5.12.21

INVISALIGN®


Mais de 450 patentes de tecnologias que mudaram a ortodontia, transformando pesquisas e descobertas inovadoras em novas formas de criar sorrisos perfeitos. Essa é a definição do sistema Invisalign®, que transforma sorrisos pelo mundo afora através de um alinhador transparente de dentes. 

A história 
Tudo começou em meados da década de 1990, quando um rapaz americano de ascendência paquistanesa e estudante de MBA na Universidade de Stanford, chamado Zia Chishti, estava na fase final de um tratamento ortodôntico para corrigir os dentes. Ele usava um aparelho móvel de contenção como parte de seu próprio tratamento e percebeu que tal abordagem provavelmente poderia ser usada para todo o movimento ortodôntico. Então, tomou conhecimento do Dr. Kesling, que desde 1943 vislumbrava a possibilidade futura de usar os aparelhos removíveis sequenciais para realizar tratamentos ortodônticos. Achou tão incrível a possibilidade de alinhar os dentes com um aparelho tão simples (ao invés dos desconfortáveis aparelhos de metal), em movimentos progressivos que se perguntou: Por que não? E assim começaria a grande transformação da ortodontia e criação de um produto que poderia mudar drasticamente a forma como as pessoas endireitavam os dentes.
  

Em 1997, ele se juntou a Kelsey Wirth, também estudante da Universidade de Stanford e baseado nos princípios do Dr. Kesling começou a desenvolver a ideia de projetar pequenos movimentos dentários progressivamente através de uma série de alinhadores de poliuretano removíveis, com a ajuda da ciência da computação. Como estudantes de Stanford, fazia sentido procurar parceiros em seu próprio campus universitário. E eles encontraram Apostolos Lerios e Brian Freyburger, e como tantas histórias de sucesso de startups começaram a desenvolver seu produto em uma modesta garagem de Menlo Park, na Califórnia. Freyburger e Lerios cuidaram da parte de computação gráfica do novo produto. Eles então desenvolveram um programa de software que poderia criar um modelo da mordida atual de uma pessoa e, em seguida, projetar usando a tecnologia de impressão 3D uma série de alinhadores que mudariam os dentes para criar uma nova mordida reta e saudável.
   

Em agosto, receberam US$ 2.2 milhões em financiamento e fundaram a empresa Align Techonology, em Redwood City, na Califórnia. Em setembro de 1998, eles finalmente receberam autorização da Food and Drug Administration (FDA) para comercializar o sistema, batizado de Invisalign®, junção das palavras “Invisible” (invisível) e “align” (alinhar). Nessa época a empresa tinha 25 funcionários, 100 pacientes em tratamento e capacidade de tratar novos pacientes por dia. Mas seu verdadeiro lançamento só ocorreria em 1999, quando o sistema Invisalign® foi oficialmente apresentado em uma reunião de ortodontistas e sua distribuição começou em julho nos Estados Unidos. Criado como uma alternativa ao aparelho fixo tradicional, o Invisalign® utilizava uma série de placas sequenciais transparentes (alinhadores) que cobriam os dentes e os pacientes as trocam a cada uma ou duas semanas. Assim, lentamente as placas começavam a alinhar os dentes. Estes alinhadores deveriam ser utilizados por aproximadamente 20 horas por dia, retirando-os para alimentação e higienização.
  

No início, mesmo após a aprovação da FDA, os ortodontistas estavam céticos sobre uma mudança tão drástica – especialmente porque nenhum dos fundadores ou parceiros possuía conhecimento ortodôntico. No entanto, a demanda do consumidor forçou os ortodontistas a adotar essa opção revolucionária de tratamento. E o grande desenvolvimento do Invisalign® nos anos seguintes foi justamente devido ao desejo do consumidor em ter seus dentes alinhados e corrigidos com um aparelho mais estético, confortável, removível e discreto. A primeira publicação científica sobre o Invisalign® data do ano 2000, coincidindo com sua primeira e enorme campanha publicitária nacional para o consumidor. Nessa época, o tradicional jornal The New York Times a apelidou de “o mais agressivo plano de publicidade ao consumidor que a profissão de dentista já viu”. No mesmo ano, mais de 50% de todos os ortodontistas nos Estados Unidos foram treinados em sistemas Invisalign®. No verão de 2001, o Invisalign® foi introduzido na Europa, iniciando assim a primeira fase de sua expansão internacional. Com isso, no final deste ano, a empresa já havia fabricado um milhão de alinhadores.
  

Em 2002, o Invisalign® ampliou seu alcance ao ser disponibilizado também para dentistas. E foi no final deste ano, que a empresa introduziu a fabricação usando tomografia computadorizada (TC). Além disso, o sistema Invisalign® chegou ao Brasil e foi considerado o produto mais revolucionário e eficaz do mercado. Em 2004, mais de 175.000 pacientes já estavam usando Invisalign® para corrigir seus dentes. Em 2005, a empresa desembarcou no Japão e introduziu o Invisalign® Express, uma alternativa a um preço mais baixo para tratamentos mais simples. Em 2007, ampliou a internacionalização da marca ao estabelecer empresas colaboradoras para distribuição na Ásia e na América Latina. Em 2008, a empresa lançou duas novas opções de tratamento: Invisalign® Teen (alinhadores desenvolvidos para tratamentos em adolescentes, com recursos específicos para as arcadas com metade de dentes de leite, metade dentes permanentes em erupção) e Invisalign® Assist (com suporte adicional para médicos). Em meados de 2009 lançou o alinhador com recursos SmartForce®, criados de forma personalizada para cada dente e cada movimento, de modo a tornar o Invisalign® um aparelho pré-ativado e inteligente (são pequenas pecinhas da mesma cor do esmalte dentário que são anexadas aos dentes antes ou durante o tratamento).
   

No ano de 2010, apresentou mais novidades ao mercado internacional: o Invisalign® Lite (tratamento feito com até 14 alinhadores para movimentações dentárias maiores e pequenas correções ântero-posteriores) e o Invisalign® G3 (com recursos notáveis como os attachments de extrusão e de rotação melhorados). No ano seguinte introduziu o sistema no enorme mercado chinês. Sempre investindo no desenvolvimento de novas tecnologias, em 2013 a empresa apresentou um novo material para seus alinhadores, o SmartTrack®, consistindo em poli-camadas de polímero entremeados com uma liga altamente elástica, o que dava melhores características físicas ao produto, e mais conforto ao paciente; em 2014 lançou o Invisalign® G5, um conjunto de novos recursos para o tratamento de sobremordida; e, em 2015, disponibilizou o Invisalign® G6, uma nova solução para o tratamento de extrações de primeiros pré-molares com ancoragem máxima. Além disso, de acordo com a empresa, até 2014 mais de 2.4 milhões de pessoas em todo o mundo haviam sido tratadas com Invisalign® e 80.000 ortodontistas e dentistas foram treinados para usá-lo.
  

No início de 2016, a marca deu continuidade a sua expansão internacional lançando o sistema no enorme mercado indiano. Pouco depois, em 2018, lançou um novo design do Invisalign® Doctor Site (IDS), que dá acesso a treinamento e suporte personalizados para começar a tratar pacientes. Ainda em 2018, a empresa lançou um alinhador especificamente desenvolvido para tratar uma ampla gama de problemas ortodônticos em crianças, o Invisalign® First. Em 2021, a marca escolheu a atriz Taís Araújo como sua nova embaixadora no Brasil. A atriz estrelou comerciais que destacavam o poder da transformação dos sorrisos por meio do tratamento com a tecnologia Invisalign®. Como mote, a campanha utilizava o conceito “O sorriso Invisalign® é poderoso”, versão local para o slogan global da marca “Invis is a powerful thing”.
  

No início o Invisalign® era visto com uma opção para tratamentos ortodônticos bem simples, mas, ao longo dos anos, com muitas pesquisas, surgimento de novos materiais e uma melhora na tecnologia associada ao tratamento, começou a aumentar as possibilidades de tratamento ganhando espaço no mercado americano e mundial.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por uma única alteração ao longo dos anos. O logotipo original da marca continha apenas o nome na cor azul. Mas pouco depois, a identidade visual foi remodelada e ganhou uma nova tipografia de letra (mais afinada) e um símbolo (formado por oito pétalas dispostas em um círculo com pontas pontiagudas) do lado esquerdo, que remete ao brilho, provavelmente de um sorriso. O logotipo da marca pode ser aplicado todo em preto ou em três tons de azul.
  

Os slogans 
Invis is a powerful thing. (2021) 
O sorriso Invisalign® é poderoso. (2021, Brasil)
Made to Move. (2017) 
The clear alternative to braces.
   

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1999 
● Criador: Zia Chishti e Kesley Wirth 
● Sede mundial: San Jose, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Align Technology Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Joe Hogan 
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Estética 
● Principais produtos: Alinhadores odontológicos 
● Concorrentes diretos: Smilink, Alignerco, ClearCorrect, NewSmile, Candid, Byte, Uniform Teeth e SouSmile 
● Slogan: Invis is a powerful thing. 
● Website: www.invisalign.com.br 

A marca no mundo 
Invisalign®, maior usuária do mundo de tecnologia em impressão 3D de última geração, já transformou mais de 11 milhões de sorrisos (incluindo mais de 1 milhão de adolescentes) em mais de 50 países ao redor do mundo. Com faturamento anual estimado em mais de US$ 2 bilhões, o Sistema Invisalign® é 50% mais rápido do que os tratamentos de ortodontia convencional. 

Você sabia? 
Invisalign® Doctor é o nome que recebe os profissionais (ortodontistas e dentistas) credenciados juntos à Invisalign®. 
O Invisalign® é indicado nos casos de dentes apinhados, diastema, mordida aberta, mordida cruzada, sobremordida, entre outros casos. 
O Invisalign® exige do profissional a afinidade com o digital, escaneamentos intra-orais dos dentes, gerenciamento dos pacientes em plataforma online, planejamento virtual dos dentes em um filme 3D, e aprender a transferir seu conhecimento e conceitos de ortodontia, estudados por anos e anos, para uma imagem no computador que vai virar Plástico! 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Fast Company, Época Negócios e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/12/2021 

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