16.9.24

LÄDERACH


Criativos e habilidosos mestres chocolatier trabalham com os ingredientes mais frescos para criar momentos inesquecíveis de alegria e diversão. Deliciosas iguarias produzidas na Suíça garantem uma experiência sensorial única com os sabores e texturas mais autênticos que o melhor chocolate tem para oferecer. Frescor, habilidade artesanal e Suíça - é isso que a badalada fabricante de chocolate Läderach representa. 

A história 
Tudo começou em 1962 na pequena vila suíça de Ennenda, no cantão de Glarus, quando o visionário Rudolf Läderach Jr. começou a realizar seu sonho ao inaugurar um modesto ateliê de chocolate e bombons no porão de sua casa. O sobrenome Läderach começaria a ganhar proeminência na tradicional indústria suíça de chocolate em 1970, quando - após anos de árduo trabalho e pesquisas - Rudolf inventou e patenteou uma tecnologia inovadora para produzir uma pequena bola de trufa de chocolate oca de paredes finas e pesando 2,7 gramas. Esta solução revolucionária não apenas tornou a produção mais fácil, como melhorou acentuadamente a qualidade do produto e transformou a indústria de chocolate premium. Afinal, essa delicada bola de chocolate, de espessura finíssima e oca por dentro, poderia ser preenchida com todo tipo de recheio e preparada como trufa fina pelos confeiteiros e mestres chocolateiros da Suíça.
  

Sem nunca desistir do sonho de ter sua própria confeitaria, em 1981, Rudolf inaugura sua primeira loja, que durante mais de duas décadas forneceria suas criações de chocolates premium apenas para lojas selecionadas de chocolate. Esse ano também foi marcado pela inauguração da primeira subsidiária no exterior, localizada na Alemanha, e o início das primeiras exportações. No ano de 1994, seu filho Jürg assume a gestão operacional da empresa, um confeiteiro habilidoso e um empreendedor visionário que visava criar chocolates excepcionais.
  

Em 2004 a Läderach resolveu ingressar no segmento varejista ao adquirir a Merkur Confiserie, uma rede de 41 lojas de chocolate bem estabelecida no mercado suíço e passou a vender seus produtos diretamente aos consumidores. Com isso, aos poucos, todas as lojas da Merkur foram renomeadas para Läderach. A partir de então a marca rapidamente foi ganhando espaço em um mercado tão concorrido por conta da qualidade de seus produtos - alcançada a partir de ingredientes cuidadosamente selecionados e da mais alta qualidade.
   

Ao mesmo tempo de sua entrada no mercado varejista, a Läderach promoveu outra revolução na indústria de chocolate em 2004 ao criar o FrischSchoggi™, grandes placas de chocolate fresco que se tornariam o carro chefe da empresa. Era uma nova experiência que permitia aos consumidores experimentarem diferentes tipos de chocolates na loja, escolherem e comprarem a quantidade desejada de cada um. Atualmente o FrischSchoggi™ é vendido aos pedaços em embalagens pequenas (250g), médias (500g) ou grandes (1 kg). Após a escolha do tamanho do pacote, o consumidor escolhe quais sabores levar e a atendente vai partindo as grandes placas em pedaços menores. Há opções para todos os gostos. Afinal, essas barras grandes de chocolate rachadas à mão, estão disponíveis em mais de 20 variedades. Essas barras têm a garantia de serem frescas por menos de 4 semanas, o que confere ao chocolate um sabor sofisticado.
     

Em 2008 a marca deu início ao processo de internacionalização, inicialmente com pontos de venda na Alemanha e Áustria. Em 2011, na cidade de Zermatt, a marca inaugurou sua primeira loja com um novo e aprimorado conceito, que oferecia uma experiência mais intimista de compra. Em setembro de 2012 a empresa foi ainda mais integrada verticalmente em relação aos consumidores finais, quando inaugurou a sua primeira fábrica em Bilten, na região dos Alpes Suíços. Além disso, a Läderach lançou a filosofia “From Bean To Bar To You” (algo como “Do grão à barra até você"), monitorando toda a cadeia de abastecimento, desde a compra do cacau de produtores e cooperativas em Gana, Madagascar, Costa Rica, Trinidad, Brasil e Equador, a fabricação da massa de chocolate e a venda do produto acabado nas lojas. E nessa época o crescimento já era comprovado com lojas espalhadas pela Suíça, Alemanha, Kuwait, Coréia do Sul, Japão e Taiwan. Em 2013 a marca inovou mais uma vez ao lançar os Mini Mousses, pequenos e refrescantes chocolates com um centro fino e cremoso, que literalmente derretem na boca.
   

2014 foi marcado pelo lançamento do FrischSchoggi™ Sticks, o famoso chocolate fresco da marca em formato de palitos. Em 2016, dando continuidade à sua expansão internacional, a Läderach firmou parcerias de franquias em países localizados no Oriente Médio e Extremo Oriente. Em 2018 Elias Läderach (foto abaixo) - neto do fundador da empresa - colocou mais uma vez a marca nos holofotes da indústria de chocolate e se tornou o primeiro suíço a conquistar o título de “Melhor Chocolatier do Mundo” no World Chocolate Masters em Paris. Sua criatividade e paixão foi concretizada em duas obras-primas: o Masters Bonbon Mandarine e o Masters Tablet Caramel. Esta última - disponível para venda nas lojas da marca - é uma pequena barra de chocolate que incorpora os valores essenciais da Läderach. É um chocolate amargo fresco e intenso combinado com um recheio exótico de frutas e caramelo.
   

Em 2019 a marca levou seus chocolates premium para América do Norte com a inauguração de duas lojas em Toronto e uma unidade em Nova York. Nesse mesmo ano, a Läderach também abriu a sua primeira loja em Londres. Em dezembro de 2020, a Läderach abriu sua maior e 100ª loja do mundo na badalada 5ª Avenida, na cidade de Nova York. A Läderach também continuou trazendo inovações únicas e sensoriais com o lançamento da pipoca coberta de chocolate (2020), do Tartufi (2021), pequenas iguarias oferecidas em nove diferentes combinações e inspiradas em um clássico do norte da Itália; e do chocolate vegano Creamy Cashew (2022). Em 2023 a marca inaugurou sua primeira loja na França, localizada na Rue de Rivoli, em Paris, seguida pouco depois por uma unidade na Malásia.
  

Atualmente a Läderach oferece uma grande linha de produtos, que incluem Trufas (feitas com uma combinação perfeita de ingredientes selecionados), Bombons (cuidadosamente elaborados, combinando diferentes texturas e sabores para criar uma experiência única), Chocolates recheados (uma seleção variada de sabores disponíveis, dos clássicos aos criativos, são uma verdadeira tentação para os amantes da iguaria) e Barras de chocolate (feitas com os melhores ingredientes com um cuidado especial em cada etapa do processo de fabricação, oferecem uma experiência única de sabor e textura). A marca também oferece linhas sazonais (Dia dos Namorados, Páscoa, Dia das Mães, Natal) e presentes personalizados, nos quais o cliente pode escolher entre uma variada seleção de opções de embalagens, adicionando mensagens personalizadas e selecionando os chocolates de sua preferência.
  

Cada pedaço de chocolate criado pelos artesãos da Läderach é uma homenagem às tradições culturais da Suíça e, ao mesmo tempo, um passo em direção à inovação. É uma grande responsabilidade em toda as etapas de produção, do grão ao chocolate. É uma garantia do frescor das ideias e dos produtos. A Läderach se orgulha de usar apenas os melhores grãos de cacau de origem sustentável, garantindo que cada mordida proporcione uma experiência de chocolate incomparável. Meticulosamente feito à mão por mestres habilidosos, cada criação de chocolate mostra a dedicação da marca suíça à precisão e paixão pela perfeição.
  

A Casa de Läderach 
No mês de novembro de 2020 a empresa reinaugurou o Centro de Visitantes, totalmente renovado, ampliado e com mais atrações e muitas interações. Conhecido como “House of Läderach” e localizado em sua fábrica na cidade de Bilten, no sopé dos Alpes Glarus, a intenção da Läderach é imergir os visitantes no mundo de uma “Fascinating Chocolate Experience” (algo como “Experiência Fascinante de Chocolate”), ao mesmo tempo em que transmite os valores da marca mexendo com todos os sentidos. Cada visita guiada oferece um vislumbre dos bastidores da empresa familiar suíça e fornece informações interessantes sobre suas origens e a grande variedade de seus produtos.
  

No complexo é possível encontrar um estúdio para fazer seu próprio chocolate; um museu do chocolate com tudo o que você precisa saber sobre o cacau e a história da Läderach; passeios pela fábrica; cursos de chocolate; o Läderach Café, que oferece delícias irresistíveis como doces, muitas indulgências requintadas, cafés fumegantes e, claro, chocolate quente; e uma enorme loja de fábrica. O grande número de interações lúdicas e divertidas cria um forte vínculo emocional com a marca Läderach. No moderno centro de visitantes, para criar uma experiência inesquecível, estão instaladas 28 telas e 31 tocadores de mídia, que são controlados centralmente por um sistema de controle de mídia. Em um delicioso momento da visita, os visitantes passarão por uma fonte de chocolate onde poderão experimentar o quanto quiserem.
   


A evolução visual 
A identidade visual da marca suíça passou por apenas uma grande remodelação em toda sua história. Isto aconteceu no início de 2023, quando o novo logotipo apresentou uma nova tipografia de letra (agora com o nome todo em maiúsculas), a cor preta e abaixo somente a palavra “Switzerland” em substituição à frase “Chocolatier Suisse”, utilizada desde 2008.
  

Dados corporativos 
● Origem: Suíça 
● Fundação: 1962 
● Fundador: Rudolf Läderach Jr. 
● Sede mundial: Ennenda, Suíça 
● Proprietário da marca: Läderach (Schweiz) AG 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Johannes Läderach 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 180 
● Presença global: 55 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 2.000 
● Segmento: Chocolates premium 
● Principais produtos: Barras de chocolates, trufas e bombons 
● Concorrentes diretos: Godiva, Valrhona, Neuhaus, Callebaut, Lindt, Cailler, Teuscher, Frey, Pierre Marcolini, Ghirardelli e Canonica Artisan Chocolatier 
● Ícones: O FrischSchoggi™ 
● Slogan: Pure delight from Switzerland. 
● Website: www.laderach.com 

A marca no mundo 
Atualmente a badalada Läderach comercializa sua premiada linha de chocolates e derivados (com mais de 380 itens) em 55 países ao redor do mundo. A marca suíça possui 180 lojas em mais de 20 países, incluindo parceiros franqueados no Oriente Médio e na Ásia. Os maiores mercados da marca são Alemanha, Suíça e Estados Unidos. A empresa possui duas modernas fábricas na Suíça - uma terceira já está em construção, com previsão de inauguração em 2025 - e emprega mais de 2 mil pessoas de 65 nacionalidades. 


Você sabia? 
Depois que sai da fábrica, os chocolates Läderach ficam no máximo 60 dias nas vitrines de suas lojas. As barras de chocolate são produzidos com leite e creme de leite ao invés de leite condensado e leite em pó. Por isso são frescas e com uma validade menor, sendo a característica principal dos produtos. 
As lojas conceito Läderach oferecem degustações e eventos especiais, proporcionando uma experiência completa aos clientes. 
Uma caixa com 36 trufas custa US$ 70. Já a barra de chocolate de 100 gramas custa em média US$ 8. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), portais (swissinfo.ch), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).  


Última atualização em 16/9/2024 

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