7.5.06

VISA


Em qualquer cidade, em qualquer país, com ele possível comprar de um pãozinho a um avião, pagar taxas públicas, contas, mensalidades, consultas e até recarregar um celular pré-pago. É possível ainda realizar compras no varejo, no atacado, por catálogo, pela internet e até em feiras livres, comércio ambulante e venda porta a porta. O “dinheiro de plástico” da VISA mudou o hábito de consumo onde quer que o cliente esteja. Os cartões não somente facilitam a vida dos consumidores como se transformaram em um símbolo de consumo global e a marca VISA é uma das principais responsáveis. Por isso, VISA é a melhor maneira de pagar e ser pago, em todos os lugares. 

A história 
A história da VISA é inseparável de uma das mais significantes inovações na forma de pagamento do século 20: o cartão de pagamento ou crédito. Com o desenvolvimento desta ferramenta flexível e a popularização de sua utilização, a marca VISA não somente facilitou a vida das pessoas, como está presente em qualquer lugar do planeta. Tudo começou no dia 18 de setembro de 1958 quando o Bank of America lançou o cartão de crédito BankAmericard, nas cores azul, branco e dourada, que seria mais tarde adotadas pela VISA, para os consumidores de classe média e pequenos e médios estabelecimentos comerciais da cidade de Fresno, estado da Califórnia. A chegada do BankAmericard (feito de papel) ao mercado foi uma verdadeira novidade em diferentes aspectos, sobretudo devido ao fato de oferecer aos consumidores uma linha de crédito (US$ 300) que podia ser utilizada e posteriormente devolvida segundo um plano de reembolso previamente acordado. Ou seja, foi o primeiro cartão com a função de “crédito rotativo”. Inicialmente foram disponibilizados 60.000 cartões.


Em menos de uma década o BankAmericard conseguiu mais de dois milhões de utilizadores regulares, precipitando o fim de boa parte dos cartões de crédito próprios emitidos por instituições locais. A partir de 1966, por meio de acordos com bancos que operavam fora do estado da Califórnia, possibilitou a afiliação de estabelecimentos e a emissão de mais cartões. Nesta época o BankAmericard iniciou um rápido crescimento, atingindo quase dois milhões de usuários. Com o crescimento dos cartões de crédito, a maioria dos bancos regionais desistiu de seus programas independentes e somou-se a um dos dois sistemas. Até que, no dia 9 de julho de 1970, os bancos emissores do BankAmericard iniciaram uma operação conjunta sob o nome National BankAmericard Incorporated (NBI), uma empresa independente, precursora da VISA atual. Em 1973 a NBI criou o primeiro sistema de autorização eletrônico, conhecido como BASE I (percussor do VisaNet), e um novo centro de processamento de informações foi inaugurado para dar mais agilidade ao processo. Finalmente, comerciantes e usuários conseguiam autorizações rápidas e eficazes em qualquer parte dos Estados Unidos, a qualquer hora do dia. O sistema de autorização eletrônico possibilitou uma expansão fantástica. Um ano depois, o Bank of America já emitia cartões em 15 países.


Ainda em 1974, foi criado o IBANCO, uma empresa multinacional, que englobava os membros do BankAmericard, destinada a administrar o programa de cartões internacionalmente. E, em 1975, a empresa lançou outra grande novidade: a função de débito em seus cartões (na década de 1980 passaria a ser conhecido como VISA ELECTRON, e hoje está presente na Ásia, América Latina, América Central, África e Europa, emitindo mais de 500 milhões de cartões anualmente). Apesar dessas novidades a empresa enfrentava um grande problema. Isto porque fora dos Estados Unidos os bancos de alguns países se recusavam a emitir cartões associados ao Bank of America. Para superar esse obstáculo, foi necessário buscar uma marca universal, livre de associações com entidades bancárias competidoras. Em 1976, em uma convenção bancária realizada na cidade de Orlando, na Flórida, o presidente da NBI-IBANCO, Dee Ward Hock, anunciou oficialmente a mudança do nome da empresa. O cartão BankAmericard adotou uma nova imagem com a marca VISA, mantendo suas cores tradicionais - azul, branca e dourada. O nome foi escolhido por ser de fácil pronúncia em qualquer idioma e por não ter nenhuma relação com banco ou entidades do sistema financeiro. Com isso, o NBI transformou-se em VISA USA e o Ibanco mudou para VISA INTERNATIONAL SERVICE ASSOCIATION.


