20.4.24

BIALETTI


Tradição, qualidade, alto nível de inovação e design, refletidos em uma ampla gama de produtos presente na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo que amam um legítimo café italiano. Um legítimo ícone da tradição italiana na preparação do café. Assim é a italiana Bialetti, mais do que uma marca, um estilo de vida que valoriza o prazer e a paixão pelo café. 

A história 
Alfonso Bialetti nasceu no ano de 1888 em Montebuglio, um povoado do município de Casale Corte Cerro, na Itália. Emigrou para a França ainda muito jovem, onde se tornou um trabalhador em fundição de metais e se especializou na técnica de fundição de alumínio. Em 1918 ele regressou à sua terra natal onde em 1919, na pequena cidade de Crusinallo, localizada na província de Verbania, inaugurou a Alfonso Bialetti & C. Fonderia em Conchiglia, uma fundição especializada em produtos semiacabados de alumínio. Não demorou muito e a fundição evoluiu para uma oficina de criação de produtos acabados. Bialetti trabalharia na indústria de alumínio pelos próximos 10 anos, com a fabricação de utensílios domésticos de metal. Quando o ditador Benito Mussolini colocou um embargo ao aço inoxidável, a Itália, então rica em bauxita (base do minério de alumínio), começou a empregá-lo em outros objetos. Assim, o alumínio tornou-se o metal nacional da Itália e isso favoreceu a empresa de Alfonso.
  

Mas a história da empresa ganharia novos rumos em 1933 quando Alfonso patenteou sua ideia mais genial: a primeira cafeteira italiana, que tornaria o preparo do café muito simples e permitiria fazer um verdadeiro café italiano em casa. Inspirado pelas máquinas de espresso que usavam vapor de água para extrair o café, ele criou um dispositivo simples e eficiente, que consistia em três partes: um recipiente inferior (onde se coloca a água), um filtro (onde se coloca o café moído) e um recipiente superior (onde se recolhe o café pronto). A cafeteira - batizada de Bialetti Moka Express - funcionava de forma simples: bastava colocar a cafeteira no fogão e esperar que a água fervesse e subisse pelo filtro, passando pelo café e chegando ao recipiente superior, onde se formava uma espuma característica. O resultado era um café forte, saboroso e aromático, que iria conquistar os italianos e o mundo.
   

O slogan utilizado pela marca para divulgar a cafeteira na época era: “In casa un espresso come al bar” (em português algo como “Em casa, um espresso como na cafeteria”). Devido ao regime fascista, nos primeiros anos, as vendas da cafeteira Moka Express eram limitadas ao mercado local, em especial na região de Piemonte. Com produção artesanal, nos primeiros cinco anos foram vendidas apenas 70.000 cafeteiras. Com a alta do preço tanto do café quanto do alumínio, durante a Segunda Guerra Mundial a produção foi interrompida e retomada com o final do conflito.
   

Renato, filho de Alfonso, assumiu os negócios em 1946 e decidiu parar de fabricar potes e frigideiras e passou a produzir em escala industrial a partir de 1950 apenas as cafeteiras Bialetti Moka Express, que começaram a ser exportadas para diversos países. Apostando em estratégias ousadas de marketing e publicidade, ele fez com que as vendas da Moka Express crescesse a ponto de, em 1955, 65% das cafeteiras comercializadas no mundo todo fossem da marca Bialetti. Naquela época, no auge de sua produção, a Bialetti produzia 18 mil cafeteiras por dia, equivalente a 4 milhões de unidades por ano. Uma cafeteira para três xícaras custava 1.100 liras italianas, o que equivale a cerca de €15.45 nos dias de hoje. No final desta década, para divulgar a cafeteira, a marca criou um personagem que se tornou o símbolo da Bialetti: “L’omino coi baffi” ou “o Homenzinho de Bigode”.
  

Após um período de crise nas décadas de 1970 e 1980, muito em virtude do aumento da concorrência, a Bialetti arquitetou uma fusão com a Rondine (com foco no segmento de utensílios e acessórios de cozinha) em 1993. Por mais de 50 anos, a Moka Express foi o único produto fabricado pela empresa. Mas a partir dessa década, as mudanças no estilo de vida e nos padrões de consumo fizeram com que a marca investisse na produção de novos modelos, como a Brikka (cafeteira com uma válvula especial que aumenta a pressão e cria uma espuma mais cremosa, similar ao do café espresso), a Mukka Express (para preparar cappuccino e café com leite) e posteriormente a Mini Express (uma cafeteira que tem duas saídas que servem o café diretamente nas xícaras, sem precisar de recipiente superior). Vale ressaltar que a Mukka Express, recentemente ganhou uma edição especial que possui acabamento malhado, lembrando as vaquinhas, estampa que não é à toa. Isso se deve ao fato de que, além de produzir o clássico café italiano, é possível utilizar leite e fazer um delicioso latte ou cappuccino. Já a icônica Moka Express também ganhou novas roupagens e cores, mas sem perder o desenho e a qualidade característica deste verdadeiro ícone italiano.
  

