Seus cartões de créditos estão, quase sempre, dentro das carteiras mais abonadas do mundo, sendo aceito nos ambientes comerciais mais requintados do planeta, que vão desde os melhores restaurantes às lojas sofisticadas e hotéis de luxo. O Diners Club International® oferece aos seus clientes uma fina combinação entre cartão de crédito e clube de vantagens. Acostumada ao tratamento diferenciado, a base de clientes do cartão, que inclui pessoas de alta renda e do ambiente corporativo, conta com uma série de serviços exclusivos que mais parecem mimos.
A história
A história do cartão Diners Club começou em 1949 quando o advogado Frank McNamara marcou um almoço de negócios com outros executivos no restaurante Major’s Cabin Grill na cidade de Nova York. Quando o garçom trouxe a conta, Frank percebeu que tinha esquecido sua carteira no quarto do hotel. O proprietário do restaurante, depois de alguma discussão, permitiu que ele pagasse a conta em outro dia, mediante a sua assinatura na nota de despesas. Depois desse episódio embaraçoso, o senhor McNamara teve uma ideia que iria revolucionar a forma de pagamento no mundo: o cartão de crédito. No dia 8 de fevereiro de 1950, Frank e seu sócio Ralph Schneider voltaram ao mesmo restaurante e na hora de pagar a conta, ele tirou de sua carteira um pequeno cartão, contendo o nome do dono, e feito de papel cartão, que se chamava DINERS’ CLUB CARD.
Para administrar o cartão de crédito, Frank McNamara e mais três sócios, o advogado Ralph Schneider, Matty Simmons e Alfred Bloomingdale (herdeiro de uma famosa loja de departamento), criou a empresa Diners Club, com capital inicial de US$ 1.5 milhões. Inicialmente, o cartão de crédito, emitido pela primeira vez no dia 28 de fevereiro e aceito em 27 restaurantes da cidade (daí a origem do nome, algo como “clube do jantar”), era usado apenas por pessoas importantes na época (aproximadamente 200 amigos do próprio Frank e seus sócios). O Diners Club Card cobrava dos estabelecimentos conveniados um percentual de 7% sobre o valor gasto, a título de taxa de serviço e, dos usuários do seu cartão, aos quais concedia 60 dias para o pagamento integral das faturas, uma taxa administrativa anual de US$ 3. Em apenas um ano o cartão alcançou a marca de 42 mil associados, ampliando seus serviços para outras cidades como Miami, Boston, Chicago, Los Angeles e San Francisco.
Em pouco tempo novas propostas de utilização começaram a aparecer e, em 1952, o cartão já era aceito em 400 restaurantes, 30 hotéis, 20 agências de locação de veículos e 5 floriculturas. Em 1953 o Diners Club foi o primeiro cartão de crédito a se tornar internacional sendo aceito no Reino Unido, Canadá, França e Cuba. Não demorou muito para o Diners Club se tornar um ícone da cultura consumista americana. O marketing bem gerido tomou conta do projeto, quando Danny Kaye, famoso ator de Hollywood, começou a estrelar campanhas publicitárias dos cartões. As lojas de bebidas e agências de locação de limusines passaram a aceitar o cartão em 1954. Este período também marcou o início da forte expansão internacional do serviço que começou a ser aceito no Brasil, Austrália, Bélgica, Holanda, Alemanha e em mais 14 países. Em 1955 se tornou o primeiro cartão de crédito a ser aceito por uma companhia aérea (Western Airlines), além de atingir a marca de 200 mil associados.
No final da década de 1950, a empresa resolveu focar suas atividades na indústria do turismo, não demorando muito para o cartão ser aceito em agências de turismo para o pagamento de reservas de hotéis, locações de automóveis e compras de passagens em companhias aéreas e cruzeiros marítimos. Em 1958 passou a oferecer o benefício de seguro viagem (travel insurance) a todos os seus associados. Foi nesse mesmo ano que a marca lançou sua primeira grande campanha publicitária ao patrocinar a tradicional equipe de futebol americano do New York Giants. Além disso, a marca adotou o slogan “For the person who knows how to spend the money” (algo como “Para quem sabe gastar o dinheiro”). A introdução da Womens Division, concedendo as esposas dos associados seu próprio cartão de crédito para ser utilizado em butiques, salões de beleza e clínicas de estéticas na cidade de Nova York, no ano de 1959, foi considerado um marco inovador no segmento. Nesta época o número de associados superou a marca de um milhão.
