7.4.24

NERF


A NERF tem trazido diversão para crianças e jovens por mais de cinco décadas. Muito mais que brinquedos de ação - que englobam desde bolas de espuma até lançadores de água e dardos de espuma - a marca NERF construiu um universo lúdico repleto de diversão e entretenimento, com uma base de fãs enorme e altamente engajada nas redes sociais. 

A história 
Embora NERF tenha se tornado o principal nome na guerra esponjosa de quintais pelo mundo afora, suas origens foram “menos violentas”. Tudo começou no final da década de 1960 quando o inventor Reyn Guyer, que havia criado um sucesso chamado Twister (um jogo divertido de habilidade física), estava desenvolvendo uma linha de jogo de futebol para ambientes internos baseada em bolas de espuma de poliuretano. Ele então apresentou sua ideia à tradicional Parker Brothers, empresa fundada em 1883 e produtora de jogos de tabuleiro de enorme sucesso, como por exemplo, o Monopoly (saiba essa outra história aqui), conhecido entre os brasileiros como Banco Imobiliário. A empresa gostou da ideia, mas eliminou todos os apetrechos do jogo e acabou desenvolvendo uma bola de espuma de poliuretano de 10 centímetros, com a qual as crianças podiam brincar em segurança dentro de casa. Foi então que em 1969 a empresa lançou no mercado a NERF BALL que era descrita em campanhas publicitárias pela frase “Throw it indoors; you can’t damage lamps or break windows. You can’t hurt babies or old people” (em português algo como “Jogue dentro de casa; você não pode danificar lâmpadas ou quebrar janelas. Você não pode machucar bebês ou idosos”).
   

A origem do nome NERF é polêmica. Alguns afirmam ser acrônimo para Non-Expanding Recreational Foam (em português algo como “espuma recreativa não expansível”). Mas o inventor Reyn Guyer declarou em seu site que “Nerf” foi inspirado no nome do revestimento de espuma das barras de proteção de bicicletas e veículos off-road. O produto foi um sucesso praticamente instantâneo - pois atendia à necessidade das crianças brincarem em ambientes fechados sem danificar itens ou ferir familiares - vendendo mais de quatro milhões de unidades até o fim daquele ano. Os primeiros comerciais de TV (assista à um deles aqui) para as bolas NERF apresentavam Davy Jones, Micky Dolenz e Michael Nesmith, integrantes da banda The Monkees, brincando com as bolas de espuma, em colaboração com a marca Kool-Aid (conheça essa história aqui). Aproveitando o sucesso do produto original, a empresa rapidamente lançou em 1970 uma versão maior da bola (7 polegadas de diâmetro), batizada de SUPER NERF BALL e que oferecia novas opções de cores, como por exemplo, amarelo, azul, verde, vermelho e roxo.
   

Pouco depois, em 1972, a marca ampliou sua linha de produto com o lançamento da Nerfoop, um kit composto por uma tabela (para ser pendurada em portas) e uma bola de espuma, o que permitiu jogar basquete dentro de casa; e a primeira bola de Futebol Americano em espuma, que se tornaria o formato de bola mais popular da marca ao longo dos anos. Esses produtos dariam origem a linha conhecido hoje como NERF SPORTS. Na década de 1980, a marca continuou ampliando sua linha de produto com o lançamento de novos itens como Nerf Boomerang (1982), um bumerangue de espuma; Nerf Baseball (1983), kit com bolas de espuma e tacos, tornando possível pela primeira vez jogar beisebol com segurança dentro de casa; Nerf Pool (1984), kit de milhar com caçapas (para serem colocadas nos cantos de qualquer mesa), bolas de espuma e tacos; Nerf Golf (1986), kit com bolas de espuma, tacos e até buracos; Nerf Ping Pong (1987), kit com raquetes de plásticos, bolas de espuma e rede; e Nerf Table Hockey (1987), disco de espuma, gols e acessórios para jogar em qualquer mesa. Ainda em 1987, a Tonka (conheça essa outra história aqui) adquiriu a Kenner Parker Toys, então proprietária da NERF.
   