Sob a liderança de Dee Hock e com a atenção voltada para seus bancos e instituições financeiras associadas, a marca VISA obteve rápida expansão. Com o crescimento do número de transações, um novo sistema tornou-se necessário. Surgiu assim, em 1977, o BASE II, um sistema de intercâmbio que permitiu aos bancos efetuar transações eletronicamente. Um ano depois, o cartão VISA já era o número 1 do mercado americano. Em 1979 a VISA iniciou uma forte campanha junto aos estabelecimentos comerciais com o objetivo de incentivar o cartão de crédito como meio de pagamento. Investimentos em marketing, em novas tecnologias e também em patrocínios esportivos e culturais ajudaram a tornar a marca conhecida e a fixá-la como a preferida dos consumidores e lojistas. Hock foi o responsável pelo lançamento do primeiro sistema eletrônico na transação com cartão de crédito e criou a primeira rede global de ATM (sigla em inglês para designar caixas automáticos). Além disso, em 1986, uma nova campanha publicitária apresentava a evolução da VISA de uma ferramenta para viagens e negócios para um cartão para uso diário. E nesse mesmo ano, VISA ainda desenvolveu a compensação e liquidação em 21 moedas. Nos anos seguintes a VISA continuou inovando, sendo responsável pela adição da capacidade de realizar assinaturas eletrônicas com a aquisição da Interlink (1989); pelo lançamento dos primeiros cartões de crédito Premium, Smart (cartões inteligentes - com chip) e pré-pagos; pela aplicação pioneira de tecnologias avançadas para pagamento em sua rede, com a proposta de reduzir fraudes provenientes de uso indevido de cartões; ou até mesmo conduzindo a primeira transação de um cartão de crédito em Euro, no ano de 1999. Com isso a VISA conquistou participação de mercado em todo o mundo, se tornando o maior cartão com circulação mundial, sendo aceito em 12 milhões de estabelecimentos na época. Em 2000, a VISA alcançou a marca histórica de 1 bilhão de cartões emitidos e lançou a política Zero Liability, a qual protege os portadores de cartão VISA contra cobranças e compras fraudulentas.


Pouco depois, em 2004, o volume de transações com cartão de débito superou as de crédito, mostrando a ascensão deste método de pagamento. Outra novidade deste ano foi a introdução da Autorização Avançada, que analisa e atribui uma pontuação de risco a todas as transações VISA, em tempo real. No mês de março de 2008 a VISA abriu seu capital na Bolsa de Valores de Nova York, arrecadando quase US$ 18 bilhões, então o melhor resultado de uma empresa ao fazer oferta inicial de ações (em inglês IPO) na história dos Estados Unidos. Nessa época a empresa lançou a primeira plataforma móvel VISA para agilizar a adoção de pagamentos móveis e serviços agregados.


O produto mais exclusivo e sofisticado da linha de cartões de crédito da marca para pessoas físicas é o VISA INFINITE. O cartão é destinado a pessoas de altíssimo poder aquisitivo, que viajam ao exterior com frequência e necessitam disponibilidade total de serviços, seguros médico e de automóveis. Assim como os demais cartões de crédito da marca, este exclusivo cartão é aceito em mais de 61 milhões de estabelecimentos comerciais em 200 países e territórios e pode ser utilizado para sacar em moeda local em mais de 2 milhões de caixas automáticos.


