9.3.23

Acqua di Parma


Quem não curte uma boa colônia? É aquele tipo de fragrância bem refrescante e leve, que causa uma agradável sensação de ter tomado um relaxante banho. E quando se fala em colônias, a tradicional e centenária marca italiana Acqua di Parma, é referência mundial e um clássico que alcançou um sucesso atemporal. Tudo para honrar a excelência italiana e oferecer aos clientes altamente sofisticados e exigentes verdadeiras obras-primas do artesanato tradicional italiano, com o know-how de mais de um século de existência. 

A história 
Tudo começou no início do século 20 com o Barão Carlo Magnani, descendente de uma das mais antigas famílias de Parma, no norte da Itália, e chamada de cidade amarela, um lugar rico em tradição, renovado pela elegância, sabores e cultura. Por sua posição social o Barão viajava constantemente para os epicentros culturais da época como Paris, Londres e Nova York. E para se lembrar do estilo e da elegância italiana, ele decidiu então que era momento de criar uma fragrância para seu uso pessoal durante essas longas viagens, que às vezes duravam meses. Ele então confiou esta tarefa a um mestre perfumista. A partir das suas orientações, em 1916, de dentro de um pequeno laboratório de essências no centro histórico de Parma, nascia uma colônia excepcionalmente fresca, moderna e mediterrânea: a Acqua di Parma Colonia, a primeira e autêntica colônia italiana, que refletia o estilo dos cavalheiros italianos. Naquela época, as colônias masculinas alemãs eram mais famosas por suas composições intensas. Mas a Acqua di Parma rompeu essa soberania por ser revolucionária e inspirada na modernidade, especialmente por sua pureza, já que era exclusivamente produzida com ingredientes naturais.
  

Proprietário de algumas lojas de alfaiataria na cidade de Parma, Carlos Magnani era um homem de boas maneiras, moderno e com novas ideias para a época em que vivia. Por isso ele foi pioneiro em vender ternos e perfumes (no caso a colônia Acqua di Parma) no mesmo lugar, nas chamadas lojas de alfaiataria. Por ter essa ligação, nos anos seguintes à marca Acqua di Parma passou a ser associada à perfeição da alfaiataria italiana. Nos anos de 1930 surgiria o frasco da colônia, inspirado no estilo Art Deco e com sua clássica tampa preta em baquelite, que se tornou rapidamente um ícone de estilo e do design.
   

Entre as décadas de 1930 e 1950, com a crescente popularidade da colônia, a marca viveu um verdadeiro momento de glória. Tornou-se “o perfume de um tempo cheio de charme e glamour”. Isso aconteceu graças à indústria cinematográfica que, com o surgimento da Cinecittà (um espaço com estúdios inaugurado em 1937, na cidade de Roma, e considerado o templo italiano do cinema), muitos atores famosos de Hollywood foram para a Itália e acabaram descobrindo a colônia nas melhores alfaiatarias, onde os ternos feitos sob medida eram borrifados com a colônia Acqua di Parma antes da entrega. Isso resultou em um sucesso internacional, impulsionado por declarações espontâneas de muitas dessas celebridades, transformando a Acqua di Parma em uma marca de estilo de vida.
  

Esses anos dourados da Acqua di Parma impulsionaram o crescimento da produção e desenvolvimento de sua distribuição de uma maneira mais dinâmica. Muitos astros de Hollywood passaram a usar a colônia, entre eles: Cary Grant e David Niven, e as eternas sex symbols Ava Gardner e Lana Turner. Anos mais tarde Audrey Hepburn, musa da elegância, seria uma das estrelas de cinema encantadas pela cativante essência de Acqua di Parma. Uma curiosidade: durante os seus primeiros quarenta anos de existência, a colônia da marca foi essencialmente distribuída por intermédio de boutiques de alfaiataria. O que começaria a mudar em meados da década de 1950. Apesar da mudança de tendências na década de 1960, a colônia Acqua di Parma, com seu encanto inabalável, foi reconhecida como o perfume favorito de uma elite internacional. A marca continuou a fascinar os especialistas em perfumes e manteve a longa tradição desde o seu lançamento. Assim, se tornou uma marca cult amplamente apreciada pela alta sociedade mundial.
  

No início dos anos 1990, Acqua di Parma viveu seu verdadeiro renascimento. Ganhou novos adeptos, principalmente o público jovem que buscava produtos com tradição artesanal. Nessa época, três ilustres empresários italianos - Luca Cordero di Montezemolo, então proprietário da Ferrari (conheça essa outra história aqui); Diego Della Valle, presidente do grupo Tod’s (clique aqui para saber mais); e Paolo Borgomanero, acionista da tradicional La Perla (conheça essa história aqui) - que compartilhavam a mesma paixão pela marca, compraram a empresa e decidiram que era hora de revigorar a icônica colônia Acqua di Parma através da criação de novos e sofisticados produtos. Assim nasceu um novo estilo para a marca, e uma maneira de ser, uma filosofia de vida. Homens elegantes e mulheres glamorosas e sofisticadas se identificaram com este novo conceito do novo luxo, o luxo discreto.
  

O ano de 1998 foi marcado pela inauguração da primeira boutique da marca localizada na via Gesù, a artéria de luxo de Milão. Um ano mais tarde, Acqua di Parma complementou a sua linha tradicional introduzindo as icônicas e exclusivas caixas de chapéu amarelas. Além disso, a marca lançou a linha Blu Mediterrâneo - uma gama de fragrâncias que incorporam a energia, o sol e as cores de alguns dos locais mais emblemáticos do Mar Mediterrâneo italiano, que definem o estilo de lazer sofisticado e exclusivo. Pouco depois, no ano de 1999, foi lançado Profumo, a primeira fragrância feminina da marca italiana, um Eau de Parfum com uma estrutura luxuosa que simboliza a tradição da mais elevada arte de criar perfumes.
  

Em 2001, o conglomerado de luxo LVMH, proprietário de marcas como Louis Vuitton (conheça essa outra história aqui), Tiffany & Co. (clique aqui para conhecer mais essa história) e TAG Heuer (saiba dessa outra história aqui), torna-se sócio da marca italiana, o que daria visibilidade e reconhecimento mundial para a Acqua di Parma. Nessa época a Acqua di Parma era comercializada em mais de 900 pontos de venda em todo o mundo. Sob uma nova gestão, o universo da Acqua di Parma passou então por uma nova expansão com novas criações para a casa - uma coleção preciosa de itens de banho, fragrâncias para o lar e velas perfumadas de alta qualidade e acessórios em couro 100% feitos à mão por mestres artesãos italianos. Com isso, a Acqua di Parma passou a ser reconhecida como uma marca de lifestyle, oferecendo uma ampla coleção de fragrâncias e produtos para casa, seguindo a mesma filosofia.
  

Em 2003, ano em que o conglomerado LVMH, cujo presidente, Bernard Arnault, usa muitas vezes a fragrância de assinatura da marca italiana, se tornaria proprietário totalitário da marca, a Acqua di Parma lançou a Colônia Assoluta - uma interpretação igualmente refinada do frescor cítrico, mas com delicados toques picantes. A admiração pela marca era tão grande que, ainda em 2003, Acqua di Parma lançou a Hotel Line, linha que oferece aos hóspedes de mais de 200 dos melhores hotéis de luxo em todo o mundo o prazer de desfrutar a fragrância fresca e sutil de suas colônias. A linha feminina de Acqua di Parma foi ampliada em 2004 para incluir uma nova e elegante coleção de fragrâncias inspiradas nas mais belas flores dos grandes e nobres jardins italianos. Iris Nobile - a icônica fragrância feminina de Acqua di Parma - foi a primeira dessa nova linha (batizada de Le Nobile). Ainda esse ano, a Acqua di Parma resolveu celebrar o prazer dos tradicionais rituais de barbear com o lançamento de produtos específicos para barba, cuidados com a pele e com os cabelos.
  

