A PAPAIZ sempre ofereceu aos brasileiros uma ampla gama de soluções para garantir qualidade e segurança e, consequentemente, satisfação total de seus clientes. Por isso, seu popular slogan “O seu mundo bem guardado” reflete a filosofia de uma marca preocupada em acompanhar as tendências do mercado e que alia design, estilo e beleza com a qualidade e a segurança de sua tradição.
A história
Tudo começou no ano de 1947 quando o italiano Luigi Papaiz, nascido na região de Udine, no norte da Itália, e que havia frequentado um curso de técnico industrial em um colégio de padres salesianos, inaugurou uma pequena atividade mecânica para a fabricação de válvulas de pressão para gases líquidos, algo raro na época, na cidade de Bolonha. Como eram muitas as dificuldades da economia na Europa após a Segunda Guerra Mundial, em 1952, Luigi decidiu em conjunto com seu primo Giovanni Brunetta, imigrar para a América do Sul em busca de melhores oportunidades de vida e onde poderia crescer com as suas habilidades e conhecimentos. Desembarcou no porto de Santos e chegou à cidade de São Paulo trazendo um pouco de dinheiro e algumas máquinas como bagagem e fundou a PAPAIZ no bairro da Vila Prudente, iniciando assim a fabricação e o fornecimento de fechaduras para indústrias de móveis, o que permitiu impulsionar o crescimento inicial da empresa. Amparado sempre na filosofia de direcionar recursos para o desenvolvimento do negócio, através do contínuo investimento em máquinas e equipamentos industriais de última geração, bem como promover uma constante valorização do elemento humano, a PAPAIZ cresceu e começou a prosperar no mercado brasileiro.
Posteriormente, em 1967, a empresa iniciou a fabricação de cadeados, que viria se tornar seu principal produto. Esta época também marcou o ingresso da PAPAIZ no segmento de esquadrias padronizadas, com o lançamento de uma completa coleção de esquadrias de alumínio (de portas e janelas), para oferecer ao mercado produtos mais elaborados que atendessem necessidades mais complexas dos consumidores. Essa tentativa de expansão da marca foi bem-sucedida, e a PAPAIZ passou a atuar nesse mercado com a marca Udinese. No ano de 1970, a empresa iniciou a produção de fechaduras residenciais, ampliando assim sua linha de produtos, com destaque para a fechadura tetra-chave de alta segurança. Nos anos seguintes a empresa foi crescendo e adicionando novos produtos a sua linha, até a inauguração de modernas instalações industriais localizadas na cidade de Diadema (região metropolitana de São Paulo) em 1982.
Em 2000, uma das realizações e motivo de orgulho para a empresa foi a criação da Papaiz Nordeste, situada na cidade de Salvador (Bahia), para onde foi transferida a fabricação das linhas de cadeados e fechaduras para móveis. Em 2007, a PAPAIZ inovou ao lançar no mercado novas embalagens para sua linha de cadeados, com o objetivo de facilitar a escolha do consumidor na hora da compra, deixando-as mais atrativas, modernas e informativas. Com foco no mote “a PAPAIZ tem o cadeado ideal para você”, o novo design fortalecia a identidade da marca e, ao mesmo tempo, permitia uma flexibilidade para a diferenciação das linhas, facilitando o reconhecimento do produto.
Ainda este ano, como resultado de quase um ano e meio de pesquisas chegou ao mercado a linha de cadeados FUN e os cadeados coloridos, em embalagens bem desenhadas. A linha fashion tinha duas estampas diferentes e a fonte de inspiração para os modernos cadeados foi a marca italiana Pucci, conhecida por suas estampas super coloridas. Pouco depois, como impulso para que os cadeados transformem-se em objeto de desejo, a PAPAIZ lançou no mercado a linha futebol de cadeados, com emblemas dos times de futebol do São Paulo, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Vasco, entre outros.
Em 2009, a PAPAIZ resolveu aliar segurança à beleza, design e estilo, ampliando sua linha de produtos ao oferecer opções de cadeados e maçanetas para diversos públicos, que pudessem ser não só um simples item de segurança, mas também um acessório de estilo. Assim nasceu a linha Collezione, composta por peças exclusivas como a maçaneta Massima, o cadeado Fashion e o cadeado Fashion Segredo, todos eles com estampas florais e coloridas assinadas pela designer Adriana Barra. Outra grande novidade foi o lançamento dos cadeados da linha Comics, criados para crianças e adolescentes, que trazem os primeiros personagens licenciados: a coreaninha Pucca e o herói Ben 10. Como resultado dessas parcerias com nomes de destaque do design brasileiro a PAPAIZ fez com que os itens de segurança, aos poucos, se transformassem em objetos de desejo, resguardados de modo seguro e harmonioso.
Em 2015, com o objetivo de facilitar a rotina de quem pratica esportes e precisa carregar a chave do cadeado, e também para quem não quer correr o risco de perdê-la, a PAPAIZ apresentou ao mercado a linha ACTIVE (sustentada pelo conceito “chave para vestir”, o detalhe inovador neste produto é o formato de pulseira para diminuir o risco de perda da chave, o que caracteriza também a sua versatilidade). No final deste ano, em dezembro, a PAPAIZ foi adquirida pela multinacional ASSA ABLOY, formada em 1994 a partir da fusão da sueca Assa e da finlandesa Abloy, que compreende mais de 400 empresas subsidiárias em 70 países e com liderança mundial em soluções de segurança e abertura de portas. No ano seguinte a marca inovou ao lançar no mercado a linha CHROMO, cadeados elegantes que mantém as formas geométricas dos tradicionais, mas que ganhou características contemporâneas através do acabamento cromado escovado fosco no tom prata. Mais recentemente, a marca lançou grandes inovações, como por exemplo, em 2017, a linha de cadeados SOFT TOUCH (com acabamento emborrachado, além do toque aveludado e a sensação de maciez, protege contra riscos); e, em 2018, ingressando em um novo segmento de mercado com a linha de fechaduras digitais Smart Lock (não há necessidade de fazer cópias de uma chave para possibilitar o acesso, permitindo o cadastro de nove usuários com acesso por senha e até 99 cartões de proximidade).
Ao inserir o conceito de estilo e design no segmento de cadeados e fechaduras residenciais, a PAPAIZ é reconhecida como uma marca que dita tendências. As parcerias com nomes de destaque do design brasileiro fizeram com que os itens de segurança, aos poucos, se transformassem em objetos de desejo, resguardados de modo seguro e harmonioso. Atualmente, o carro-chefe da marca ainda é o cadeado, oferecido em muitos modelos: há os tradicionais (com haste normal ou longa); para ambientes corrosivos ideais para regiões litorâneas (maresia e umidade); e há também os coloridos (oferecidos em seis cores diferentes); Tetra-Chave (produzido em latão maciço e cujo sistema de chave com quatro lados permite mais de 40 milhões de combinações de segredo, dificultando a sua violação); com estampas exclusivas; para bloqueio (desenvolvidos para a utilização em máquinas e equipamentos de segurança, disponíveis em 6 cores no tamanho 35/50); e com segredos (combinação de números para abertura); além da linha NODE (cadeados flexíveis e com funcionamento por segredo, capaz de se adaptarem de forma divertida e inovadora nos mais diferentes locais e tipos de uso).
Campanhas que fizeram história
Em 2009 a PAPAIZ lançou “Com esses ninguém mexe”, uma campanha bem humorada, com muita animação e uma mensagem que apresentava toda a qualidade e eficiência dos produtos, com a clara finalidade de aproximar a marca do consumidor brasileiro. A campanha representou mais uma ação no sentido do rejuvenescimento da marca e manutenção de sua liderança no mercado. Em todos os filmes da campanha (eram 10 ao todo) os cadeados ganhavam vida e viraram personagens caracterizados de pequenas histórias. No filme “Tropa de Choque”, por exemplo, a animação mostrava os cadeados perfilados, caracterizados como “soldados” e um superior passando a tropa em revista. O cadeado comandante questiona: “Qual é a sua função CR30?”, e ouve como resposta que é proteger os ambientes mais agressivos. Depois o comandante diz em tom descontraído: “É isso aí garoto, pega um pega geral”.
A evolução visual
A identidade visual da marca passou por pequenas alterações ao longo dos anos. Em 2016, pouco depois de ser adquirida pela multinacional ASSA ABLOY, a marca introduziu um novo logotipo no qual foi acrescentado o nome da nova proprietária.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1952
● Fundador: Luigi Papaiz
● Sede mundial: Diadema, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: ASSA ABLOY Brasil Sistemas de Segurança Ltda.
● Capital aberto: Não (subsidiária da ASSA ABLOY AB)
● Presidente: Eduardo Castro
● Faturamento: R$ 230 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 20 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.200
● Segmento: Ferragens
● Principais produtos: Cadeados, fechaduras e dobradiças
● Concorrentes diretos: Pado, La Fonte, Stam, Arouca, Soprano, Pacri e Dormakaba
● Slogan: O seu mundo bem guardado.
● Website: www.papaiz.com.br
A marca no mundo
A PAPAIZ, que produz uma enorme linha de cadeados, fechaduras residências e para móveis, além de dobradiças e olhos mágicos, é uma das marcas líderes do mercado brasileiro, exportando seus produtos para mais de 20 países ao redor do mundo.
Você sabia?
● A PAPAIZ oferece 10 anos de garantia na maioria de seus produtos, que atendem à moderna norma de cadeados ABNT NBR 15271.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Estadão e O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Propmark) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 12/8/2019
2 comentários:
Muito bom,anos atras precisei comprar uns 5 cadeados grandes e pra economizar comprei aquele preto que até esqueci a marca,menos de um mes ele depois de aberto ja nao fechava fiquei com raiva joguei tudo fora e fui comprar os Papaiz estão lá até hoje debaixo de chuva sol e neblina,estão como novos.
A Papaiz eu recomendo sou chaveiro e sempre uso os produtos papaiz, pela qualidade e durabilidade!!
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