Correr, correr e correr. Esta é a razão da existência da americana SAUCONY, uma das mais antigas marcas esportivas do mundo. Os corredores são o combustível que abastece as inovações e tecnologias criadas pela marca, sempre visando o conforto e o desempenho. Os corredores direcionam os desenvolvimentos e design da marca. Eles a mantém competitiva. Eles, na verdade, são responsáveis por manter a SAUCONY viva. Nunca parar de correr é a chave de sucesso desta marca centenária.
A história
A história começou no ano de 1898 quando quatro sócios (William Donnoyer, Thomas Levan, Walter Snyder e Benjamin Reider) fundaram uma modesta empresa de calçados na pequena cidade de Kutztown, no estado da Pensilvânia, às margens do riacho Creek Saucony, de onde o nome da marca se originou. Somente em 1906, a primeira fábrica da SAUCONY foi construída. Em 1910 essa fábrica já produzia 800 pares de calçados por dia, direcionados para crianças e adultos. Ainda em 1910, o imigrante russo Abraham Hyde e seus filhos estabeleceram uma pequena empresa de calçados na cidade de Cambridge, estado de Massachusetts, chamada A.R. Hyde and Sons. Inicialmente a empresa vendia calçados feitos de pedaços de carpetes para mulheres e crianças. Ao longo dos próximos anos a Hyde tornou-se conhecida por seus calçados de alta qualidade e tecnologicamente inovadores e se especializou em calçados esportivos, especialmente a partir de 1932 quando introduziu sua primeira linha de calçados esportivos para a prática do skate. Com o passar dos anos, a Hyde ganhou reconhecimento pela qualidade e busca constante por inovações tecnológicas, e já disponibilizava calçados para beisebol, boliche e patinação.
Já a SAUCONY soube aproveitar a enorme popularidade do atletismo e o grande número de corredores que surgiam. Nesta época, não havia tênis específicos para corridas. As pessoas corriam com calçados com pregos (travas), de couro ou simplesmente descalças. Foi então, que no ano de 1958, a SAUCONY se propôs a criar um calçado para ajudar os atletas a correrem melhor. Era o surgimento do primeiro modelo de tênis de corrida, o Spike 7446. Durante os anos de 1960, a Hyde foi escolhida pela NASA para produzir os primeiros calçados para os astronautas no projeto da missão Apolo. As botas utilizadas pelo primeiro astronauta a andar no espaço, Walter Cunningham, traziam a marca da Hyde. Em meados desta década, a Hyde passou a focar sua produção em calçados para corrida. E finalmente em 1968 a Hyde Athletic Industries comprou a Saucony Shoe Manufacturing Company, então uma marca esportiva de nicho para corredores.
A marca SAUCONY começou a ganhar enorme destaque a partir de 1977, quando um de seus calçados foi reconhecido como o melhor tênis de corrida por uma renomada revista americana. A publicidade resultante desta matéria estabeleceu uma enorme reputação da SAUCONY na produção de calçados esportivos de alta qualidade e desempenho. Ao mesmo tempo, deixou de ser uma marca especializada somente em corridas para se tornar um dos fabricantes mais populares do país, não somente para a prática de exercício físico, mas como calçados casuais. Em 1979, dois tênis de corrida da marca foram selecionados no top 10 pela revista Runner’s World (o modelo Hornet foi escolhido como o de melhor valor) e na primavera seguinte a procura do produto subiu 20 vezes. Durante a próxima década, marcas esportivas começaram a introduzir em seus calçados alguns avanços tecnológicos que são agora comuns no segmento de corrida. A marca não ficou atrás e lançou alguns de seus modelos mais lendários, como por exemplo, o Trainer 80, um dos primeiros calçados para corrida a ter sola antiderrapante e retirar a folha de papelão das solas, habitual para calçados esportivos na época, e costurar a parte superior diretamente na entressola para conseguir um tênis mais leve e natural.
