15.3.24

SBP


Há décadas, a linha de inseticidas e repelentes SBP tem feito parte do cotidiano de milhões de brasileiros, ajudando a proteger a casa e a família contra os insetos. Para isso, existe um SBP pensado para cada momento da vida. Aproveite o melhor de cada produto, e garanta a proteção completa da sua casa e da sua família. Afinal, SBP é a marca especialista em oferecer proteção eficiente contra os insetos e as doenças transmitidas por eles. 

A história 
Tudo começou em 1974, quando a Refinações de Milho Brasil, considerada a primeira grande indústria processadora de cereais no país e cujo principal produto no mercado era Maizena (conheça essa outra história aqui), resolveu ingressar um novo mercado de atuação ao lançar um inseticida aerossol para uso doméstico. Era o surgimento do SBP, um eficiente inseticida que eliminava vários tipos de insetos presentes em ambientes domésticos, como por exemplo, baratas, moscas, mosquitos, pernilongos, aranhas, entre outros. Por ser um país tropical, repleto de insetos, o novo produto rapidamente conquistou a confiança de milhões de brasileiros pela praticidade de aplicação e eficiência.
  

Mas por que o nome SBP? Segundo a empresa Reckitt (conheça essa outra história aqui), atual proprietária da marca, o significado da sigla SBP é: Sistema Brasileiro de Proteção. Mas, a própria Reckitt não encontrou em seus arquivos um documento, um registro desse tal nome – Sistema Brasileiro de Proteção. Passou apenas oralmente de uma empresa para outra. E acabou virando a versão oficial. Vale ressaltar que para algumas pessoas SBP significa “Saiam Baratas e Pernilongos”. Na verdade, o nome deriva do princípio ativo do inseticida, o SBP-1382,  descoberto nos Estados Unidos nos anos de 1960, e que possui reduzidíssimo índice de toxicidade entre mamíferos. O que foi uma revolução no segmento de inseticidas. O SBP-1382 ganhou esse nome porque foi desenvolvido por uma empresa americana chamada S.B. Penick & Company, fundada em 1914 pelo farmacêutico Sydnor Barksdale Penick, e cujas inicias eram SBP.
  

Durante um bom tempo, SBP foi o segundo produto mais vendido da Refinações de Milho Brasil, só perdendo para a tradicional Maizena. A marca foi vendida para a Clorox (conheça essa outra história aqui) em 1995 e, em 2003, passou para o portfólio da Reckitt, multinacional com mais de 200 anos de história, nascida da fusão de uma empresa britânica e outra holandesa. Durante esses anos, SBP lançou fórmulas mais eficazes e seguras, inclusive para animais domésticos e até plantas. Com isso, a linha SBP Inseticida Aerossol, ganhou diversas versões como Multi-Inseticida (oferece proteção por até 12 horas via spray contra moscas, pernilongos, mosquitos, muriçocas, baratas, aranhas e pulgas), Multi-Inseticida Citronela (com cheiro suave de citronela), Multi-Inseticida Eucalipto (com óleo de eucalipto em sua composição) e Multi-Inseticida Anti Aedes aegypti (possui fórmula exclusiva que proporciona proteção extra, sem cheiro residual, contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya).
  

Nos anos seguintes a marca ampliou sua linha de produtos com o lançamento do SBP Repelente Elétrico Líquido, que proporciona proteção contínua de até 45 noites, considerando o uso por 8 horas, nas versões Regular, Citronela e Cheiro Suave; SBP Repelente Elétrico Pastilha, que oferece até 12 horas de proteção, promovendo noites tranquilas de sono; SBP Automático, que libera microsprays continuamente, protegendo o ambiente por até 8 semanas; e SBP Larvicida, que elimina as larvas do mosquito da Dengue, antes que ele se desenvolva, evitando a sua proliferação, bastando para isso borrifar 2 sprays diretamente nos focos de água parada.
  