Por mais de 60 anos, a VISA construiu um cenário global de pagamentos, dedicado a servir consumidores; estabelecimentos comerciais; instituições financeiras e economias em todo o mundo. Hoje em dia a empresa oferece soluções em uma época na qual a indústria global de pagamentos reconhece o potencial das novas tecnologias, opera em um mundo cada vez mais conectado e desenvolve um papel-chave na infraestrutura de mercados emergentes. O portador de um cartão VISA tem a possibilidade de escolher de que forma quer pagar – usando crédito (“pague depois”), débito (“pague agora”) e pré-pago (“pague antes”). Além disso, a empresa possui plataformas de produtos que atendem segmentos específicos de clientes e situações específicas de determinadas regiões.


A linha do tempo 
1973 
Lançamento de um sistema percussor do VisaNet, possibilitando compreensiva comunicação e processamento de dados com segurança e rapidez. Hoje em dia este sistema é responsável pela afiliação e relacionamento com os estabelecimentos comerciais que aceitam cartões VISA como forma de pagamento; desenvolve e realiza a gestão da plataforma tecnológica de captura e o processamento das transações com os cartões; além de desenvolver e oferecer serviços de monitoramento, captura e processamento de transações eletrônicas para bandeiras particulares e instituições financeiras. O sistema é capaz de realizar mais de 200 milhões de transações diariamente.  
1977 
Lançamento do VISA CLASSIC, o cartão mais popular e conhecido da marca. 
1979 
Introdução no mercado do VISA TRAVELER’S CHECK (cheque de viagem), inicialmente disponível em quatro moedas diferentes. 
1981 
Introdução do cartão VISA PREMIERE, que passaria a ser conhecido como VISA GOLD, e se tornaria o cartão de crédito mais conhecido e utilizado do mundo em 1992. 
1983 
Baseada na premissa “Any Time, Anywhere” (A qualquer hora, em qualquer lugar), a empresa introduziu uma rede de caixas automáticos para saques, proporcionando 24 horas por dia de modernidade aos seus consumidores. Primeiramente os caixas automáticos estavam localizados em lugares com grande movimentação de turistas como, por exemplo, aeroportos. Não demorou muito para postos de gasolina, lojas de conveniência e outros muitos estabelecimentos também ganharem seus caixas automáticos. 
1984 
Introdução do holograma conhecido como DOVE (pomba) em todos os cartões de crédito da marca, geralmente seguido pelos quatro últimos dígitos do número do cartão. O holograma foi introduzido como uma medida de segurança para evitar fraudes e falsificações. 
1986 
Início da parceria com a PLUS ATM aumentando ainda mais sua rede de caixas automáticos. A empresa foi totalmente adquirida pela VISA em 1993. 
1995 
Em parceria com a Europay e a Mastercard desenvolveu o sistema de Chip nos cartões de crédito. O novo produto, batizado de VISA SMART, apresentou ao consumidor uma nova geração de pagamentos eletrônicos com o objetivo de reduzir a clonagem de cartões e elevar a proposta de valor dos pagamentos com plástico mediante a inclusão de aplicativos múltiplos em um mesmo cartão. 
1996 
Lançamento do cartão de débito VISA CASH durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, nos Estados Unidos. Este cartão com chip, que funciona como um porta-moeda eletrônico é utilizado em muitos países do mundo. 
1999 
Lançamento dos cartões inteligentes com função de crédito e débito. 
2000 
Lançamento do VISA BUXX, um cartão pré-pago e recarregável destinado para adolescentes com idade a partir de 13 anos. Os responsáveis pela conta do cartão controlavam quanto o jovem podia gastar por meio do valor pré-carregado em seu cartão. Aprendendo na prática como administrar o dinheiro que recebia, o jovem era estimulado desde cedo a desenvolver responsabilidade sobre suas finanças pessoais. 
2001 
