23.11.15

VERIZON


Todos os dias milhões de pessoas, empresas e comunidades se conectam com as poderosas tecnologias da VERIZON, que oferece soluções para melhorar a forma como vivemos, trabalhamos e nos divertimos. Velocidade. Poder. Inovação. Isto permite que este gigante da telecomunicação mundial ofereça serviços inovadores, como nuvem, vídeo e telemática para enriquecer as vidas de milhões de pessoas ao redor do planeta. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 30 de junho de 2000 quando as empresas de telecomunicações Bell Atlantic, fundada em 7 de outubro de 1983, e GTE, cujas origens datam de 1918, oficializaram uma fusão no valor de US$ 52 bilhões que iria criar um verdadeiro colosso das telecomunicações. A nova empresa adotou o nome de VERIZON, abreviatura das palavras “Veritas” (“verdade” em latim) e “Horizon” (“horizonte” em inglês). O nome foi escolhido a partir de 8.500 candidatos e a empresa gastou US$ 300 milhões para divulgar a nova marca. A nova empresa surgia como a maior operadora de telefonia do mercado americano, operando 63 milhões de linhas em 40 estados. A empresa também herdou 25 milhões de clientes de telefonia móvel, além de oferecer serviços de internet e chamadas de longa distância, em Nova York, antes de expandir as operações de longa distância para outros estados.


Dois meses antes da aprovação final sobre a formação da Verizon Communications, a Bell Atlantic havia formado a VERIZON WIRELESS (para oferecer serviços de telefonia móvel) em uma joint venture com a empresa de telecomunicações britânica Vodafone. Em 2002 a empresa lançou em território americano sua rede de internet móvel 3G. Este avanço tecnológico revolucionário ofereceu aos seus milhões de clientes o poder de banda larga de alta velocidade sem fio para navegar na web, transmitir música e vídeos, e baixar e enviar arquivos de seu dispositivo móvel. Em 2003, a VERIZON em um papel de liderança no segmento implantou a portabilidade móvel, permitindo aos clientes manter seu número de telefone quando mudar de operadora. Pouco depois, em 2005, ampliou a oferta de serviços com o lançamento da VERIZON FiOS, oferecendo internet banda larga e TV a cabo via fibra ótica para residências e estabelecimentos. Além disso, a empresa continuou expandindo seus serviços de internet para mais estados americanos. Em 2006 com a aquisição da MCI foi formada a VERIZON BUSINESS, que permitia oferecer melhores benefícios e serviços de comunicações convergentes, informação e entretenimento para empresas de médio e grande porte, além de clientes governamentais. No mês de agosto de 2008, a VERIZON expandiu sua rede de cobertura móvel para muitos mercados rurais americanos, completado com a aquisição da empresa Rural Cellular Corp.


Em 2009, a empresa firmou uma parceria estratégica com o Google para desenvolver aplicações móveis, serviços e dispositivos sob a marca DROID. Isso permitiu que a VERIZON oferecesse aos consumidores uma variedade de produtos inovadores que combinavam a velocidade de sua rede 3G com a plataforma móvel Android. Ainda neste ano, com a aquisição da Alltel, a VERIZON se tornou a maior operadora de telefonia móvel dos Estados Unidos. Em 2010 a empresa lançou no mercado mais uma inovação: a tecnologia móvel de transmissão de dados 4G LTE, inicialmente disponível em 39 grandes cidades e cobrindo mais de 110 milhões de pessoas. Com isso, seus clientes passaram a ter acesso em alta velocidade e com avançada tecnologia em dispositivos móveis. Pouco depois, a VERIZON introduziu essa tecnologia em várias áreas rurais americanas.


Além disso, introduziu o FLEX VIEW, permitindo aos assinantes do serviço FiOS TV levar a programação de vídeo para fora de casa e vê-lo em vários dispositivos portáteis, incluindo smartphones, tablets e laptops. Em 2012 apresentou a banda larga HomeFusion, que fornece acesso à internet de alta velocidade em casa usando a rede 4G LTE da empresa. A solução oferece às famílias com opções de banda larga limitada uma alternativa confiável para conectividade de dados. Outra novidade deste ano foi o lançamento, em resposta à demanda dos consumidores por ultra-alta velocidade de serviço de banda larga em casa, do serviço FiOS QUANTUM, que mais do que duplicou as velocidades de várias de suas opções de internet. Em 2013, a empresa comprou por incríveis US$ 130 bilhões em dinheiro e ações, a participação de 45% da Verizon Wireless, que pertencia à britânica Vodafone, assumindo assim o controle total da maior operadora de telefonia celular do mercado americano. Como parte do plano de expansão de seus produtos, A VERIZON comprou em 2014 os ativos da Intel Media, uma divisão de negócios da Intel dedicada ao desenvolvimento de produtos e serviços de TV em nuvem. Além disso, através da subsidiária VERIZON ENTERPRISE, que atua em grandes mercados mundiais, a empresa oferece soluções de cloud (nuvem), com um leque de ofertas que inclui também serviços de virtualização, armazenamento, data recovery, segurança e aplicações de banco de dados Oracle e ERP SAP Hana.