Em 2006, para levar a qualidade, o estilo e o design da linha de produtos Bialetti diretamente aos consumidores foram inauguradas as primeiras lojas da marca em território italiano. Em 2010 a Bialetti ampliou sua linha de produtos com o lançamento de suas primeiras capsulas de café, proporcionando assim uma viagem sensorial pela excelência do café espresso italiano. Pouco depois, em 2013, ingressou em um novo segmento ao lançar a linha “Dolce Chef”, composta por formas de vários formatos e tamanhos para a preparação de bolos, pudim e tortas. Em 2014, a Bialetti revolucionou o segmento ao levar a clássica Moka Express aos fogões elétricos e de indução. Isto graças a uma combinação de materiais: a tampa de alumínio e o coletor de café são combinados com um recipiente de aquecimento e funil de aço inoxidável.
   

Em 2018 a Bialetti lançou oficialmente sua loja online no mercado brasileiro, onde é possível encontrar não só diversos modelos da cafeteira queridinha, mas também outros métodos de extração de café, como a prensa francesa e o pour over - um coador com fina malha de aço inoxidável que dispensa o filtro de papel. Além disso, a loja oferece acessórios como moedores, cremeiras, xícaras, copos e garrafas térmicas, café (moído e em grãos) e até panelas (incluindo também caçarolas e frigideiras), linha lançada há poucos anos atrás pela marca italiana.
  

O ano de 2019 não só marcou os 100 anos de sucesso da Bialetti, como assistiu ao lançamento dos cafés gourmet Napoli e Roma, nas versões em grãos e moído. Mais recentemente, em 2020, a marca italiana lançou Gioia, uma nova linha de máquinas de café espresso. Ultracompacta (menos de 34 cm de profundidade) e inteligente, a nova máquina trouxe o sabor do verdadeiro café espresso italiano para as cozinhas. E também sustentabilidade, já que as cápsulas são, de fato, em alumínio reciclável. Em 2021, inspirado por uma paixão genuína e um conhecimento profundo do produto, a marca introduziu no mercado o Perfetto Moka, criado para se tornar o café Bialetti para os amantes da cafeteira Moka Express. Isto porque o processo de moagem é projetado e calibrado para uso na cafeteira.
  

No início de 2023, sempre atenta à novas oportunidades, a inovadora Bialetti inaugurou no Brasil sua primeira cafeteria no mundo. A unidade, localizada no Shopping Iguatemi Campinas, no interior de São Paulo, oferece um cardápio composto por cafés com altas notas, cujos grãos são provenientes da Alta Mogiana, região no interior de São Paulo na divisa com Minas Gerais. E para atender uma variedade maior de paladares, são servidos diferentes tipos de extração, que vão do tradicional espresso aos métodos de prensa francesa. Além disso, também são servidos cafés coados e tudo executado por um time de baristas. O aconchegante espaço oferece também chás, deliciosas comidinhas, doces e sucos, além de vender acessórios da marca italiana.
  

A Bialetti é uma marca que se orgulha de sua tradição e de sua inovação. A marca mantém a qualidade e o design de seus produtos, que são feitos na Itália, com materiais resistentes e duráveis. Também investe em pesquisa e desenvolvimento, buscando sempre criar novas soluções e tendências para o mercado de café. Por tudo isso, a Bialetti é uma marca que faz parte da história e da cultura do café, e que é admirada e respeitada por milhões de consumidores em todo o mundo.
  

Ícone do design 
Ícone das utilidades domésticas que virou até item colecionável. Carinhosamente batizada de cafeteira italiana, a Moka Express revolucionou o modo de preparo do cafezinho doméstico. E, assim, se consolidou como um ícone do café. A Bialetti Moka Express também se tornou um ícone do design industrial italiano que está em exibição na coleção permanente do conceituado MoMa (Museu de Arte Moderna) em Nova York e até no renomado Science Museum em Londres. Outra característica que merece destaque na Moka Express é o material com o qual é produzida. Isso porque, por ser poroso, o alumínio retém e realça o sabor e o aroma do café com a frequência de uso. Já o nome Moka deriva de al-Mukha, cidade portuária do Iêmen, situada às margens do Mar Vermelho e famosa pela qualidade do café. É desta cidade que sai um café premiado chamado “di Moca”.
   

O modelo original, octogonal, feito em alumínio com alça de baquelite e com a cintura estreita como as mulheres da época, sofreu poucas modificações ao longo dos anos, mantendo-se praticamente inalterado até os dias de hoje. As modificações mais significativas foram realizadas em 2004 e promovidas no sentido de aprimorar os detalhes do produto, o que incluiu nova alça ergonômica, novo botão com corte de diamante, tampa com linhas mais suaves, novo acabamento brilhante e válvula de segurança que pode ser inspecionada. A imagem abaixo mostra a evolução deste ícone do design italiano.
  

Ao longo de seus mais de 90 anos, a Moka Express ganhou novos formatos, modelos, edições limitadas e cores, como a linha Rainbow, uma cafeteira colorida e divertida, que está disponível em várias cores, como vermelho, amarelo, verde, rosa e azul, e até uma versão elétrica (batizada de Moka Timer). Mais recentemente, em 2023, dois ícones do design e estilo Made in Italy, a Bialetti e a Dolce & Gabbana (conheça essa outra história aqui) se uniram para um lançamento ousado e super exclusivo - a MOKA Dolce & Gabbana. A célebre cafeteira italiana foi rejuvenescida e está mais atual do que nunca. A D&G foi buscar no “carretto siciliano” (carroça siciliana) a inspiração para a criação da estampa exclusiva, que confere personalidade a cafeteira. Símbolo do folclore e cultura da Sicília, o “carretto siciliano” também traz alguns dos valores do DNA da D&G, como a explosão de cores e a ousadia na composição dos desenhos. Cada uma das cafeteiras da coleção têm uma decoração única. Elas têm uma matriz em comum, como base para sua estampa. Mas, a aplicação dos desenhos não se repete de maneira uniforme.
   

Estima-se que 90% das famílias italianas tenham ao menos uma cafeteira Moka Express da Bialetti em casa e que, até os dias de hoje, mais de 300 milhões de unidades tenham sido vendidas no mundo inteiro. A cafeteira Moka Express tornou-se um dos itens básicos da cultura Italiana pelo mundo e atualmente existe em diferentes cores e tamanhos, que podem preparar entre 1 e 18 xícaras de 50 ml.
  

A mascote bigoduda 
O maior ícone de reconhecimento da marca italiana foi criado em 1958: “O Homenzinho de Bigode” (em italiano “L’omino con I baffi”), com o dedo indicador erguido como se pedisse um espresso em um bar italiano. A figura do simpático homenzinho, com um farto bigode, que foi parar até no logotipo da marca, era uma caricatura do filho de Alfonso, Renato Bialetti, e foi desenhada pelo ilustrador Paolo Campani. O simpático bigodudo logo se tornou a “cara” da Bialetti a partir de comerciais animados que eram exibidos nas emissoras italianas de TV e até com aparições memoráveis no popular programa de televisão italiano Carosello. O personagem ficou popular também por ser acompanhado pelo slogan “Oh, yes, yes... it seems easy... to make good coffee!” (em português “Ah, sim, sim... parece fácil... fazer um bom café!”). Gradualmente o personagem se infiltrou na cultura pop e consolidou a Bialetti como uma marca icônica. Hoje em dia, o bigodudo aparece em todas as cafeteiras da Bialetti, está presente na comunicação da marca e se tornou reconhecido em todo o mundo.
  

Os slogans 
The essence of Italian coffee culture. 
Good living. Italian style. (2012) 
Se amate il buon caffè, lo amarete di più con la Moka Express. 
In casa un espresso come al bar. (1933)
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1919 
● Fundador: Alfonso Bialetti 
● Sede mundial: Coccaglio, Brescia, Itália 
● Proprietário da marca: Bialetti Industries S.p.A. 
● Capital aberto: Sim (2007) 
● Presidente: Egidio Cozzi 
● Faturamento: €152.9 milhões (2022/2023) 
● Lucro: - €4 milhões (2022/2023) 
● Valor de mercado: €35.7 milhões (abril/2024) 
● Lojas: 100 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Utensílios domésticos 
● Principais produtos: Cafeteiras, máquinas de café e xícaras 
● Concorrentes diretos: Illy, Lavazza, Primula, Caffè Vergnano, De’Longhi, Gaggia, Saeco, Nespresso, Tramontina e Imeltron 
● Ícones: O “Homenzinho de Bigode” 
● Slogan: The essence of Italian coffee culture. 

A marca no mundo 
Atualmente a Bialetti comercializa sua ampla gama de produtos - que inclui as tradicionais cafeteiras, máquinas de espresso, além de outros utensílios para o preparo e o consumo de café, como bules, xícaras, moedores e acessórios - em mais de 90 países ao redor do mundo. A Bialetti, que fatura anualmente mais de €150 milhões, possui ainda 100 lojas próprias na Itália e comércios eletrônicos em vários países, incluindo o Brasil. 


Você sabia? 
Renato Bialetti faleceu em 2016 e suas cinzas foram colocadas em uma réplica grande da cafeteira Bialetti Moka Express com o logotipo do “Homenzinho de Bigode”. 
Alguns dizem, que para criar a cafeteira Moka Express, Alfonso Bialetti se inspirou na forma que as mulheres em sua região lavavam roupas em um tanque, no qual a água quente e o sabão chegavam às roupas através de um tubo central para criar sua invenção. Assim, a água ficava em ebulição, fazia pressão e subia até os tanques. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  


Última atualização em 20/4/2024 

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