Em 1981, foi lançado no mercado um de seus modelos mais icônicos, o SAUCONY JAZZ considerado na época o calçado mais técnico em desempenho, estabelecendo assim a tradição de conforto da marca para a prática de corridas. Mais tarde o modelo iria se tornar o mais popular calçado da marca e o centro da coleção SAUCONY ORIGINALS, uma linha de tênis retro de seus modelos mais famosos. Pouco depois, em 1983, um acontecimento marcaria positivamente a história da SAUCONY: o atleta patrocinado pela marca, o neozelandês Rod Dixon, venceu a tradicional maratona de Nova York em um dos finais mais dramáticos já vistos nesta prova, alcançando o líder, Geoff Smith, no quilômetro 41 e vencendo por apenas 9 segundos de diferença, o que resultou em uma forte divulgação da marca. Além disso, nesta década a SAUCONY expandiu sua linha de tênis com o lançamento de modelos para corridas de maratona e triátlon, conquistando assim a lealdade de mais e mais corredores de longa distância.
Em 1991, a SAUCONY lançou o sistema Grid™, provando ser a primeira tecnologia de meia sola a oferecer tanto amortecimento quanto estabilidade ao mesmo tempo. No ano seguinte os calçados da SAUCONY começaram a serem distribuídos no Japão, e pouco depois na Europa. Já em 1993 a marca introduziu no mercado o primeiro calçado com duas densidades de EVA moldado. Na parte média da entressola ficava a parte mais firme do EVA que controlava o ângulo máximo de pronação, nas demais o EVA mais macio para garantir o conforto do corredor. No decorrer dos próximos anos os calçados da marca se tornaram extremamente populares entre os praticantes de corridas e as vendas aumentaram muito. Com isso, no final desta década, a SAUCONY havia se tornado a marca dominante da Hyde, e o nome da empresa foi oficialmente mudado de Hyde Athletic Industries para SAUCONY INC. Em junho de 2005, a Stride Rite Corporation, fabricante de calçados como a Keds, Sperry Top-Sider, entre outros, anunciou a compra da SAUCONY. No ano seguinte, a marca criou nos Estados Unidos a fundação Run For Good para ajudar a combater a obesidade infantil com programas de corridas. Em 2007, a marca recebeu o Prêmio Best Innovation da revista americana Runner’s World pela tecnologia de sola Flexion Plate, responsável por proporcionar melhor eficiência na absorção de choque e retorno na propulsão da passada, desde o calcanhar até os dedos. Era uma demonstração da capacidade inovadora da SAUCONY.
Finalmente em 2008 a SAUCONY chegou oficialmente ao mercado brasileiro para fornecer aos atletas o que há de melhor em tecnologia de amortecimento, conforto e qualidade. Em 2009 ocorreu o lançamento do tênis KINVARA, um marco na história da SAUCONY. Inspirado nas demandas dos atletas patrocinados pela marca, o modelo lhes permitia executar de uma forma mais natural a corrida, sem abrir mão do amortecimento. Ele foi projetado com uma inclinação de apenas 4 milímetros a partir do calcanhar ao dedo do pé, sendo pioneiro do que se tornaria conhecida como corrida natural. Em 2011, a SAUCONY lançou o modelo HATTORI e continuou a frente de inovações e tecnologias no mercado de corridas. Dois anos mais tarde, a marca ganhou mais um prêmio. O SAUCONY VIRRATA foi eleito o melhor tênis para corrida de rua, cujos diferenciais eram o baixo peso, amortecimento médio e zero de drop. Em 2012, a marca SAUCONY, assim como a Keds, a Stride Rite e a Sperry Top-Sider, foram adquiridas pela Wolverine World Wide.
Como todos os fabricantes de calçados de corrida, a SAUCONY utiliza muita tecnologia para melhorar o desempenho de seus tênis. O sistema de amortecimento Grid™ tem sido usado por mais de 15 anos em seus calçados. Mais recentemente a tecnologia Comfortemp se tornou um enorme avanço tecnológico na indústria de calçados esportivos. Essa tecnologia é capaz de “ler” a temperatura da pele e reagir opostamente, para ficar mais frio quando está quente e mais quente quando está frio. E são justamente os corredores que inspiram a marca a criar e produzir os melhores produtos de corrida do mercado.
As tecnologias
A SAUCONY busca incessantemente inovações e tecnologias que proporcionem conforto, segurança e desempenho para milhões de corredores ao redor do mundo. Com investimentos permanentes em design e tecnologia, seus produtos possuem melhor absorção do impacto proporcionando estabilidade de acordo com as necessidades de cada atleta. Entre as principais tecnologias, é possível destacar:
● FlexFilm (cabedal)
Material leve, porém resistente e sem costura, que permite uma sensação flexível nas camadas do cabedal.
● Hidramax (cabedal)
Material de revestimento do forro que combina propriedades absorventes com uma sensação de pelúcia para maior conforto.
● Sauc-fit (cabedal)
Sistema de ajuste que trava o médio-pé a plataforma, oferecendo maior segurança ao calcanhar.
● Arc Lock (cabedal)
Que oferece melhor sustentação do pé.
● iBR+ (sola)
Material 33% mais leve e que proporciona três vezes mais amortecimento em comparação com as borrachas padrão.
● XT-900 (sola)
Sola de borracha com material de carbono Premium que oferece tração excepcional e de baixo desgaste.
● ProGrid (entressola)
Mais responsivo que o EVA, o ProGrid proporciona amortecimento incrível em um produto muito leve.
● SRC (entressola)
Proporciona atenuação do choque e prepara o pé para uma transição suave.
● Power Grid
O material Powerfoam é integrado com a tecnologia Grid™ para criar um sistema que centraliza o pé de forma eficaz, absorve o impacto e distribui a pressão gerando melhor resposta na saída da passada.
A evolução visual
O logotipo original da marca foi introduzido em 1900. Ele representa o fluxo constante de água do riacho Saucony Creek. Já os três pontos representam as rochas emblemáticas do leito do riacho, sendo uma característica própria do local. Esse logotipo passou por algumas acentuadas alterações ao longo dos anos, mas sempre manteve a arquitetura de seu símbolo, que foi bastante modernizado. A última atualização em sua identidade visual ocorreu em 2007, com o nome da marca sendo escrito em letras minúsculas e a apresentação de um novo design para o símbolo.
Os slogans
Find your strong. (2012)
Run anywhere. (2008)
We exist for runners. (2008)
Loyal to the Sport. (2000)
Shoes for the great American athlete. (1987)
The mark of innovation. (1983)
Continuous innovation in running shoes. (1981)
Shoes for serious runners. (1981)
The best in the long run.
Running strong since 1898.
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1898
● Fundador: William Donnoyer, Thomas Levan, Walter Snyder e Benjamin Reider
● Sede mundial: Lexingtox, Massachusetts, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Wolverine World Wide, Inc.
● Capital aberto: Não
● CEO: Blake Krueger
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Equipamentos esportivos
● Principais produtos: Tênis para corrida, roupas e acessórios
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Mizuno, Asics, New Balance, Brooks, Etonic e Newton Running
● Slogan: Find your strong.
● Website: www.saucony.com.br
A marca no mundo
Hoje em dia a SAUCONY, que produz calçados esportivos para corrida, caminhada, trilha, cross country e atletismo, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo. Além disso, como uma marca de estilo de vida combina desempenho, inovação e estilo para produzir calçados e vestuários para os corredores em toda parte do mundo.
Você sabia?
● Segundo historiadores a palavra “saucony” vem da expressão indígena “saconk”, da tribo Lenni Lenape, que significa “onde dois rios correm juntos”.
● As caixas de calçado da SAUCONY já tiveram a frase “sock a knee” (como se pronúncia o nome da marca) impressa nelas.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 7/1/2016
Sou usuário desta marca, tênis maravilhosos para corrida, próximo à eles só mesmo o Newton Run.
ResponderExcluirTênis maravilhoso! Uai em trailrun.
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