Lançamento do VERIFIED by VISA, um serviço para aumentar a segurança das compras via internet, tanto para os compradores quanto para os lojistas virtuais, agregando segurança devido à verificação de mais dados além da senha. Esta verificação é realizada através do banco emissor a partir da solicitação e validação de informações e que devem ser de conhecimento apenas do titular do cartão. 
Lançamento do VISA GIFT CARD, um cartão pré-pago utilizado para presentear pessoas queridas. Uma alternativa prática e moderna, uma solução diferente e original. 
2002 
Lançamento do VISA TravelMoney, um cartão pré-pago, recarregável, protegido por senha, que pode ser utilizado em qualquer um dos mais de 2 milhões de caixas automáticos da rede Visa/Plus espalhados pelo mundo. O cartão pode ser carregado na moeda que os bancos emissores oferecerem e efetuar compras nos mais de 61 milhões de estabelecimentos comerciais da rede VISA. Além disso, é possível sacar o dinheiro na moeda local, facilitando o pagamento de pequenas despesas no país que o turista se encontra. 
2003 
Lançamento no Brasil do VISA VALE, um cartão de refeição e alimentação que oferece aos trabalhadores um serviço de benefícios muito mais prático e seguro. 
2005 
Lançamento no mercado americano do primeiro cartão VISA CONTACTLESS. Para utilizar este cartão bastava o usuário aproximá-lo à leitora na hora do pagamento, ao invés de passar ou inserir o cartão. Os pagamentos sem contato possuem uma avançada tecnologia de rádio frequência, que agiliza as transações dos portadores de cartão. 
2007 
Lançamento em setembro do VISA payWAVE, uma iniciativa global que oferece um conjunto abrangente de ferramentas de tecnologia e aplicativos destinado a permitir o desenvolvimento de produtos e a comercialização de serviços de pagamentos por comunicações móveis. O sistema havia sido lançado como teste na Malásia em 2004. Mais recentemente este sistema foi atualizado, permitindo pagamentos sem que seja necessária a leitura da tarja magnética, sem fios e sem marcação do código PIN. 
Lançamento no Brasil do VISA PASSFIRTS, um serviço inédito no mundo que permite a utilização dos cartões VISA não apenas como meio de pagamento de ingressos, mas também como instrumento de entrada em estádios, cinemas, eventos e shows. Desde que foi lançado no mercado brasileiro, já foram comercializados mais de 3 milhões de ingressos. Destes, mais de 2 milhões em estádios de futebol e outros 1 milhão em entretenimento. 
2012 
Lançamento do V.me by Visa, um serviço que permite aos consumidores concretizarem transações online através de um computador, notebook, tablet ou smartphone. Uma das vantagens desse serviço é que ele serve como intermediário entre o usuário e o comerciante. Assim, o cliente não precisa inserir números do cartão em portais em que, talvez, não confie. Além disso, há a praticidade já que o processo pode ser finalizado com poucos cliques. Essa plataforma digital tem a difícil missão de concorrer com o PayPal
2014 
Lançamento do VISA CHECKOUT, que oferecia aos compradores uma forma fácil e segura de pagar online com apenas três cliques - em qualquer dispositivo. 
2016
Lançamento do Mobile Location Confirmation (MLC), serviço que utiliza dados de geolocalização para validar a compra feita com o cartão de crédito e permite aos bancos autorizarem a transação com mais segurança. 
Lançamento no Brasil em parceria com o Bradesco do primeiro wearable de pagamentos móveis (pulseira), capaz de efetuar pagamentos por meio de Near Field Communication (NFC). 
2017 
Lançamento do VISA DIRECT, que possibilita enviar valores por uma pessoa ou empresa para a conta de um cartão em tempo real. Essa ferramenta foi acoplada a uma plataforma global que permite que pessoas, empresas e governos depositem dinheiro em uma conta associada ao número do cartão de uma maneira rápida, prática e segura.


