22.5.06

B V L G A R I


Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as joias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam por seus aromas únicos. Cobriu de joias celebridades e famílias reais por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Roma, Paris, Londres, Nova York ou Los Angeles, B V L G A R I (escrita em romano antigo, em que a letra “u” dá lugar ao “v) é a palavra que designa excelência, design moderno, prestigio e o mais puro luxo. E a marca italiana é a expressão mais sofisticada para o estilo e a beleza. Clássica e contemporânea ao mesmo tempo, a B V L G A R I mantém o seu legado de 130 anos com um sentido atemporal de beleza refinada. 

A história 
A saga começou em meados do século 19 quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou para a Itália, juntamente com um amigo, o macedônio Sotirios Demetrios Kremos, onde na primavera de 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas joias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes sofisticados e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja, que havia se mudado para o número 28 da Via dei Condotti. A partir de 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.


Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, com a finalidade de atrair turistas britânicos e americanos e que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século XX, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e joias. Foi nesta época que a B V L G A R I ingressou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, especialmente criado para a exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às joias, destacando-as como verdadeiras obras de arte.


Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as joias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. Esse período também testemunhou a criação de um dos maiores e mais duradouros sucessos da grife: o anel Trombino, cujo nome deriva de seu formato, que lembra um pequeno trompete. Porém, a peça que se tornou símbolo da grife só foi lançada no final dos anos de 1940: o inconfundível relógio com pulseiras em forma de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as joias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias europeias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de confecções de joias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana.


Na década de 1950 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Nesse período a Itália tornou-se o centro europeu do design e a B V L G A R I levou a revolução da cor para um nível superior. Desafiando a tradicional escola parisiense de joalheria centrada em diamantes, a marca italiana desenvolveu um estilo arrojado e inédito explorando inusitadas combinações cromáticas como rubis e esmeraldas, e toda a paleta de safiras. A joalheria ganhou vida em um arco-íris de combinações de cores. Os anos de 1960 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Foi neste período que a grife italiana também criou uma variedade extraordinária de broches florais chamados Tremblant. Eles eram feitos de tal forma que as corolas eram presas à montagem por molas, permitindo assim que a inflorescência vibrasse a qualquer momento.


Somente na década de 1970 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a BULGARI TIME, uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos de 1990, a grife italiana ampliou consideravelmente sua linha de relógios.


De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de sofisticadas lojas (incluindo a primeira unidade em solo brasileiro no ano de 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.


Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em joias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano.


Mais recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma joia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhões a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da empresa italiana se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault. Sem dúvida, a B V L G A R I se consolidou como uma poderosa potência europeia no segmento de luxo que não pára de crescer. Assim como a maioria das grandes marcas de luxo, a B V L G A R I também enfrenta duras batalhas para evitar que seu design permaneça único. Desde a década de 1970, boa parte das peças mais valiosas da marca italiana, entre colares, braceletes e brincos, passou a ser caracterizada por desenhos requintados e fechos grandes e pesados, feitos de ouro e aço negro. E mais: cada peça tem um número de série registrado que pode comprovar sua autenticidade.


Em 2013, a ex-primeira-dama da França Carla Bruni se tornou a nova garota-propaganda da B V L G A R I. A franco-italiana foi clicada pelo fotógrafo Terry Richardson usando peças da linha “Diva”. 2014 marcou o 130º aniversário da B V L G A R I, um nome emblemático da excelência italiana. Incentivada por 2.700 anos de história romana, a marca presta homenagem ao seu rico passado incorporando designs modernos. Conhecidas pela audácia de estilo e uma tendência pela cor, suas peças são reconhecíveis imediatamente. Criadas com a sensualidade do volume, um amor pela linearidade e uma reverência pela arte e arquitetura das raízes gregas e romanas, estas características icônicas estão presentes em cada uma das criações da B V L G A R I.


