24.5.06

HOLIDAY INN®


A marca Holiday Inn® mudou a forma de viajar pela América. Ambiente limpo e aconchegante, com preços justos, além da comodidade, são fatores que fazem os viajantes sentirem-se em casa. Depois da América foi vez do mundo aprovar o estilo Holiday Inn® de hospedar. Seja qual for o destino, você encontrará sempre um local familiar e aconchegante quando se hospedar em um algum hotel da rede. Isto porque, independentemente da sua nacionalidade, cultura, forma de vida ou personalidade, a rede americana garante que todos vão se sentir sempre em casa. 

A história 
A história de uma das redes de hotéis mais famosas do mundo começou no dia 1 de agosto de 1952, com a inauguração da primeira unidade na cidade de Memphis, estado americano do Tennessee, localizado às margens de uma rodovia, mais precisamente no número 4.925 da Summer Avenue, encravada no distrito de Berclair, que ligava a cidade à Nashville. O hotel foi idealizado pelo construtor e corretor imobiliário Charles Kemmons Wilson, depois de não estar satisfeito com os serviços e acomodações dos hotéis em que esteve passando suas férias com a família (esposa e cinco filhos) na capital Washington. Eles eram demasiadamente caros e impessoais. O nome, inicialmente batizado de Holiday Inn® Hotel Courts, e o logotipo foram criados e desenhados pelo arquiteto Eddie Bluestein, responsável pelo projeto do primeiro hotel, depois de ver um filme musical de 1942 que estrelava Bing Crosby e Fred Astaire.
   

A primeira unidade, do que viria a se transformar em uma gigantesca rede de hotel, tinha 120 quartos com banheiros privativos, ar-condicionado e telefone. Contava ainda com serviços adicionais como piscina, máquinas de gelo, estacionamento grátis, canil para animais de estimação, além de crianças abaixo de 12 anos poderem ficar de graça no quarto dos pais. Esses padrões e serviços oferecidos eram inéditos para a época, revolucionando a indústria hoteleira americana. O sucesso do hotel foi tão grande, que logo mais três unidades idênticas (criando assim um sistema padronizado) foram inauguradas às margens das estradas que ligavam a cidade de Memphis. Pouco depois, em 1954, adotando o sistema de franquia de forma pioneira no segmento, a rede cresceu rapidamente, alcançando 50 unidades em 1958 e 100 hotéis no ano seguinte. Além disso, em 1956 o Holiday Inn® foi a primeira de rede de hotéis do mundo a alcançar de 300 mil quartos ofertados para hospedagem.
   

Em 1960, a rede inaugurou seu primeiro hotel no Canadá, que se tornaria um importante mercado para a marca. Na década de 1960 a marca utilizou com grande sucesso os slogans “The Nation’s Innkeeper” e “Your Host from Coast to Cost” para posicionar-se diante dos consumidores americanos. Além disso, a rede introduziu em 1965 o primeiro sistema computadorizado de reservas da indústria hoteleira, chamado HOLIDEX. Em 1º de agosto de 1968, o milésimo Holiday Inn® foi inaugurado na cidade de San Antonio, estado do Texas, além do primeiro hotel da rede no continente europeu, inaugurado em 25 de março em Leiden, na Holanda. Em 1970, o Holiday Inn® tornou-se a primeira rede de hetóis a superar US$ 1 bilhão em vendas brutas.


Pouco depois, em 1971, o Holiday Inn® tornou-se a primeira rede de hospedagem da história a ter instalações em todos os 50 estados americanos, atingindo a marca de 200.000 quartos em dezembro. Com todo esse sucesso, em 1972, Wilson já estava na capa da revista TIME (conheça essa outra história aqui) e sua rede de hotéis compreendia 1.405 unidades espalhadas pelos Estados Unidos e por outros países, atendendo 72 milhões de hóspedes. Ainda este ano, a rede inaugurou seu maior hotel (719 quartos) em Toronto. No ano de 1975 introduziu o slogan “The best surprise is no surprise”, prometendo que uma noite no Holiday Inn® seria igual em qualquer outro hotel da rede. Pouco depois, tornou-se a primeira rede de hotel, em 1977, a introduzir um programa de fidelidade para viajantes frequentes com o nome de Holiday Inn Inner Circle, que mais tarde, em 1983, viria a ser conhecido como Priority Club Rewards (em 2013 foi renomeado como IHG® Rewards Club).
  

Em 1979, Kemmons vendeu o Holiday Inn®, que na época tinha hotéis em 50 países e tinha o dobro de quartos do concorrente mais próximo. Em 1982, os hotéis da rede ganharam nova identidade visual, substituindo as tradicionais e famosas placas de concreto de 43 metros de altura por placas feitas de plásticos, além da modernização de seu logotipo. Dois anos mais tarde, a rede inaugurou sua primeira unidade na China, localizada em Beijing. A rede foi vendida em 1990 para o InterContinental Hotels Group, expandindo-se rápida e vorazmente, lançando inovações, como por exemplo, em 1991 com a inauguração do primeiro Holiday Inn® SunSpree Resorts, a versão resort de seus hotéis, que oferecia muito mais serviços e amenidades; a criação de uma bandeira de hotéis com serviços limitados e mais economia (Holiday Inn® Express); ou em 1995 quando introduziu o primeiro sistema de reservas online da categoria.
   

Em novembro de 2004 foi inaugurado na cidade de Gwinnett County, estado da Geórgia, uma unidade protótipo com 130 quartos modernos, restaurante e piscina coberta, que seria a nova geração de hotéis da marca, estendendo-se com o tempo para todas as unidades do Holiday Inn® no mundo. Desde então, a rede fechou 1.200 hotéis que tinham rendimento insatisfatório e inaugurou 1.500 novas unidades rejuvenescendo seu portfólio de hotéis e apresentando muitas novidades. Ainda no ano de 2004 foi inaugurado na cidade de São Paulo o Holiday Inn® Parque Anhembi, então maior hotel do Brasil em números de quartos (780 apartamentos), que oferecia business center, área de lazer com piscina coberta e climatizada e um amplo e versátil centro de convenções com 19 salas, que podiam ser configuradas em auditório com capacidade para até 1.200 pessoas. Além de ser opção de hospedagem de qualidade, sua localização na entrada do Palácio das Convenções do Anhembi, na zona norte de São Paulo, também fazia do hotel uma opção de lazer devido à sua proximidade com o Sambódromo de São Paulo e a Arena de Eventos do mesmo complexo.
  

Revigorante, moderno e melhor do que nunca. Hoje em dia os hotéis Holiday Inn® oferecem um clima confortável e familiar, onde os hóspedes podem relaxar e desfrutar de amenidades, como acesso grátis a internet de alta velocidade, restaurantes, academias e salões confortáveis - e crianças não pagam. A mistura perfeita de negócios e lazer para o viajante de hoje que busca conforto. A rede sempre foi marcada pelo seu pioneirismo, como por exemplo, o Kids Stay Free (“Crianças Ficam de Graça”), e a primeira a oferecer uma piscina, restaurante, bar e gelo gratuitamente. A rede tem constantemente transformado o ramo de hospitalidade com sua visão inovadora e moderna em serviços aos viajantes. A rede ainda oferece o tradicional Room Service Right On Time™, disponível em todos os hotéis, garantindo que as solicitações de serviço de quarto dos hóspedes sejam sempre precisas e entregues no prazo.
  

A linha do tempo 
1982 
Criação do Holiday Inn® Club Vacations, um sistema compartilhado de estadias em fantásticos resorts. O primeiro hotel a adotar este sistema foi o The Family of Orange Lake Resorts na cidade de Orlando na Flórida. Atualmente é possível se hospedar nesse sistema em 28 fantásticos resorts localizados em cidades como Ascutney, Vermont; Lake Geneva, Wisconsin; e Panama City, Flórida. 
1991 
Inauguração da primeira unidade do Holiday Inn® Express, um hotel com serviços limitados. A primeira unidade europeia foi inaugurada em 1996 na cidade escocesa de Strathclyde. É a escolha mais inteligente para quem gosta de viajar sem ter que gastar muito. Novos, limpos e sem complicações, os hotéis oferecem acomodações confortáveis e confiáveis a tarifas competitivas. Os hóspedes também aproveitam a conveniência de acesso gratuito e rápido à internet, chamadas gratuitas a números locais, além da cortesia de um café da manhã continental, batizado de Express Start™ (introduzido em 2003), que oferece uma mesa especial com uma ampla variedade de alimentos, incluindo a marca exclusiva de café Smart Roast, além dos deliciosos biscoitos de canela feitos somente para os hóspedes da rede. Com 3.059 hotéis no mundo inteiro e disponibilizando 323.000 quartos, a hospedagem inteligente finalmente se torna possível. O slogan atual da rede, adotado em 2017, é “Be the Readiest”
1997 
Criação do Staybridge Suites by Holiday Inn®, um hotel para permanências longas, onde os quartos têm estilo de apartamento, possuem cozinhas totalmente equipadas, permitindo aos viajantes sentirem-se mais confortáveis que nunca. Sua primeira unidade foi inaugurada na cidade de Alpharetta, estado da Geórgia. É ideal para os viajantes que buscam um hotel de estilo residencial que seja perfeito para os negócios, para situações de mudanças e também para férias. Entre as vantagens estão os três tipos de suítes - kitchnete, um quarto ou dois quartos - com cozinhas totalmente equipadas, a cortesia do bufê para o café da manhã e o happy hour ao fim da tarde, além de serviços comerciais que funcionam 24 horas e acesso gratuito e rápido à internet. A rede, que não mais carrega a assinatura Holiday Inn®, conta hoje com 315 hotéis espalhados pelos Estados Unidos, Canadá, México e América Latina, disponibilizando aproximadamente 34.000 quartos. 
2005 
Inauguração do Nickelodeon Family Suites by Holiday Inn®, primeiro hotel temático da rede localizado na cidade de Orlando na Flórida. O hotel combinava duas marcas de grande sucesso: Nickelodeon (conheça essa outra história aqui), a maior marca de entretenimento infantil, e Holiday Inn®, o hotel preferido das famílias americanas. Este resort exclusivo, espalhado por quase 10 hectares, oferecia 777 suítes; verdadeiros conjuntos de piscinas, com jogos aquáticos interativos, escorregadores e tobogãs; entretenimento ao vivo com o tema Nickelodeon; uma sala de jogos eletrônicos; um spa só de crianças; apartamentos KidSuites com 2 ou 3 quartos separados para as crianças e os pais, e uma TV em cada quarto. Em 2016, a rede encerrou o contrato com a marca Nickelodeon e renomeou o hotel como Holiday Inn® Resort Orlando Suites - Waterpark.


O padrão 
Hoje em dia, os hotéis Holiday Inn® oferecem a comodidade de um serviço completo que inclui quartos bem mobiliados com camas box spring king ou queen size e uma fantástica ducha, salas de conferência bem organizadas, um saguão tranquilo e aconchegante, piscina (equipamento padrão somente nos hotéis da América do Norte) e acesso gratuito e rápido à internet na maioria das unidades. O hóspede pode contar também com o serviço de quarto a preços acessíveis; escolher entre dois tipos de travesseiros; e restaurantes que oferecem o famoso cardápio de café da manhã, batizado de Best-4-Breakfast, além de refeições gratuitas para crianças (Kids Eat Free) nos Estados Unidos e no Canadá. A rede é a escolha perfeita para atender as necessidades tanto de negócios quanto de lazer.
   

O ícone 
Os chamados “Great Signs”, eram tradicionais e enormes (43 metros de altura) letreiros luminosos feitos de cimento que identificavam os hotéis Holiday Inn® durante sua era de expansão nas décadas de 1950 a 1970. Criados pelo fundador da rede hoteleira, eles continham o logotipo do hotel e algumas informações como o preço da diária, disponibilidades de vagas e, em alguns casos, uma mensagem de boas vindas. A estrutura original tinha um custo de US$ 13 mil e as cores (verde, amarela e vermelha) foram escolhidas por serem as favoritas da mãe do fundador. Rapidamente se tornou ícone da marca, podendo ser identificado a grandes distâncias. Porém, em 1982, devido aos altos custos de construção e manutenção, foram substituídos por placas plásticas menores e mais baratas, colocando fim em um dos ícones mais reconhecidos do mundo. Kemmons Wilson, que havia se retirado da empresa em 1979, disse que “foi o maior erro que eles cometeram”. A partir deste momento o Holiday Inn® perdia muito de seu charme. Em 2007 este ícone, agora feito de plástico, foi completamente renovado, seguindo a nova identidade visual da marca.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes modificações ao longo dos anos. O logotipo original da marca, que utilizava a cor verde-escuro, tinha uma estrela no lugar do pingo da letra “i”. A primeira modificação ocorreu em 1983, quando a identidade visual da marca adotou um tom mais claro de verde e uma nova tipografia de letra. Depois de passar por mais uma remodelação em 2003, no ano de 2007, através de uma campanha para reposicionamento de marca, a Holiday Inn® resolveu modernizar radicalmente seu logotipo, que já havia passado por alterações anos antes, com o objetivo de criar uma nova uma imagem, mais festiva, vibrante e forte. O novo logotipo adotou uma nova tipografia de letra e uma letra H estilizada como símbolo. A grande mudança visual da marca foi aos poucos sendo estendida para todos os hotéis (decoração externa e fachadas). Em 2016, esse logotipo foi simplificado (perdendo o fundo) e ganhou a expressão “AN IHG HOTELS”.
  

O logotipo também pode ser aplicado na vertical, como mostra a imagem abaixo.
  

A identidade visual do Holiday Inn® Express também evoluiu ao longo dos anos para acompanhar a arquitetura da marca mãe. O atual logotipo foi adotado em 2018.
  

Os slogans 
We’re There. So You Can Be Too. (2019) 
Journey to Extraordinary. (2014) 
Stay you. (2010) 
Pleasing people the world over. (2008) 
Relax, it’s Holiday Inn®. (2003) 
More is Better. (2000) 
Stay with someone you know. (1992) 
The best surprise is no surprise. (1975) 
Holiday Inn®. The World’s Innkeeper. (1972) 
The most accommodating people in the world. (1971) 
Your Host from Coast to Coast. (década de 1960) 
The Nation’s Innkeeper. (década de 1960) 
We put a smile back on your face. 
Do More of What You Love. (Austrália) 
Sinta a diferença. (Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de agosto de 1952 
● Fundador: Charles Kemmons Wilson 
● Sede mundial: Atlanta, Geórgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: InterContinental Hotels Group PLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Keith Barr 
● Faturamento: US$ 2.5 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 4.269 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 65.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis e resorts de várias categorias 
● Ícones: As placas sinaleiras em frente aos hotéis 
● Slogan: We’re There. So You Can Be Too. 

A marca no mundo 
A rede Holiday Inn® (incluindo a bandeiras EXPRESS e VACATION CLUBS) conta com 4.269 hotéis espalhados pelos quatro cantos do mundo, abrangendo mais de 2.100 cidades em mais de 75 países e colocando em disponibilidade mais de 544 mil quartos. Anualmente a rede recebe mais de 120 milhões de hóspedes. Somente os hotéis da marca Holiday Inn® possuem 1.182 unidades no mundo, disponibilizando 212.000 quartos. No Brasil a rede tem 7 hotéis, localizados em cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Fortaleza, Cuiabá, Goiânia, Manaus, Natal e Porto Alegre. 

Você sabia? 
Atualmente o Holiday Inn®, que pertence ao Intercontinental Hotels Group (mais de 6.000 hotéis de 17 marcas diferentes em 100 países), é a maior rede de hotéis da categoria simples do mundo, sendo a mais reconhecida na indústria hoteleira. 
O sistema de reservas da rede, chamado HOLIDEX, que conecta todos os hotéis da rede no mundo, recebe mais de 25 milhões de reservas em mais de 250 mil terminais todos os anos. A cada segundo cerca de três pessoas fazem o check-in em algum hotel da rede. 
No início de 2014, a rede desenvolveu junto à Biomist, uma empresa de Marketing Olfativo, uma fragrância exclusiva para marca, assim, criando sua identidade olfativa e aromatizando o lobby e recepção dos diversos hotéis da rede no Brasil. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 24/1/2022 

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2 comentários:

  1. Olá.Gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog.Sou estudante de Hotelaria e os posts sobre as marcas Hoteleiras me ajudam muito.

    Beijos.

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  2. vania6:27 AM

    Show! parabéns ao blog.

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