve início o processo de renovação e expansão da frota, então composta por quase 15 aeronaves, quando foram introduzidos os primeiros Boeing 737-700, sendo a primeira companhia das Américas a operar o modelo com winglets. A partir de 2000 a COPA AIRLINES iniciou uma nova e agressiva expansão nas Américas, passando a atender cidades como Los Angeles, Cancun, Orlando e Nova York. Foi também nesse período que a companhia aérea chegou ao Brasil com a ligação Cidade do Panamá-São Paulo.


No ano de 2005, marcado pela abertura de seu capital na Bolsa de Valores de Nova York, tornando-se a terceira companhia aérea latino-americana a fazer isso, a empresa recebeu seu primeiro Embraer 190, uma aeronave moderna e eficiente. No segundo semestre desse ano, a empresa adquiriu a segunda maior companhia aérea colombiana, a AeroRepublica (desde 2010 renomeada como COPA AIRLINES COLOMBIA), consolidando assim ainda mais sua atuação na América Latina. Em 2008, a Continental vendeu os restantes de suas ações e encerrou definitivamente os negócios com a companhia aérea panamenha.


No mês de junho de 2012, a COPA AIRLINES passou a fazer parte da Star Alliance, maior aliança de companhias aéreas do mundo, ganhando assim ainda mais prestígio internacional. No início de 2015, a COPA AIRLINES apresentou seu novo programa de fidelidade, o ConnectMiles, desenvolvido para fortalecer as relações com os viajantes frequentes e proporcionar uma atenção exclusiva. Em abril de 2015, a COPA AIRLINES anunciou uma parceria com a equipe do São Paulo Futebol Clube, cujo objetivo é aumentar o reconhecimento da marca entre os brasileiros. Além disso, anunciou um pedido de 61 aeronaves Boeing 737 MAX 8 e 9, no valor total de US$ 6.6 bilhões.


Nos últimos anos a COPA AIRLINES desenvolveu um modelo de voos de longa distância apenas com aviões modernos e pequenos (como Boeing 737-800 e Embraer 190), o que permitiu a redução de custos e tarifas. Com um serviço modesto e a baixa tarifa tornou-se uma boa opção custo benefício para diversos destinos no continente americano. Apesar de oferecer tarifas a preços competitivos, a COPA AIRLINES tem serviços excelentes, apesar de modestos. O entretenimento à bordo fica por conta de 12 canais de áudio individual e sistema de vídeo overhead. Os canais de áudio relacionados aos filmes estão disponíveis em espanhol, português e inglês. A companhia aérea também oferece opção de cardápios especiais para diabéticos, vegetarianos, crianças além de pratos étnicos. Esse serviço pode ser solicitado para qualquer classe, com antecedência mínima de 24 horas.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras e acentuadas alterações ao longo de sua história. Na década de 1970 o logotipo adotou um visual baseado na antiga companhia aérea PAN AM, da qual sempre teve uma ligação histórica. Na década seguinte, nova mudança: o logotipo adotou a cor vermelha, com um pequeno avião abaixo do nome COPA.


Em 1999 a marca apresentou uma nova identidade visual, completamente baseada no logotipo da Continental Airlines, que na época era sua maior acionista. Foi a primeira vez que a companhia aérea utilizou o termo “airlines” em seu logotipo. A última alteração ocorreu em 2012 quando foi adotada uma nova tipografia de letra, além da eliminação dos detalhes dourados em seu símbolo.


Os slogans 
Conectados todo es posible. (espanhol) 
Conectados tudo é possível. (português) 
Connected, everything is possible. (inglês) 
Volamos cada dia mejor. 
Passion for service. (Copa Colombia)


Dados corporativos 
● Origem: Panamá 
● Fundação: 21 de junho de 1944 
● Fundador: Empresários panamenhos 
● Sede mundial: Cidade do Panamá, Panamá 
● Proprietário da marca: Copa Holdings, S.A. 
● Capital aberto: Sim (2005) 
● Chairman: Stanley Motta 
● CEO: Pedro Heilbron 
● Faturamento: US$ 2.7 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 361.7 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 3.8 bilhões (julho/2015) 
● Frota: 98 aeronaves 
● Passageiros transportados: 11.6 milhões (2014) 
● Destinos: 74 
● Presença global: 30 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 9.500 
● Segmento: Aviação 
● Principais produtos: Aviação comercial e cargueira 
● Concorrentes diretos: TAM, LAN, Avianca, American Airlines, United Airlines e Delta Airlines 
● Slogan: Connected, everything is possible. 
● Website: www.copaair.com 

A marca no mundo 
Atualmente a COPA AIRLINES permite aos passageiros realizarem conexões rápidas e convenientes a 74 destinos em 30 países na América do Norte, América Central, América do Sul e Caribe, através de uma frota de 98 modernas aeronaves. A companhia aérea, que opera mais de 350 pousos e decolagens por dia, tem como principal hub o Aeroporto Internacional de Tocumen (trata-se do centro de conexões com mais destinos e voos internacionais do que qualquer outro na América Latina), emprega quase 10 mil pessoas, transportou mais de 11.6 milhões de passageiros e alcançou faturamento de US$ 2.7 bilhões em 2014. A empresa tem como maiores mercados o Panamá, os Estados Unidos, a Colômbia e o Brasil, onde a companhia aérea mantém saídas de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. 

Você sabia? 
Pelos últimos dois anos consecutivos (2013/2014), a FlightStats reconheceu a COPA AIRLINES como a “Melhor Companhia Aérea na América Latina” por seu desempenho em pontualidade e qualidade de serviço. A COPA também foi, em 2013, vencedora de dois prêmios Skytrax como “Melhor Companhia Aérea da América Central e Caribe” e “Companhia Aérea com Melhor Equipe de Bordo e de Aeroportos da América Central e do Caribe”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/7/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário