10.5.06

DUNKIN' DONUTS


Eles são redondos, com ou sem um furo no meio. Podem ser cobertos de açúcar, chocolate, morango, mel, canela ou até mesmo por ingredientes salgados. São perfeitos quando acompanhados de café. E se transformaram em um símbolo da cultura americana, presentes em diversos filmes (uma companhia constante de policiais de tocaia) ou nos episódios dos Simpsons (lembre-se de Homer babando toda vez que se aproxima da guloseima). Se os deliciosos donuts se tornaram conhecidos e apreciados no mundo todo devem muito dessa fama a rede Dunkin’®. Ela foi responsável por transformar essas suculentas rodelas adocicadas em um prazer a qualquer hora, especialmente quando acompanhadas de um bom café. 

A história 
Tudo começou em 1946 quando William Rosenberg, que com apenas US$ 5 mil fundou a Industrial Luncheon Services, uma empresa que entregava de caminhão lanches e cafés para funcionários das fábricas e canteiros de obras no subúrbio da cidade de Boston, estado americano do Massachusetts. Entre as guloseimas estavam os deliciosos donuts (uma espécie de rosquinha frita ou assada recheada com creme e massa bem fofinha), que devido ao enorme sucesso fizeram com que o horário do lanche das indústrias na região da Nova Inglaterra passasse a ser ajustado ao seu itinerário. Para facilitar o consumo, o produto vinha envolto no açúcar e o café simples, sem açúcar, era servido em uma xícara grande e larga, chamada pelos americanos de “mug”. Todos os clientes mergulhavam o apetitoso doce no café antes de saboreá-lo (mergulhar/embeber/encharcar, em inglês é to dunk... dunkin’... dunkin’... dunkin’ donuts).
  

Os clientes satisfeitos insistiram para que ele abrisse uma loja para comercialização desses produtos. Todo esse enorme sucesso e pedidos insistentes de seus consumidores levou à abertura da primeira loja, chamada inicialmente de Open Kettle, no ano de 1948, na pequena cidade de Quincy, também no estado de Massachusetts. Somente em 1950 a loja adotou o nome DUNKIN’ DONUTS, onde os donuts eram vendidos a cinco centavos de dólar e o café médio a dez centavos. Essa loja original - instalada no endereço 543 Southern Artery em Quincy - continua funcionando até os dias de hoje. Mesmo depois de algumas reformas, a loja ainda mantém o layout original, inclusive com o letreiro com a fonte de letra da época, que já não é usada hoje em dia. A intenção original de William era oferecer um lugar onde os consumidores pudessem obter uma boa xícara de café a preços razoáveis e rosquinhas recém-assadas servidas com rapidez e cortesia.
     

O sucesso da primeira loja foi tamanho que quatro anos depois já existiam cinco unidades espalhadas pela região. Em 1955 foi inaugurada a primeira franquia da marca na cidade de Worcester, localizada também no estado de Massachusetts. Com a adoção do sistema de franquia a empresa acelerou sua expansão pelo território americano. A primeira loja da rede no exterior foi inaugurada em 1961 no Canadá, na cidade de Quebec. Dois anos depois já eram 100 lojas em funcionamento. O enorme crescimento da marca levou a criação da DDU (abreviação de Dunkin Donuts University), inaugurada oficialmente em 1966 e que tinha como objetivo ensinar, treinar e padronizar futuros funcionários e franqueados da empresa.
   

A década de 1970 começou com a inauguração de uma loja no Japão, o primeiro DUNKIN’ fora da América do Norte. Pouco depois, em 1972, a rede lançou outro produto que se tornaria um ícone: Munchkins®, uma bolinha de massa frita feita com o miolo do próprio donut. Em 1978, mais uma delícia adicionada ao cardápio: Muffin, uma espécie de bolinho assado, que atualmente é oferecido com inúmeras coberturas como mel, chocolate, café, entre outras iguarias apetitosas. No final desta década, em 1979, foi inaugurada a loja de número mil da rede, que nesta época crescia em um ritmo alucinante, espalhando as deliciosas rosquinhas redondas e açucaradas pelo mundo afora.
  

Os anos de 1980 começaram com a inauguração da então maior loja da rede na cidade de Bangkok na Tailândia, que tinha capacidade para 130 mesas. Quando chegou ao Brasil, em 1983, a marca americana não só atraiu o consumidor que conhecia o produto através de viagens ao exterior ou graças a personagens de séries e filmes, como uniu curiosos em filas quilométricas para saborear os deliciosos donuts. Foram 22 anos do tradicional doce americano no Brasil, até que os sócios brasileiros perceberam a necessidade de adaptar a franquia ao gosto brasileiro para garantir a permanência no mercado. A solução encontrada foi romper o contrato de master franquia, em 2005, e criar outra rede: a Café Donuts (que não possui nenhuma ligação com a marca americana). Pouco tempo depois de deixar o Brasil, problemas parecidos começaram a afetar o desempenho em outros países da América do Sul, onde a empresa mantinha operações agressivas, como por exemplo, Chile, Peru e Colômbia.
  

A década de 1990 começou com a aquisição da Dunkin’® pela empresa britânica Allied Domecq e a inauguração da loja de número 2.000 dentro do território americano, assumindo o posto de maior vendedor de donuts do mundo. Além disso, nessa década a rede diversificou seu cardápio com a introdução de novos sabores de cafés, inúmeros itens salgados (como sanduíches e wraps), incluindo até opções para o café da manhã. Em 1999, a rede comemorou a incrível marca de 8 bilhões de xícaras de café vendidas desde sua inauguração. Esse ano também foi marcado pela inauguração de suas primeiras unidades na Coréia do Sul, que iria se tornar o segundo mais importante mercado para a DUNKIN’. As novidades introduzidas no cardápio da rede contribuíram ainda mais para a expansão do negócio por diversos países, possibilitando a inauguração da loja de número 5.000 em Bali, na Indonésia, no ano de 2000.
   

Em 2005, a empresa criou o “Culinary Dream Team”, uma equipe formada por aclamados chefs de cozinha liderada por Stan Frankenthaler, que tinha como objetivo criar e desenvolver novos itens deliciosos para seu cardápio e assim aumentar as opções de alimentação além dos cafés e donuts. No ano seguinte, como estratégia de marketing, assinou contrato com a companhia aérea JetBlue Airways (conheça essa outra história aqui) para servir seus cafés dentro dos aviões da empresa. Em 2007, a marca inovou mais uma vez ao inaugurar sua primeira unidade dentro de um parque temático, localizada na entrada do Hersheypark, localizado na cidade de Hershey, estado da Pensilvânia, além de um quiosque interno.
  

Em 2008, a marca inaugurou sua primeira loja no enorme e voraz mercado chinês. E pouco depois, no ano de 2010, ingressou no mercado russo. Em 2012, a rede anunciou sua entrada em outro grande mercado mundial, a Índia. Com um cardápio “tropicalizado”, incluindo sabores regionais como goiabada, leite condensado, doce de leite e maracujá, e preços mais baratos, a Dunkin’® voltou ao Brasil em 2015, dez anos após ter encerrado as operações no país, ao inaugurar suas primeiras lojas em Brasília. As novas unidades voltaram ao mercado brasileiro com layout moderno, conceito de cafeteria, e também com um cardápio mais diversificado e até sala para reuniões reservadas.
  

Em setembro de 2018, a empresa anunciou que encurtaria seu nome para Dunkin’® a partir de janeiro de 2019. Isto porque a empresa reconheceu que Dunkin’® já era um nome popular usado pelos milhões de clientes para se referir à rede e utilizado até em seu famoso slogan America Runs on Dunkin’® (algo como “Os Estados Unidos funcionam com Dunkin’®”). Além disso, refletia a mudança contínua da rede para ser uma marca “liderada por bebidas” (especialmente cafés e derivados) em um momento em que os consumidores mostraram preferência por tendências e opções mais saudáveis ao consumir menos rosquinhas. Ou seja, no decorrer do tempo os donuts já não expressavam totalmente a quantidade de produtos oferecidos pela rede, apesar de continuar sendo um dos ícones da marca. Hoje, curiosamente, apenas 8% das vendas da rede são donuts; 65% são bebidas (cafés e derivados principalmente), e 27% são outros itens de alimentos. Com mais da metade das vendas focadas no café, a rede acabou tendo que enfrentar uma concorrente de peso, a Starbucks (conheça essa outra história aqui).
  

A maior mudança estava na forma como a Dunkin’® queria se posicionar no mercado, com foco em bebidas e pedidos para viagem. Desde então, a rede tem investido em máquinas de café expresso e novos equipamentos de fermentação. Também testou novos itens de café da manhã, incluindo um sanduíche de salsicha vegetal (Beyond Sausage® Breakfast Sandwich), introduzido em 2019. Além disso, em 2020, com a popularidade crescente do leite de aveia, a rede introduziu o Planet Oat Oatmilk, que pode ser adicionado a qualquer bebida de seu cardápio.
   

Em dezembro de 2020, a empresa Inspire Brands, proprietária de outras populares redes de alimentação rápida, como por exemplo, Arby’s (conheça essa outra história aqui), Buffalo Wild Wings (saiba mais aqui), Sonic® Drive-In (conheça essa história aqui) e Jimmy John’s, anunciou a aquisição da Dunkin’ Brands, dona da Dunkin’® e da rede de sorveteria Baskin-Robbins (saiba mais aqui) por US$ 11.3 bilhões. Mesmo em plena pandemia, a rede deu continuidade ao processo de expansão internacional com a inauguração de sua primeira unidade no Marrocos.
   

Pouco depois, em 2022, a marca lançou um programa de fidelidade aprimorado: o Dunkin’ Rewards™, anteriormente conhecido como DD Perks®. Projetado para manter a América funcionando com o melhor que a Dunkin’® tem a oferecer, o novo programa é direcionado e projetado com base no feedback dos membros. O programa renovado apresenta mais recompensas de alimentos e bebidas, maior flexibilidade sobre quando e como os membros escolhem usar seus pontos e um novo status Boosted, um nível de fidelidade especial para os fãs mais dedicados da Dunkin’®.
   

Hoje em dia, para milhões de consumidores a Dunkin’® proporciona aquela onda revigorante que somente um café recém-feito pode oferecer. E melhor se for acompanhado de deliciosos donuts feitos diariamente. Uma ótima experiência para compartilhar com a família e amigos. Por isso, quer seja um espresso robusto, um cappuccino cremoso ou um latte, a Dunkin’® é dedicada a servir cafés de alta qualidade repletos de sabor, sempre acompanhados por irresistíveis donuts.
   

A linha do tempo 
1995 
Introdução dos cafés com sabores de avelã (Hazelnut) e baunilha (French Vanilla). 
Lançamento do DONUTS LOWFAT, uma versão da deliciosa guloseima com baixa caloria e gordura. 
1996 
Introdução da linha de BAGELS, pães redondos assados de massa grossa cobertos de alho, cebola, trigo, canela, entre outros ingredientes. Atualmente a rede vende 285 milhões dessas guloseimas por ano. 
1997 
Introdução de uma linha de sanduíches para o café da manhã. 
Lançamento da revolucionária bebida gelada chamada COFFEE COOLATTA (feita com café, leite, adição de sabores e cobertura de chantilly), um enorme sucesso que vendeu mais de 8 milhões de copos. 
2000 
Introdução do OMWICH, uma omelete para ser consumido igual a sanduíche. 
Introdução no cardápio da rede do chocolate quente e do DUNKACCINO, uma bebida quente e cremosa feita de chocolate e café disponível nos sabores Original, French Vanilla (baunilha), Kahlua (licor de café) e Hazelnut (avelã). 
2001 
Lançamento da VANILLA CHAI, uma bebida com combinação cremosa de chá, baunilha, mel e especiarias. 
2002 
Lançamento de uma nova e revolucionária linha de cafés espresso, cafés latte (café com leite) e cappuccinos. 
2006 
Introdução em seu cardápio de uma linha de SMOOTHIES, deliciosas misturas de sucos de frutas, iogurtes, sorvetes e muitos outros ingredientes. 
2007 
Primeira rede do segmento a introduzir em seu cardápio donuts com zero grama de gordura trans. 
2008 
Lançamento do DDSMART, um cardápio com opções saudáveis. Os novos itens possuíam redução de 25% em calorias, gorduras trans, açúcar e sódio. 
Introdução em seu cardápio de uma linha de sanduíches assados, pizzas individuais e bolinhos crocantes de batata (hash browns). 
2014 
Lançamento de uma nova guloseima que era uma mistura de croissant com donut. 
Lançamento do DD Perks®, programa de fidelidade da marca que oferecia benefícios como ofertas especiais, cupons de desconto e recompensas. 
2016 
Lançamento do COLD BREW COFFEE, uma bebida gelada naturalmente mais doce e suave do que a xícara típica de café gelado. 
Lançamento do On-the-Go Ordering, que permitia aos membros do programa de fidelidade DD Perks® fazerem um pedido com até 24 horas de antecedência, selecionar o local desejado e retirá-lo em uma loja da rede ou no drive thru. 
2020 
Lançamento do EXTRA CHARGED COFFEE, um café com 20% a mais de cafeína do que o clássico Hot and Iced Coffee da rede. 
Lançamento do DUNKFETTI DONUT, um anel de donut de bolo com confeitos comemorativos especiais assados e com uma cobertura doce. 
Lançamento da linha MATCHA LATTES, uma alternativa perfeita ao café para ajudar a refrescar e recarregar as energias. Essas bebidas são elaboradas combinando a mistura de pó de chá verde com o leite. Servidos quentes, gelados ou até congelados, esses Matcha Lattes abriram caminho para a rede explorar outras maneiras de usar esse ingrediente colorido e único. O pó de chá verde Matcha de alta qualidade utilizado pela rede é produzido na região de Nishio, na província de Aichi, no Japão, onde o melhor Matcha é cultivado há mais de 800 anos. 
2022 
Lançamento do OMELET BITES, dois pequenos omeletes servidos em uma conveniente bandeja portátil, disponíveis em duas variedades: Bacon & Cheddar e Clara de Ovo & Veggie, este feito com tomate, espinafre e uma mistura de quatro queijos.


As delícias redondas 
A Dunkin’® se orgulha de cada rosquinha que fabrica - produzida diariamente e finalizada à mão - e é por isso que está sempre procurando maneiras novas e criativas de levar essas guloseimas a um nível irresistível. Hoje em dia mais de 50 variedades de donuts estão disponíveis nas lojas da rede, somente nos Estados Unidos. Os sabores mais vendidos incluem Boston Kreme (recheio de baunilha e cobertura de chocolate), Glazed (com cobertura de açúcar), Chocolate Glazed (com cobertura de chocolate), Jelly (recheio de geleia), Chocolate Frosted (coberto com chocolate e granulados) e Old Fashioned (praticamente o donut original). Outro popular donut da rede é o Mr. Happy, uma carinha amarela (cobertura de baunilha) com olhos e sorriso (de chocolate), com recheio de leite condensado ou baunilha. Entre uma das mais recentes novidades da rede, introduzida em 2021, está o Matcha Topped Donut, um delicioso donut coberto com pó de Matcha, feito de brotos jovens de folhas de chá verde moídos.
  

A Dunkin’® também lança donuts com sabores sazonais ou em edições limitadas, incluindo embalagens temáticas, para comemorar datas importantes, como por exemplo, o Natal (com coberturas nas cores vermelha e verde, ou desenhos comestíveis de árvores de Natal e a roupa do Papai Noel e até formatos simbólicos para a época como estrela e caixas de presentes), o Dia dos Namorados (com direito à donuts em formato de coração) e o Dia das Bruxas (onde a abóbora sempre faz parte dos ingredientes de novas variações de donuts).
    

Já no Brasil, a rede criou sabores específicos para atender o gosto dos consumidores, como por exemplo, mousse de limão, brigadeiro (cobertura de chocolate com granulado de chocolate e recheio de chocolate), doce de leite e leite condensado, além do Donuts Churros (cobertura de açúcar e canela com recheio de doce de leite) e Donut Quadrado (creme de avelã com leite ninho). Além disso, para comemorar o período junino, a rede sempre lança sabores especiais de donuts, como cocada, maçã e canela, paçoca, pé de moleque e pudim.
   

Os deliciosos donuts da rede podem ser acondicionados nas populares caixas para viagem, cujo design evoluiu ao longo dos anos para acompanhar a identidade visual da Dunkin’® (como mostra a imagem abaixo).
  

As irresistíveis lojas 
Em 2018, a Dunkin’® inaugurou sua primeira loja Next Generation na cidade de Quincy, estado de Massachusetts, apresentando um novo design com uma atmosfera moderna e recursos inovadores. O design moderno - incluindo as cores e os materiais usados - ajudam a criar um ambiente acessível, positivo e energético. Um exemplo dos elementos atraentes de design é uma vitrine frontal para uma visão ainda mais detalhada dos deliciosos produtos de panificação da Dunkin’®. Essa nova geração de loja também apresenta uma área de coleta de pedidos móvel (Dunkin’® on Demand) dedicada aos consumidores que fizerem pedidos antecipados por meio do aplicativo. A loja também oferece uma pista de drive-thru dedicada para coleta de pedidos móveis, maior eficiência energética, e utiliza elementos sustentáveis e eficientes, como iluminação LED, equipamentos mecânicos de alta eficiência, torneiras de baixo fluxo e muito mais. Apenas três anos depois da apresentação desse novo conceito, mais de mil lojas da rede foram convertidas para esse formato.
  

Além das rosquinhas 
A Dunkin’®, apesar de ser conhecida por seus deliciosos donuts e seu fumegante café, explora a venda de produtos além de suas lojas, como em grandes varejistas. Por exemplo, em 2007, a marca lançou uma linha de café torrados em práticas embalagens em supermercados e lojas de conveniência. Já em 2014, em parceria com a empresa WhiteWave Foods, surgiu o Dunkin’ Donuts Coffee Creamers, uma prática bebida que unia o delicioso sabor do leite cremoso, servido com o famoso café Dunkin’®. Desde o início de 2017, a Dunkin’®, em parceria com a The Coca-Cola Company (conheça essa outra história aqui), comercializa uma linha de bebidas engarrafadas à base de café prontas para o consumo batizada de Dunkin’® Iced Coffee, disponível nos sabores Espresso, French Vanilla, Mocha e Original.
  

Mas a marca Dunkin’® vai além de seus tradicionais produtos. Colaborações com outras empresas fizeram surgir produtos que carreguem características lúdicas da marca. Por exemplo, em 2018, em parceria com a Saucony (conheça essa outra história aqui), outra marca de Massachusetts, surgiu uma edição especial de um tênis de corrida em comemoração à Maratona de Boston, decorado com donuts, e com direito a detalhes como morango no calcanhar e logotipo da marca. Além disso, os tênis incluíam detalhes de grãos de café, palmilhas com estampa de xícara de café e o logotipo DD na língua. Talvez a parte mais legal desta collab era a caixa do tênis personalizada, que se inspirava na embalagem clássica dos donuts da marca. Já em 2020, em colaboração com a cervejaria americana Harpoon surgiu uma série de cervejas com infusão de cafés e rosquinhas. Mais recentemente, em 2022, a marca de maquiagem E.L.F. se uniu a Dunkin’® para lançar uma coleção inspirada nos deliciosos sabores das rosquinhas. A nova coleção apresenta cinco produtos: três paletas de sombras inspiradas em sabores de donuts; kit de gloss, inspirado na cobertura glaceada dos doces; primer com cheiro de donut; esponja para aplicar maquiagem em formato de rosquinha e um esfoliante labial com cheiro de café.
   

Doçuras sociais 
Fundada em 2006, a Dunkin’® Joy in Childhood Foundation® é uma organização sem fins lucrativos, mantida pela Dunkin’® e pela generosidade de seus franqueados, parceiros, funcionários e convidados. Sua missão é proporcionar as alegrias simples de infância para crianças que lutam contra a fome ou doenças. Desde então, a organização já concedeu mais de US$ 30 milhões para levar alegria e conforto a milhões de crianças. Além disso, desde março de 2020, forneceu US$ 3.25 milhões em subsídios de emergência para organizações de combate à fome e de saúde, e distribuiu durante a pandemia mais de 100.000 xícaras de café gratuitas para profissionais de saúde e equipes de emergência.
  

Além disso, no National Donut Day (Dia Nacional do Donut), comemorado no dia 3 de junho, a Dunkin’® oferece um donut GRATUITO com a compra de uma bebida em qualquer loja da rede. Já no Brasil, desde 2020, a rede realiza a campanha DUNKIN’ LOVE DAY, na qual em um dia de setembro toda a arrecadação na venda de um Donut especial (em formato de coração) é destinada a diversas causas e instituições, proporcionando mais saúde e qualidade de vida a crianças, adolescentes e famílias em estado de vulnerabilidade.
  

O ícone 
Somente em 1978 a marca estreou seu primeiro comercial de televisão nos Estados Unidos. Era apenas o começo de uma linha comunicativa inteligente e criativa. Mas foi em 1982 com o lançamento da famosa campanha publicitária “It’s Worth the Trip”, estrelada pelo personagem Fred The Baker (O Padeiro Fred), interpretado pelo ator Michael Vale, que a marca começou a ganhar relevância na mente de milhões de consumidores americanos.
   

O personagem ficou imortalizado pela frase que acabou virando um dos lemas mais conhecidos da marca: “Time to make the donuts” (em tradução livre “Hora de fazer os donuts”). Inicialmente Fred aparecia nos comerciais levantando cedo para fazer os deliciosos donuts, sempre fresquinhos. E sempre utilizando o bom-humor, como mostra o filme abaixo.
   

Depois de 15 anos e centenas de comerciais, em 1997 o personagem saiu de cena para se tornar embaixador e divulgador da marca pelo mundo. A saída do protagonista Michael Vale só foi aceita pelo público com a condição de que ele fosse tratado como amigo e funcionário honrado, originando uma série de eventos comemorativos para celebrar sua “aposentadoria”, como uma parada realizada na cidade de Boston e a distribuição gratuita de donuts em 22 de setembro de 1997, que serviu mais de 6 milhões dos doces de graça. No dia 24 de dezembro de 2005 Michael Vale faleceu aos 83 anos na cidade de Nova York, devido às complicações decorrentes de uma diabete.
  

Atualmente a marca possui como mascotes Dunkin’ Cuppy (um animado copo de café da rede - com direito a carinha sorridente, pernas e braços) e Dunkin’ Sprinkles (um animado e carismático donut) que divertem a criançada em eventos, datas comemorativas e inaugurações de novas lojas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original da marca continha apenas o nome escrito na cor marrom. A companhia inseparável de uma xícara de café e donut começaram a fazer parte do logotipo em 1956. Esse logotipo continha uma mascote batizada de Dunkie, que carregava uma bandeja de donuts e uma xícara amarela de café como roupa. Em 1960, a marca começou a usar a cor rosa em seu logotipo, que mostrava uma xícara de café estilizada com o nome DUNKIN’ DONUTS em círculo, evocando um donut mergulhando na xícara. Depois de passar por três atualizações (em 1961, 1970 e 1976), em 1980 o logotipo - apenas com o nome da marca - ganhou a tradicional cor laranja, que se juntou à rosa. Em 2002, a esse logotipo foi incorporando um copo de café fumegante. Essa introdução refletia a forte crença da marca entre a relação harmoniosa do café com os deliciosos donuts. Em 2007, a identidade visual da marca foi novamente modernizada. A principal mudança ocorreu na xícara de café que ganhou um novo design e as iniciais “DD”. O atual logotipo da marca foi adotado em janeiro de 2019 e apresentou apenas o nome Dunkin’® em laranja com o apóstrofo em rosa. O novo logotipo desejava trazer modernidade à marca, além de tirar o foco apenas dos donuts, destacando também os outros produtos da rede.
  

A partir do logotipo, a marca utiliza a mesma arquitetura para identidade visual em ambiente digital e serviços, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Keep on. (2016) 
I’m drinkin’ Dunkin. (2011) 
You ‘Kin Do It! (2009) 
America Runs on Dunkin’. (2006) 
Bring yourself back. (2004) 
Best Coffee in America. (2004) 
Now yes. (2003) 
Just the thing. (2002) 
Loosen Up A Little. (2001) 
Freshly Ground. Freshly Brewed. (2000) 
It’s worth the trip. (1982) 
You’re Dunkin’. (1980) 
Always Dunkin’. (1976) 
America’s Dunkin’. (1973) 
Only at Dunkin’ Donuts. (1950) 
Sounds Good, Tastes Even Better. (1950)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1950 
● Fundador: William Rosenberg 
● Sede mundial: Canton, Massachusetts, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: DD IP Holder LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Inspire Brands Inc.) 
● CEO: Scott Murphy 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 12.900 
● Presença global: 42 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Estados Unidos, Coréia do Sul, Filipinas e Indonésia 
● Funcionários: 250.000 
● Segmento: Cafeterias 
● Principais produtos: Cafés e derivados, donuts, muffins e cookies 
● Concorrentes diretos: Krispy Kreme, Shipley Do-Nuts, Winchell’s Donuts, Starbucks, Panera Bread, Caribou Coffee, Tim Horton’s, McCafé e Mister Donut 
● Ícones: O personagem Fred 
● Slogan: America Runs on Dunkin’. 
● Website: www.dunkin.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a rede Dunkin’® conta com mais de 12.900 unidades espalhadas por 42 países. Mais de 9.500 lojas estão localizadas em 45 estados americanos, espalhadas por aproximadamente 3 mil cidades. Os estados com mais unidades da rede são Nova York (mais de 1.400 lojas), Massachusetts (1.080 lojas) e Flórida (891 unidades), e anualmente mais de 63.8 milhões de americanos passam pelas lojas da rede. Em um dia típico a Dunkin’® vende mais de 50 xícaras de café por segundo (mais de 1.9 bilhões por ano). Além disso, todos os dias mais de 2.5 milhões de donuts são vendidos para aproximadamente 4 milhões de consumidores. Os maiores mercados da rede são Estados Unidos, Coréia do Sul, Filipinas e Indonésia. No Brasil a rede possui 24 lojas espalhadas por Brasília, Goiás e São Paulo. Atualmente a Dunkin’® é a maior rede de cafés e donuts do mundo e suas lojas atingem vendas de US$ 11.4 bilhões (dados de 2021). 

Você sabia? 
As rosquinhas (“donuts” em inglês) foram criadas no século XVI por padeiros holandeses, mas ainda não tinham o tradicional furo no meio. Isso só apareceu em 1847, criado pelo marinheiro americano Hanson Crockett Gregory, que durante uma viagem de navio fez um buraco no meio de um pequeno bolo feito de massa de cereais, farinha e água. Essa criação valeu a ele uma placa de bronze em sua cidade natal, Rockport no estado do Maine. 
A Dunkin’® calcula que, se todos os donuts já produzidos por ela fossem enfileirados, circulariam a Terra mais de oito vezes. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Diário do Comércio), CNN, sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 29/12/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

16 comentários:

  1. Anônimo11:33 AM

    vai haver dunkin em portugal? qando?

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  2. Anônimo10:15 AM

    Claro que tem Dunkin Donuts no Brasil!

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  3. NÃO HÁ MAIS A DUNKIN DONUTS NO BRASIL, há similares... se voce perceber, o nome não é Dunkin Donuts... é sempre "X" Donuts.... aonde havia a Dunkin Donuts em Campinas-SP, no Shopping Dom Pedro, foi substituido por um similar, mas nem parece, de tão igual ao original. O mesmo aconteceu no Shpping Center Norte (SP) :D

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  4. Será que não irá aparecer um empreendedor que queira salvar uma grande massa de órfãos, que agora estão sem os legítimos DUNKIN DONUTS e trazer de volta esta deliciosa guloseima para os brasileiros?????
    Que saudade!!!!

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  5. Hevelyn9:25 PM

    Tem sim! Em alguns lugares, tem uma "Torre Donuts" q vende umas 3 variedades só. Mas tem tb o Café Donuts salvando apaixonados como eu!rs
    Peguem o link aí! Tomara q tenha um perto de vcs!
    www.cafedonuts.com.br

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  6. Daniel8:16 PM

    O Café Donuts não é tão bom quanto o Dunkin, mas já salva a gente!!!

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  7. Anônimo2:36 PM

    Essa conversa mole de adaptar ao gosto brasileiro é conversa para boi dormir. Fui outro dia comer nesse Café Donut's e se não for igual é muito parecido com os do Dunkin. Precisa algum empresário "cheio da grana" para trazer a marcar de volta. E isso vai "bombar" como nunca!!!

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  8. Adaptar para o gosto do brasileiro é? Sem essa. Agora roubar a fórmula, mauinário e treinamento do pessoal da Dunkin pra abrir nova rede de franquias esclusivamente brasileira tem outro nome é? Isso é o Brasil dando pelé nos criadores da marca e pegando o know how pra ganhar sem dividr...

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  9. MORO NOS ESTADOS UNIDOS QUERO COMPRAR UM DUNKIN DONUTS,MAIS QUERO FAZER ISSO PARA LEVAR PARA O BRAZIL ,NAO SEI POR AONDE EU COMECO SENDO QUE NAO CONHECO MUITO SOBRE AS LEIS BRASILEIRAS,MAIS SE TIVER ALGUEM COM ALGUMA IDEA BOA PODE ME CONTACT PELO MEU EMAIL
    SABRINAMAG@HOTMAIL.COM
    EU QUERIA SABER O QUE O BRAZIL NAO TEM QUE A AMERICA PODERIA LEVAR PARA OS BRAZILEIROS..
    THANK YOU!!!

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  10. Pollyanna3:03 PM

    Sabrina, o que sinto muita falta da comida americana aqui no Brasil é o breakfast, realmente não tem muita coisa e é uma dificuldade comprar maple syrup, tem um lugar que vende o verdadeiro café da manha americano eu acho que iria agradar os brasileiros, mesmo porque é o qu mais chama atenção dos brasileiros quando assistem séries e filmes americanos.

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  11. Anônimo1:52 PM

    Uma curiosidade: quando a pop star Madonna saiu de sua cidade natal e se mudou para Nova York no inicio de sua carreira, ela precisava de dinheiro para estudar danca. Pra conseguir dinheiro ela trabalhou no dunkin donuts...

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  12. Anônimo1:23 PM

    Uma curiosidade: quando o Dunkin Donuts chegar ao Brasil, o que será do Café Donuts? O pessoal que frequenta o Café vai parar de frequentar e vai preferir o Dunkin??

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  13. Anônimo4:13 PM

    Ola! Vcs sabem me informar se o nome "Donuts" é patenteado? Estou com receio de usá-lo e depois ter problema. Obrigada! Aguardo resposta

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  14. Olá,
    Estou fazendo um trabalho de pesquisa sobre a Dunkin' e gostaria de saber se atualizações dos dados são feitos com o passar do tempo.
    Obrigado e parabéns pelo blog.

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  15. Seu blog e muito bom

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