A segurança 
Todos os cartões da VISA seguem normas rígidas de segurança como podemos observar na imagem abaixo. 
1. Chip para aumentar a segurança dos cartões e transações efetuadas. 
2. Número do cartão contendo 16 algarismos agrupados em quatro unidades e começando com o número 4, impresso em alto relevo no cartão. 
3. Pomba (Dove) impressa no cartão que só aparece diante da luz ultravioleta. 
4. Holograma tridimensional da Pomba (Dove) como mais um elemento de segurança do cartão. 
5. Logotipo da VISA. 
6. A data de expiração do cartão. 
7. O nome do proprietário do cartão escrito em alto relevo. 
8. Primeiros quatro dígitos do número de identificação do banco. 
9. Um número de segurança, chamado de CVV2, composto por 3 algarismos. 
10. Local de assinatura do proprietário do cartão.


Fazendo o bem 
Em dezembro de 2017 a empresa lançou no Brasil o VISA CAUSAS, um programa que envolve doação a instituições de cunho social em cada pagamento realizado com os seus produtos (sem custo adicional para o consumidor). A mecânica é simples: acessar o site do programa http://www.visa.com.br/causas, se cadastrar, informar o número do cartão e escolher a causa ou a instituição para a qual deseja que a VISA faça a doação. A partir daí, em qualquer pagamento realizado com esse cartão cadastrado, a empresa fará uma doação para a instituição ou para a causa que o portador escolheu. O projeto já somou mais de 195 milhões de doações, que totalizaram mais de R$ 800 mil para causas nos segmentos de educação e capacitação, infância, saúde, terceira idade e animais.


A relação da marca com os esportes 
Além das tradicionais campanhas publicitárias a VISA mantém uma forte relação com os esportes através de patrocínios de grandes eventos ou competições, gerando uma enorme exposição de sua marca. Essa relação começou em 1988 quando a VISA se tornou patrocinadora oficial dos Jogos Olímpicos de Seul na Coréia do Sul. Desde então, a marca está presente tantos nos Jogos Olímpicos de Verão quanto nos de Inverno, com contrato até as Olimpíadas de Tóquio em 2020 (que foram adiadas em virtude da pandemia). Outro evento esportivo patrocinado pela marca é a forte e popular liga profissional de futebol americano, conhecida como NFL, com a qual a VISA mantém relacionamento desde 1995. Além disso, desde 1996 é patrocinadora da Seleção Argentina de Rúgbi, conhecida como “Pumas”.


A partir de 2007 a VISA passou a ser parceira oficial da FIFA, estreando no Mundial de Futebol de Salão no ano seguinte, realizado no Brasil. A primeira ativação global desta parceria ocorreu na Copa do Mundo da FIFA na África do Sul em 2010, desbancando a Mastercard, antiga parceira da entidade nessas competições. Com isso a VISA se tornou um dos seis parceiros globais da FIFA com direito mundial exclusivo de categoria até 2022. Isto significa que os cartões de crédito, débito e pré-pagos da VISA são os únicos meios de pagamento, além do dinheiro, aceitos nos estádios da FIFA e nos quiosques de brindes e presentes dos estádios.


Uma campanha marcante 
No início de 2009 a VISA apresentou sua primeira campanha publicitária global, intitulada “Mais pessoas Vão com Visa” (em inglês “More people GO with Visa”), refletindo sua evolução para uma comunicação unificada em todos os mercados onde atua. A nova campanha permitiu que a marca alinhasse seu marketing global em torno de um só tema, que destacava a superioridade do valor oferecido pelos produtos VISA em comparação ao cheque e ao dinheiro - incluindo mais segurança, mais controle e mais conveniência. A campanha foi centrada na principal estratégia de crescimento da VISA - migrar os pagamentos realizados por consumidores e empresas em dinheiro e cheque para um método de pagamento eletrônico melhor, ou seja, com cartões VISA.