A linha do tempo 
1977 
Lançamento de um clássico da marca: o relógio B V L G A R I - B V L G A R I, que possuía o duplo logotipo gravado na catraca externa em baixo relevo. 
1991 
Lançamento da coleção de joias NATURALIA, cujas peças tinham o formato estilizado de peixes, conchas e pássaros. 
1993 
Lançamento do primeiro perfume da marca, Bvlgari Eau Parfumée au The Vért, uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Inicialmente era um perfume dado aos clientes de suas boutiques e depois se tornou uma das fragrâncias mais clássicas da marca italiana. 
1994 
Lançamento da linha CHANDRA, com provocativas joias que misturavam porcelana e ouro. 
Lançamento da coleção de relógios esportivos e para mergulho. 
Lançamento do perfume Bvlgari pour Femme. A versão masculina (Bvlgari pour Homme) seria lançada no ano seguinte. 
1996 
Lançamento de uma sofisticada coleção de lenços de seda. 
Lançamento da TRIKA, uma linha de joias com formas sinuosas e sofisticadas técnicas de produção. 
Lançamento do EXTRÊME, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca. 
1997 
Lançamento da primeira coleção de óculos. 
Lançamento de uma linha de acessórios em couro, incluindo bolsas, cintos e carteiras. 
1998 
Lançamento do relógio ALUMINIUM, confeccionado com caixa de alumínio e pulseira de borracha com alumínio. Para promover o lançamento do novo produto a marca italiana adesivou a fuselagem de um enorme Boeing 747 da companhia aérea Alitalia com a fotografia do relógio. 
Lançamento do perfume B V L G A R I BLACK
Lançamento da PETITS ET MAMANS, uma colônia sem álcool com essência de camomila desenvolvida para crianças. Hoje em dia esta linha também oferece sabonetes e xampus. 
2000 
Lançamento da linha de joias B.ZERO I, que imediatamente se tornou consagrada e desejada por todas as mulheres de extremo bom gosto por conter todos os elementos que marcam o estilo da grife: o movimento fluido da espiral central, a reinterpretação das joias da linha Tubogas (que foram extremamente cobiçadas nos anos de 1970) e o logotipo duplo B V L G A R I - B V L G A R I, gravado nas laterais dos anéis. Cobertos por diamantes e outras pedras preciosas, os detalhes da linha também ganharam vida, mais tarde, em pulseiras e braceletes, pingentes, brincos, relógios de pulso e estão presentes até em algumas bolsas. 
Lançamento da coleção de relógios RETTANGOLO com sua inconfundível caixa em formato de retângulo. 
Lançamento da nova linha de acessórios em couro que misturava materiais como náilon e couro, borracha e seda com textura de couro de crocodilo e acabamento requintado. 
Lançamento do perfume feminino BLV, com sua fragrância floral e amadeirada. 
2001 
Lançamento da gargantilha LUCEA
Lançamento do perfume BLV POUR HOMME
2003 
Lançamento do perfume feminino OMNIA, que vinha acondicionado em um frasco extremamente moderno representando dois anéis entrelaçados. 
2004 
Lançamento do relógio ERGON, que rapidamente se tornaria um ícone da marca italiana. 
Lançamento da coleção de joias ASTRALE, em ouro e diamantes raros. 
2005 
Inauguração da primeira loja da marca com venda exclusiva de acessórios (batizada de B V L G A R I ACCESSORIES), localizada na cidade de Osaka no Japão. 
Lançamento do perfume AQVA POUR HOMME
Lançamento da bolsa TWIST
2006 
Lançamento dos perfumes VOILE DE JASMIN e ROSE ESSENTIELLE
Inauguração de novas lojas da B V L G A R I ACCESSORIES em Tóquio, Seul, Washington, Xangai, Milão e Florença. 
2007 
Lançamento da coleção de joias ELISIA
2008 
Lançamento da coleção de bolsas S.BULGARI, cujo design e inspiração remetem aos primórdios da marca italiana. 
Lançamento do perfume JASMIN NOIR, uma rica mistura de volúpia de seiva verde, gardênia, alcaçuz e preciosas notas lenhosas com acentos de amêndoa, licor e feijão Tonka, encarnando a essência da marca e refletindo os mais ricos e mais nobres códigos do legado de uma joalheria de luxo. 
Lançamento do perfume AQVA MARINE, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas e que contava com um componente recém-chegado ao mundo da perfumaria, a posidônia, uma espécie de alga encontrada nas profundezas do oceano. 
2010 
Lançamento da coleção de bolsas Isabella Rossellini, disponível em uma grande variedade de cores e materiais, incluindo couro, pelo de pônei e pelo de bezerro, que marcam a personalidade multifacetada de Isabella. Cada versão é revestida internamente com um tecido assinado por ela, com curvas que imitam um caracol, como um desenho lúdico, uma homenagem ao seu empenho e paixão pela educação ambiental e biológica. 
2014 
Lançamento do perfume OMNIA INDIAN GARNET, cuja fragrância tem notas florais e amadeiradas, que se iniciam com a mistura da Mandarina e do Açafrão, a Tuberosa da Índia e o Osmanto. 
Lançamento em comemoração aos 130 anos da marca de uma coleção exclusiva com reinterpretações de icônicas peças que fizeram parte de sua trajetória. Todos os itens são dedicados a cidade de Roma, local onde a marca foi fundada e que é constante fonte de inspiração em suas criações.


