29.2.24

LOTUS® BISCOFF®


Sabor único, formato icônico e mordida crocante. Para muitos, é a melhor companhia para uma xícara de café. Para outros, é um petisco irresistível sozinho. Para os belgas é um símbolo panificado. E para milhões de pessoas ao redor do mundo é conhecido apenas como Lotus® Biscoff®, um biscoito surpreendentemente crocante e adorado pelo seu sabor caramelizado único com um suave toque de canela. 

A história 
Tudo começou em 1932 quando um habilidoso padeiro belga chamado Jan Boone Sr., com a ajuda de seus irmãos - Emiel e Henri - inaugurou uma modesta padaria no vilarejo de Lembeke, cujo objetivo era criar produtos de alta qualidade com ingredientes naturais. Jan Boone resolveu criar então sua própria receita do Speculoos, um popular biscoito caramelizado - especialmente na época natalina - e tradicional na Bélgica, na Holanda e em algumas partes da Alemanha, feito originalmente com canela, gengibre, noz-moscada e outras especiarias. A receita única de Jan Boone, trazida à perfeição com ingredientes naturais cuidadosamente selecionados, resultou em deliciosos biscoitos caramelizados com um leve toque de canela, com sabor e textura sem igual. Jan resolveu batizar seus biscoitos com o nome de Lotus® Speculoos, em homenagem a “flor de lótus”, que simboliza pureza, assim como os ingredientes que ele utilizava na produção.
  

A partir de 1956, os irmãos Boone passaram a sugerir servir seus biscoitos caramelizados - já embalados individualmente - como acompanhamento de uma fumegante xícara de café para atrair novos clientes. Quase que instantaneamente o Lotus® Speculoos começou a fazer sucesso em cafés, restaurantes e hotéis da Bélgica, sempre acompanhado de uma boa xícara de café. Isto porque em termos de sabor, o café e o biscoito caramelizado tinham perfis de sabor complementares. Estava criado um hábito de consumo do produto, para muitos uma combinação perfeita, e uma feroz ferramenta de marketing explorada pela marca em sua comunicação como um verdadeiro ritual.
   

Logo depois, em 1960, o Lotus® Speculoos começou a ser distribuído nos países vizinhos, espalhando assim entre milhões de europeus, nos anos seguintes, o hábito de mergulhar o crocante biscoito da marca em uma xícara fumegante de café. Em 1980, a empresa começou a exportar e apresentar seus biscoitos caramelizados de sabor único ao mercado asiático, que nos dias de hoje é onde a marca mais cresce. Foi somente em 1986 que Lotus® Speculoos teve seu nome alterado para Lotus® Biscoff®. A troca de nome foi uma grande jogada de marketing baseada no popular hábito, para muitos ritual, de consumo dos biscoitos da marca com café. Não por acaso, Biscoff® era a combinação de “biscuit” (biscoito) e “coffee” (café). A nova nomenclatura da marca seria gradualmente introduzida em todos os países em que estava presente. Foi ainda na década de 1980, que várias companhias aéreas começaram a servir os irresistíveis Lotus® Biscoff® como um mimo a bordo. Essa ação fez com que os biscoitos caramelizados da marca belga ficassem conhecidos em outros continentes, especialmente na América do Norte.
  

A década de 1990 foi marcada pelas primeiras exportações para os Estados Unidos, conquistando lentamente os corações e paladares dos consumidores americanos. Em 1998, a Lotus Bakeries, proprietária do Lotus® Biscoff®, atingiu um novo marco em termos de volume de negócios, ultrapassando pela primeira vez os €100 milhões em faturamento, resultado do sucesso dos tradicionais biscoitos caramelizados. O início do novo milênio foi marcado pela primeira exportação de Lotus® Biscoff® para o Oriente Médio, ingressando assim em novos mercados. Nos anos seguintes, Lotus® Biscoff® tornou-se muito mais do que o companheiro preferido de uma xícara de café. Renomados chefs de todo o mundo começaram a usar o biscoito caramelizado como ingrediente para sobremesas deliciosas, como tiramisù e mousse.
  

Na Bélgica, os consumidores desenvolveram um hábito local muito particular e único. Durante décadas, eles colocaram seu biscoito favorito, Lotus® Biscoff®, no pão. Alguns usavam o biscoito inteiro, alguns esfarelavam, outros mergulhavam primeiro em uma bebida quente. Foi então que a empresa resolveu desenvolver uma pasta cremosa com o sabor dos deliciosos biscoitos caramelizados. E isto ocorreu, porque uma dona de casa belga criou a sua própria receita e inscreveu-a num concurso para um programa de televisão chamado The Inventors. Ela chegou à final e trabalhou em conjunto com a Lotus Bakeries para levar a pasta cremosa Lotus® Biscoff® à sua perfeição. Em 2008, finalmente a marca lançou no mercado a Lotus® Biscoff® Spread, uma cremosa e saborosa pasta para ser espalhada em fatias de pão, torrada ou bolo, e até mesmo como recheio de deliciosas sobremesas como brownies, mousses, bolos e muito mais. A novidade chegou ao mercado em duas variantes: com e sem pedaços crocantes de Lotus® Biscoff®. Desde então, Lotus® Biscoff® se tornou muito mais do que o companheiro favorito do café, mas uma enorme dor de cabeça e concorrente da italiana Nutella (conheça essa outra história aqui).
  

Em meados de 2010, em uma atitude inédita e através de uma parceria com a família Simmons, proprietária de restaurantes no PIER 39, atração turística da cidade de San Francisco que oferece aos seus hóspedes vistas deslumbrantes da Ponte Golden Gate e Alcatraz enquanto desfrutam de frutos do mar e comidas locais, foi inaugurado o Biscoff® Coffee Corner, um charmoso café que até hoje é o primeiro na América do Norte a servir um biscoito Lotus® Biscoff® grátis com espresso ou bebida derivada de café. O café temático do biscoito caramelizado mais famoso do mundo, oferece um cardápio repleto de cafés, bebidas derivados de café - quentes ou geladas - chás, smoothies de frutas e delícias como muffins, cookies, donuts, croissants e pães que levam como ingrediente os famosos Lotus® Biscoff®.
   

Em 2016, os Estados Unidos se tornam o maior mercado em termos de vendas da marca Lotus® Biscoff®. Tamanha importância, fez com que a empresa inaugurasse uma fábrica em solo americano no ano de 2019. Ainda esse ano, a marca lançou os primeiros sorvetes com o sabor de Lotus® Biscoff®, pronto para derreter muitos corações. Já no Reino Unido, foi lançado o Lotus® Biscoff® & Go, cuja embalagem prática, para comer em qualquer lugar, continha uma porção da pasta Biscoff® e mini palitos de pão para mergulhar na cremosidade dessa pasta irresistível. Investindo cada vez mais no segmento de clientes profissionais, em 2019 a marca lançou a cobertura Lotus® Biscoff®, uma pasta mais líquida em um prático frasco squeeze, sendo um acabamento ideal e fácil para gelados, panquecas, waffles, entre outros.
  

O ano de 2020 foi recheado - literalmente - de novidades quando a marca resolveu ampliar sua linha de produtos com o objetivo de atrair novos consumidores. Foram então lançados no mercado o Lotus® Biscoff® Sandwich, dois tradicionais biscoitos caramelizados (no formato redondo) com recheio de chocolate, baunilha ou pasta cremosa Biscoff®; e uma nova linha de chocolate Lotus® Biscoff® especialmente desenvolvida tendo o biscoito como base, oferecida em três variedades, chocolate ao leite com pedaços crocantes de Lotus® Biscoff® e chocolate ao leite/ou branco com recheio da pasta cremosa Biscoff® Spread.
  