Ao focar no estímulo ao uso dos produtos VISA ao invés de dinheiro ou cheque, a campanha ajudou a promover o crescimento dos negócios de pagamentos das instituições financeiras clientes da marca. Ao mesmo tempo, ofereceu a eles a oportunidade de concentrar seus esforços de marketing na diferenciação de seus produtos VISA aos da concorrência e no fortalecimento de seus relacionamentos com os clientes finais. A campanha também apoiava estabelecimentos comerciais parceiros da VISA ao promover a conveniência de usar pagamentos eletrônicos em categorias de comércios-chave. A campanha era ao mesmo tempo otimista e calcada na realidade de que as pessoas querem viver o momento, mas dentro de suas possibilidades. Reconhecia que, mesmo em tempos de incerteza, as pessoas desejavam seguir adiante, e destacava que a VISA oferecia inúmeros produtos de pagamento e ferramentas de educação e gestão financeira esclarecedoras para ajudá-las nesse sentido.


A evolução visual 
O logotipo original da VISA tinha as cores azul e dourada (herdadas do BankAmericard), que representavam o céu azulado e as montanhas do estado da Califórnia. A identidade visual foi modernizada em 1992 quando as cores amarela e azul ganharam tons mais vibrantes. Alguns anos mais tarde, em 1998, o logotipo apresentou uma nova tipografia de letra (mais encorpada). Em 2005 o tradicional logotipo passou por uma reformulação visual ganhando ares modernos. Apesar de manter a mesma tipografia de letra, apresentou uma dobra amarela na ponta do “V”. No início de 2014 a VISA apresentou sua nova identidade visual como parte de seu novo posicionamento. A dobra amarela na ponta do “V”, um dos maiores símbolos de reconhecimento da marca, foi aposentada e o nome ganhou gradiente de azul.


O logotipo da VISA ELECTRON no decorrer dos anos também foi modernizado, ganhando um visual mais limpo. Em 2014, com a nova identidade visual da marca mãe, o VISA ELECTRON também ganhou o nome VISA em tom gradiente de azul.


O design dos cartões de crédito também foi reformulado ao longo dos tempos como podemos ver na imagem abaixo.


Os slogans 
Everywhere you want to be. (2014) 
More people GO with Visa. (2009) 
The future takes Visa. (2006) 
Life takes visa. (2006) 
Visa. Love every day. (2006, Europa) 
All You Need. (2006, Oriente Médio) 
All It Takes. (2005, Ásia)
It’s everywhere you want to be. (1986) 
You can do it. We’d like to help. (1981) 
Across America, around the world, we’re keeping up with you. (1979) 
Your world is waiting, and Visa is there. (1978) 
Life is for living. Visa is there. (1977) 
Sometimes it makes all the difference. (1976) 
More than Money. (1975) 
Think of it as money. (1960) 
Wherever it takes you, the future takes Visa. 
Enjoy life’s opportunities. 
Best way to pay and be paid. 
Onde você quiser estar. (2014, Brasil) 
Mais pessoas ao redor do mundo vão com Visa. (2009, Brasil) 
Porque a Vida é Agora. (2004, Brasil) 
Em todos os momentos. (antigo, Brasil) 
O seu cartão definitivo. (antigo, Brasil) 
Funciona como cheque, só que melhor. (antigo, Visa Electron)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 18 de setembro de 1958 
● Criador: Bank of America/Dee Ward Hock 
● Sede mundial: Foster City, Califórnia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Visa Inc. 
● Capital aberto: Sim (2008) 
● CEO: Alfred Kelly 
● Presidente: Ryan McInerney 
● Faturamento: US$ 22.9 bilhões (2019) 
● Lucro: US$ 12 bilhões (2019) 
● Valor de mercado: US$ 383.7 bilhões (agosto/2020) 
● Valor da marca: US$ 10.756 bilhões (2019) 
● Cartões em circulação: 3.4 bilhões (2019) 
● Presença global: + 200 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 19.500 
● Segmento: Financeiro 
● Principais produtos: Serviços de processamento e meios eletrônicos de pagamentos 
● Concorrentes diretos: Mastercard, American Express, Diners Club, Discover, JCB, UnionPay e PayPal 
● Slogan: Everywhere you want to be. 
● Website: www.visa.com.br 

O valor 
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca VISA está avaliada em US$ 10.756 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo de 2019. A empresa também ocupa a posição de número 153 no ranking da revista FORTUNE 500 de 2019 (empresas de maior faturamento no mercado americano). 