As sofisticadas lojas 
Suas chiques e sofisticadas lojas estão espalhadas por cidades como Nova York, Beverly Hills, São Francisco, Boston, Tóquio, Chicago, Las Vegas, Houston, Orlando, Milão, Dubai, Roma, Paris, Londres e São Paulo. Uma loja que é um mundo. Assim pode ser definida a sede da grife italiana no Japão, inaugurada em 2007 e que ocupa nada menos que um prédio inteiro de 10 andares em Ginza, um bairro de Tóquio que é o equivalente à Quinta Avenida de Nova Iorque, servindo de base para as lojas âncora das grandes marcas de luxo internacionais. A enorme loja fica nos três primeiros andares. Seus 940 m² de área abrigam seções de joias, relógios e acessórios de couro, além de espaços reservados para atender noivas e compradores de peças caríssimas e exclusivas. Quatro pavimentos são dedicados à gastronomia. Eles contêm um café, uma loja de chocolates, um restaurante com mesas para acomodar confortavelmente 54 pessoas, duas salas de jantar privadas e um terraço. Nos demais pisos ficam escritórios de funcionários e a administração.


O design das lojas na cidade de São Paulo une inovações arquitetônicas com materiais clássicos das tradições italianas. Madeira de pêra e delicadas tiras de sicômoro mesclam-se aos mármores italianos Rosa Asiago e Botticino. A exclusividade está presente em todos os detalhes da Maison. O primeiro andar da loja da Rua Haddock Lobo, por exemplo, é reservado à joalheria e aos relógios, enquanto o segundo andar tem um parapeito em mármore Encausto amarelo que circunda o espaço loft, dedicado aos acessórios e às vendas particulares. Quanto aos afortunados que entrarem na loja, localizada no Shopping Iguatemi, serão recebidos com os últimos lançamentos da marca, como os relógios Ergon, em várias versões, e a coleção de joias Astrale em ouro e diamantes raros lapidados com esmero. Aliás, a mesma variedade de coleções das lojas de Roma, Paris ou Nova York, está ao alcance também dos brasileiros como perfumes, gravatas de sete dobras em seda pura, bolsas, acessórios masculinos e femininos em couro confeccionados à mão, lenços e echarpes com estampas diferenciadas, entre outros itens luxuosos. Se você tem uma joia ou relógio da marca B V L G A R I, certamente faz ideia da precisão e do rigor com que a empresa italiana molda seus artigos. Tudo milimetricamente correto, elegante e funcional.