Além disso, desde 2016 a marca ingressou no mercado de repelentes corporais, que mantém afastados pernilongos e mosquitos, em duas versões com Icaridina, sem fragrância e testados dermatologicamente: a linha Advanced, que protege por até 5 horas, nas versões spray, loção e gel; e a linha PRO, que oferece até 12 horas de proteção, nas versões spray e loção. A marca também oferece a versão Baby, uma loção cosmética de longa duração e hipoalergênica, desenvolvida para bebês a partir de 2 meses, e cuja fórmula suave conta com Icaridina e manteiga de karitê, não possui fragrância, e protege por até 6 horas.
  

Em 2021, a marca lançou o SBP Aerossol Dupla Proteção, primeiro inseticida aerossol do mercado brasileiro que possui tampa duplo jato com ação 2 em 1. O produto permite eliminar diferentes espécies de insetos com sprays para cada um deles, e consegue derrubá-los até 70% mais rápido que os inseticidas convencionais. E isto porque, a inovadora tampa giratória é prática e ideal para eliminar diferentes tipos de insetos. O spray amplo traz uma melhor cobertura, além de rápida ação contra insetos voadores como moscas e mosquitos. Já o spray focado é forte e certeiro para paralisar e eliminar rapidamente insetos rasteiros, como baratas e formigas. O produto é considerado o mais eficiente do portfólio da marca para eliminar diferentes tipos de insetos. Em 2022, a marca inovou mais uma vez ao lançar o SBP Aerossol ULTRA Barreira Ativa Insetos Rasteiros, que oferece uma solução eficiente e contínua para manter os consumidores protegidos de insetos rasteiros. Devido à sua fórmula à base de água e com ativos de última geração, age mais rapidamente nas baratas, formiga doceira, escorpião (primeiro produto da linha comprovadamente eficaz contra esse tipo de artrópode) e aranha, oferecendo proteção rápida e duradoura por até 12 semanas.
  

A mais recente inovação da marca, lançada em 2023, é o SBP com Ação Magnética, que chegou ao mercado com tecnologia inédita e inovadora que caça e mata 100% dos mosquitos escondidos. Isso acontece por conta de uma fórmula que contém partículas que se espalham no ambiente e são capazes de alcançar os insetos até nos lugares mais difíceis, como em móveis ou frestas. Suas gotículas possuem carga negativa, garantindo maior espalhabilidade para atingir mais lugares no ambiente em que é liberado.
   

SBP é sinônimo de proteção das famílias brasileiras contra os incômodos relacionados aos insetos, protegendo contra transmissores de mais de 10 doenças. Para isso, SBP busca sempre trazer as melhores e mais modernas formulações em uma linha de inseticidas e repelentes que não oferecem riscos para crianças ou animais domésticos, permitindo uma proteção na qual milhões de brasileiros podem confiar dia e noite, dentro e fora de casa.
  

Marketing social 
Em 2016, SBP estabeleceu uma parceria com a London School of Hygiene & Tropical Medicine, universidade de Londres especialista em doenças tropicais, para criar um protocolo para conscientização e educação cujo objetivo era combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como Dengue, Zika, Chikunguny e Febre Amarela, por meio de mutirões de limpeza para eliminar água parada, ações educativas para adultos e crianças, e doação de produtos dentro das comunidades mais afetadas por essas doenças. Essa parceria resultou, em 2017, na criação do movimento Juntos Contra O Mosquito, para combater os mosquitos causadores dessas doenças. O motivo tem sido uma força ativa em comunidades brasileiras vulneráveis, com ações presenciais para conscientização sobre a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos.
  

Vale ressaltar, que para garantir a implementação do movimento de forma ainda mais eficaz, desde o início SBP conta com a parceria da Cruz Vermelha Brasileira (conheça essa outra história aqui), parte de uma das maiores organizações humanitárias do mundo. Essa parceria, resultou em 2020, com o lançamento de uma edição especial dos produtos aerossol, incluindo repelente corporal spray e repelente elétrico líquido para apoiar ações de combate à dengue. A cada produto vendido da linha SBP Ajude Vidas e Proteja Sua Família, cujas embalagens possuíam uma tarja superior vermelha para identificar a edição especial beneficente, R$ 1,00 era doado para o movimento Juntos Contra O Mosquito.
   

Em 2021, a pandemia de COVID-19 impulsionou o movimento a se reinventar. O movimento então abraçou também os meios digitais, enriquecendo sua estratégia sem substituir as intervenções presenciais. Essa integração digital serviu para expandir o alcance do movimento, complementando e fortalecendo o engajamento comunitário, mantendo-se fiel ao seu objetivo de educação e proteção tanto no ambiente físico quanto online. O movimento torna-se ano a ano mais robusto seguindo em um constante aprendizado com suas ações que já impactaram 150 mil pessoas.
  

A comunicação 
A marca SBP foi responsável pelo lançamento de um dos mais icônicos slogans da publicidade brasileira: Terrível contra os insetos. Contra os insetos. Criado pela agência de publicidade Salles na década de 1980, o slogan foi um dos responsáveis por popularizar a marca, exaltando a eficiência do inseticida, mas principalmente a segurança para pessoas, animais domésticos e plantas.
  

Além disso, a marca SBP também criou campanhas extremamente criativas e premiadas. Como por exemplo, em 2000 quando a campanha, criada pela agência DM9 DDB, utilizou a criatividade para anunciar o inseticida. Como a principal característica do produto era matar e exterminar insetos, os criativos resolveram mostrar como ficariam os principais predadores deles, como tamanduá, sapo e até uma planta carnívora, que tinham estes bichos como principais fontes de alimentação, diante da ação eficaz de SBP. Em todas as peças a assinatura do produto era “SBP. Não sobra nenhum inseto”.
  



A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente o logotipo continha a tradicional seta, só que na cor vermelha e posicionada acima do nome. A primeira remodelação foi radical e apresentou uma nova tipografia de letra (arredondada) e um novo posicionamento (abaixo do nome) e design para a seta, que passou a ser predominantemente laranja. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2017 e apresentou novos elementos. Apesar de manter a mesma tipografia de letra, a tradicional seta laranja foi ligeiramente afinada e, acima do nome, foi posicionada a frase “Proteção para sua família” e um “escudo protetor”, remetendo a principal característica do produto que é justamente proteger.
  

Os slogans 
Amar é proteger e proteger é SBP. (2023) 
SBP. Não sobra nenhum inseto. (2000) 
Terrível contra todos os insetos. Todos os insetos. (1994) 
Terrível contra os insetos. Contra os insetos. (anos de 1980)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1974 
● Criador: Refinações de Milho Brasil 
● Sede mundial: Slough, Berkshire, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group plc 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Kris Licht 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Cuidados do lar  
● Principais produtos: Inseticidas e repelentes 
● Concorrentes diretos: Baygon, Raid, Mortein, Detefon, Rodox, Cypercel, Natucid, ProInset e Klerat 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: Amar é proteger e proteger é SBP. 
● Website: www.sbpprotege.com.br 

A marca no Brasil 
SBP, inseticida líder no mercado brasileiro, comercializa em todo território nacional sua completa linha de produtos, que incluí inseticidas aerossol, inseticidas automáticos, repelente elétrico líquido ou pastilha, repelentes corporais e larvicidas. 


Você sabia? 
Como os produtos SBP são a base de água, é importante agitar antes de usar para garantir a eficácia. Para aplicar, basta pulverizar o produto no ambiente em várias direções por 3 a 6 segundos, sempre do lado oposto ao rosto, deixar agir por 20 minutos e ventilar o cômodo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (O Globo e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Guia dos Curiosos e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 14/3/2024 

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