O mais puro chocolate ao leite combinado com pequenos flocos crocantes de arroz que proporcionam uma experiência gustativa e sensorial única ao consumidor. Foi desta maneira que o popular chocolate em barra CRUNCH® se tornou um dos ícones de seu segmento, sendo identificado pelo seu “explosivo barulho”, tanto no sabor como em vendas.
A história
A história começou em 1938 quando a poderosa Nestlé (conheça essa outra história aqui), utilizando toda sua experiência no segmento de chocolates, desenvolveu na fábrica de Fulton em Nova York e introduziu no mercado americano o chocolate CRUNCH®, sendo o primeiro em barra que combinava o delicioso chocolate ao leite com pequenos flocos de arroz crocantes, proporcionando ao consumidor uma nova experiência sensorial (gosto, textura e som) ao degustar a exclusiva guloseima. O novo chocolate custava cinco centavos de dólar na época, e tinha como principal característica a crocância e o barulho que fazia quando era mordido - o que acabou originando o nome “crunch”, uma palavra onomatopeia que representa justamente esse barulho.
Rapidamente o novo chocolate, por ser diferente, inovar no segmento e custar relativamente barato em uma época de grandes dificuldades financeiras para a maioria das famílias americanas, se tornou muito popular nos Estados Unidos e, em poucos anos, especialmente depois da Segunda Guerra Mundial, se espalhou pelo mundo afora, conquistando a Europa - no Reino Unido foi introduzido em 1965 - e a Ásia. Esse crescimento recebeu um auxílio importante, as primeiras propagandas da marca na televisão. A década de 1980 foi marcada por um alto investimento em comunicação para aumentar ainda mais a popularidade e reconhecimento da marca. O resultado foi a famosa “S·CRUNCH·OUS”, que rapidamente se tornou popular na TV com o jingle “S·Crunch·ous when it S·Crunch·ous, that’s why I love Nestlé Crunch®” e pela utilização de astros esportivos como Larry Bird e Kareem Abdul-Jabbar (basquete), John Elway (futebol americano) e Pete Rose (beisebol).
Finalmente em 1992 o chocolate CRUNCH® estreou no mercado brasileiro substituindo o tradicional KRI (introduzido em 1971), adotando o mesmo nome que já era usado em outros países. Um dos chocolates mais vendidos do mundo ganhou fama no Brasil e logo se tornou extremamente popular pelo slogan “O chocolate do barulho”, herdado do chocolate KRI. No início do novo milênio, com vendas em quedas no mercado americano, a marca recorreu ao astro do basquete americano Shaquile O’Neal para estrelar suas campanhas publicitárias, rejuvenescendo CRUNCH® e reconquistando sua popularidade.
No decorrer dos anos a marca CRUNCH® cresceu com a adição de novas versões como a feita com chocolate branco (chamada de CRUNCH® WHITE e primeira extensão da marca no final dos anos de 1990); com chocolate amargo (extremamente popular no continente europeu); e com biscoito waffer coberto de chocolate ao leite com flocos de arroz (conhecido como CRUNCH® CRISP). Além disso, a marca introduziu no mercado inovações como CRUNCH® MINIS (em pequenos pedaços); CRUNCH® BUNCHA (pequenas bolinhas do tradicional chocolate, lançadas em 1994 e originalmente vendidas exclusivamente em cinemas); CRUNCH® with CARAMEL (2003), com recheio de caramelo; CRUNCH® DIBS (2005), pequenos pedaços do tradicional chocolate com recheio de sorvete de baunilha; e CRUNCH® STIXX (2006), palitos de wafer recobertos com o tradicional chocolate.
A linha de produtos também diversificou os tamanhos disponíveis com o lançamento do Single, Fun Size (pacote com miniaturas do tradicional chocolate), embalagens Giant 6 e 10 (seis e 10 unidades), criando assim várias maneiras para que o consumidor encontrasse CRUNCH® do seu jeito preferido e para qualquer ocasião de consumo. As novidades da marca não pararam por aí: em uma nova parceria de grandes marcas (co-branding), no ano de 2009, a rede de alimentação rápida McDonald’s (conheça essa história aqui) lançou o McFlurry Crunch®, uma sobremesa com sorvete de baunilha, calda de chocolate e cobertura cheia de pedacinhos do chocolate CRUNCH®.
Em 2010 a marca lançou a versão CRUNCH® EVEN MORE SCRUMPTIOUS, que continha pedaços maiores de flocos de arroz. Nos anos seguintes a marca CRUNCH® foi estendida para outras categorias de produtos com o lançamento de uma linha de sorvetes (incluindo picolés, casquinhas e potes), cereais (muito crocante e o irresistível sabor do chocolate CRUNCH® em cereais feitos com arroz, trigo e milho integral) e até deliciosos e crocantes ovos de Páscoa. Pouco depois, em 2014, para quem já era fã de CRUNCH®, a marca criou para o mercado brasileiro a dupla perfeita de chocolate ao leite com amendoim e flocos de arroz. Ainda neste ano, com base nas preferências e no paladar cada vez mais sofisticado dos consumidores brasileiros, a Nestlé apresentou uma nova composição para CRUNCH®, que passou a ter mais leite, que tornou o chocolate mais cremoso.