Uma galeria, uma sala de estar, um tesouro: localizado no primeiro andar da histórica boutique na Via Condotti 10, em Roma, o DOMVS é um lugar em que a história da marca e de sua evolução estilística é contada por mostras atualizadas regularmente das esplêndidas peças exclusivas pertencentes à coleção Heritage, com apoio de fotografias e croquis antigos. O espaço também expõe imagens e pertences das inesquecíveis divas cujo charme extraordinário foi celebrado e acentuado pelas criações da marca: Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Anna Magnani, Ingrid Bergman, Anita Eckberg, Gina Lollobrigida e muitas outras. O nome DOMVS — “casa” em latim — foi escolhido para transmitir a natureza íntima e acolhedora dos ambientes que abrigam o coração e as raízes da B V L G A R I. É um espaço para aficionados da B V L G A R I e por quem deseja mergulhar no mundo da marca, vivenciando toda a magia da arte, do glamour e da habilidosa técnica artesanal dos 130 anos de sua história.


O luxo transformado em hotéis 
Diárias (caríssimas) entre €700 e €3.500, por quarto duplo. Reserve um quarto, de preferência, com vista para o jardim. As reservas para o SPA também devem ser feitas com antecedência. Tudo isso começou em abril de 2004 com a inauguração do primeiro B V L G A R I Hotels & Resorts, uma parceria com o grupo Marriott International (que faz a gestão da luxuosa rede de hotéis Ritz Carlton) no valor de US$ 800 milhões. Situado na luxuosa e badalada cidade de Milão na Itália, e próximo ao imponente Teatro Scala e ao horto botânico, transformou-se na morada mais badalada da cidade e escolha preferida de estilistas, modelos, milionários e viajantes sofisticados. A sua localização não poderia ser melhor: em pleno La Brera, bairro que se desenvolve em torno da rua que lhe deu o nome, e onde se vive uma atmosfera descontraída e pacata. Por se encontrar em uma zona assumidamente residencial e com inúmeras charutarias, mercearias charmosas, galerias de arte, restaurantes de cozinha tradicional, livrarias e lojas de grifes famosas, o hotel está envolto pelo ambiente indicado para qualquer estadia que se preze pela elegância sofisticada, mas discreta. Apesar de estar localizado no burburinho da cidade, é um oásis de tranquilidade, com 4 mil metros quadrados de jardins. Os 58 quartos escondem-se por detrás de portas maciças. Apesar de não possuírem dimensões extraordinárias, a sua decoração no melhor estilo hotel-butique, de forma minimalista, em tons neutros, proporciona todo o conforto, com uma atenção soberba aos detalhes: rádios com visual antigo da marca Tivoli, televisões LCD, banheiras em mármore travertino, e claro, muitos produtos B V L G A R I. O cliente do hotel é brindado com alguns mimos: personal shopper, para quem quer companhia na hora de fazer compras, guest advice para recomendar o que fazer na cidade, check in e check out no quarto, tratamentos estéticos, personal trainer e serviço de entretenimento para as crianças. O hotel também oferece serviços inusitados como videogame PlayStation, locação de Porsche e Ferrari, aula de pilotagem em Monza e passeio de hidroavião no Lago di Como.


O sucesso do hotel foi tão grande que uma segunda unidade foi inaugurada na paradisíaca ilha de Bali em 2006. O The Bulgari Hotel, situado no alto de uma falésia perto do templo Uluwatu, na província de Jimbaran, Indonésia, um dos destinos exóticos mais famosos do mundo, oferece total privacidade e uma fantástica vista panorâmica do Oceano Índico abençoada por um magnífico pôr-do-sol e acesso direto à praia privativa. O resort é composto de 58 Villas: 54 unidades luxuosas com 300 metros quadrados com ambientes externos únicos; além de outras três com 500 metros quadrados, com dois quartos; e a Bvlgari Villa com 1.600 metros quadrados composta por três quartos, home theater e apartamento separado para o staff (empregados). A propriedade também oferece um SPA (considerado um dos mais sofisticados do planeta), dois restaurantes, área para eventos e, é claro, uma deslumbrante loja da marca italiana. Todo o mobiliário foi desenhado exclusivamente para o resort e a arquitetura paisagística foi desenvolvida por um especialista local.