O neto do fundador e atual CEO da empresa, Jan Boone, gerou indignação em outubro de 2020 quando anunciou planos de eliminar definitivamente o nome Speculoos. Em um tentativa de atrair um público mais amplo, ele quis substituí-lo pelo termo Biscoff® (uma contração de biscoito e café), considerando Speculoos muito difícil para um público internacional pronunciar. Até então, o Biscoff® era amplamente utilizado, mas Speculoos permanecia nas embalagens dos biscoitos na Bélgica, França e Holanda. Muitos consumidores belgas indignados apelaram a um boicote e foram criados grupos com a hashtag #JeSuisSpeculoos. Mais recentemente a marca tem investido em parcerias com grandes redes de alimentação - como McDonald’s (conheça essa outra história aqui), Costa Coffee, Krispy Kreme (conheça essa história aqui) e Cinnabon - que utilizam o tradicional Lotus® Biscoff® como ingredientes para a criação delícias por tempo limitado, como o McFlurry, donuts, muffins e outras sobremesas.
   

Tal como a cerveja, o chocolate, os waffles ou as batatas-frita, o Speculoos é um elemento básico da cultura gastronômica da Bélgica, um deleite artesanal transmitido de geração em geração e servido com café em bares, restaurantes e cafeterias de todo o país. E Lotus® Biscoff® se tornou um ícone e sinônimo para estes pequenos biscoitos caramelizados. Afinal, ninguém consegue resistir ao sabor único e à deliciosa crocância do Lotus® Biscoff®. Nem mesmo uma simples xícara de café.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. O atual logotipo da marca foi adotado em 2023 e apresentou mudanças significativas como uma nova tipografia de letra mais grossa e arredondada nas extremidades, remetendo ao formato dos tradicionais biscoitos. Além disso, o logotipo da Lotus® foi diminuído para dar mais destaque a palavra Biscoff®, cuja letra “i” ganhou o formato do icônico biscoito.
  

O logotipo da marca Lotus® Biscoff® também pode ser aplicado em um fundo quadrado vermelho, como mostra a imagem abaixo.
  

As tradicionais embalagens do biscoito também ganharam um novo design, apesar de manter a faixa vermelha e o próprio biscoito como ativos mais importantes.
  

Os slogans 
Unique taste. Crunchy like no other. 
Every coffee wants a Lotus® Biscoff®. (2019) 
Every coffee needs a Lotus® Biscoff®. (2011)
  

Dados corporativos 
● Origem: Bélgica 
● Lançamento: 1932 
● Criador: Jan Boone Sr. 
● Sede mundial: Lembeke, Bélgica 
● Proprietário da marca: Lotus Bakeries NV 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Jan Boone 
● Faturamento: €500 milhões (2023) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Biscoitos, pastas cremosas e chocolates 
● Concorrentes diretos: Bahlsen, LU, Jules Destrooper, Biskit Butter, Little Bakes, Herco, Oreo, Trader Joe’s Speculoos e Nutella 
● Ícones: O formato retangular do biscoito 
● Slogan: Unique taste. Crunchy like no other. 
● Website: www.lotusbiscoff.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca Lotus® Biscoff® vende sua linha de produtos - biscoitos, pastas cremosas, sorvetes e chocolates - em mais de 100 países ao redor do mundo. Lotus® Biscoff® está entre as cinco marcas de biscoitos mais populares do mundo, faturando anualmente €500 milhões. Somente a fábrica de Lembeke, onde trabalham 440 funcionários, produz mais de sete bilhões de biscoitos por ano. 


Você sabia? 
Um único biscoito Lotus® Biscoff® tem exatas 32 calorias. 
A Lotus Bakeries ainda é uma empresa familiar, baseada em Lembeke na Bélgica e comandada pelo neto do fundador - Jan Boone - que possui o mesmo nome de seu avô. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 29/2/2024 

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