27.1.16

FREDDO


A rede argentina FREDDO se destaca pelo compromisso com a artesanalidade de seus produtos e a preocupação com a qualidade de cada receita. Tudo para oferecer aos seus devotos consumidores sorvetes de sabores excepcionais. Em todas as iniciativas a rede atua em três frentes: artesanalidade, argentino e doce de leite (o número de sabores à base deste ícone da gastronomia argentina - sete, além do tradicional - não nega a origem da marca, nascida em Buenos Aires). Considerada a rede com o sorvete artesanal mais delicioso da Argentina, a FREDDO espalhou seus deliciosos gelados para outros países, sempre oferecendo um produto único, artesanal e de alta qualidade. 

A história 
Tudo começou no ano de 1931, com a chegada na Argentina dos primos Luigi Aversa e Salvador Guarracino, originários de Sorrento, pequena cidade do Sul da Itália, conhecida pelas belas praias, falésias e pelos deliciosos sorvetes. Inicialmente Luigi se instalou em La Plata, onde encontrou seu primo Julio Pérsico, dono de uma pequena barraca de verduras, e fundou a “Helados Persico” para a produção do tradicional sorvete italiano. Já Salvador se fixou em Buenos Aires, onde abriu uma modesta barraca de frutas. Apesar do tempo separá-los, por força do destino Luigi e Salvador voltaram a se reencontrar e, em uma manhã de verão de 1969 inauguraram a primeira loja da FREDDO, na esquina das ruas Pacheco de Melo e Callaono, em pleno coração de Barrio Norte, na cidade de Buenos Aires, trazendo o verdadeiro doce de leite argentino como carro-chefe de seus sorvetes.


Em 1975 foi inaugurada a segunda loja no bairro Recoleta, um verdadeiro centro turístico de Buenos Aires. A terceira unidade seria inaugurada em 1978. A excelente qualidade, a textura cremosa e o sabor artesanal de seus sorvetes transformaram a FREDDO, já na década de 1980, em um verdadeiro clássico argentino. E todos pediam mais. Foi assim que, nos anos seguintes, a rede inaugurou novas lojas em bairros conhecidos da cidade, em importantes shoppings, na Grande Buenos Aires e na costa atlântica do país.


O sucesso foi tamanho que no ano de 1990 a FREDDO decidiu atravessar a fronteira e inaugurar uma loja em Punta del Este, badalado balneário do Uruguai. A primeira unidade fora de seu país de origem foi um verdadeiro sucesso, muito em virtude da enorme presença de argentinos em Punta del Este, especialmente nos meses de verão. Tamanho sucesso chamou a atenção de grupos de investidores, que acabaram comprando a empresa no final da década de 1990. Pouco depois, a rede adotou o sistema de franquia, o que possibilitou sua expansão para o interior da Argentina. Em fevereiro de 2004, com uma melhor situação econômica na Argentina, a FREDDO foi novamente adquirida, desta vez pelo grupo Pegasus, por US$ 20 milhões. Já no ano seguinte a marca foi reposicionada no mercado, apresentou novas embalagens, novos sabores e ambientação das lojas e iniciou um novo processo de expansão, que incluiu a abertura de uma loja no Paraguai.


Finalmente no mês de abril de 2011, com mais de 85 lojas espalhadas pela América do Sul, a FREDDO inaugurou sua primeira loja no Brasil, na Rua Normandia, no bairro de Moema, zona sul da capital paulista. Dentre os sabores trazidos ao Brasil estavam tramontana (creme com doce de leite e biscoito coberto de chocolate), chocolate belga, brigadeiro (desenvolvido especialmente para o país), amora, tangerina e Malbec (feito com vinho Malbec e frutas vermelhas). Nos anos seguintes a rede cresceu no mercado brasileiro, inaugurando novas unidades em diversas cidades e esfriou de vez a rivalidade com a Argentina, mostrando que a competitividade não entrou no campo da gastronomia. Em 2014, a rede deu mais um importante passo para sua internacionalização ao inaugurar uma moderna loja na Carolina do Norte e pouco depois, na cidade de Miami, no ensolarado estado da Flórida.


Para manter as características e o sabor, toda a produção é centralizada na Argentina e Uruguai, onde são fabricados mais de cinco milhões de toneladas de sorvete por ano. A receita é baseada em gelados italianos e chegou à Argentina com os imigrantes no fim dos anos de 1.800 e conta com rigoroso processo que garante a alta qualidade. Um dos principais diferenciais da marca, muito utilizado em sua estratégia de comunicação, é a produção 100% artesanal, sem a adição de produtos químicos como conservantes, saborizantes, emulsificantes. Todo o processo de produção é supervisionado rigorosamente, desde a escolha da matéria-prima, por meio do acompanhamento de cada etapa, até a maneira como são servidos, em cones, para acentuar sua cremosidade, pelo mesmo mestre-sorveteiro. Esse cuidado faz com que os consumidores tenham a mesma experiência em todos os países em que a marca está presente. Os sorvetes são trazidos para Brasil em caminhões ultra refrigerados, com aproximadamente menos 30 graus. Nas lojas os sorvetes ficam expostos a menos 14 e menos 18 graus, temperatura que permite o armazenamento por até 30 meses.


Para oferecer produtos voltados para o paladar local, a rede conta com o trabalho de uma chef brasileira que faz combinações focadas neste público. A variação acontece apenas na mistura de sabores, mas os insumos são os mesmos oferecidos em outros mercados. Hoje em dia são mais de 40 deliciosos sabores, sendo os mais vendidos os de “dulce de leche” (há versões “puro”, com amêndoas, com pedaços de doce de leite, brownie, etc.) e chocolate (são mais de 10 tipos), além das combinações com frutas (limão, laranja, tangerina e pomelo são lavadas, cortadas e espremidas manualmente para garantir a máxima qualidade e sabor).


Apesar da tradição de quase meia década, a FREDDO se renova constantemente ao lançar anualmente aproximadamente 15 produtos, como por exemplo, os especiais Cubanitos (deliciosos canudos de waffle, recheados de sorvete e cobertos com chocolate artesanal), Trifreddo Doce de Leite (combinação de sorvete de chocolate, sorvete de doce de leite, suspiros, calda de doce de leite e farofa), Batidos (bebidas com sorvetes de frutas, sucos e caldas) e Cafés Especiais (Baunilha e Leite, Doce de Leite Latte e Mocha Branca), além de aumentar a variedade de sabores. A rede também oferece uma linha sem glúten, com baixa caloria e kosher. Para se manter presente na memória do consumidor a marca investe continuamente em inovação, que vai além dos deliciosos sorvetes. Recentemente, a FREDDO passou a vender em suas unidades brasileiras potes do tradicional doce de leite argentino, ativo que consolidou a marca internacionalmente. Para levar a experiência para as residências, as lojas passaram a oferecer potes para viagem, aumentando o volume de compra, e, consequentemente, o tíquete médio. Outra novidade recente foi a comercialização do panetone premium com recheio de doce de leite.


Assim como qualquer outro player do segmento, a sazonalidade também tem alto impacto nas vendas na FREDDO. Para superar este desafio, a marca aglutinou uma cafeteria ao modelo de negócio trazido para o mercado brasileiro. Nos períodos mais frios, a rede aposta na oferta de produtos com insumos agregados, como sobremesas e produtos mais elaborados, que levem toppings e coberturas. Além de uma linha de sanduíches, salgados e chás. Os cafés e bebidas com sorvete também garantem vendas adicionais. Em determinadas lojas, a venda de itens de cafeteria chega a representar 60% das vendas em meses mais frios.


Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Fundação: 1969 
● Fundador: Salvador Guarracino e Luis Aversa 
● Sede mundial: Buenos Aires, Argentina 
● Proprietário da marca: Grupo Pegasus 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Sergio Gratton 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 170 
● Presença global: 7 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 500 
● Segmento: Sorveterias 
● Principais produtos: Sorvetes artesanais, bebidas geladas e doces 
● Concorrentes diretos: Persicco, Chungo, Ben & Jerry’s, Häagen-Dazs, Cold Stone Creamery, Bacio di Latte e Freddissimo 
● Ícones: Os sorvetes de doce de leite 
● Website: www.freddobrasil.com 

A marca no mundo 
Hoje em dia, a FREDDO possui mais de 170 lojas em sete países como Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, Reino Unido e Estados Unidos. No Brasil a rede possui aproximadamente 50 lojas em cidades como Brasília, São Paulo, Campinas, Vitória, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Natal, Joinville, Ribeirão Preto e Curitiba. 

Você sabia? 
No Reino Unido, por razões legais, a rede atua com o nome de FREGGO
Toda a operação no Brasil é composta por franquias, que está disponível no modelo quiosque e loja. Mais recentemente a marca lançou um novo formato para expandir ainda mais sua presença no mercado brasileiro: o Carrinho Freddo. Com design vintage, oferece seis sabores 100% artesanais, com as clássicas receitas que o consumidor encontra nas lojas e quiosques já existentes pelo país. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Isto é Dinheiro, Veja e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/1/2016

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