21.6.21

SHARPIE


Ícone cultural na América, eles são presença constante nas mãos de milhões de ávidos fãs pelo mundo afora. Já nas mãos de ídolos é uma ferramenta para eternizar uma lembrança, quer seja através de um recado ou autógrafo. E quando se fala em marcadores permanentes, uma marca é sinônimo da categoria, a americana SHARPIE, capaz de eternizar ideias ou momentos inesquecíveis em qualquer objeto e superfície. Projetados para serem ousados, permanentes e impactantes, os marcadores inspiram milhões de pessoas a deixar a sua marca com a SHARPIE. 

A história 
Tudo começou quando William Sanford e Charlie Lofgren, então executivos da Sanford Ink Company, empresa fundada em 1857 e tradicional fabricante de tintas, colas e instrumentos de escrita, resolveram desenvolver um novo modelo de marcadores permanentes, que como o próprio nome diz, é permanente, isto é, possui alta aderência à superfície onde é aplicado. Aproveitando o emergente segmento de marcadores, a empresa lançou em 1964 o marcador permanente SHARPIE FINE POINT. Inicialmente disponível na cor preta e com ponta fina, o produto se tornou o primeiro marcador permanente no estilo caneta do mercado. Além disso, apresentava outra grande inovação, uma ponta que substituiu o feltro de lã, comum na época, por espuma de plástico resistente. SHARPIE causou uma revolução no segmento de escrita e desenho, afinal ele podia escrever em quase qualquer superfície de vidro, madeira e pedra, a plástico, metal e, claro, papel. A tinta permanente de secagem rápida era atóxica, resistente à água e descoloração. O conceito do produto era tão novo que os primeiros anúncios publicitários tinham que explicar aos consumidores exatamente o que significava tinta permanente.
   

Os populares apresentadores de talk show do canal NBC (conheça essa história aqui), Johnny Carson e Jack Parr, foram algumas das primeiras celebridades a endossarem o produto. Somente em 1979 a empresa lançaria o marcador com quatro opções de cores (vermelho, verde e azul, além do tradicional preto) e uma ponta ainda mais fina, que proporcionava mais precisão nos detalhes ao desenhar. Uma década mais tarde, em 1989, a marca lançou no mercado o SHARPIE ULTRA FINE POINT, um marcador com corpo fino, clipe de bolso de metal e ponta ultra-fina, que permitia desenhar linhas limpas e ainda mais precisas, e que se tornou assim o primeiro marcador permanente a realmente escrever como uma caneta. Em 1992, a marca SHARPIE foi adquirida pela empresa The Newell Companies (mais tarde conhecida como Newell Rubbermaid e atual Newell Brands), fabricante líder de instrumentos de escrita.
   

A popularidade dos marcadores SHARPIE explodiu na década de 1990 em grande parte devido à bilionária indústria de memorabilia, especialmente com o aumento da prática de obter autógrafos de celebridades e estrelas do esporte. Com isso, tanto os caçadores de autógrafos quanto as celebridades usavam marcadores SHARPIE para deixar sua assinatura em tudo, de pôsteres e cartões colecionáveis a bolas e camisetas. E a marca soube aproveitar muito bem este momento, posicionando SHARPIE como uma presença indispensável nos momentos de magia inspirado nos encontros com heróis e ídolos. Até 2002, a marca lançou no mercado novos marcadores, que também foram introduzidos em uma variedade de novas cores. No final de 2002, mais de 200 milhões de marcadores SHARPIE foram produzidos, o equivalente a dois marcadores para cada família americana. Nessa época, a marca ganhou notoriedade adicional com suas bem-sucedidas campanhas de publicidade e marketing. A SHARPIE também ingressou no marketing esportivo patrocinando os jogadores de golfe do PGA Arnold Palmer, David Toms, Chad Campbell e Gary Player. E começou a exportar seus produtos para vários países ao redor do mundo.
   

Mas um episódio em particular fez explodir a popularidade da marca. Em outubro de 2002, durante a disputa de uma partida de futebol americano profissional, transmitida em horário nobre, o recebedor Terrell Owens, do San Francisco 49ers, tirou um marcador SHARPIE da meia, autografou a bola após receber um passe para um touchdown e depois entregou para seu agente de negócios, que estava nas arquibancadas. A celebração de maneira inusitada perante milhões de telespectadores resultou em aproximadamente US$ 5 milhões em publicidade espontânea para a marca. Esse evento fez a marca investir ainda mais no segmento esportivo, onde os autógrafos são disputados por milhares de fãs. E com isso, a partir de 2002, a SHARPIE se tornou a patrocinadora principal de uma das corridas mais popular da NASCAR®, a Sharpie 500, disputada à noite no circuito Bristol Motor Speedway, bem como iniciou o patrocínio ao piloto Kurt Busch, que passou a correr com o carro pintado com o logotipo da marca.
   

Apesar das opções de cores e modelos terem sido ampliados, a marca permaneceu quase totalmente conectada, na mente dos consumidores, com o marcador permanente preto. E para promover toda a gama de produtos da marca, a SHARPIE lançou em 2002 sua maior campanha de marketing até então e que apresentava o slogan “How Do You Use Your Sharpie” (“Como você usa seu Sharpie?”, em português). Os comerciais de TV utilizavam depoimentos para demonstrar os múltiplos usos para os vários marcadores da marca. Em 2003, a marca lançou outra popular campanha publicitária com o slogan “Write Out Loud” (algo como “Escreva em voz alta”), cujos anúncios mostravam pessoas usando marcadores em situações inusitadas, como para retocar um carro ou até uma universitária destacando palavras em um livro para notificar um aluno de que sua braguilha estava aberta. A campanha resultou no aumento substancial das novas linhas da marca, como Fine Point Color e Metallic.
   

Nos três anos seguintes, a marca lançou 6 novas linhas de produtos e introduziu mais 12 cores, elevando o espectro para 24 opções diferentes e vibrantes. E um desses novos produtos, lançado em 2005, se tornou um enorme sucesso: SHARPIE MINI, marcadores com metade do tamanho de um original e que apresentavam um clipe para prendê-los a um chaveiro ou cordão. Nesse mesmo ano a marca introduziu no mercado os marcadores de texto (SHARPIE HIGHLIGHTER), que se tornaram populares entre os estudantes. Em 2006, a marca novamente revolucionou o mercado com o lançamento de uma nova linha de marcadores que possuíam ponta retrátil, ativada por um botão em vez de uma tampa.
    

Em 2008, a SHARPIE contratou o jogador David Beckham para ser embaixador global e garoto-propaganda, buscando assim estabelecer-se como a “marca preferida de autógrafos” e promover usos criativos de seus marcadores. Com novos e inovadores produtos, a marca ampliou seu público alvo e se tornou um objeto indispensável também para ilustradores, cirurgiões, artesãos, mestre de obras, estudantes, engenheiros, arquitetos, estilistas e até para pessoas que gostavam de customizar seus tênis, roupas e objetos. Nos anos seguintes, a SHARPIE passou a oferecer uma completa linha de produtos, incluindo canetas especiais para escrever em CD/DVDs, canetas que detectam falsificações, marcadores a base de água e os específicos para tecidos, chamado de “Rub-a-Dub Laundry” e que permite escrever em tecidos sem perigo de desbotamento, mesmo após várias lavagens e até mesmo após passar pela secadora.
   

Em 2011, a SHARPIE foi lançada oficialmente no mercado brasileiro com uma campanha publicitária estrelada pelo cantor Marcelo D2 e amparada pelo slogan “Deixe sua Marca”. Além disso, apresentou inovações, como por exemplo, em 2013 quando lançou a SHARPIE TWIN TIP, marcador permanente que apresentava característica bem particular: o modelo vinha com duas pontas de espessuras diferentes (grossa e fina). Uma das mais recentes novidades da marca, lançada em 2020, é batizada de SHARPIE S-GEL, uma caneta que utiliza tinta em gel à base de água e tem uma ponta de metal especial que não deixa vazar ou borrar. Como a tinta é espessa e opaca, essa caneta é ideal para criar desenhos com muitos detalhes e destacar a escrita no papel escuro.
   

Não é exagero nenhum afirmar que os marcadores SHARPIE se tornaram um ícone cultural americano. Afinal, eles são presença constante dentro do maior símbolo de poder da América: a Casa Branca. Por exemplo, marcadores da SHARPIE foram feitos especialmente para o então presidente George W. Bush, um declarado e leal fã da marca. Já o ex-presidente Donald Trump, tinha uma preferência assumida por usar marcadores SHARPIE para assinar documentos oficiais de governo. Além disso, os marcadores SHARPIE são o utensílio de escrita preferido dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional por causa de sua facilidade de uso em gravidade zero. E também são os marcadores permanentes oficiais dos parques da Disney (conheça essa história aqui).
  

Atualmente a SHARPIE representa muito mais do que apenas marcadores. São produtos feitos para escrever, se destacar e permanecer em praticamente qualquer superfície. É o marcador permanente criado para uma autoexpressão única, criativa, corajosa e ultrajante que nunca, nunca desaparece. E não por acaso se tornou popular para um público jovem que tem o hábito de customizar tudo, desde roupas e tênis, até notebooks, capas de celulares, entre outros objetos. Incrivelmente versátil, os marcadores SHARPIE são encontrados em qualquer lugar: em caixas de ferramentas, estúdios de arte, escritórios, fábricas, salas de aula, campos de futebol, presentes de aniversário e gavetas de cozinha.
   

Os slogans 
Leave your Mark. (2011)
Deixe sua Marca. (2011 - Brasil) 
Uncap what’s inside. (2009) 
Write Out Loud. (2003) 
How Do You Use Your Sharpie? (2002) 
You can do anything with a Sharpie. 
For marking everywhere.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1964 
● Criador: William Sanford e Charlie Lofgren 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Newell Brands Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Ravi Saligram 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Instrumentos de escrita 
● Principais produtos: Marcadores permanentes e canetas 
● Concorrentes diretos: BIC, Stabilo, Staedtler, Pilot, Pentel, Arteza, Shuttle, Expo, Marks A Lot e Luxor 
● Slogan: Leave your Mark. 
● Website: www.sharpie.com 

A marca no mundo 
Líder mundial no segmento de marcadores permanentes, a SHARPIE comercializa sua ampla linha de produtos, desde marcadores (disponíveis em mais de 60 cores) até canetas rollerball, em mais de 60 países ao redor do mundo. SHARPIE tem forte presença em mercados como Estados Unidos (detém 60% de participação no segmento), Reino Unido, Austrália e Europa. A marca SHARPIE pertence à Newell Brands, empresa proprietária de marcas famosas como Paper Mate (saiba mais aqui), as colas Elmer’s, os corretores Liquid Paper e as canetas Parker (conheça sua história aqui) e Waterman

Você sabia? 
Os marcadores SHARPIE são oferecidos com vários tipos de pontas. A mais comum e popular é a ponta fina. Outras opções incluem a ponta ultrafina, extrafina, super grossa, ponta de pincel e até ponta retrátil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 21/6/2021 

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