A marca no Brasil 
A marca está presente no país desde 1971 operando inicialmente com o banco Bradesco. Em 1982 foi firmado um contrato de licença para uso da marca VISA pela Credicard e, no ano seguinte, emitido o primeiro cartão de crédito da VISA no Brasil (Credicard/Visa). Finalmente em 1987 foi criada a Visa do Brasil, representante oficial da Visa Internacional. Já no ano seguinte a VISA alcançou a marca de 510 mil cartões emitidos no Brasil. Em 1995 a Visa Internacional, o Bradesco, o Banco do Brasil, o Banco Real (hoje Santander) e o extinto Banco Nacional uniram suas forças para desenhar o que viria a ser a VisaNet Brasil (em 2009 passou a se chamar Cielo). O objetivo do novo empreendimento era administrar as relações com toda a rede de estabelecimentos comerciais afiliados ao sistema VISA. Um ano depois, o desafio era vencido e a empresa já operava com mais de 100 mil comerciantes herdados dos bancos. Além disso, ocorreu a emissão do primeiro Visa Electron do país pelo Banco do Brasil e o lançamento dos cartões Visa Cash e Visa TravelMoney, ambos pré-pago.


A VISA oferece um completo portfólio de produtos, tanto para pessoas físicas como para empresas, e sempre se destacou pelo seu pioneirismo no segmento. Um exemplo disso é o VISA MINI, um produto inovador, lançado com exclusividade e de forma pioneira no Brasil, pois se trata de um cartão VISA que mede apenas 43% do tamanho de um cartão padrão. Garante ainda mais praticidade às compras do dia-a-dia: por ser menor que o cartão VISA convencional é possível usá-lo, por exemplo, preso ao chaveiro ou a uma pulseira. Um dos produtos mais importantes da empresa no Brasil foi o pré-pago VISA VALE (lançado em 2003 e que atualmente se chama ALELO), principalmente nas versões Refeição, Alimentação, Combustível, Pedágio e Cultura. Sempre inovadora, nos últimos anos a marca apresentou novidades como o VISA INFINITE EXPERIENCE, um programa que oferece eventos exclusivos com chefs reconhecidos e marcas líderes em seus mercados; e um projeto piloto de pagamentos móveis introduzido em 2008 cuja tecnologia, chamada VISA payWAVE, permite que o pagamento por meio do NFC do smartphone aconteça com o mesmo nível de segurança de um pagamento onde o cartão com chip é inserido no terminal eletrônico. Atualmente, já há mais de 1.5 milhões de terminais habilitados para receber pagamentos por celulares com a tecnologia NFC.


A marca no mundo 
Atualmente a VISA, que opera a segunda maior rede de pagamentos eletrônicos do mundo, atrás apenas da chinesa UnionPay, oferece uma ampla gama de serviços de processamento e plataformas de produtos de pagamento, possui aproximadamente 15 mil instituições financeiras afiliadas, e tem em circulação no mercado mais de 3.4 bilhões de cartões (crédito, débito e pré-pago) sob sua bandeira em mais de 200 países ao redor do mundo. Com cartões aceitos em mais de 61 milhões de estabelecimentos comerciais e 2 milhões de caixas automáticos, a VISA realizou em 2019 mais de 138 bilhões de transações no valor superior a US$ 11.6 trilhões. A marca VISA, que possui participação de 60% nas transações com cartão de débito no mercado americano, investiu em 2019 mais de US$ 1 bilhão em marketing e publicidade internacional. 

Você sabia? 
● A VISA não emite cartões e não concede crédito para os consumidores, mas oferece soluções e serviços às instituições financeiras, como produtos de pagamentos via cartões de crédito, débito, pré-pago e acesso a dinheiro para seus clientes. 
O JPMorgan Chase é o maior banco emissor de cartões VISA do mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/8/2020

Um comentário:

Anônimo disse...

Qual a fonte dessas informações?