A SADIA se orgulha em oferecer produtos que reúnem qualidade, sabor, conveniência e nutrição para milhões de consumidores no Brasil e no mundo. A qualidade de produtos como presuntos, pizzas, almôndegas, hambúrgueres, quibes, salsichas, frango, peru e linguiças, fez da SADIA a marca mais respeitada no setor alimentício no mercado brasileiro. O frango veloz, a salsicha em forma de “S” na frigideira, o comercial do peru com termômetro que apita e o menino de olhos vendados experimentando diversos presuntos com o dedo até adivinhar o seu preferido são algumas das campanhas memoráveis que também foram importantes para tornar a marca conhecida e famosa.
A história
A empresa foi fundada por Attilio Francisco Xavier Fontana no dia 7 de junho de 1944, a partir da aquisição de um pequeno frigorífico em dificuldades na cidade de Concórdia, localizada no oeste do estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. Foi um início modesto. Tudo o que se tinha para começar o novo negócio era um moinho de baixa capacidade e um frigorífico inacabado. A oferta de mão-de-obra era boa, com a migração de colonos gaúchos, a maioria descendente de imigrantes italianos, mas os trabalhadores precisavam ser treinados, além de alojados em uma precária vila operária. A matéria-prima era abundante, mas de pouca qualidade. Não existia fornecimento de água e o de energia elétrica era insuficiente e irregular. Não havia telefone e o único telégrafo era o da ferrovia. As estradas eram inviáveis. Os 80 quilômetros até Joaçaba podiam consumir um dia inteiro de viagem e os 40 km até a estação ferroviária mais próxima, de Volta Grande, exigiam algumas horas, se tudo corresse bem e não chovesse muito.
Apesar do cenário desfavorável a empresa iniciou suas atividades. Os produtos iniciais foram a farinha e o farelo de trigo. O abatedouro só começou a funcionar em 20 de novembro com um pequeno abate de 30 suínos. O quadro de funcionários não passava de 60. O retorno dos investimentos aplicados no moinho permitiu completar a construção do frigorífico que, já em 1946, abatia mais de 100 suínos por dia. Com a matéria-prima resultante, outros itens como banha, toucinho, carnes salgadas, pernil, salame, lombo e linguiça entraram para a lista dos produtos comercializados pela empresa.
Em 1947, a empresa então chamada S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada com o nome de SADIA. O nome foi composto a partir das iniciais SA (abreviação de Sociedade Anônima) e das três últimas letras da palavra “ConcórDIA”. A partir deste momento SADIA se tornou uma marca registrada.
Ainda em 1947, a empresa abriu uma distribuidora em São Paulo visando o mercado da região sudeste. E pouco depois, em 1949, a marca lançou o presunto SADIA, sendo pioneira na produção em escala industrial deste produto. Mas, na época um dos principais problemas enfrentados para o crescimento da produção era o transporte aos principais centros consumidores, em especial da região sudeste. Sendo seus produtos perecíveis e não existindo a tecnologia dos caminhões refrigerados, que garantiam a conservação dos alimentos até a chegada ao destino final, o transporte era um grande empecilho. A solução encontrada, em 1952, foi arrendar um avião modelo DC3 da companhia aérea Panair do Brasil para levar produtos frescos e perecíveis da fábrica para a capital paulista e Rio de Janeiro, impulsionando assim as vendas da empresa no principal centro consumidor do país. Não tardou para que fosse criada, em 1955, a Sadia Transportes Aéreos, que além de transportar seus produtos oferecia a opção de transportar passageiros em suas aeronaves, se tornando uma empresa aérea independente em 1973, quando adotou o nome de Transbrasil (conheça essa história aqui). Foi a época do slogan “Pelo ar, para seu lar”, que popularizou os produtos da marca SADIA nos anos de 1950. Esta década também foi marcada pelo lançamento das tradicionais salsichas, um dos produtos que se tornariam ícone da SADIA.
O início da década de 1960 foi de expansão da empresa na região Sudeste, permeada pela diversificação de seu portfólio, como os embutidos. Neste período, a SADIA passou a dar destaque ao S da marca nos produtos, letra que se transformaria em um de seus ícones na comunicação. Até meados dessa década, uma diversificada linha de produtos composta, incluindo salsichas e hambúrgueres (lançados em 1967), pôde ser produzida em São Paulo, propiciando assim o ingresso no segmento de alimentos semi-prontos congelados. Esta década também foi marcada por crescimento, avanço tecnológico, pesquisas em genética animal, lançamentos inéditos, distribuição capilar dos produtos, imagem de marca de qualidade e ainda pelas primeiras produções e abates experimentais de perus em Concórdia, além dos primeiros contratos de exportação, em 1967, envolvendo carnes, bovina e suína, in natura congeladas. Nessa época, a SADIA já comercializava seus produtos em todo o território nacional. Em 1968, a SADIA lançou sua primeira campanha publicitária na televisão.
A década seguinte começou com o lançamento em 1971 da linha de produtos congelados (semi-prontos), que aliavam praticidade e sabor diferenciado, derrubando o mito de que comida congelada era sem gosto. Pouco depois, em 1973, a empresa iniciou o abate e comercialização de perus. Era o surgimento do tradicional e famoso PERU SADIA. E já em 1974, a marca lançou o PERU TEMPERADO SADIA, um dos produtos de maior sucesso na história da empresa. No ano seguinte, ele ganhou um famoso termômetro para facilitar o preparo do jantar de Natal. Em 1975, lançou a almôndega bovina e iniciou as exportações de frango congelado para o Oriente Médio, assumindo a liderança entre os exportadores nacionais. Em 1976, foi lançado mais um produto que faria enorme sucesso: os famosos quibes.
No início da década de 1980, ocorreram dois marcos institucionais históricos: a criação do SIC (Serviço de Informação ao Consumidor Sadia), pioneiro na indústria alimentícia como primeiro canal direto de diálogo com os consumidores; e a distinção da SADIA pelo INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) como Marca Notória, ocorrido em 1982. Presunto tipo Parma, diversificação nas linhas de hambúrgueres (o de frango foi lançado em 1983), steak de frango empanado (1984), almôndega de frango (1984), nuggets (1987), linhas de empanados de frango semi-prontos congelados e frios fatiados (dois tipos de salame e copa) em embalagens individuais a vácuo, introduzidos em 1987, foram alguns dos lançamentos que marcaram as inovações em produtos na década de 1980. A empresa finalizou a década exportando para 40 países e se posicionou entre os maiores exportadores brasileiros.
A década de 1990 foi o período em que ocorreu uma expressiva quantidade de novos lançamentos, a maioria deles nas categorias dos alimentos semi-prontos, prontos congelados e de conveniência, além de uma diversidade jamais antes realizada, com produtos à base de peixe, vegetais, massas e doces. Como parte de sua internacionalização, entre 1991 e 1992, a empresa implantou filiais comerciais em Tóquio, Milão e Buenos Aires. No mês de setembro de 1993, em parceria com a Granja Tres Arroyos, a SADIA ingressou oficialmente no mercado argentino. Consolidada pela excelência no segmento agroindustrial, a SADIA se tornou uma especialista na produção e distribuição de alimentos industrializados congelados e resfriados de diversas matérias-primas. Com isso, uma infinidade de produtos começou a aparecer nos supermercados: massas, pizzas, sobremesas, margarinas e alimentos à base de peixe e vegetais.
Em 1999, duas novas aquisições: a compra da empresa Miss Daisy, que permitiu à SADIA ingressar no ramo de sobremesas prontas congeladas, através de deliciosos doces com sabor de receitas caseiras que atendiam aos mais exigentes paladares, unindo qualidade e praticidade; e da Granja Rezende, em Uberlândia (MG), centro de excelência em genética e produção avícola e suinícola, permitindo à empresa posicionar um polo industrial em região geográfica estratégica do país. Em 2000, a marca lançou os pães de queijo congelados e inovou ao apresentar suas primeiras embalagens com inscrições em braile, permitindo ao deficiente visual o reconhecimento imediato de seus produtos.
Além disso, com a chegada do novo milênio, a SADIA se especializou, cada vez mais, na produção e distribuição de alimentos industrializados congelados e resfriados diferenciados. Uma das preocupações da empresa era investir em pesquisas e desenvolver, constantemente, novos produtos para atender a demanda dos consumidores. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2002 e 2006, a média de lançamentos foi de 57 novos produtos por ano. Em 2007, inaugurou uma enorme fábrica na cidade russa de Kaliningrado, localizada a 1.500 km da capital Moscou.
No dia 19 de maio de 2009, quando a empresa enfrentava graves problemas financeiros devido às perdas com derivativos, foi anunciada a fusão entre a SADIA e a Perdigão (conheça essa outra história aqui), formando assim a Brasil Foods (atual BRF), uma empresa com receita anual gigantesca e portfólio de mais de 3.000 produtos, líder nos segmentos de massas congeladas, carnes congeladas, pizzas congeladas, margarinas e carnes industrializadas. A partir deste momento a SADIA deixava de ser uma empresa para se tornar uma marca. Foi então que a SADIA unificou todas as categorias de produtos adotando a cor amarela nas embalagens. A iniciativa visava não só dar mais visibilidade aos itens nas gôndolas como também se diferenciar da rival que acabava de se tornar sua co-irmã.
A criação da BFR foi benéfica para SADIA, que além de ganhar ainda mais poder de distribuição, capacidade produtiva e logística para ampliar as exportações, continuou sua história de inovação ao lançar em 2010 a linha de frios especiais PREZATO, composta por Presunto tipo Parma, Presunto Royale, Presunto Defumado, Pastrami, Lombo Defumado, Lombo Canadense, Copa, e Salame Tipo Italiano com Borda de Pimenta. E ainda ingressou em novas categorias de produtos, como por exemplo, em 2011 quando lançou uma linha de queijos, entre as variedades clássicas de prato e mussarela. No ano seguinte introduziu a embalagem de 400 gramas para esses queijos, que dispensava tesouras e facas para abrir e mantinha o conteúdo protegido por mais tempo.