Mas no final desta década, em 1989, a NERF lançaria um novo tipo de produto que começaria a mudar sua história: o Super Soaker 50, lançadores de água que usavam uma exclusiva tecnologia de pressão de ar permitindo que os jatos fossem disparados muito mais rápido e mais longe do que qualquer um dos produtos de seus concorrentes. Esses lançadores tornaram bem mais divertidas as brincadeiras em ambientes externos, em dias de sol. Neste mesmo ano, a grande jogada da NERF para se tornar um sucesso para toda uma geração de crianças, foi o lançamento da Blast-a-Ball, que usava 4 bolas de espuma e vinha com dois lançadores, incentivando assim as brincadeiras em duplas. Claro, jogar uma bola de futebol NERF era divertido, mas atirar em seus amigos com bolas de espuma macia, era verdadeiro entretenimento. Em 1990 foi lançada a Nerf-A-Matic, que permitia disparar até três bolas de espuma antes de precisar carregar.
   

No ano de 1991, a NERF mudou novamente de mãos quando a Tonka foi adquirida pela Hasbro (conheça essa história aqui), que hoje possuí marcas famosas de brinquedos e jogos como Transformers, Monopoly, Power Rangers e Play-Doh (saiba mais aqui). Ainda este ano, a introdução do Nerf Bow and Arrow (arco e flecha) cimentou a reputação da marca como os lançadores preferidos de crianças em todos os lugares. E sob nova gestão, a NERF passou a apostar todas as suas fichas em novos modelos de lançadores. Com isso, já em 1992, a marca lançou o Nerf Sharpshooter, o primeiro lançador de dardos de espuma da marca, que se tornou um enorme sucesso.
   

Em 2004 ocorreu o lançamento da popular linha Nerf N-Strike, com o exclusivo Unity Power System, que contava com três lançadores capazes de disparar simultaneamente ou ser separados para disparos individuais. O Unity Power System introduziu o trilho tático à NERF e, com ele, a ideia de peças intercambiáveis e múltiplos arranjos para máxima ação. O novo produto elevou os lançadores (blasters) NERF anteriores a um nível totalmente novo. Em 2008, a marca ingressou no segmento de jogos de videogames com o lançamento do N-Strike para o Nintendo Wii. No ano seguinte foi lançada a Nerf Raider Rapid Fire CS-35, primeiro lançador com tambor e capacidade para 35 dardos de espuma.
  

Em 2011, a marca lançou a linha Nerf Vortex, lançadores que disparam discos em vez de dardos e podiam atingir alvos a até 23 metros de distância. No ano seguinte a nova linha Nerf Firevision permitiu que os usuários usassem seus lançadores à noite (o único requisito era a utilização dos óculos Fire Frames e da tecnologia reflexiva Firevision, que permitiam ver a bola mesmo no escuro). Em 2013, a marca resolveu dar atenção as meninas e lançou a linha Nerf Rebelle, composta por lançadores com cores associadas às mulheres, como rosa, roxo e azul-petróleo. Nesse mesmo ano, a marca inovou e apresentou a linha Nerf Mega, com os maiores e mais potentes lançadores, que apresentaram efeitos especiais, como ação de bomba, dardos de precisão e disparo giratório, que potencializavam a brincadeira. E ainda, em uma parceria ousada com com a Grammercy Products, lançou a Nerf Dog, uma linha de brinquedos caninos inspirados em NERF, incluindo bolas, discos, pesinhos e ossos feitos de borracha, náilon e plástico.
    

Para comemorar seu 45º aniversário, a NERF expandiu suas linhas de produtos, realizou melhoria nas distâncias e no desempenho dos lançadores, além de apresentar novidades de design, como a primeira câmera embutida em um lançador. Em 2016, a marca revoluciona e desenvolve seu primeiro drone lançador por controle remoto, o Nerf N-Strike Elite Terrascout RC, com funcionalidade de câmera e transmissão ao vivo, carregador de 18 dardos para bombardeio remoto e capacidade de operar em ambientes fechados e abertos. Em 2017, o Nerf N-Strike Elite continuou a ser aprimorado com a linha Accustrike, com o dardo NERF mais preciso até o momento. Pouco depois, em 2019, a marca lançou a linha Nerf Ultra, com dardos de maior precisão, que podiam voar até 25 metros de distância, e lançadores totalmente motorizados, movidos a pilha, que garantiam muita ação e aventura.
  

Nos anos seguintes foi possível assistir o lançamento de novos tipos de NERF, incluindo até opções temáticas baseadas em armas e detalhes que remetem à jogos de enorme sucesso, como por exemplo, a linha Nerf Fortnite (2019), Nerf Roblox (2021) e Nerf Minecraft (2023). Além disso, em 2022 apresentou o lançador NERF de mais alto desempenho com projéteis de gel hidratado para grandes competidores.
  

Nos últimos anos, a Hasbro montou uma estratégia para a NERF que vai muito além da caixa de brinquedos. A Nerf então se tornou papel principal em um programa de TV, ganhou um canal no TikTok (conheça essa outra história aqui), um jogo de realidade virtual, assinou uma parceria com a NFL (poderosa liga profissional de futebol americano), ganhou área temática exclusiva em parque de diversão, licenciou sua marca para o segmento de roupas e acessórios, e fez collabs, como por exemplo, em 2021 quando se uniu a Reebok (conheça essa outra história aqui) para lançar uma linha de tênis de basquete. Afinal, a visão para a marca Nerf é ser um player global em entretenimento, jogos, experiências, esportes e mídias sociais, além de vender muitos brinquedos.
  

Brincar com lançadores NERF oferece uma série de benefícios para crianças e também adultos. Além de serem divertidos, os lançadores NERF também podem ajudar a desenvolver habilidades motoras, coordenação e trabalho em equipe. As batalhas também incentivam a atividade física e o jogo ao ar livre, o que é importante para a saúde e o bem-estar geral. Por isso, preparar, apontar e NERF! A batalha fica muito mais animada e divertida com a incrível linha de lançadores de dardos mais famosa do mundo.
  

Os diferentes tipos de Nerf 
A marca oferece uma ampla variedade de lançadores de dardos de espuma, cada um com suas próprias características e funcionalidades únicas. Alguns dos modelos mais populares de lançadores NERF incluem: 
Pistolas São os lançadores de dardos mais básicos e compactos. São fáceis de segurar e disparar, tornando-as ideais para batalhas rápidas e ágeis. As pistolas geralmente têm um tambor que pode conter vários dardos, permitindo atirar rapidamente sem precisar recarregar. 
Rifles São maiores e mais poderosos do que as pistolas. Geralmente têm um alcance maior e podem disparar dardos a distâncias mais longas. Os rifles também podem ter recursos adicionais, como miras telescópicas e compartimentos de armazenamento de dardos extras. 
Lançadores automáticos São os mais avançados da linha de produtos da marca. São capazes de disparar vários dardos em rápida sucessão, tornando-os ideais para batalhas intensas. Alguns lançadores automáticos também possuem recursos como carregadores de tambor rotativos e miras eletrônicas para maior precisão.
       

Um mundo lúdico 
Imagine entrar em um mundo onde o universo NERF se torna realidade. Pois foi exatamente isso que o parque Beto Carrero World, em parceria com a Hasbro, fez ao inaugurar em outubro de 2023 a NERF MANIA, primeira área temática inspirada na marca NERF no mundo. Essa área onde a diversão nunca termina e é possível mergulhar de cabeça nas batalhas e na emoção do universo NERF, apresenta diversas atrações, como por exemplo, Spin Blast! (um disco gigante para 40 pessoas girando freneticamente em cima de um trilho com o formato de uma onda), Super Soaker Splash (um brinquedo que consiste em módulos circulares que giram de maneira independente para direita e esquerda, nos quais as pessoas podem atirar umas nas outras com pequenos canhões de água) e NERF Arcade (um jogo eletrônico no qual os participantes miram em alvos com pistolas digitais, acumulando pontos numa competição com os demais visitantes, como num imenso videogame em um espaço imersivo).
  

Maior investimento - calcula-se R$ 100 milhões - da história do parque temático localizado no município de Penha, em Santa Catarina, a NERF MANIA, que ocupa mais de 14.000 m², oferece ainda uma loja repleta de produtos NERF e um restaurante temático onde é possível recarregar as energias entre uma batalha e outra com deliciosos lanches, incluindo hambúrgueres suculentos e batatas-frita crocantes. E pela área, ainda é possível se deliciar com crepes recheados, churros quentinhos e muita pipoca. Uma curiosidade super legal: a área temática foi desenvolvida por um escritório de design com sede em Singapura e Nova York, que entende tudo de parques temáticos.
  

A mascote 
Em seus mais de cinquenta anos de história, a NERF nunca utilizou uma mascote em sua estratégia marketing, geralmente deixando os produtos se venderem em virtude da diversão que podem proporcionar para seu público. Mas em 2022, a marca surpreendeu e apresentou sua primeira mascote, batizada de Murph. O novo personagem, uma figura humanoide, é feito inteiramente de dardos NERF de várias cores, com cabeça, braços, pernas e torso, mas sem roupas ou traços faciais, dando a aparência de que cada centímetro quadrado dele veio de um mundo lúdico. Murph aparece em todos os pontos de contato da marca com o consumidor, incluindo no varejo, bem como nas mídias sociais. O personagem, que personifica o espírito lúdico que a marca incentiva, foi apresentado em uma campanha publicitária com o slogan “Unleash the Play in You”, que incentivava as famílias a se levantarem e ficarem ativas com NERF e Murph para criar memórias que durarão a vida toda.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original, que já utilizava a cor laranja, tinha um visual lúdico enfatizado pela forte assimetria e cantos arredondados da tipografia de letra. A primeira remodelação ocorreu em 1990, quando o logotipo se tornou completamente colorido e ganhou elementos posicionados contra um fundo gradiente turquesa. Mas pouco depois, em 1992, o logotipo foi novamente remodelado com uma nova tipografia de letra, a marca escrita em amarelo e novos elementos de fundo, incluindo uma bola azul (primeiro produto da NERF) e um retângulo rosa escuro com perfurações que representava um blaster (lançador) disparando um dardo voador. Em 1998, a marca resolveu apresentar um logotipo mais limpo e simples, com predominância da cor amarela. Em 2003, o logotipo foi simplificado, perdendo o símbolo, adotando uma nova tipografia de letra e inserindo abaixo do nome o slogan “Play Your Game”. Esse logotipo durou pouco, pois em 2004 uma nova identidade visual foi apresentada e com mudanças radicais, sendo utilizado até hoje (em alguns casos). Esse logotipo passou apenas por modernizações e sua versão totalmente em laranja foi adotada a partir de 2020.
  

O logotipo da NERF também pode ser aplicado em um fundo laranja, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Unleash the Play in You. (2022) 
This Is How We Play. (2017) 
Play Your Game. (2003) 
It’s Nerf or Nothin! (1993) 
If it doesn’t say Nerf, it’s not. 
Get Real. Get Nerf. (1990) 
There’s only one Nerf. (anos de 1970) 
É Nerf ou Nada! (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1969 
● Criador: Parker Brothers 
● Sede mundial: Pawtucket, Rhode Island, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Hasbro Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Chris Cocks 
● Faturamento: US$ 460 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Bolas de espuma e lançadores 
● Concorrentes diretos: Dart Zone, Buzz Bee, Zuru, X-Shot, Lanard e CaptainSlug 
● Mascote: Murph 
● Ícones: A cor laranja 
● Slogan: It’s Nerf or Nothin! 

A marca no mundo 
Uma das mais importantes marcas da Hasbro, a NERF comercializa sua linha de produtos - que inclui bolas de espuma (futebol americano, beisebol e basquete) e lançadores (de água, dardos e bolas de espuma, além de bolinhas de gel) - em aproximadamente 100 países ao redor do mundo, com faturamento anual estimado em mais de US$ 460 milhões. 


Você sabia? 
A linha mais famosa da NERF são os lançadores de dardos de espuma. Alguns kits vêm com coletes, alvos e proteção para os olhos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (O Globo), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 7/4/2024 

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