19.1.16

LA MARTINA


Suas roupas e equipamentos podem ser vistos em boa parte das realezas europeias. Os príncipes William e Harry já foram clicados vestindo suas roupas. A LA MARTINA, marca argentina de roupas esportivas focada no aristocrático polo a cavalo é um verdadeiro fenômeno e case de marketing mundial. Em três décadas, a LA MARTINA se tornou uma marca super premium nascida e crescida junto ao polo e ao seu típico estilo de vida. O conceito da marca agrega ao seu ar europeu a elegância e o charme intrínsecos ao polo, mesclados à naturalidade do homem do campo, que valoriza a família, a amizade e a autenticidade de sentir a natureza e seus espaços abertos como parte de sua essência. 

A história 
Unir estilo e paixão foi o que propôs o empresário italiano Lando Simonetti quando, inspirado pelo polo a cavalo, um dos esportes mais elitistas do mundo, resolveu criar a marca LA MARTINA, batizada assim em homenagem a um famoso clube de polo argentino. Apesar de ter nascido na Itália, Lando viveu boa parte de sua vida na Argentina, país que reinventou o polo a cavalo, apesar do esporte na era moderna ter sido desenvolvido pelos ingleses (muitos pesquisadores alegam que surgiu na Ásia). No início da década de 1980 ele vivia na cidade americana de Boston e era diretor internacional de uma marca de jeans. Nessa época ele queria criar sua própria marca. Apesar de não ser jogador de polo e muito menos ter haras para criar cavalos, ele se deu conta que o exclusivo esporte iria influenciar a maneira de se vestir dos ricos e famosos. E foi justamente na cidade de Boston que ele iniciou o projeto para sua nova marca.


Em 1985, voltou para a Argentina, se casou com uma famosa apresentadora de televisão, Gachi Ferrari, e criou oficialmente a LA MARTINA na cidade de Buenos Aires, considerada desde 1936 a capital mundial do polo a cavalo. Com isso, surgia também a La Casona, loja conceito da marca, instalada em uma magnífica propriedade com grandes lareiras, vitrais e mobiliário exclusivo. Inicialmente a marca produzia equipamentos técnicos para a prática do polo a cavalo, como botas, capacetes, tacos, protetores e até selas. E antes que a LA MARTINA fosse conhecida na Argentina, ele partiu rumo a Europa para implantar e desenvolver sua marca. Primeiro convenceu algumas lojas especializadas a venderem seus produtos. Depois investiu sobre os tradicionais clubes de polo ingleses, como Eton College (lugar onde estuda a realeza inglesa e os mais ricos e influentes do mundo), Oxford e Cambridge, dando de presente as tradicionais camisas pólos, uma forma de promover sua marca entre os praticantes do esporte. Depois, teve êxito em ingressar nos principais eventos de polo da Europa. E isto, não somente deu exposição a LA MARTINA como colocou-a lado a lado com marca luxuosas como Cartier, Land Rover e Pommery, tradicionais patrocinadoras de eventos de polo a cavalo.


Desde o início a marca se preocupou com a qualidade de seus produtos, não somente em relação ao design, mas também pelo conforto e segurança para os jogadores de polo. Nos anos seguintes continuou investindo na divulgação da LA MARTINA em tradicionais universidades americanas que possuíam praticantes e times de polo, como por exemplo, Yale e Harvard. Em 1987, a realização do primeiro campeonato mundial de polo em Buenos Aires, foi de extrema importância para a exposição internacional da LA MARTINA.


A partir da década de 1990, a LA MARTINA, até então uma marca de equipamentos técnicos para polo a cavalo, começou a ingressar no segmento da moda, oferecendo a sofisticação e o luxo do estilo de vida do polo através de roupas e acessórios. Rapidamente as camisas pólos da marca, que hoje custam a partir de US$ 150, se tornaram um enorme sucesso. Em 1992 inaugurou um corner dentro da loja de departamento Harrods em Londres. Pouco depois, em 1994, a empresa criou a divisão POLO MANAGEMENT GROUP, responsável por organizar eventos e torneios de polo no mundo inteiro. Em 1998, a LA MARTINA inaugurou sua primeira loja própria na cidade de Saint-Tropez na França. Nos anos seguintes a marca inaugurou inúmeras lojas em cidades como Madri, Milão, Londres, Zurique, Capri, Sylt, Paris e Roma. Em 2003 a LA MARTINA inaugurou sua primeira loja no Oriente Médio, em Dubai, no Emirados Árabes Unidos, um país com forte vínculos nos esportes a cavalo. Durante esse período de expansão, a LA MARTINA também ampliou sua linha de produtos com o lançamentos de coleções de roupas e acessórios para mulheres e crianças. Nesta época a LA MARTINA já tinha se transformado em uma marca de luxo.


E o desenvolvimento internacional da marca continuou em 2007, quando a marca argentina passou a ser patrocinadora oficial da Federação Internacional de Polo. Dois anos mais tarde, contando com a presença da Rainha Elizabeth II, a LA MARTINA inaugurou uma sofisticada loja dentro do Guards Polo Club, o mais tradicional clube de polo do mundo, extremamente ligado a realiza inglesa, que está localizado em Windsor. Em 2011, a LA MARTINA assinou um contrato de parceria com a montadora italiana Maserati para a criação de diversas linhas de produtos. Dando continuidade ao seu plano de expansão internacional, a partir de 2013 a marca iniciou a inauguração de lojas pela Ásia, em países como Malásia, Cingapura e Tailândia.