Em 1960 mais 10 países, entre os quais Malásia, Bolívia e Jordânia, passaram a aceitar o cartão Diners Club. Em 1967, 130 países já aceitavam os cartões de crédito Diners Club, que chegou à marca de 1.8 milhões de associados no ano seguinte. O cartão foi o primeiro a ser aceito na Rússia em 1969 e posteriormente na China, em 1980. O poder da marca Diners Club pode ser medido em uma pesquisa realizada em 1974: de cada seis turistas com cartão de crédito que ingressavam nos Estados Unidos, cinco possuíam Diners Club. Somente em 1978 o cartão passou a se chamar Diners Club International®. O Citicorp, atual Citigroup e proprietário do Citibank (conheça essa outra história aqui), comprou a marca em 1981. Nas décadas seguintes, com o suporte financeiro e estrutura do então maior grupo financeiro do mundo, os cartões de crédito Diners Club cresceram em um ritmo acelerado espalhando-se por muitos países do mundo.
Em julho de 2008, a Discover Financial Services (saiba mais aqui), adquiriu a divisão internacional da rede de cartões Diners Club por US$ 168 milhões, se tornando assim uma das maiores administradoras do segmento. A empresa adquiriu somente a rede de cartões Diners Club, e não a licença para emiti-los. Com isso, o cartão passou a ser aceito em mais estabelecimentos e países ao redor do mundo. No ano seguinte, a divisão americana do Diners Club foi vendida para o BMO Financial Group. A venda concedeu ao Bank of Montreal (BMO) a possibilidade de assumir a unidade de cartões corporativos nos Estados Unidos e no Canadá, além do programa Club Rewards®.
Em 2015 a marca lançou um novo produto visando a segurança das transações: ProtectBuy®, que com uma senha adicional para usar em compras online proporcionava maior segurança, sendo mais um item na prevenção de fraudes, permitindo assim que todas as partes (comprador e recebedor) se preocupassem menos no ato de compras na internet. Outra inovação foi o lançamento do aplicativo móvel, que facilita a navegação nos Diners Club Airport Lounges, a busca por ofertas exclusivas por destino com guias de diversas cidades ao redor do mundo, acesso a conselhos habituais sobre gorjetas, localização de caixas eletrônicos próximos e locais de acesso a dinheiro, informações de atendimento ao cliente 24 horas por dia, conversor de moedas, entre outras comodidades.
Em 21 de novembro de 2018, foi anunciado que a Elo (conheça essa outra história aqui) assumiu o Diners Club International® em território brasileiro. Em 2021 a nova gestora reformulou seu portfólio para alta renda e relançou o prestigiado cartão como Elo Diners Club, que chegou ao mercado com benefícios habilitados, como acesso ilimitado e gratuito a salas VIP para titular e acompanhante, seguro viagem (cobertura para despesas médicas e hospitalares), transferência para aeroporto e ganhar pontos turbinados. Os associados podem escolher o cartão nas cores off white ou preto.
1975
● Lançamento do primeiro cartão de crédito corporativo do mundo.
1984
● Criação de forma pioneira do Club Rewards®, um plano de fidelidade (espécie de programa de recompensa) com inúmeras vantagens para os utilizadores mais frequentes.
1987
● Todos os associados podiam fazer saques em dinheiro direto nas máquinas automáticas (conhecidas como ATM) através do Club Cash.
1996
● Lançamento da página na internet, que oferecia mais uma comodidade aos associados com a possibilidade de consulta e resgate de pontos, alteração da data de vencimento, verificação do limite disponível, parcelamento da fatura, bloqueio do cartão em caso de perda ou roubo do mesmo, solicitar um cartão adicional online, e ainda solicitar linhas de crédito.
2000
● A empresa revive a marca de cartões de crédito de viagens e entretenimento, Carte Blanche, criado em 1958 pela rede de hotéis Hilton (conheça essa história aqui), com o lançamento do Diners Club Carte Blanche.
● Lançamento do cartão de crédito Super Premium e extremamente exclusivo Diners Club Black.
2004
● Acordo firmado com a Mastercard (conheça essa outra história aqui), permitiu que os cartões de crédito Diners Club passassem a ser aceitos nos estabelecimentos afiliados da Mastercard nos Estados Unidos e Canadá.
2009
● Lançamento no Brasil do Diners Club Exclusive, um cartão de crédito Premium e diferenciado. Além dos inúmeros benefícios, este cartão trazia uma grande inovação: era na vertical. Em alguns outros países o cartão era conhecido como Diners Club Privé.
Diners Club é mais do que um cartão - é um clube. Por isso oferece serviços exclusivos como acesso a salas VIP de aeroportos (são mais de 1.300 confortáveis salas VIP e lounges ao redor do mundo, onde o cliente poderá aguardar seu voo com toda tranquilidade, comodidade e utilizar os diversos serviços disponíveis), Club Assistence (oferece seguro bagagem, seguro viagem e assistências em viagens); serviço de transporte para aeroportos em voos internacionais; acesso a mais de 45 milhões de hotspots WiFi em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo; bem como privilégios de hotel, restaurantes, bem-estar e compras, que permitem aos membros do clube viajarem com estilo e aproveitarem ao máximo cada destino, seja a negócios ou lazer.
