14.6.06

COMFORT INN (SUITES)


Desde o momento em que o hóspede ingressar em qualquer unidade da rede de hotéis COMFORT INN, ele sentirá a atmosfera aconchegante, poderá usufruir de instalações confortáveis e um serviço amigável. Tudo para que ele tenha uma agradável e boa noite de sono ou desfrute, durante o dia, das amenidades e do ambiente simpático que a rede oferece. 

A história 
Tudo começou no início da década de 1980 quando a Quality Inns, Inc., empresa que teve origem em no estado de Maryland em 1939 e proprietária de uma rede de hotéis econômicos do mesmo nome nos Estados Unidos, e comandada por Stewart Bainum, resolveu ingressar na categoria de hotéis com preços moderados e categoria superior. Foi então que a empresa criou a rede COMFORT INN, que teve sua primeira unidade inaugurada em 1982. A nova rede tinha como características principais, além do conforto, como o próprio nome já dizia, um completo café continental incluído na diária, ligações locais gratuitas, além de oferecer os principais jornais do país como USA Today e The Wall Street Journal, gratuitamente. Rapidamente o hotel de categoria média com preços moderados, inaugurou várias outras unidades em pequenas e médias cidades americanas, se tornando um dos líderes de mercado em sua categoria e uma das marcas mais conhecidas do setor de hotelaria nos Estados Unidos. Já em 1984, a rede passou a oferecer a opção de quartos para não fumantes em todas as suas unidades.


No ano de 1986 a rede introduziu no mercado o COMFORT SUITES, um hotel para hospedagens mais longas e uma categoria superior a bandeira mãe (COMFORT INN), onde as pessoas pudessem relaxar e ao mesmo tempo trabalhar produtivamente. Suas principais características eram quartos grandes com áreas separadas para trabalhar (espécie de sala) e dormir, além de cozinha equipada com forno microondas, máquina de café e geladeira compacta. Além disso, a nova rede contava com restaurante e aérea para eventos, visando atrair um público corporativo. Foi também nesta época, que a rede COMFORT INN iniciou uma enorme fase de expansão internacional com a inauguração de várias unidades em outros países como Canadá, México, Inglaterra e Nova Zelândia.


Nas duas décadas seguintes, tanto a marca COMFORT INN quanto a COMFORT SUITES inauguram centenas de novas unidades pelo mundo, localizadas em lugares convenientes para os hóspedes que buscassem uma acomodação com preços acessíveis, porém sem deixar de lado o conforto, a credibilidade e o bom atendimento que a rede construiu ao longo dos anos. Neste período, as duas redes chegaram ao Brasil (o primeiro hotel foi inaugurado em 1998), e atualmente contam com mais de 15 unidades (COMFORT INN) e 7 unidades (COMFORT SUITES). Nos anos seguintes a rede reformou boa parte de seus hotéis, introduzindo um novo design aos ambientes, incrementando as amenidades oferecidas e melhorando a experiência de hospedagem.


As bandeiras COMFORT promovem o programa “100% Guest Satisfaction Guarantee”. Os hóspedes que estiverem insatisfeitos com suas acomodações ou serviços devem relatar o problema para a recepção e dar a oportunidade de resolvê-los. Se o problema não puder ser corrigido, o hotel renuncia a tarifa do quarto, ou seja, o hóspede não paga nada. Atualmente a rede, de propriedade da empresa Choice Hotels International, é uma das mais populares entre os americanos, tendo 98% de reconhecimento da marca.


A evolução visual 
O logotipo da marca evoluiu com o passar do tempo, ganhando uma nova coloração, que passa uma imagem mais sofisticada e moderna. A primeira dessas acentuadas modificações ocorreu em 2005, quando foi adotado um tom de azul (em detrimento do preto original). Além disso, o tradicional sol estilizado ganhou um novo design. Mais recentemente, em 2015, o logotipo ganhou o tom de um azul mais claro.


Já a identidade da marca COMFORT SUITES também sofreu remodelações ao longo dos anos. A primeira alteração ocorreu no ano de 1996, quando o logotipo foi completamente remodelado. Ganhou uma nova cor (um tom de vinho escuro) e um novo símbolo (as iniciais CS estilizadas). Em 2015 o logotipo ganhou um tom de bordo ligeiramente mais claro e perdeu as bordas amarelas.


Os slogans 
Rested. Set. Go. (2015) 
Truly Yours. (Comfort Inn) 
Warm. Enjoyable. Helpful. (Comfort Inn) 
A Comfortable Stay At a Comfortable. (Comfort Inn) 
Your Suite Success. (Comfort Suites) 
Restful. Roomy. Productive. (Comfort Suites) 
Aquele algo mais. (Comfort Inn) 
Nosso hotel, sua casa! (Comfort Suites) 
Sua casa longe de casa! (Comfort Suites)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1982 
● Fundador: Quality Inns, Inc. 
● Sede mundial: Rockville, Maryland, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Choice Hotels International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Steve P. Joyce 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 1.800 (Comfort Inn) e 612 (Comfort Suites) 
● Presença global: 40 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 25.000 
● Segmento: Hotelaria 
● Principais produtos: Hotéis de categoria moderada 
● Concorrentes diretos: Holiday Inn, Best Western, Days Inn, Hampton Inn, Ibis, Super 8, Howard Johnson e Baymont Inn & Suites 
● Slogan: Rested. Set. Go. 
● Website: www.comfortinn.com 

A marca no mundo 
O COMFORT INN, maior e mais importante bandeira de hotel do grupo Choice Hotels International, possui mais de 1.800 unidades espalhadas por aproximadamente 40 países pelo mundo afora. Já a rede COMFORT SUITES possui outras 612 unidades em vários países. As duas redes juntas oferecem mais de 200.000 quartos. 

Você sabia? 
Atualmente a rede, incluindo as bandeiras COMFORT INN e COMFORT SUITES, possui mais de 150 novos hotéis em desenvolvimento e implantação pelo mundo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/7/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário