Por mais de 100 anos, Harpic tem ajudado a manter banheiros e vasos sanitários limpos e livres de germes ao redor do mundo. Milhões de famílias confiam nos produtos Harpic, uma marca que está constantemente procurando maneiras de definir novos padrões na limpeza de banheiros e vasos sanitários, trazendo inovações que atendam diversas necessidades, mas também sejam inclusivos e facilmente disponíveis. Por isso, Harpic é a limpeza que faz a diferença.
A história
Tudo começou após o fim da Primeira Guerra Mundial, quando o jovem engenheiro sanitário e de aquecimento Harry Pickup, fazia a manutenção de vários banheiros em Londres e estava enfrentando um problema sério. Apesar dos procedimentos higiênicos, a dureza da água local deixava os vasos sanitários e as bordas com aspecto de sujos devido ao acúmulo de calcário. Era um problema comum e ele estava procurando uma solução para resolvê-lo. Em 1920, Harry ganhou um contrato para remover resíduos de fábricas de munições desativadas em toda a capital. E ele fez uma descoberta revolucionária. Percebeu que os subprodutos de explosivos em fábricas de munições tinham um potencial incrível. Quando esse subproduto - bolo de nitro - foi adicionado à água, a mistura formou um ácido forte. Ele então, triturou o bolo de nitro com um moedor de café para formar um pó, adicionou água e descobriu que era um produto químico ideal para dissolver o calcário que se acumulava nos vasos sanitários. A solução para seu problema finalmente foi encontrada.
Harry percebeu o potencial comercial do produto e rapidamente fundou em novembro de 1920 uma empresa para iniciar a produção em escala. Ele então lançou no mercado o Harpic - nomeado assim em homenagem às três primeiras letras de seu primeiro nome e sobrenome -, um ácido em pó acondicionado em latas. Como uma ferramenta promocional, junto com o limpador de vaso sanitário foi lançado o rolo de papel higiênico Harpic, o que fez as vendas iniciais serem excelentes. O sucesso inicial também ocorreu pela preocupação dos britânicos com a higiene e desinfecção, já que o mundo havia acabado de sair da pandemia de gripe espanhola, que deixou no mínimo, 50 milhões de mortos. Como mais uma ferramenta de marketing, em 1927 a marca lançou o livreto The Harpic Home Book, que fornecia dicas e sugestões sobre como higienizar, desinfectar, limpar e cuidar da casa.
No início da década seguinte, Harpic tinha atingido volumes de venda incríveis e isso despertou a atenção da Reckitt and Sons Limited (que viria a dar origem a Reckitt Benckiser), que adquiriu a Harpic em 1932. Essa década também foi marcada pelo grande investimento em publicidade, o que resultou em uma campanha que carregava o popular slogan “Cleans Round The Bend” (em tradução livre algo como “Limpa a curva”), uma alusão a uma das principais características de Harpic, que limpava o calcário nas bordas do vaso sanitário. As campanhas impressas dessa época apelavam ao orgulho das donas de casa britânicas e na vergonha que elas deviam sentir se seu banheiro estivesse impecável, mas seu vaso sanitário sujo. O potencial de higiene do produto era constantemente destacado em sua comunicação, pois foi a primeira opção de limpeza de banheiro que conseguiu chegar onde um escovão não alcançava.
No final da década de 1940, o produto foi aprimorado com a adição de uma variação perfumada, ampliando assim a escolha do consumidor. O sucesso trouxe investimento, mas também a necessidade de atingir mais pessoas e assim a Harpic se tornou a primeira marca da Reckitt and Sons Limited a aparecer na TV, com sua primeira campanha publicitária lançada em 1957, acompanhada por um jingle cativante: “Harpic, Harpic, o sinal de uma casa limpa, limpa!” (em inglês “Harpic, Harpic the sign of a clean, clean home!”). No onício da década de 1960, a marca lançou o Harpic Rimfresh (bloco sanitário), que facilitava a higienização e limpeza a cada descarga. A primeira modernização das embalagens ocorreu ainda na década 1960, quando foram introduzidas as embalagens plásticas. Nessa década, 50% das donas de casa britânicas já utilizavam Harpic para limpar e higienizar seus banheiros. E Harpic já comercializava seus produtos em alguns países europeus.
Harpic foi lançada no mercado brasileiro em 1969 como uma marca pioneira nos cuidados sanitários e no decorrer dos anos passou a oferecer uma linha completa de produtos para deixar o banheiro sempre limpo e perfumado, como por exemplo, Harpic Ultra Cloro Gel (2012), trazia o poder do cloro combinado com detergente e desinfetante em uma formulação em gel que garantia ultra limpeza e desinfecção; Harpic Max Higiênico (2013), com formato anatômico e flexível que permitia que se adaptasse com facilidade à borda de qualquer vaso sanitário, descartando assim a necessidade de cestinhas; Harpic Power Plus (2013), um produto para remoção de manchas, que já tinha a versão líquida (com 10x mais poder de limpeza), e passou a contar também com pastilhas adesivas e blocos sanitários; e Harpic Cliq Gel (2015), bloco sanitário inovador e super-higiênico, com seu exclusivo aplicador descartável, que limpava e perfumava o vaso sanitário em apenas um clique.
Em 1970, alvejante foi adicionado á fórmula do produto pela primeira vez para proporcionar uma eliminação ainda mais eficaz de germes. Isto foi seguido por uma infinidade de novos de produtos. Harpic Jet Action, um limpador líquido foi lançado inicialmente para o setor industrial e, em 1979, Harpic Jet Liquid foi disponibilizado para o consumidor final em todo Reino Unido. Ainda esse ano foi lançado um mais bem-sucedidos produtos da marca, o Harpic Bleachmatic, um gadget que dispensava automaticamente uma dose de alvejante a cada descarga por até seis semanas.
No início da década de 1980, a marca apresentou ao mercado o primeiro limpador Harpic In Cistern, para ser utilizado na caixa acoplada dos vasos sanitários, e pouco depois, o Harpic Fresh Bowl Blocks, para serem acoplados nas bordas dos vasos sanitários. Nessa década Harpic foi lançada em vários mercados globais, incluindo Sri Lanka e Índia, onde a marca desembarcou em 1984 e fez enorme sucesso, muito em virtude do saneamento básico precário desses países e onde a desinfecção de banheiros pode salvar milhões de vidas.
Os anos de 1990 foram marcados pelo lançamento de novos produtos e a introdução de novas fórmulas, tecnologias e fragrâncias. Por exemplo, em 1994, os blocos e líquidos de limpeza Harpic Bowl foram relançados com novas formulações que continham neutralizadores de odores. Já em 1995, a formulação de Harpic Limescale Remover foi aprimorada para torná-la mais eficaz na remoção de manchas e calcário - mesmo abaixo da linha d’água. Ainda em 1995 foi lançado o primeiro limpador de vasos sanitários do mundo projetado para evitar o acúmulo de calcário, o Harpic Limescale Preventer, que evitava a formação de calcário durante a limpeza, por até quatro meses. Em 2016 a marca lançou o Harpic Fresh Power 6, que contava com seis qualidades para a limpeza do banheiro: ação antimanchas, espuma limpadora, fragrância duradoura, remoção de sujeiras, brilho intenso e duração de até 500 descargas.
Quando a pandemia de COVID-19 chegou em 2020, a marca agiu rapidamente e lançou o Harpic Toilet & Bathroom Sanitizer Spray, um spray higienizador para ser utilizado fora de casa, como por exemplo, em banheiros públicos, que passaram a representar uma preocupação significativa na proliferação de vírus, germes e bactérias. O novo produto mata 99,9% das bactérias (incluindo as causadoras de odores) e vírus e desinfeta todas as superfícies duras - assentos sanitários, torneiras ou maçanetas - em apenas 10 segundos. Já no mercado brasileiro, em 2024 a marca lançou o novo Harpic Power Plus, que une a limpeza dos agentes detergentes e a tecnologia do desinfetante em um único produto, entregando 10x mais limpeza que o cloro e eliminando até 99,9% dos germes.
Seja para limpar o vaso sanitário pela primeira vez, iniciar uma rotina regular, lidar com calcário ou limo ou fazer uma limpeza profunda no banheiro, Harpic sempre tem a solução. O Harpic Clean & Care System compreende uma completa linha de produtos para dar ao vaso sanitário e banheiro uma limpeza completa e poderosa, mantendo milhões de famílias seguras. De limpadores líquidos para vasos sanitários a blocos sanitários refrescantes, passando pela remoção de manchas difíceis e limpeza de superfícies de banheiros, que inclui azulejos, banheiras, painéis de chuveiro, superfícies de cerâmica, aço inoxidável e granito, a Harpic tem produtos para uma limpeza completa. Afinal, milhões de consumidores pelo mundo afora pensam na Harpic para enfrentar todo tipo de desafio de limpeza higiênica que enfrentam, quando o assunto é banheiro.
Criar um mundo onde todos tenham acesso a um banheiro higienicamente limpo. Essa é a verdadeira missão da Harpic. Por isso, há vários anos, a marca participa do Dia Mundial do Banheiro (World Toilet Day) - comemorado no dia 19 de novembro - alavancando seu propósito de fornecer banheiros seguros e higienicamente limpos para todos, em todos os lugares. Além disso, através de parcerias poderosas com diversas organizações não governamentais e educação, a Harpic vem agindo contra a crise do saneamento e transformando vidas por mais de 100 anos. A Harpic luta para levar o acesso ao saneamento a todos, promovendo mudanças de comportamento, e fornecendo produtos que ajudam as pessoas a manter um banheiro e um vaso sanitário perfeitamente limpos. Vale ressaltar que a Harpic alcançou 100 milhões de pessoas por meio de comunicações educacionais sobre saúde e higiene globalmente desde 2013.
A identidade visual da marca passou por diversas remodelações ao longo dos anos. O logotipo da marca só adotaria a tradicional cor vermelha na década de 1950. Um novo logotipo foi adotado em 1984 e apresentou uma nova tipografia de letra. Após passar por mais três remodelações, a atual identidade visual da marca foi adotada em 2018 e apresentou efeitos que simulam brilho. Afinal, banheiros limpos e brilhantes é com a Harpic. O logotipo também pode ser aplicado sob um fundo azul-escuro.
The clean that makes the difference.
Helps leave your toilet squeaky clean. (2009)
Harpic leaves your toilet squeaky clean. (2007)
What does your loo say about you? (2004)
Quicker than a plumber. (2003)
Send in the experts. (2002)
Expert cleaning power. (2001)
If it’s hygienic it’s Harpic. (1996)
Power to protect. (1989)
It’s not just clean, it’s Harpic clean. (1987)
Harpic - The sign of a clean home. (1957)
Harpic cleans in a flush. (anos de 1950)
Cleans Round The Bend. (anos de 1930)
A evolução da limpeza no seu vaso. (2024, Brasil)
Limpeza que impressiona. (2020, Brasil)
Não deixe seu banheiro falar mal de você. (2014, Brasil)
● Origem: Inglaterra
● Lançamento: 1920
● Criador: Harry Pickup
● Sede mundial: Slough, Inglaterra
● Proprietário da marca: Reckitt Benckiser Group PLC
● Capital aberto: Não
● CEO: Kris Licht
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Limpeza
● Principais produtos: Desinfetantes e limpadores de banheiro
● Concorrentes diretos: Lysol, Domex/Domestos, Ajax, Clorox, Pine-Sol, Cif, Mr. Clean, Pato®, Scrubbing Bubbles, Bref, Mr Muscle e Sanifresh
● Slogan: A evolução da limpeza no seu vaso.
● Website: www.harpic.com.br
A marca no mundo
Atualmente Harpic oferece um portfólio completo e variado para limpeza, perfumação e desinfecção do banheiros (que incluem pedras sanitárias, pastilhas adesivas, blocos higiênicos, produtos para caixa acoplada e desinfetantes líquidos, todos disponíveis em diferentes fragrâncias) em aproximadamente 50 países na África, Oriente Médio, Sudeste da Ásia, Europa, América Latina e Europa Oriental. Presente em mais de 12% dos lares brasileiros, é uma das marcas mais importantes da Reckitt, empresa proprietária dos limpadores Veja (saiba mais aqui), do tira-manchas Vanish (conheça essa outra história aqui) e dos inseticidas SBP (saiba mais aqui).
Você sabia?
● Harpic é o limpador de banheiro nº 1 em vendas no mundo. Seus produtos matam 99,9% dos germes, removem rapidamente placas e manchas e ajudam a combater o odor para manter o frescor do banheiro por muito tempo.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Embalagem Marca e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 25/9/2024
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