A marca também se mostrou preocupada em oferecer alimentos cada vez mais saudáveis, o que culminou no lançamento em 2014 do novo PEITO DE PERU SADIA, único do mercado produzido com o peito íntegro da ave, com alto teor de proteína e 25% menos sódio, fatos que o deixava mais saudável e saboroso. Outro exemplo aconteceu em 2016 com o lançamento da Linha de Pratos para Cozinhar Sadia & Jaime Oliver, composta por cinco pratos prontos à base de frango, com acompanhamentos e temperos como cebola roxa, parmesão e pimenta biquinho, assinadas pelo chef britânico Jamie Oliver. Mas, dessa vez, não bastava tirar da embalagem e colocar no forno microondas por alguns minutos: era preciso uma finalização por parte do consumidor antes de ir para o forno - assim, ele era incentivado a cozinhar em casa e dar seu toque pessoal à receita. A parceria com Jamie Oliver estava alinhada a revisão que a SADIA vinha fazendo de seu portfólio, com foco em uma alimentação mais saudável.
A SADIA nasceu para revolucionar a cozinha com pensamentos de praticidade e conveniência, sem abrir mão do sabor e da qualidade, é claro. Frango pronto para ir ao forno, suculentas lasanhas semiprontas ou strogonoff que só é preciso aquecer para ir à mesa. A praticidade que temos hoje de preparar em poucos minutos um prato saudável, seja após um dia cansativo de trabalho ou no almoço de domingo com a família, foi incorporada no cotidiano das pessoas com inovações criadas pela SADIA, que se tornou uma das principais responsáveis por transformar os hábitos na cozinha com pioneirismo na fabricação de alimentos para levar conveniência aos lares brasileiros.
1991
● Lançamento da marca QUALY (conheça essa outra história aqui), ingressando assim no mercado de margarinas. Ao longo dos anos, a marca ganhou as opções cremosa, light e aerada, além das edições limitadas de fibras, mel, peito de peru, queijo suíço e oliva.
1993
● Lançamento da linha de pratos prontos, trazendo mais uma vez inovação, rapidez, praticidade e conveniência, que agradavam a diferentes gostos. Hoje a linha é composta por mais de 50 itens com opções de massas, carnes, peixes, tortas, quiches e sopas.
1995
● Lançamento de forma pioneira da lasanha bolonhesa. O sucesso foi tamanho, que desde então, chegaram às gôndolas os sabores Peito de Peru (2009), Funghi (2010) e Frango ao Sugo (2012) e o tamanho de 350 gramas. As versões com massa integral, Peito de Peru e Brócolis, Creme de Espinafre e Marguerita (elaborada com molho de tomate e manjericão), foram apresentadas ao consumidor em agosto de 2012. Já a versão Familiar (1 kg) foi lançada em 2013.
● Lançamento da linha SABOR E EQUILÍBRIO, composta por produtos light e com redução de sódio.
● Lançamento das almôndegas ao sugo.
1997
● Lançamento da linha CLUBINHO SADIA, composta por alimentos direcionados ao público infantil como salsicha e mini salsicha de frango, hambúrguer de frango e nuggets. A linha adotou o Lequetreque como personagem oficial para aproximar a linha do público infantil. A mascote sempre estava presente na comunicação visual das embalagens e em ações que envolviam a linha infantil, como degustação dos produtos nos pontos de vendas, recreação e patrocínio de espetáculos para crianças.
● Lançamento dos EMPANADOS NUGGETS® nos sabores crocante, presunto, queijo e legumes.
1998
● Lançamento da linha de massas refrigeradas e pizzas prontas congeladas.
2001
● Lançamento da linha SADIA LIGHT, elaborada à base de ingredientes com baixas calorias que ofereciam ao consumidor alimentos mais leves, sem abrir mão do sabor. Com muita praticidade, os produtos atendiam às necessidades de quem se preocupava em manter uma alimentação equilibrada e um estilo de vida mais light. Em 2009, a linha ganhou dois novos produtos: o Peito de Frango Defumado, primeiro produto dessa linha feito com carne de frango; e o Blanquet® Suíno, primeiro frio light à base de carne suína do mercado.
2002
● Lançamento da ACQUA SADIA, uma linha de águas minerais com e sem gás.
2003
● Lançamento do CREME VEGETAL SADIA VITA, elaborado com óleos polinsaturados que ajudam a controlar os níveis de colesterol.
2005
● Lançamento do primeiro produto da linha HOT POCKET®, um lanche à base de massa fina e macia, com bastante recheio e que já vinha pronto para comer. A inovação do produto fez com que fosse eleito “O Melhor do Brasil” pelo júri da SIAL (realizada em Paris), umas das maiores e mais importantes feiras de alimentos do mundo. A chegada da linha Hot Pocket® ao mercado inaugurou a categoria de lanches prontos, até então inexistente no Brasil. Voltada ao público jovem e morador dos grandes centros urbanos, a linha se tornou sinônimo de praticidade e rapidez e hoje oferece hambúrgueres e burritos.
● Lançamento da linha SADIA VITA SOJA, ingressando no segmento de produtos à base de proteína vegetal, cujos produtos apresentavam sabor similar ao produto tradicional.
● Lançamento da mortadela defumada.
● Ao inaugurar o Serviço de Informação ao Deficiente Auditivo, passou de forma pioneira a atendê-los com um sistema específico e atendentes altamente treinados.
2007
● Lançamento da pizza na versão para microondas, com massa macia e crocante, levando aproximadamente de 5 a 6 minutos para ficar pronta.
● Lançamento do NUGGETS® CHICKEN BALL. Produzido à base de frango e em formato de bolinha, o produto é ideal para lanche, petisco e refeições diárias.
2008
● Lançamento da salsicha recheada com pedaços de queijo, produto único no mercado. A SADIA conta com a participação superior a 50% no segmento de salsichas, o que reforça sua imagem de ícone desde os anos de 1950, década em que lançou suas primeiras salsichas.
● Lançamento do Mini Pão Francês congelado. Saborosos e fresquinhos, os pãezinhos, na versão normal e integral, oferecem praticidade a um dos itens mais consumidos pelo brasileiro.
● Lançamento do Bolinho de Aipim, com recheio de carne deliciosamente temperada e casquinha crocante e dourada.
2009
● Lançamento da HOT POCKET® PIZZA, com massa crocante e muito recheio, características muito valorizadas pelos amantes de pizza. A novidade era um pedaço de pizza (disponível nos sabores calabresa e frango com requeijão) que ficava pronto em apenas 1 minuto e 15 segundos no forno microondas. Com este lançamento, a linha passou a oferecer, no total, 11 opções.
● Lançamento dos EMPANADOS NUGGETS PIPOCA na versão tradicional (apenas com frango) e sabor queijo. Com formato de bolinha, os empanados de frango levam farinha especial, que os deixam mais crocantes, sequinhos e saborosos. As embalagens, de 250 gramas, têm formato de cubo e podem ser usadas como recipiente do produto após o preparo.
● Lançamento do REQUEIJÃO SADIA TRADICIONAL através da K&S Alimentos, joint-venture formada pela então Kraft Foods Brasil e Sadia. No ano seguinte foi introduzida a versão light do produto, SPECIALE LIGHT, com menos calorias.
2010
● Lançamento do ESCONDIDINHO SADIA, disponível em duas versões: carne moída com purê de batata e frango com purê de batata. A linha foi ampliada em 2012 com a versão calabresa ou carne seca com purê de mandioquinha.
2011
● Lançamento dos perus Sabor Manteiga e Ervas e Desossado Recheado com Farofa, além do Lombo e do Pernil Assado.
2013
● Lançamento da linha de pratos congelados ARROZ E MAIS, que combina deliciosos ingredientes (peito de peru e ervilhas ao molho branco, calabresa e tomate seco ao molho de queijo e frango com creme de milho) com um arroz soltinho e macio.
● Lançamento da linha de congelados SADIA SABOR & EQUILÍBRIO, que oferece opções com menos de 400 calorias feitas com proteínas, vegetais, carboidratos, baixo teor de gordura e de colesterol. Eram cinco pratos prontos que remetiam a saúde, sabor e praticidade. Penne Caprese, Penne Oriental, Risoto de Quatro Vegetais com Carne, Risoto Primavera com Frango e Risoto Multi-Grãos com Frango e Vegetais ficavam prontos em sete minutos.
2014
● Lançamento da linha FRANGO FÁCIL, disponível nas versões inteiro, sobrecoxas e coxas. Trata-se de um frango congelado que já vem temperado (alho, cebola e ervas) em um saco especial para assar, o que possibilita tirar do freezer e colocar direto no forno.
● Lançamento do aperitivo CHICKEN BITES, feito de frango e empanado com uma farinha especial, em duas versões: “tradicional ao molho barbecue” e “crocante ao molho brasileiro”. A embalagem tem formato cônico e pode ser utilizada para servir o produto após seu preparo, que pode ser assado ou frito.
● Lançamento da linha SOLTÍSSIMO, frios (presunto, peito de peru, mortadela, queijo prato e mussarela) fatiados e fresquinhos como se tivessem sido cortados na hora. Para essa nova linha a marca também trouxe uma nova tecnologia para embalagens de frios, a S-Fresh, que substitui o tradicional isopor por uma embalagem mais resistente e prática, que dispensa o uso de potes ou porta-frios, pois possui o sistema abre-e-fecha com uma cola especial que permite abertura fácil até 8 vezes.
2015
● Lançamento da linha FRANGO NA MEDIDA, que oferece a possibilidade de descongelar os produtos em pequenas porções e guardar o restante para consumir depois. Isto porque as partes (coxinhas, meios de asa, coxas e sobrecoxas, filé de coxa e sobrecoxa desossada) são congeladas separadamente, assim é possível usar somente o que precisar e guardar o restante na prática embalagem abre e fecha.
● Lançamento do SALAMITOS POCKET, snack de proteína, produzido com 100% de salame, oferecido em duas versões: um flow pack contendo 36 gramas, favorável ao consumo em movimento (on-the-go), e um pote termoformado com 120 gramas, que apela ao compartilhamento.
2018
● Lançamento da linha de frangos SADIA BIO, livres de antibióticos e criados sob um padrão rigoroso de qualidade. A linha apresenta a possibilidade de saber qual a origem da criação do animal através do código de rastreio.
2019
● Lançamento das opções de frios especiais da linha SADIA SPECIALE. Elaborados com carnes nobres a partir de processos especiais, são produtos ricos em sofisticação e qualidade superior como presunto tipo Parma, Presunto tipo Parma desossado, Copa Italiana, Presunto Royale, Presunto Cru, Salame Milano com Borda de Pimenta e a Tábua de Frios (composta por presunto cru, copa italiana e salame milano).
● Lançamento do hambúrguer de frango empanado.
2020
● Lançamento da linha SADIA VEG&TAL, composta por produtos elaborados à base de vegetais e temperos naturais. A nova linha oferece hambúrguer, bacon, almôndega, quibe e nuggets à base de vegetais e a torta de massa de iogurte, em dois novos sabores: espinafre com ricota e brócolis com requeijão. A linha também oferece vegetais congelados como brócolis, ervilha, couve-flor e um mix de vegetais, que não precisam ser descongelados, proporcionando ainda mais rapidez e sabor às refeições.
● Lançamento de uma linha de cortes de frango orgânico com nove opções: filé de peito, filezinho, coração, fígado, sobrecoxa, asa, coxa, tulipa e frango inteiro.
● Lançamento da linha Mac’N Cheese, versão congelada de preparo rápido (fica pronto em apenas 5 minutos no microondas) do famoso macarrão com queijo (prato típico do Canadá) nos sabores cheddar tradicional, cheddar com bacon e cheddar com calabresa.
● Lançamento de uma linha de batatas pré-fritas congeladas em cinco formatos: Noisettes, Palito, Canoa, Rústica e Extra Crocante, além do formato de letrinhas.
2021
● Lançamento da linha SADIA SPECIALE de pratos pronto premium em três opções de cortes de carnes nobres: escalope de mignon suíno ao molho la creme com cogumelos, costela suína com molho barbecue e ossobuco de Angus com molho de cerveja preta e cebolas.
● Lançamento da linha SADIA LIVRE&LEV, composta por produtos para quem segue uma alimentação leve e prática ao mesmo tempo. Entre os primeiros produtos da linha estão o presunto, feito de carne 100% pernil suíno, livre de corantes, aromas e feito com oito ingredientes; wraps congelados, feitos com ingredientes caseiros como tomate seco, rúcula, peito de frango, mostarda e mel, e que ficam prontos em minutos no micro-ondas, forno ou airfryer; e pratos prontos porcionados conservados apenas por congelamento e embaladas a vácuo, trazendo opções de proteínas, carboidratos e vegetais que permitem o consumidor montar refeições variadas e equilibradas.
No final de 2020, a BRF resolveu aproveitar a enorme força da marca SADIA para inaugurar sua primeira loja modelo na capital paulista. Batizada de MERCATO SADIA e localizado na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo, foi o pontapé inicial da empresa na comercialização de produtos de seu amplo portfólio em um único local. A loja conta com espaços para receber convidados, apresentações de chefs, aulas-show, confraternizações e degustações. O ambiente é segmentado por ocasiões de consumo para que os clientes possam encontrar todos os itens necessários para o preparo de churrascos, cafés da manhã, feijoadas, refeições do dia a dia e momentos especiais. Além disso, a loja conta com itens para degustação no próprio local, como sanduíches exclusivos feitos na hora e frios fatiados do jeito que o cliente deseja. O local também comercializa produtos complementares, como azeites, bebidas, temperos, entre outros, a fim de tornar o momento de consumo em um ritual ainda mais completo e especial. A loja tem uma segunda unidade na cidade de Itajaí, Santa Catarina.
Conhecida por sua característica inovadora, a SADIA foi responsável por apresentar em primeira mão ao mercado brasileiro produtos como: lasanha, nuggets, pizza congelada e a linha HOT POCKET® (lanches prontos). Diversas vezes premiada como uma das marcas mais lembradas pelo consumidor e uma das mais valiosas do setor de alimentos do mercado brasileiro, a SADIA deve esse sucesso, principalmente, à constante preocupação com a qualidade e ao empenho em desenvolver sempre novos produtos. Afinal, durante mais de sete décadas a SADIA criou sua própria receita de como deixar as outras receitas mais gostosas, oferecendo a milhões de consumidores e clientes produtos inovadores, saborosos e de alta qualidade.
A simpática e desajeitada mascote da marca, um frango veloz que usa capacete e óculos de motoqueiro, foi criada em 1971 pelo publicitário Francesc Petit da agência de publicidade paulista DPZ. Como parte de uma campanha publicitária para a introdução do frango defumado, que já vinha temperado e, por isso, podia ir direto ao forno reduzindo o tempo de preparo (foi aí que surgiu a ideia de usar a ave como mascote), o comercial de estreia na televisão utilizava o slogan “O frango mais veloz do mundo” com a sua famosa mascote, que mais tarde se tornou o porta-voz oficial da SADIA. Em animação a traço, ainda na TV preto e branco, o primeiro filme mostrou o carismático franguinho socorrendo uma dona de casa em apuros com o jantar. A empatia com o público foi imediata e o frango defumado SADIA virou um sucesso de vendas.
Anos depois, em 1985, o nome do personagem foi escolhido em um concurso aberto aos consumidores. O nome Lequetreque (cuja grafia seria modernizada anos mais tarde para Lek Trek) inventado por uma consumidora serviu como uma luva para sua personalidade terna e ao mesmo tempo espevitada. A partir desse momento, a imagem de qualidade e pureza da marca SADIA passava a ter um mensageiro inesquecível. Com o passar do tempo, o personagem se transformou em um ídolo com forte carisma, presente em grande parte das campanhas publicitárias da marca. E graças à sua popularidade, às vezes chegava até ser confundido com personagens dos desenhos animados. Sua personalidade ágil está vinculada com os produtos da linha instantânea e com a tecnologia que a empresa desenvolveu para o peru de Natal: um pino vermelho que, por meio de um termostato, salta quando a ave está no ponto ideal, evitando que se perca tempo e que a refeição fique excessivamente assada.
Ao longo dos anos, as linhas básicas do desenho foram ganhando contornos mais rebuscados, proporcionando ao personagem um corpo mais definido, penas de aspecto mais sedoso, capacete com design moderno, além de outros detalhes, como a mudança, em 2005, das cores das faixas (antes vermelho e amarelo) de seu capacete para verde e amarelo, remetendo a bandeira do Brasil.
No primeiro semestre de 2007, a SADIA lançou uma de suas maiores campanhas e apresentou a nova versão da mascote em 3D (três dimensões), para acompanhar a evolução dos novos tempos. Com o slogan “Para uma Vida Mais Gostosa Sadia”, a campanha refletia os principais valores atribuídos à marca pelo consumidor e tudo o que ela representa no dia a dia de cada um. A mascote foi produzida pela DPZ em parceria com a Laruccia Animações e Efeitos, empresa de animação especializada no desenvolvimento de personagens, responsável também pelas ilustrações das antigas versões da mascote, utilizando alta tecnologia de computação gráfica. O personagem em formato 3D demorou praticamente um ano para ficar pronto devido à riqueza de detalhes dos traços do desenho.
No mês de outubro de 2021, a SADIA resolveu celebrar o aniversário de 50 anos de seu mais ilustre colaborador: Lek Trek. O filme de 60 segundos faz uma retrospectiva com a presença do carismático personagem (mostrando também a evolução de seu design) no lançamento dos principais produtos e inovações da marca ao longo dos anos. A estratégia englobava ainda ações interativas com desafios de challenger para os usuários do TikTok com danças em hit remixado com o tema da SADIA, a divulgação de um álbum de figurinhas virtual (quem completá-lo recebe descontos) e até mesmo uma exposição temática em Concórdia (SC), berço da marca, com direito a evolução do traço do personagem, sua trajetória e todas as curiosidades em torno de uma das mascotes mais queridas do Brasil. Nada mais merecido para quem há cinco décadas encanta gerações e gerações de consumidores com sua simpatia, vivacidade e jeito estabanado.
Comunicação memorável
A SADIA é reconhecida por ter lançado no mercado campanhas publicitárias memoráveis que até hoje são lembradas pelos consumidores brasileiros. Por exemplo, em 1984, o filme “Menino Vendado” para divulgar o Presunto Sadia, que ficou no ar por muitos anos e é considerado até hoje um dos comerciais de maior recall da marca. No comercial simples e de mensagem direta, um garotinho de olhos vendados faz um teste cego para descobrir qual dos presuntos é o SADIA. “Este não é… ta querendo me enganar, é?… de jeito nenhum”, fala o menino descartando as primeiras opções até passar o dedo sobre o presunto SADIA com a marca em relevo e levar à boca para concluir. “Opa… este sim é Sadia!”. Desde então a letra “S” ganhou destaque nas campanhas e fez a expressão “S de Sadia” ser utilizada pelo público em um momento de grande expansão do portfólio da marca, principalmente nas categorias de semiprontos e produtos congelados.
A Salsicha na frigideira que vira um S no final dos anos de 1990 e o presunto sadia com o slogan “Nem a pau, Juvenal! Presunto, só o melhor. Só Sadia!”, em um comercial de 2007 estrelado pelos personagens Dona Elvira e Juvenal, são outros exemplos de campanhas que caíram no gosto do consumidor. Já em um de seus primeiros comerciais, em 1969, um senhor chega em casa com fome e diz: “Como é bom poder comer um bom sanduíche de mortadela Sadia”. Na sequência, ele prepara o lanche citando o número de fatias de mortadela que coloca no sanduíche, e completa: “Ahhh… Até parece que a gente que está voltando à infância. Que bacana ter uma vida inteira pela frente para comer mortadela Sadia!”.
Outra campanha da marca que ficou amplamente conhecida pelos consumidores priorizava a relação da empresa com o Brasil e a brasilidade. Criada pela agência DPZ e lançada no final de 1998, ela tinha como assinatura “SADIA, o S do nosso Brasil”. A campanha mostrava na televisão e no cinema imagens maravilhosas de norte a sul do país, resgatando na letra da música, especialmente criada para os comerciais, vários símbolos do Brasil que continham a letra S, como seringueira, samambaia, saci, sabiá e samba. Outra campanha inesquecível foi lançada em janeiro de 2004, quando a SADIA iniciou a comemoração dos 60 anos de sua fundação com uma grande campanha publicitária, intitulada “Sadia 60 anos. Uma história de Amor”. A campanha tinha como objetivo mostrar a relação de intensa confiança dos consumidores com os produtos da marca, apontada em pesquisas.
Em 2017, para comemorar 73 anos, a SADIA lançou uma campanha sem imagens inéditas e que trazia momentos famosos de suas campanhas das últimas décadas para falar do futuro. Com a assinatura “Esse é o compromisso número 1 da Sadia, desde os tempos da vovó: servir carinho e qualidade na mesa da família brasileira. Sadia, cada dia + Sadia”, a marca buscou valorizar a relação de 73 anos com os consumidores e sua presença na vida dos brasileiros. E para valorizar essa forte conexão, a campanha utilizava um tom emocional, resgatando a memória afetiva do consumidor por meio de imagens memoráveis, sem nenhuma nova cena captada. Todos os 60 segundos do filme são preenchidos por comercias históricos da marca, com mais de 20 cenas, veiculadas de 1969 até 2016.
Já para o Natal de 2021, um ano marcado pelo retorno da esperança de um futuro melhor, a marca lançou o filme da campanha “A Receita de um Natal cheio de Magia”, com conceito que aborda como os sonhos voltam pouco a pouco a se tornar realidade. Como o objetivo da marca é encantar e trazer mais leveza para o período, a SADIA convocou dois ícones de sua comunicação, o carismático mascote Lek Trek, que ajuda a realizar os desejos dos brasileiros e fazer o impossível se concretizar, além do tradicional Peru Sadia, que indica, com seu termômetro, que chegou à hora de viver um momento muito especial. Para assistir ao filme clique aqui.
A SADIA tem no esporte um importante canal de ativação da marca, seja com patrocínios a entidades e atletas, ou com o lançamento de ações voltadas aos eventos esportivos realizados no Brasil. Uma das primeiras investidas da marca no esporte foi há mais de 30 anos. Em 1988, foi criado o Sadia Esporte Clube, primeiro time feminino de vôlei a ser gerenciado por uma empresa e que contou com nomes de peso da modalidade como Fernanda Venturini, Isabel e Ana Moser. Já em 2013, a marca passou a patrocinar a Seleção Brasileira e, visando a Copa do Mundo que seria realizado no país em 2014, lançou a ação “Joga pra mim”. Para reforçar a relação da marca com a seleção brasileira e incentivar os jogadores a buscarem o hexa, o comercial mostrava crianças nascidas após 2002 - ano do último título mundial do Brasil - dizendo nunca terem visto a Seleção ser campeã. “O Brasil já papou cinco títulos mundiais. E a Sadia patrocina a Seleção porque para muita gente esse vai ser o primeiro”, finalizava a locução. A SADIA não deixou de se preocupar com a relação com o público mesmo com o vexame da derrota por 7 a 1 para a Alemanha nas semifinais da Copa. A marca foi uma das únicas a veicular um filme de apoio à Seleção logo que terminou a transmissão da partida, lançando a assinatura “Tamo Juntinho”.
O apoio aos Jogos Olímpicos foi uma sequência dos investimentos que a SADIA já vinha realizando em esportes olímpicos. A partir do momento em que o Brasil foi escolhido para sediar a Olimpíada, em 2009, a marca reforçou o patrocínio a entidades e atletas. As confederações de Judô, Esportes Aquáticos e Ginástica passaram a ser parceiras da marca. Além disso, foi criada a “Família Sadia” com o investimento em um time de mais de 20 atletas profissionais de várias modalidades, como o ginasta campeão olímpico nas argolas Arthur Zanetti, o nadador Bruno Fratus e a judoca ouro em Londres 2012, Sarah Menezes.
Em 2021, a SADIA se tornou patrocinadora da NBA (a poderosa liga profissional americana de basquete) no Brasil. O acordo de patrocínio tem como principal objetivo conectar marca e produtos com o apaixonado por basquete por meio de ativações temáticas. O foco da parceria é promover a venda de produtos congelados da SADIA durante as transmissões de jogos da NBA, que geralmente acontecem durante o período da noite no Brasil. Pratos prontos, empanados, pizzas, lasanhas, snacks e batatas, ideais para acompanhar a emoção dos jogos, também fazem parte das iniciativas dentro das redes sociais tanto da SADIA quanto da NBA para promover ao longo do ano as ativações. A parceria foi comunicada com uma campanha que utiliza o conceito “Sadia - Para quem tem fome de NBA” através de uma série de filmes que unem o amor pelo esporte ao apetite appeal SADIA.
A identidade visual da marca passou por modernizações ao longo dos anos. O logotipo original já contava com a letra S proeminente (mas na cor vermelha, assim como o pingo na letra “i”) e o resto do nome em preto. A primeira remodelação ocorreu em 1994, quando o logotipo ganhou uma nova tipografia de letra (mais quadrada) e o esquema de cores foi invertido (o S passou a ser preto, assim como o pingo do “i”). Em 2017, esse logotipo se tornou totalmente vermelho.
Além disso, a marca também utiliza um logotipo secundário (representado pelo tradicional S em tamanho grande e o nome da marca - menor - posicionado na parte debaixo da “perna” da letra S), especialmente nas embalagens de seus produtos.
Quanto mais você sabe, melhor a Sadia fica. (2019)
Sadia, cada dia + Sadia. (2017)
A vida tem que ser saudável, mas sem deixar de ser gostosa. (2016)
Comida de verdade. Com o S de sua. (2015)
A vida com S é mais gostosa. (2009)
Para uma vida mais gostosa. (2007)
Sadia, o S do nosso Brasil. (1998)
S de saudável, S de Sadia.
É saudável. É Sadia.
Com amor a vida é mais Sadia.
Pelo seu ar, para seu lar. (1952)
Mais que perto, juntos. (Sadia Food Services)
● Origem: Brasil
● Fundação: 7 de junho de 1944
● Fundador: Attilio Fontana
● Sede mundial: Itajaí, Santa Catarina, Brasil
● Proprietário da marca: BRF S.A.
● Capital aberto: Não
● CEO: Lorival Luz
● Faturamento: R$ 20 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Segmento: Alimentos
● Principais produtos: Alimentos congelados, presuntos, pizzas, salsichas, linguiças e corte de carnes e frango
● Concorrentes diretos: Seara, Aurora, Perdigão, Swift, Friboi, Korin, Frimesa, Rezende, Bassi, Ceratti e Catupiry
● Mascote: Lek Trek
● Ícones: O “S” de Sadia
● Slogan: Quanto mais você sabe, melhor a Sadia fica.
● Website: www.sadia.com.br
A marca no mundo
A SADIA, que atua em diversos segmentos alimentícios como derivados de aves, bovinos e suínos, frios, pratos prontos, lanches e proteínas alternativas, exporta para mais de 100 países ao redor do mundo centenas de produtos (comercializados em 20 idiomas). Com um portfólio de mais de 300 produtos em dez categorias, comercializados em 150 mil pontos de venda em todo o país, a SADIA domina o mercado de alimentos estando presente na mesa de mais de 90% das famílias brasileiras. Além da liderança em vários segmentos no mercado brasileiro, a SADIA, uma das marcas brasileiras mais exportadas, tem forte presença na América Latina (Argentina, Chile e Uruguai), Europa (segundo maior mercado estrangeiro da marca), Ásia (terceiro maior mercado estrangeiro da marca), Oriente Médio (maior mercado estrangeiro da marca e onde a marca chega a ter mais domínio do que no Brasil) e África. Essa internacionalização da marca contempla ainda um portfólio criado exclusivamente para alguns desses países, com produtos adaptados ao paladar e aos costumes dos consumidores locais. A marca possui equilíbrio entre mercado interno (54%) e mercado externo (46%), em linha com sua estratégia.
Você sabia?
● De acordo com o relatório Brand Footprint da Kantar, a SADIA está entre as 20 marcas preferidas entre os consumidores brasileiros, resultado de um trabalho focado na real necessidade de quem escolhe seus produtos em todos os momentos do dia.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, Exame, Isto é Dinheiro, Época Negócios, Veja e Embalagem Marca), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Última atualização em 19/12/2021
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Eliana Carillo - São Paulo-SP.
ResponderExcluirQuero saber por que não estou encontrando nos supermercados a margarida Vita da Sadia, pois eu a comprava porque não contém lactose.
Gostaria de obter a resposta em meu e-mail:
eli_indigo@hotmail.com
Obrigada.