Em maio de 2015 a VERIZON anunciou a aquisição da AOL, em uma operação avaliada em US$ 4.4 bilhões. A aquisição também incluiu conteúdos digitais como o jornal online The Huffington Post e o site especializado TechCrunch, focado em notícias de tecnologia. Curiosamente, a AOL continua ganhando dinheiro com acesso discado à internet, modalidade que a tornou mundialmente famosa (graças aos seus CDs com discadores). Isto porque há 2.16 milhões de clientes pagando, em média, US$ 20.83 mensais pelo serviço (incluindo aí complementos como suporte técnico e antivírus). Nos últimos anos, a AOL conseguiu reverter maus negócios e, de uma plataforma na internet, se transformou em uma empresa de conteúdo e publicidade digital. E parece ser exatamente a experiência de ganhar dinheiro com a venda de anúncios na internet o que interessa à VERIZON. Essa operação permitirá que a VERIZON passe para uma etapa superior no desenvolvimento de suas plataformas digitais e de vídeos. Além disso, permitirá a criação de uma oferta ampliada de suas plataformas, orientada principalmente para os celulares, apontando para o poderoso e rentável mercado publicitário.


Recentemente a VERIZON anunciou que pretende começar em 2016 testes de telefonia móvel ultra rápida, considerada de quinta geração (5G), que terá uma velocidade muito mais rápida do que a tecnologia de quarta geração 4G LTE e poderá administrar um número muito maior de objetos conectados. A empresa também investe em parcerias de sucesso, como por exemplo, com a poderosa liga profissional de futebol americano (NFL), cujo contrato, renovado em 2013, no valor de US$ 1 bilhão, permite que a VERIZON WIRELESS transmita jogos em streaming. Além disso, a VERIZON é parceira oficial da NBA para plataformas digitais.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma remodelação ao longo dos anos. Isto aconteceu no dia 2 de setembro de 2015 quando a marca apresentou seu novo logotipo. Mais limpo e moderno, a nova identidade visual deixou de lado o Z vermelho (que tinha um bom dinamismo e dava vida à marca), adotou uma nova tipografia de letra e um sinal de “check” (em vermelho), do lado direito.


Os slogans 
Better Matters. (2015) 
Never Settle. (2013) 
That’s powerful. 
Rule the air. (2010) 
We never stop working for you. (2002) 
Make Progress Every Day. (2002) 
Can you hear me now? (2001) 
Join in. (2000) 
Get Out of the Past, Get FiOS. (FiOS by Verizon)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: Fusão da Bell Atlantic com a GTE 
● Fundador: 30 de junho de 2000 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Verizon Communications, Inc. 
● Capital aberto: Sim (2000) 
● Chairman & CEO: Lowell McAdam 
● Faturamento: US$ 127 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 9.62 bilhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 184.7 bilhões (novembro/2015) 
● Assinantes: 123 milhões 
● Lojas: 1.700 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 177.900 
● Segmento: Telecomunicação 
● Principais produtos: Internet banda larga, TV a cabo, telefonia e serviços móveis 
● Concorrentes diretos: AT&T, T-Mobile, CenturyLink, Sprint, Virgin Mobile, DirecTv, Dish e Xfinity 
● Slogan: Better Matters. 
● Website: www.verizon.com 

A marca no mundo 
Os serviços de internet, TV a cabo, linhas telefônicas e comunicação móvel da VERIZON estão presentes em mais de 2.700 cidades dos Estados Unidos e alguns outros países. Com faturamento de US$ 127 bilhões em 2014, este colosso da comunicação mundial emprega mais de 177 mil pessoas e oferece comunicação móvel para 110.8 milhões de assinantes. Além disso, a empresa possui 5.8 milhões de assinantes de TV a cabo e 6.9 milhões de assinantes de internet banda larga (domicílio). Como uma das maiores empresas de tecnologia de comunicação do mundo, a VERIZON opera a maior rede sem fio 4G LTE e internet banda larga dos Estados Unidos, onde é líder em telefonia móvel e têm linhas crescentes de negócios na oferta de acesso de alta velocidade a internet, serviços para empresas e vídeo em formato stream. A cobertura móvel da empresa atinge 98% do território americano. A empresa ainda possui mais de 200 data centers em 24 países e vende seus produtos e serviços através de 1.700 lojas. 


Você sabia? 
Em 2013 foi revelado que a VERIZON é a empresa parceira chave da Agência Nacional de Segurança (NSA) nos programas de vigilância global. 
Em muitos lugares dos Estados Unidos, mesmos os mais remotos, a VERIZON oferece o melhor sinal de telefonia móvel disponível. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Folha, Valor Econômico e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 23/11/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário