20.9.16

UGG®


Elas são confortáveis, apesar de esquisitas. Afinal mais parecem uma espécie de pantufa de cano alto forradas por dentro com lã de ovelha e couro de carneiro por fora. Mas são aconchegantes para os pés em climas frios. E se tornaram um verdadeiro fenômeno entre as celebridades e no mundo fashion. Elas são as botas da UGG®, que se transformou em uma das marcas mais desejadas do mundo, esquentando pés estrelados como os de Dua Lipa, Megan Fox, Cardi B, Gigi Hadid e Kendal Jenner. 

A história 
Para contar a história da UGG® é preciso primeiro saber a origem dessas botas que fizeram a marca famosa. Existe uma saudável disputa, entre Austrália e Nova Zelândia, por quem pode dizer que foi o inventor deste estilo de bota feita com couro de carneiro e lã de ovelha. Porém, segundo conta a história, essas botas se tornaram popular nas praias da Baía de Byron, onde os surfistas australianos começaram a usar calçados com couro de carneiro e forrados com lã de ovelha para se aquecerem entre as baterias de competições de surfe. Localizada na margem leste do continente australiano, a Baía de Byron ostenta mares de água cristalina com famosos pontos para a prática de surfe. As décadas de 1960 e 1970 foram marcadas pelo descobrimento desses pontos pelos surfistas que se dirigiam aos locais e permaneciam por semanas e, durante sua estadia, buscavam maneiras de manter os pés quentes e secos. Como a Austrália é abundante em couro de carneiro e lã de ovelha, os surfistas passaram a desenvolver artesanalmente uma espécie de bota que manteria a umidade longe de seus pés. Outra história conta que elas foram criadas por tosquiadores - profissionais que retiram a lã da ovelha - para impedir que os dedos dos pés congelassem nos galpões em que trabalhavam.
   

Deixando a disputa pela criação do calçado de lado, surge outra polêmica em relação ao nome: descritas como ugs, uggs ou ughs (trocadilhos com a palavra “ugly”, ou feio) devido a sua aparência controversa e rústica. Segundo muitos, as botas receberam seu nome na Primeira Guerra Mundial, quando pilotos australianos usaram “uggs voadoras”, ou botas de couro de carneiro que ficavam bem acima do joelho para impedir que suas pernas congelassem nas cabines despressurizadas dos aviões da época.
   

Já a história da marca UGG® começou no ano de 1978 quando o jovem surfista australiano Brian Smith (imagem abaixo) chegou à costa sul da Califórnia trazendo uma mala com algumas dúzias das tradicionais botas de couro de carneiro (forradas com lã), na esperança de que os surfistas locais compartilhassem a paixão que ele desenvolvera pelo produto em sua terra natal. As praias da Califórnia sempre foram o epicentro de um estilo de vida relaxado e casual, levando Brian a achar este clima perfeito para estas botas. Os exemplares foram vendidos rapidamente e Brian percebeu um enorme potencial para esse produto. Foi então que Brian e seu sócio Doug Jensen, com apenas US$ 500, criaram em Santa Monica a marca UGG® AUSTRALIA para vender essas tais botas. As inesquecíveis botas, inicialmente importadas da Austrália e a sensação única que proporcionavam para os pés, rapidamente se disseminaram entre os surfistas locais, estabelecendo inicialmente a UGG® como uma marca masculina.
   

Em meados de 1980, a marca passou a ser um símbolo do estilo de vida e da cultura dos californianos, ganhando espaço em lojas de surfe e outros estabelecimentos comerciais por toda a costa da Califórnia - desde San Diego e San Francisco a Santa Cruz. Além disso, por ser um modelo unissex, as mulheres também começaram a usar as botas. Rapidamente as botas da UGG® alcançaram o mercado além da praia, surgindo aos poucos nas vitrines de lojas em grandes e pequenas cidades e, no inverno, passaram a ser vendidas em lojas de esqui, se tornando tendência em badaladas estações de esqui como Aspen e Vail, ambas no estado do Colorado. A marca ganhou atenção e destaque internacional depois que suas botas foram usadas pela equipe olímpica dos Estados Unidos em Lillehammer para as Olimpíadas de Inverno de 1994.
   

Em agosto de 1995 e com vendas que alcançavam mais de US$ 18 milhões, a marca chamou a atenção da Deckers, uma empresa de calçados e acessórios, que adquiriu a UGG® e começou a transformar suas botas em calçados de luxo e populares no universo fashion. Em 1998 a coleção da UGG® era constituída por duas botas (cano alto e cano baixo), quatro chinelos e alguns modelos de calçados casuais. Foi então que a empresa começou a investir em branding, distribuição - para lojas mais premium e selecionadas, como a Nordstrom (conheça essa outra história aqui) - e estratégia de marketing para tornar a UGG® uma marca mais conhecida entre os consumidores de alto poder aquisitivo. A curiosidade da mídia catapultou rapidamente as botas UGG® para as revistas de moda mais emblemáticas, o que contribuiu para que elas se tornassem populares nos lugares mais cosmopolitas do mundo, aparecendo nas ruas de Nova York, Londres ou Amsterdã.
 

A história da marca começaria a mudar a partir da década de 2000, quando suas botas literalmente começaram a cair no gosto das celebridades e do mundo da moda, ganhando ainda mais visibilidade depois que a carismática apresentadora Oprah Winfrey declarou seu amor por suas botas UGG® em seu popular programa de televisão. O impacto foi instantâneo. E a marca agiu rápido presenteando Oprah com 350 pares de botas para que ela pudesse dar de presente para sua plateia. A partir daí, as botas começaram a aparecer nos pés de celebridades como Sarah Jessica Parker, Kate Hudson, Avril Lavigne, Sienna Miller e Cameron Diaz, e invadiram a cultura popular, se tornando presença constante nos sets de gravação do seriado Sex and the City. Tudo isso ajudou a transformá-la em uma marca cultuada.
   

E esse enorme interesse pelas botas chegou aos fabricantes das “uggs genéricas” na Austrália, criando então uma polêmica que parece não ter fim. Embora as botas já fossem, havia décadas, produzidas por um pequeno segmento industrial na Austrália, a imagem caseira delas contrastava bruscamente com a imagem sofisticada que a UGG® cultivava nos Estados Unidos. Em 2003 a UGG® criou as botas nas cores azul bebê e rosa clássico. Pela primeira vez na história, suas icônicas botas foram vendidas em tons pastéis. E foi outro enorme sucesso. O investimento para transformar as botas UGG® em ícones fashion deu resultado e, a partir de 2004, elas começaram a ser presença constante nas passarelas de moda em Paris, Milão e Nova York. Foi um verdadeiro burburinho no mundo da moda.
   

Além disso, em 2006 a UGG® inaugurou sua primeira loja própria em Nova York (no badalado bairro do SoHo), deixando sua marca na capital do mundo da moda. Ainda esse abriu outra loja em Tóquio, dando seu primeiro passo rumo à expansão internacional, começando a ganhar espaço também nos mercados da Europa e Ásia. Em 2008 a UGG® inaugurou uma loja em Xangai, sendo a primeira das 50 unidades que seriam abertas no país. A marca também inaugurou duas lojas em Londres, aumentando sua presença internacional e proporcionando aos fãs britânicos um local para vivenciarem a experiência UGG® em primeira mão.
  

Pouco depois, em 2009, a marca em parceria com o estilista Jimmy Choo (conheça essa história aqui) lançou uma coleção de botas que se tornou um enorme sucesso. Reconhecida por seu brilho, em 2010 a UGG® fez outra parceria, desta vez com a Swarovski® (saiba mais aqui), oferecendo suas botas com designs customizados com cristais. A UGG® também inaugurou novas lojas (decoradas com mobílias em dois tons de cáqui, românticas luzes indiretas e prateleiras de alumínio polido) em cidades como San Francisco, Chicago, Honolulu e Nova York, que nada se pareciam com as acanhadas lojas de família e postos de gasolina na Austrália em que “botas ugg genéricas” ainda são vendidas.
   

Em 2012, além de inaugurar sua primeira loja totalmente dedicada ao público masculina - batizada de UGG® for Men - em plena Quinta Avenida em Nova York, abriu uma loja em Paris, adicionando a França a sua lista de expansão internacional, que já incluía Japão, China, Coréia do Sul, Taiwan, Rússia, Canadá, México e Reino Unido. Além disso, a marca diversificou sua linha de produtos com o lançamento de calçados para bebês e crianças, sapatilhas, botas de couro, pantufas, sandálias, sapatos casuais, meias, luvas, gorros, acessórios (como bolsas) e até uma pequena linha de roupas para ficar em casa, que incluía pijamas e robes extremamente aconchegantes.
   

Em 2013 a marca lançou sua primeira linha Home, composta por tapetes, cobertores, travesseiros e outras peças para casa. Pouco depois, a marca apresentou o material UGGpure, uma luxuosa lã natural tecida em um suporte durável, que melhorava a experiência geral do produto. Ainda esse ano, UGG® by You foi lançado no outono, oferecendo clássicos da marca completamente customizáveis. O programa de customização UGG By You continuou seu sucesso no outono de 2014 com customizações que incluíam mais de 11.000 possibilidades de combinações de cores, decalques da Swarovski® e charmes de monogramas, além de laços coloridos.
  

No ano de 2016 e, após 38 anos, a UGG® apresentou a nova geração de seu popular modelo de bota. Batizada de Classic II e tendo como embaixadora global a bela atriz e modelo Rosie Huntington-Whiteley, o novo modelo incluía uma sola exterior com a tecnologia Treadlite - para uma maior tração e amortização - enquanto a tecnologia Scotchgard™ Protector ajudava a repelir a água e as manchas, tornando-as mais duráveis, leves e confortáveis. Outra novidade foi a inauguração de uma moderna loja dentro do complexo Disney Springs em Orlando, onde é possível encontrar coleções exclusivas da marca baseadas em personagens da Disney (conheça essa outra história aqui). Em 2019 a marca desembarcou oficialmente no Brasil, primeiro com comércio eletrônico e pouco depois com a inauguração de uma loja própria no Shopping Iguatemi em São Paulo.
  

No final de 2019, a marca voltou a chamar a atenção mundial com sua campanha de Natal estrelada pelo músico Ziggy Marley e sua família, incluindo sua mulher, Orly, e seus sete filhos. A campanha “Give the Gift of UGG®” trazia o espírito natalino com a família Marley apresentando novos estilos festivos de calçados, incluindo chinelos aconchegantes, sandálias e muito mais. Em 2020 a UGG® estreou no segmento de roupas prontas para vestir sazonais, incluindo casacos, moletons, calças, entre outras peças. Mais recentemente, em 2024, a UGG® anunciou suas primeiras botas veganas em uma colaboração com a designer Collina Strada. Os materiais do calçado são feitos com cana-de-açúcar, Tencel e microfibra de poliéster reciclada.
  

Apesar do enorme sucesso, as botas UGG®, caracterizadas pelo exterior em tons terrosos e acolchoamento super confortável no lado de dentro, são uma das maiores polêmicas do universo da moda. Afinal, há quem ame e defenda que o modelo é extremamente confortável e esquenta os pés. E há quem odeie argumentando que, além de muito cara, o volume extra da bota deixa a silhueta do corpo sem harmonia. Mesmo assim, é um sucesso extraordinário quando se pensa que na Austrália, até anos atrás, essas botas de couro de carneiro eram um produto rejeitado e ninguém com um mínimo de amor próprio aceitaria ser visto fora de casa com o calçado. Mas sejam as botas rejeitadas ou respeitadas, elas se tornaram um fenômeno no segmento mundial de calçados. Afinal, o conforto de uma bota UGG®, pode facilmente tornar-se uma experiência única, onde o luxo autêntico vai muito mais além da qualidade dos materiais deste icônico calçado.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por remodelações ao longo dos anos. O logotipo original foi registrado em 1985 nos Estados Unidos, sendo composto por uma cabeça de carneiro com as palavras “Original UGG® Boot UGG® Australia”. A última remodelação ocorreu em 2016, quando o logotipo foi simplificado, perdendo a palavra “Australia”. A mudança ocorreu porque a Comissão Australiana de Concorrência e Consumidor investigou a UGG® por fazer referência à “Austrália” em sua marca, o que foi considerado enganoso e ilusório e, portanto, violava as leis de proteção ao consumidor e concorrência leal. Afinal a UGG® é uma marca californiana e não australiana.
  

Os slogans 
Feels Like UGG®. (2024) 
A lighter way to go. (2015) 
This Is UGG®. (2014) 
For gamechangers. (2013) 
Your fashion, our passion.
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1978 
● Fundador: Brian Smith e Doug Jensen 
● Sede mundial: Goleta, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Deckers Outdoor Corporation 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Stefano Caroti 
● Faturamento: US$ 2.23 bilhões (2023/2024) 
● Lucro: US$ 349.5 milhões (2023/2024) 
● Lojas: 140 
● Presença global: 130 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Moda de luxo 
● Principais produtos: Botas, calçados, roupas e acessórios 
● Concorrentes diretos: Aussie Uggs, EMU Australia, UGG Australia®, UGG Since 1974™, Bearpaw, Sorel, Timberland, Wolverine e Hunter 
● Ícones: As botas de couro de carneiro forradas com lã de ovelha 
● Slogan: Feels Like UGG®. 
● Website: br.ugg.com/ 

A marca no mundo 
Atualmente a marca UGG®, que pertence a Deckers Outdoor Corporation (proprietária também da badalada marca esportiva Hoka), comercializa seus produtos - além das famosas botas forradas com lã de ovelha, uma diversificada linha de calçados, acessórios e roupas - em mais de 130 países ao redor do mundo, com faturamento anual superior a US$ 2 bilhões. Os produtos são vendidos através de aproximadamente 140 lojas próprias (seis delas no Brasil) e outlets, e em renomadas lojas de departamento. 


Você sabia? 
A expressão “Botas Ugg” é um termo genérico utilizado na Austrália e Nova Zelândia para botas de couro de carneiro. E a tremenda popularidade das botas UGG® nos últimos anos foi acompanhada de uma polêmica que, invariavelmente, acaba nos tribunais. No processo de transformar um calçado utilitário em um ícone onipresente da moda, a UGG®, motivou uma disputa internacional de patente que envolveu políticos, mudou a moda e mexeu com o nacionalismo dos australianos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Vogue, Elle, BusinessWeek e Exame), jornais (The Wall Street Journal), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 23/9/2024 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding

Nenhum comentário:

Postar um comentário