Em 2008 foi inaugurado o Blu Mediterrâneo, o primeiro spa Acqua di Parma. Situado no cenário deslumbrante de Porto Cervo, no interior do Costa Smeralda Yacht Club, o spa oferece um espaço relaxante e refinado. Às margens do mar Mediterrâneo italiano, os hóspedes podem desfrutar de tratamentos especializados, exclusivos para os amantes da Acqua di Parma. Um segundo spa da tradicional marca italiana seria inaugurado em 2013, na histórica cidade de Veneza, no interior do Gritti Palace Hotel, outro local icônico de grande tradição histórica e um dos destinos favoritos dos melhores viajantes do mundo.
  

A nova boutique em via Gesù foi reinaugurada em 2012 e tornou-se a mansão nobre da Acqua di Parma, incluindo uma sofisticada barbearia em seu interior, que vive com a agenda lotada nos dias atuais. Um espaço inspirador que abrange a própria essência da marca italiana, seus valores e seu estilo. Já a nova boutique em Paris foi aberta alguns meses depois na Rua des Francs Bourgeois, no coração do bairro de Marais; seguida pela unidade em Piazza di Spagna na cidade de Roma em 2014 e outra no badalado Brickell City Center na ensolarada Miami no ano de 2017.
   

Voltando um pouco na história, em 2016, a Acqua di Parma celebrou seu centenário. E, mais do que nunca, a marca continuava a ser a embaixadora do estilo e valores da Itália, e a paixão pela arte e cultura italianas. Afinal, como o próprio nome sugere, a marca reafirma o compromisso do elo histórico com a sua cidade de origem: Parma, capital do teatro e da música, das artes e da arquitetura, cidade onde o compositor Giuseppe Verdi e o maestro Arturo Toscanini nasceram, e que foi eternizada pelo poeta Stendhal. No ano de 2017, mais de um século após lançar sua fragrância mais clássica, a Acqua di Parma introduziu no mercado uma reinterpretação, juntando notas de frutas cítricas, flores e madeiras. O bacana é que a Acqua di Parma propunha a Colônia Pura como perfume sem gênero.
   

Entre as mais recentes novidades da marca italiana estão: Note Di Colonia V de Acqua di Parma (2020), um perfume com notas de Bergamota da Calábria, Limão verdadeiro ou siciliano e Pimenta rosa, além de Gengibre e zimbro; Colonia Futura de Acqua di Parma, um perfume cítrico aromático; e Mirto di Panarea (2022), coleção cápsula de edição exclusiva em colaboração com a marca de moda italiana Forte_Forte, que resultou em uma fragrância que exala notas vivas de manjericão, tons citrinos cintilantes de limão e bergamotto di Calabria em conjunto com jasmim, rosa, mastique e zimbro, todos misturados com cedro e âmbar.
   

Atualmente, Acqua di Parma, símbolo do savoir-faire e requinte italianos, personifica o luxo discreto através de suas fragrâncias elegantes e produtos de estilo de vida, que incluem cosméticos inspirados nos locais mais naturais e exclusivos no Mediterrâneo italiano, velas aromatizadas e sprays para casa, além de luxuosos acessórios em couro.
  

Amarelo Inconfundível 
Uma icônica fragrância nomeada por amor a Parma. E justamente por isso que Acqua di Parma conta, através de suas embalagens, uma história que abraça essa cidade italiana expressando toda sua vivacidade e elegância através do amarelo açafrão, que faz alusão às fachadas nesse tom que desde 1700 predominam os mais belos e históricos edifícios da cidade. Por isso a marca é imediatamente reconhecível pelas suas embalagens, que dizem foram inspiradas na cor dos palácios locais, cujas fachadas homenageiam, diz-se, a cor das tranças da princesa Isabella de Bourbon, que passou pela cidade para o seu casamento. Já os frascos são um capítulo à parte. Com design minimalista, foram inspirados no estilo Art Deco, movimento arquitetônico da década de 1930 que utiliza na sua estética traços geométricos, simples e sofisticados.
  

O logotipo 
A identidade visual da marca italiana pode ser aplicada de diversas formas, como mostra a imagem abaixo. Toda em preto. Na vertical ou horizontal. Sob um fundo no icônico amarelo açafrão, tão associado à marca. E até podendo ostentar o brasão do Ducado de Parma, identidade da cidade na era de Maria Luigia, que guiou o Ducado até sua glória máxima. Uma homenagem ao seu governo e à ajuda que ela forneceu para desenvolver a indústria de vidro e perfume de Parma. Esses dois elementos (amarelo açafrão e o brasão) juntos reforçam o caráter aristocrata da marca e sua forte ligação com a cidade de Parma, que abriga a mais nobre e iluminada cultura italiana.
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Lançamento: 1916 
● Criador: Carlo Magnani 
● Sede mundial: Milão, Itália 
● Proprietário da marca: LVMH Moët Hennessy • Louis Vuitton S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente & CEO: Laura Burdese 
● Faturamento: €200 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 15 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 600 
● Segmento: Perfumaria 
● Principais produtos: Águas de colônia, fragrâncias e velas aromatizantes 
● Concorrentes diretos: Kölnisch Wasser 4711, Acqua Di Gió, Santa Maria Novella, Arlington Cologne, Coty e Azzaro 
● Ícones: O amarelo açafrão 
● Slogan: The essence of italian life. 
● Website: www.acquadiparma.com 

A marca no mundo 
Atualmente a Acqua di Parma, um dos maiores e mais tradicionais ícones da perfumaria italiana, comercializa sua vasta linha de produtos (águas de colônia, fragrâncias, produtos de barbear, velas aromatizantes e até roupões de banho e acessórios de couro) em aproximadamente 50 países ao redor do mundo. Com faturamento anual estimado em €200 milhões, a marca italiana que pertence ao conglomerado de luxo LVMH, comercializa seus produtos em mais de 2 mil sofisticados pontos de venda, incluindo 15 luxuosas boutiques espalhadas por locais como Miami, Milão, Tóquio, Xangai, Paris, Roma, Dubai, Taiwan, Guangzhou e Hangzhou. Apesar do core business da marca ser os perfumes (com 68% do volume de negócios), os produtos de banho e cuidados do corpo (incluindo os sais de banho brilhantes da marca) representam 15%, velas aromáticas respondem por 7% e os restantes 10% para produtos lifestyle, nomeadamente pequenos artigos de couro para viagem. A Europa e o Médio Oriente representam 65% das vendas da marca, enquanto a China representa 8%. 

Você sabia? 
Para criar sua tradicional colônia, produzida 100% na Itália, a marca utiliza apenas 12 ingredientes naturais. Conhecidas como frutas douradas, ou Frutti d’ Oro, limão, laranja e bergamota, dão origem aos aromas cítricos italianos que caracterizam a marca Acqua di Parma, e definem a assinatura de sua icônica colônia. 
Os artigos de couro de Acqua di Parma são 100% feitos à mão por mestres artesãos italianos, usando peles preciosas, como couro de bezerro e búfalo. 
A badalada companhia aérea Etihad Airways (conheça essa história aqui) oferece em seus kits de amenidades para a primeira classe e para a classe executiva amostras da fragrância e creme para as mãos da Acqua di Parma. 
Os famosos que são clientes fiéis da Acqua di Parma são personalidades do mundo da moda e do cinema como Sharon Stone, Kate Moss, Sandra Bullock, Ashley Judd, Kevin Costner, Manolo Blanhnik, Angela Basset, Ford Harrison, Woody Allen, Roman Keatina e David Beckham. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites de moda (Fashion Network), Neeche, sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 9/3/2023 

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