15.9.23

MASTER LOCK


Master Lock é muito mais que cadeados resistentes e confiáveis. É uma marca de soluções de proteção e segurança, que mesmo após mais de um século, segue apresentando inovações que continuam totalmente operacionais e resistentes aos diferentes climas da atualidade. A resistência, a confiabilidade e a facilidade de uso presentes em sua ampla gama de produtos testados e comprovados transcendem gerações quando o assunto é segurança. 

A história 
Tudo começou em 1919 quando o chaveiro e serralheiro Harry Soref (imagem abaixo), um imigrante judeu de origem russa, que trabalhava para o governo americano produzindo fechaduras para proteger equipamentos militares durante a Primeira Guerra Mundial, percebeu que as portas dos cofres-fortes dos bancos e dos navios militares eram construídos em camadas de aço laminado. E então pensou, se as seções laminadas proporcionavam tamanha segurança adicional para portas de cofres e navios, por que não usar o mesmo design laminado para cadeados? Esta seria uma ideia revolucionária numa época em que muitos cadeados tinham corpos ocos que podiam ser facilmente quebrados. Apoiado pelo investimento financeiro de dois amigos, P.E. Yolles e Sam Stahl, Soref resolveu em 1921 fundar sua própria empresa na cidade de Milwaukee e a batizou de Master Lock Company. Ele passou quase três anos desenvolvendo o novo produto e finalmente recebeu a patente do primeiro cadeado laminado em aço no dia 22 de abril de 1924.
   

Com apenas cinco funcionários, uma perfuradora vertical, uma retificadora e uma prensa, em uma pequena sala comercial localizada em um modesto edifício da cidade de Milwaukee, a empresa começou a produzir e lançou o melhor cadeado disponível na época. Apesar de inicialmente ser direcionado para proteger equipamento militar, o grande peso da fechadura do cadeado aumentou a percepção de sua força e resistência entre os usuários. No início a Master Lock comercializou o cadeado usando a cabeça de um leão em seu logotipo para um maior reconhecimento do nome entre os consumidores. Rapidamente, já em 1925, Harry Soref se tornou uma autoridade reconhecida por seus resistentes cadeados. Tanto é que, Harry Houdini, o famoso escapologista e ilusionista, recorreu a Soref depois de não ter conseguido escapar de um par de algemas. Soref então o aconselhou para que durante os truques dos seus espetáculos ele escondesse as chaves dos cadeados entre os dedos e debaixo da língua.
  

A empresa cresceu rapidamente, mudando-se para o prédio da Cervejaria Pabst, fechado pela proibição de venda de bebidas alcoólicas que imperava na época. Aliás, a Lei Seca desempenhou um papel importante no crescimento inicial da Master Lock, pois as autoridades federais compraram grandes quantidades de cadeados laminados para fechar e lacrar bares e clubes que vendiam bebidas alcoólicas. Por exemplo, no dia 20 fevereiro de 1928, a Master Lock despachou um carregamento de 147.600 cadeados (equivalente a US$ 65.000) para os agentes federais da cidade de Nova York. Estes cadeados eram usados para fechar os estabelecimentos que continuavam a vender álcool de forma ilegal durante a Lei Seca.
  

Em 1933, a Master Lock esteve presente na tradicional Feira Mundial de Chicago, em Illinois, para demonstrar ao público em geral a construção e durabilidade de seus cadeados de aço laminado. Pouco depois, em 1935, a marca lançou no mercado o primeiro cadeado de combinação. Durante a Segunda Guerra Mundial, os funcionários da Master Lock trabalharam sem parar, sete dias por semana, para responder às encomendas relacionadas aos esforços a guerra. Em 1950, a Master Lock já era a maior fabricante de cadeados dos Estados Unidos. Em 1954, um fato gerou grande visibilidade para a marca, quando a Master Lock foi convidada pelo governo americano para ser apresentada como um exemplo de produtos de qualidade superior que resultavam do sistema econômico de livre iniciativa.
   

Pouco depois, em 1956, de forma indireta, mais uma vez a Master Lock atraiu os holofotes e cativou a atenção do público, quando foi parar na primeira página do jornal New York Daily ao ajudar a trancar a porta de entrada da sede do Partido Comunista, que havia sido lacrada pelo governo americano. Soref morreu em 1957, aos 70 anos, mas seu legado continua vivo na Master Lock até os dias de hoje. Em 1970, os herdeiros de Soref venderam a empresa para a American Brands (que posteriormente seria renomeada para Fortune Brands, da qual a Master Lock Company é subsidiária). Em 1971, a marca resolveu ampliar sua utilização ao lançar seu primeiro cadeado para armas.
    

Em 1978, lançou uma nova linha de cadeados reutilizáveis com copo de pino laminado, nos quais o cilindro podia ser substituído ou recolocado. A escassez de energia nessa década levou muitas pessoas a optar pela bicicleta como alternativa de transporte e as vendas de cadeados para bicicletas com cabos e correntes aumentaram proporcionalmente. A Master Lock introduziu dois cadeados projetados para ciclomotores no final de 1979. Nessa época, os novos canais de venda incluíam estabelecimentos de varejo, como artigos esportivos, veículos recreativos e lojas marítimas, além de lojas de ferragens e serralherias.
   

Uma nova trava de bicicleta com barra em U e travas de latão laminado contribuíram significativamente para o aumento das vendas no início da década de 1980. Esse período apresentou novidades, quando as travas de cabos para motores de popa proporcionaram uma nova área de crescimento e, em 1981, a Master Lock introduziu os cadeados de latão para uso marítimo. As inovações continuaram e, em 1982, a marca lançou o primeiro cadeado com combinação programável. Já em 1987, lançou o Tough Stripes, um cadeado de bicicleta de alta tecnologia. Em 1990, a Master Lock iniciou a ampliação de suas vendas para mercados globais como Canadá, México e França. Além disso, a empresa iniciou a transferência da fabricação de cadeados para a China e posteriormente também para o México. Em 1998, a Master Lock resolveu ampliar sua atuação no mercado ao introduzir uma linha de produtos para a segurança de veículos, incluindo travas.
   

Em setembro de 1999, lançou um cadeado à prova de ferrugem com acabamento exclusivo Corrozex, que incluía uma garantia vitalícia. Nessa época, a Master Lock sofreu novas pressões competitivas, à medida que outras empresas americanas de cadeados aproveitavam as oportunidades de produção de baixo custo na Ásia. Em agosto de 2000, a Master Lock lançou a sua série de cadeados Titanium (o DAT Titanium Tough Padlock), a primeira grande reformulação em cinquenta anos. O objetivo era agregar variedade de design e valor estético à funcionalidade utilitária aos cadeados. O mecanismo de fechadura era em aço reforçado com titânio, com corpo em aço inoxidável. Uma cobertura cobria partes do aço inoxidável, permitindo que os cadeados viessem em cores diferentes, o que atraiu com sucesso clientes jovens e duplicou as vendas, especialmente no de regresso às aulas.
   

O lançamento de novos produtos continuou em 2002 com cadeados para o segmento de reboques. Em 2004, a Master Lock apresentou novidades, como por exemplo, o seu primeiro cadeado de viagem com aprovação TSA, que apresenta um pequena fechadura que só pode ser aberta com a utilização da chave mestra universal; e a linha de cadeados profissionais de alta segurança (batizada de MAGNUM). No final desta década, em 2009, a marca lançou o primeiro cadeado de combinação do mundo que se abria em movimentos para a esquerda/direita/cima/baixo, além de introduzir o primeiro cadeado que permitia definir a combinação com letras e números. Além disso, a Master Lock apresentou uma linha completa de ferragens de porta (fechaduras) de alta segurança e resistência.
  

Em 2012, a Master Lock lançou uma linha de cadeados combinados chamada dialSpeed. O bloqueio dialSpeed era operado por bateria, tinha uma face iluminada e possuía múltiplas combinações programáveis pelo usuário. Em 2015, inovou mais uma vez ao lançar seus primeiros cadeados com tecnologia Bluetooth, reinventando seus predecessores mecânicos e colocando o controle na palma da mão do usuário através de um smartphone. A Master Lock expandiu suas vendas globais através de comércios eletrônicos em 2017, passando a incluir Itália, Espanha, Japão e China. Em 2020, a Master Lock lançou seu cadeado com leitura biométrica, que torna a impressão digital do usuário como chave. O cadeado oferece grande facilidade de uso, com a impossibilidade de perda de chaves ou esquecimento de senhas e códigos.
  

Em 2021, a Master Lock celebrou 100 anos, marcando um século de proteção à propriedade privada de pessoas, negócios e comunidades ao redor de todo o mundo, com a confiança que precisa para proteger tudo que vale ser protegido e muito mais. Em comemoração a marca lançou no mercado o Cadeado 1921D - um produto de edição limitada apoiado em 100 anos de força e durabilidade. O cadeado que incluía uma chave gravada “vintage” (clássica antiga), um chaveiro complementar e oferecia o máximo em segurança e confiabilidade. E para isso, resolveu apresentar um logotipo comemorativo que incorporava o símbolo original da marca: “O Leão da Master Lock”, que lembra tudo que a marca centenária representa na sua identidade e filosofia e destaca sua força, coragem e resiliência destes anos todos. Ainda este ano, a marca introduziu seu mais durável cadeado utilizando tecnologia Bluetooth, na chamada “ProSeries Bluetooth Padlock”, destinadas aos ambientes de trabalho mais difíceis e desafiadores.


A icônica comunicação 
A Master Lock sempre usou a comunicação como uma eficiente ferramenta para demonstrar a durabilidade e segurança de seus cadeados. A primeira campanha nacional aconteceu em 1954. Para ampliar o alcance de sua publicidade para além das revistas nacionais, a marca lançou um plano de marketing que incluiu o primeiro anúncio de rádio na NBC (conheça essa outra história aqui) em 1963. Em 1967, a publicidade da marca chegou também à televisão. O primeiro anúncio, em que um cadeado Master Lock absorve uma bala disparada por um revólver Magnum de calibre .44, foi apresentado no programa NBC Today com Hugh Downs e no programa Tonight Show com Johnny Carson.
  

Mas a comunicação e a percepção da Master Lock mudaria para sempre em 1974, quando a marca veiculou um famoso anúncio publicitário (que daria origem ao icônico slogan “Tough Under Fire”, algo como “Resistente Sob Fogo”) no intervalo do Super Bowl, final do futebol americano profissional com gigantesca audiência televisiva, que conta com os 30 segundos mais caros da publicidade mundial. O comercial (que teve uma das maiores audiências de todos os tempos, 138 milhões de telespectadores) mostrava o disparo de um rifle de alta potência apontado para um cadeado Master Lock. Embora a bala tenha perfurado o centro da fechadura, ela ainda funcionava e continuava trancada. O comercial, batizado de “Shot Lock” (assista abaixo), se tornou notável aos olhos do público por sua mensagem eficaz e sua identificação com a Master Lock. Este famoso comercial foi exibido em dez Super Bowls consecutivos até ser finalmente retirado em 1984.


A estratégia do “produto como herói” revelou-se eficaz e a Master Lock continuou a utilizar anúncios publicitários semelhantes durante os jogos do Super Bowl e outros espaços publicitários. Além do uso de rifles e espingardas para exibir a segurança dos cadeados, os comerciais mostravam homens usando martelos, pés de cabra, pedra e até um caminhão, todos sem conseguir quebrar o cadeado. Em 1994, a Master Lock lançou outro popular comercial no intervalo do Super Bowl. Intitulado “Security” (assista aqui), o comercial de 30 segundos mostrava, em ritmo frenético, os produtos Master Lock em uso na Represa Hoover, no Caesar’s Palace, em um caminhão de segurança blindado do Wells Fargo (conheça essa outra história aqui) e na Prisão de Segurança Máxima de Ely, locais onde a segurança é vital.


Os slogans 
Whatever you want to lock. (1986) 
Tough Under Fire. (1974) 
Wherever locks are sold. (1967)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1921 
● Fundador: Harry Soref, P.E. Yolles e Sam Stahl 
● Sede mundial: Oak Creek, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Master Lock Company LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Fortune Brands Innovations Inc.) 
● Presidente: David Youn 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 60 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 4.700
● Segmento: Segurança 
● Principais produtos: Cadeados, travas, cofres e produtos de segurança 
● Concorrentes diretos: Stanley, Brinks, Abus, Burg-Wächter, Kwikset, Puroma, Oria, Desired Tools, Papaiz e Schlage  
● Ícones: O Leão da Master Lock 
● Slogan: Tough Under Fire. 
● Website: www.masterlock.com 

A marca no mundo 
Atualmente a Master Lock, líder mundial em segurança patrimonial, comercializa em mais de 60 países ao redor do mundo sua ampla gama de produtos, que incluem cadeados, fechaduras combinadas, travas, cofres e produtos de segurança relacionados, para usuários finais de consumo, comerciais e industriais, tendo grande presença e reconhecimento na América do Norte. A marca é de propriedade da empresa Master Lock Company LLC, que em 2022 faturou US$ 860 milhões, em boa parte vindo dos produtos Master Lock. 


Você sabia? 
Um novo produto em 1996 envolveu uma joint-venture com o Kensington Technology Group para produzir e comercializar um cabo de aço galvanizado e um dispositivo de travamento para uso em laptop, surgindo assim o cabo de segurança universal para notebook Master Lock
Os cadeados Master Lock sempre chamaram a atenção do público por fatos relatados pela imprensa, gerando uma publicidade indireta para a marca. Como em 1957, quando a Master Lock foi parar na primeira página de um jornal da cidade de Memphis, no estado do Tennessee, através de uma reportagem que dizia que um cadeado da marca teria sido usado para bloquear um automóvel estacionado indevidamente. Não sendo possível cortar ou serrar o cadeado, tiveram que recorrer a outros meios para retirar o automóvel do local. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 15/9/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário:

Postar um comentário