Em 2015 CRUNCH® anunciou uma parceria exclusiva com os personagens Peanuts® para trazer o espírito de Snoopy, Charlie Brown e sua turma para sua linha de chocolates. Como parte dessa parceria a popular e animada turma foi apresentada em produtos e embalagens de edição limitada ao longo do ano. Outra novidade foi o CRUNCH® BISCUIT, o tradicional chocolate com pedacinhos de biscoitos. No final de janeiro de 2018, a Nestlé vendeu sua divisão de confeitos nos Estados Unidos (incluindo o licenciamento dos direitos da marca CRUNCH®) para a italiana Ferrero (saiba mais aqui), fabricante da popular Nutella (conheça essa outra história aqui).
Nas últimas décadas a marca CRUNCH® investiu na criação e lançamento de produtos sazonais para importantes feriados nos Estados Unidos. Com isso, surgiram produtos de edição limitada para o Dia dos Namorados (disponíveis de janeiro a fevereiro), Páscoa (março a maio), Halloween (setembro a novembro) e festas de final de ano (de outubro a dezembro).
A identidade visual da marca sofreu remodelações no decorrer dos anos. O logotipo onde a palavra CRUNCH® é literalmente partida ao meio foi adotado no início dos anos de 2000 e passou por modernizações, como mostra a imagem abaixo.
Somente para o mercado americano - onde desde 2018 a marca foi licenciada pela Nestlé para a italiana Ferrero - CRUNCH® utiliza um logotipo diferente (adotado em 2020), como mostra a imagem abaixo.
Já sua icônica embalagem vermelha e azul, com a marca CRUNCH® em destaque, tornou-se instantaneamente reconhecível para os amantes de chocolate e ao longo dos anos sofreu várias modificações, tornando-se mais atrativa aos olhos do consumidor.
Turn Up The Fun With Crunch®. (2024)
Start Crunch’ing Today. (2021)
The Chocolate Bar All Americans Love. (2018)
Munch Now. Munch Some Later. (2014)
Have fun when you munch. (2011)
For the Kid in You. (2009)
Why be Plain? When you can be Crunch®. (2003)
It’s Crunch® time! (2001)
It’s just more fun to munch. (1999)
Get the S·CRUNCH®·OUS feeling. (1994)
S·CRUNCH®·OUS. (1984)
Music to your mouth. (1980)
Say goodbye to a quiet day.
Nothing sounds like a Nestlé Crunch®! (Canadá)
Deliciosamente crujiente. (espanhol)
Um estouro de sabor. (Portugal)
O chocolate do barulho. (Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1938
● Criador: Nestlé
● Sede mundial: Vevey, Suíça
● Proprietário da marca: Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Ulf Mark Schneider
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 50 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Confeitos
● Principais produtos: Chocolates
● Concorrentes diretos: Hershey’s Krackel, Snickers, Twix, Kit Kat, Toblerone, Milka, Baby Ruth e Cadbury
● Ícones: A crocância do chocolate
● Slogan: Turn Up The Fun With Crunch®.
A marca no mundo
A marca CRUNCH®, uma das mais vendidas na categoria chocolate da gigante Nestlé, está disponível em mais de 50 países ao redor do mundo, com enorme penetração na América do Norte e Europa.
Você sabia?
● Em um chocolate CRUNCH® de tamanho normal são utilizados aproximadamente 420 pedacinhos de flocos de arroz.
● Do início ao fim, leva aproximadamente 50 minutos para fazer uma barra CRUNCH®.
● Há anos atrás a Nestlé deixou de embrulhar a barra de CRUNCH® no tradicional papel alumínio, que durante muito tempo envolveu o chocolate e se transformou em um dos pontos fortes de reconhecimento da marca com seus consumidores.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Embalagem Marca), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 7/7/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Pouca gente lembra ou sabe é que o chocolate Crunch no Brasil se chamava Kri, bem como o chocolate Milkbar antes era Lolo.
ResponderExcluirEu era fã do Kri, abri essa info de Crunch pra ver se falaria do Kri. Eu continuo gostando do Kri com o Crunch, mas curtia mais a embalagem e as cores do Kri, e achava q o nome era mais nacional - Kri era o barulho da mordida no chocolate. Nunca fui fã de Lolo, mas tb acho q o nome Lolo era bem mais legal do que milkbar.
ResponderExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirSou estudante universitária e encontro-me de momento a realizar um trabalho académico na área de marketing da empresa Nestlé, mais propriamente dos produtos Crunch.
Tenho realizado uma vasta pesquisa via internet, contudo não tenho obtido os resultados que esperava.
Após ler o seu artigo neste blog acerca da Crunch, fiquei mt interessada. Gostava que me contactasse, pois queria saber as fontes que utilizou para criar o presente artigo, bem como, possíveis informações que tenha sobre a marca.
Aguardo resposta com a máxima brevidade possível.
Atentamente,
Diana Alves
Boa tarde,
ResponderExcluirSou estudante universitária e encontro-me de momento a realizar um trabalho académico na área de marketing da empresa Nestlé, mais propriamente dos produtos Crunch.
Tenho realizado uma vasta pesquisa via internet, contudo não tenho obtido os resultados que esperava.
Após ler o seu artigo neste blog acerca da Crunch, fiquei mt interessada. Gostava que me contactasse, pois queria saber as fontes que utilizou para criar o presente artigo, bem como, possíveis informações que tenha sobre a marca.
Aguardo resposta com a máxima brevidade possível.
Atentamente,
Diana Alves