Após inaugurar sua primeira loja no Brasil, no luxuoso shopping Cidade Jardim, em São Paulo, no ano de 2013 a marca argentina abriu uma loja na cidade de Campinas, que foi estrategicamente escolhida pois fica próxima aos principais campos brasileiros de polo a cavalo, como o Helvetia e o Fazenda Boa Vista. Em 2014, a marca, conhecida mundialmente pela beleza, elegância e qualidade de peças inspiradas no universo do aristocrático esporte, lançou no mercado europeu a Cortos, um modelo de botas nascidas nos campos de polo. É uma reinterpretação, reduzida à altura do tornozelo e mais leve, da bota técnica de polo, muito dura e pesada para caminhar ou dirigir. A empresa também desenvolveu um novo conceito de loja: LA MARTINA CUEROS, que vende apenas acessórios feitos em couro de alta qualidade, nada de roupas. E em 2015, a marca inaugurou uma nova loja na cidade de Londres, a poucos passos do Palácio de Buckingham. Recentemente a LA MARTINA se tornou objeto de estudo, devido ao seu enorme sucesso, pela Universidade de Harvard.


A LA MARTINA está constantemente na vanguarda da pesquisa, desenvolvimento de materiais e produtos técnicos para os melhores jogadores de polo do mundo. A marca argentina entende que polo é uma paixão, um modo de vida, um esporte com uma história única e uma cultura que precisa ser preservada. Hoje em dia o posicionamento da LA MARTINA como marca de luxo é norteado pela manufatura caracterizada pelo uso de técnicas artesanais – facilmente identificadas pela quantidade de detalhes, como por exemplo, os aplicados em suas tradicionais camisas pólos mais elaboradas, como as cores diversas, golas duplas, patch e botões com as cores de bandeiras – e a preocupação constante com a qualidade e maciez do algodão e do couro (um dos carros chefe da marca). A marca oferece coleções masculinas, femininas e infantis em linhas de camisas e camisas pólos (das diferentes seleções nacionais e de clubes internacionais), calças (sarja e jeans), bermudas, perfumes, bolsas e as famosas jaquetas produzidas com couro nobre da Argentina. A marca também vende equipamentos técnicos para o esporte como selas, botas, capacetes, luvas, tacos, protetores, óculos e roupas.


A LA MARTINA não utiliza o jogo de polo para promover seus produtos. Como diz a marca, “nós somos o polo”. Seu eficiente marketing é feito em torno do universo do polo a cavalo. Anualmente organiza ou patrocina mundialmente mais de 100 eventos relacionados ao polo a cavalo. A marca tem como embaixadores globais grandes jogadores de polo, como o argentino Miguel Novillo Astrada. Também patrocina grandes eventos e instituições ligadas a esse esporte. A LA MARTINA é patrocinadora oficial da Federação Internacional de Polo (o que significa que todas as equipes que disputam o campeonato mundial utilizam equipamentos da marca argentina), da Federação Argentina de Polo e de grandes equipes mundiais. Além disso é parceira de renomeadas universidades que praticam o esporte como Harvard, Yale, Oxford, Cambridge, Westminster e Eton; e sofisticados clubes de polo como Guards Polo Club, La Aguada e Milano Polo Club.


As lojas 
Entrar em qualquer uma das lojas da LA MARTINA é uma experiência única e sensorial. O projeto arquitetônico permite ao cliente ter total percepção do posicionamento e DNA da marca no mercado a partir dos elementos dispostos no ambiente, como obras de arte, fotografias, equipamentos, acessórios e itens de decoração que remetem ao polo a cavalo. Vivenciar a marca LA MARTINA é mergulhar no universo do polo e, consequentemente, ter contato com um mundo que exala glamour e sofisticação. Suas lojas são um espetáculo à parte. Aconchegantes e sofisticadas, a ambientação das lojas utiliza muita madeira, móveis com estofamento de couro e dispõe objetos de decoração e produtos de uma forma mesclada, passando a impressão que tudo está a venda em uma sofisticada casa.


Dados corporativos 
● Origem: Argentina 
● Fundação: 16 de junho de 1985 
● Fundador: Lando Simonetti e Gachi Ferrari 
● Sede mundial: Buenos Aires, Argentina 
● Proprietário da marca: La Martina S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Lando Simonetti 
● CEO: Adrian Simonetti 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 95 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 400 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Roupas, calçados e acessórios 
● Concorrentes diretos: Ralph Lauren, Gant, Lacoste, Paul & Shark, Cardón e Garçón García 
● Ícones: As camisas pólos 
● Slogan: Tradición del polo argentino. 
● Website: www.lamartina.com 

A marca no mundo 
Atualmente a LA MARTINA está presente em mais de 60 países ao redor do mundo, comercializando seus produtos através de aproximadamente 100 lojas próprias e 3.500 pontos de venda selecionados, como por exemplo, luxuosas redes de lojas de departamento. Os produtos da marca são produzidos em países como Peru, Turquia e Argentina. A linha masculina representa aproximadamente 60% das vendas da marca. Apesar de não divulgar dados financeiros, analistas estimam que a marca argentina fature mais de US$ 500 milhões anualmente. 


Você sabia? 
As camisas pólos da LA MARTINA se tornaram verdadeiros objetos de desejo. Isto porque, uma pólo fabricada pela marca para um campeonato possui diversos símbolos que deixam claro em qual jogo e em qual país ela foi usada. Depois o mesmo modelo de pode ser comprado pelo consumidor em uma de suas lojas. O diferencial da marca é justamente este. Ter em suas roupas emblemas originais de campeonatos que realmente aconteceram. 
50% dos produtos da LA MARTINA vendidos em Buenos Aires são para consumidores do Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 19/1/2016

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