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Inicialmente chamado The Diners’ Club, o logotipo passou a contar com vários símbolos coloridos em 1967. Em 1978 ocorreu a reformulação mais radical quando o logo incorporou a palavra “International” ao nome, adotou detalhes azuis e introduziu um símbolo. Em 1985 esse logotipo passou por uma modernização que apresentou nova tipografia de letra e um tom de azul mais claro. Em 2008 o logotipo passou a ser aplicado na horizontal e apresentou um tom de azul ainda mais claro, além de nova tipografia de letra e um novo design para o símbolo, que foi encurtado. O atual logotipo foi apresentado em 2015 com pequenos ajustes, como o design do símbolo sendo novamente encurtado.
O design do primeiro cartão da marca era bastante diferente do atual. A começar pelo nome The Diners’ Club e por ser feito em papel cartão. Com o passar dos anos o design dos cartões (básico) foi evoluindo e aos poucos adotando a cor cinza. A imagem abaixo mostra a evolução do cartão ao longo dos anos. Vale ressaltar que somente em 1961, os cartões de crédito Diners Club passaram a ser feitos de plástico pela primeira vez na história.
You Belong. (2014)
Makes all the difference. (2011)
Belong. (2009)
The world is open for you. The Card is key. (2003)
Travel in good company. (2001)
Take advantage. (2001)
The take charge card. (1998)
The right answer for business. (1995)
The right answer in any language. (1993)
The blueprint for all others credit cards. (1990)
We take care of business. (1989)
Put in on Diners. (1988)
Diners means business. (1985)
Welcome to the Club. (1985)
More card than you’ve ever had. (1979)
Sign your way round the world. (1978)
Diners Club. The first card. (1973)
Meet a world traveler. (1970)
For the person who knows how to spend the money. (1958)
Mais do que viver, experimentar. (2005, Brasil)
O cartão de quem não precisa. (1993, Brasil)
Estilo de ser. Prazer de usar. (1991, Brasil)
Diners Club. Ter é poder. (1988, Brasil)
Com Diners é possível. (Brasil)
Viver bem não tem limites. (Brasil)
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 8 de fevereiro de 1950
● Fundador: Frank McNamara, Ralph Schneider, Matty Simmons e Alfred Bloomingdale
● Sede mundial: Riverwoods, Illinois, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Diners Club International Ltd.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Discover Financial Services Inc.)
● Presidente: Jason Hanson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Associados: 70 milhões
● Presença global: 200 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 1.100
● Segmento: Financeiro
● Principais produtos: Cartões de crédito
● Ícones: O programa Club Rewards®
● Slogan: You Belong.
● Website: www.elo.com.br/cartoes/elo-diners-club
A marca no mundo
Os cartões de crédito Diners Club International® são aceitos em mais de 200 países e territórios ao redor do mundo através de 50 milhões de estabelecimentos comerciais, possui uma rede de 1.2 milhões de máquinas automáticas (as chamadas ATM) e conta com mais de 70 milhões de associados. Diners Club International® ainda oferece a corporações e proprietários de pequenas empresas uma gama completa de soluções de gerenciamento de despesas. Nos Estados Unidos chegou a liderar o ranking dos cartões com maior média de gastos per capita, aproximadamente de US$ 6.294 por cartão anualmente (dados de 2015).
Você sabia?
● O pioneirismo do Diners Club International® no segmento é indiscutível. Afinal, foi o primeiro cartão de crédito multiuso, primeiro a ser aceito internacionalmente, primeiro a lançar um programa de benefícios e o primeiro a oferecer um programa de cartão corporativo multinacional.
● O cartão chegou ao Brasil quando o empresário checo Hanus Tauber adquiriu a franquia do Diners Club nos Estados Unidos, e ofereceu sociedade ao empresário Horácio Klabin. O lançamento ocorreu em 1954, inicialmente como um cartão de compra, não de crédito. O primeiro cartão Diners Club no Brasil foi emitido para o próprio Hanus Tauber.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Meio Mensagem e Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 24/6/2024
O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/
Olá,
ResponderExcluirMuito bom seu blog. Estive procurando informações sobre Diners Club para escrever um artigo e sua matéria é excelente, nem na Wikipédia está tão completo. Fora as outras marcas, muito bom seu trabalho, está nos meus favoritos, pois constantemente também escrevo sobre empresas, para outro segmento, mas seus artigos, artigo não, suas matérias, vão ajudar bastante.
Continue o bom trabalho e até a próxima!
Muito legal a matéria, bem completa. Só pra acrescentar o nome Diners remete à lanchonetes ou restaurantes e não à jantar, pois jantar se escreve com dois 'n's. ;)
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