Um novo hotel foi inaugurado em junho de 2012 na cidade de Londres. O Bvlgari Hotel & Residences London lembra as origens da grife italiana, com decoração composta por objetos de prata. Além das suítes, o lugar abriga um SPA, bar e até um cinema com tela de prata como atrações principais. A empresa já divulgou que seus três próximos hotéis serão inaugurados em 2017 nas cidades de Xangai, Beijing e Dubai.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou apenas por uma sutil modificação ao longo dos anos. A pequena alteração na tipografia da letra (mais arredondada) pode passar despercebida pela maioria dos mortais.


Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 1884 
● Fundador: Sotirio Georges Bulgari 
● Sede mundial: Roma, Itália 
● Proprietário da marca: Bulgari S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da LVMH Moët Hennessy Louis Vuitton S.A.) 
● Chairman: Paolo Bulgari 
● CEO: Jean-Christophe Babin 
● Faturamento: €1.8 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 300 
● Presença global: 150 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Japão, Estados Unidos e Itália 
● Funcionários: 4.000 
● Segmento: Joalheria e moda de luxo 
● Principais produtos: Joias, relógios, óculos, perfumes e bolsas 
● Concorrentes diretos: Cartier, Tiffany & Co., Van Cleef & Arpels, Harry Winston, Boucheron e Graff 
● Ícones: O design de suas joias 
● Website: www.bulgari.com/pt-br 

A marca no mundo 
Atualmente a B V L G A R I possuí mais de 300 lojas localizadas nos endereços mais luxuosos do mundo, tendo seus produtos (joias, relógios, perfumes, gravatas, artigos em couro, óculos e canetas) voltados para um público composto por ricos e famosos. Alguns de seus produtos, como perfumes, bolsas e acessórios, também são comercializados dentro de badaladas lojas de departamento e em chiques áreas de compras espalhadas por 150 países. As joias (45%), perfumes/cosméticos (23%) e relógios (20%) representam a maior parte do faturamento da empresa. Os maiores mercados da B V L G A R I são Japão, Estados Unidos e Itália. 

Você sabia? 
B V L G A R I é a terceira maior joalheria do mundo, atrás apenas da Cartier e da Tiffany & Co. 
A marca já lançou no mercado aproximadamente 60 perfumes. 
Paolo Bulgari, atual presidente do conselho, é neto do fundador da empresa, onde começou a trabalhar com 18 anos. 
A marca italiana é responsável pela criação e produção de boa parte dos objetos de luxo que decoram as cabines das instalações da companhia de cruzeiros marítimos Silversea. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/7/2015

6 comentários:

  1. Anônimo12:19 PM

    Parabens pela aula sobre essa grande marca qur é a bvlgari, realmente são produtos de muito bom gosto, porém pela exclusividade são bem caros... Valeu.....

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  2. Tenho um relógio Bvlgari mais não sabia que era tudo isso essa marca e muito chique em parabéns

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  3. parabens bvlgari vc é grande é a numero um adoro os seus relogios ;perfumes muito obrigado por tudo .

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  4. Anônimo6:37 AM

    Parabéns pela matéria. Muito boa! Gosto muito da marca, inclusive a minha aliança é da Bvlgari. Infelizmente eu não tive sorte, estou às vésperas do meu casamento e a minha aliança oxidou... e descobri que a Bvlgari está fechando no Brasil e só deve reabrir em outubro. Bom gostaria de conseguir o contato responsável pelas franquias no Brasil, pois o pessoal da loja não podurem me ajudar. Obrigada.

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  5. Anônimo11:38 AM

    Boa Notícia!!!

    A loja da Bvlgari vai abrir novamente no Brasil, no Shopping JK em São Paulo, entre Dezembro e Janeiro ... Aguardem!!!

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